PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você gostaria muito, muito mesmo de ir a algum lugar, mas sua mãe se coloca como uma sentinela entre você e as portas da liberdade? Todo mundo já viveu essa situação. Felizmente, resolver tudo na conversa não é um trabalho impossível: só exige uma certa paciência, maturidade e persuasão diplomática.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando o terreno com sua mãe

PDF download Baixe em PDF
  1. Ela se importa com você e gostaria de saber melhor o que se passa na sua vida. Conviver mais com ela a ajudará a entendê-lo melhor e a confiar mais em você, o que será muito importante quando você pedir a permissão dela para ir a algum lugar.
    • Converse com ela sobre seus dias na escola, seus amigos, seus sentimentos etc.
    • Convide-a para ir ao shopping, para o cinema, para uma caminhada.
  2. A principal responsabilidade do adolescente é ter um bom desempenho na escola. Sem isso, você estaria dando à sua mãe mais um motivo para proibir seus passeios. Enterre a cara nos livros e mostre que você leva os estudos a sério. [1]
    • Sempre que tirar boas notas, mostre a ela!
    • Se não estiver se saindo bem na escola, demonstre que está se esforçando: faça os deveres de casa onde sua mãe possa ver ou comece a frequentar aulas de reforço.
  3. E caso seus pais tenham lhe atribuído alguma obrigação, como levar o lixo para fora, cumpra-a antes de ser lembrado por eles — antes até do prazo esperado, se possível. Isso demonstra que você é esforçado, responsável e confiável. [2]
    • Deixar sua mãe ser surpreendida por sua prestatividade é melhor do que se gabar. Aguarde-a descobrir por conta própria que você tem ajudado nas tarefas domésticas.
    • Vá além do que se espera. Quando sua mãe pedir algo, faça o que ela pediu e ainda mais. Se ela pedir que você arrume os objetos do seu quarto, passe também aspirador de pó. Assim, você se coloca como alguém dotado de iniciativa, o que é muito desejável.
  4. Isso vale para a escola e para casa: para que sua mãe confie em você o bastante para deixá-lo sair, seja maduro e respeitoso. [3] Não precisa ser perfeito: vez ou outra, todo mundo comete erros, mas dê o seu melhor.
    • Seja cortês e sempre diga "por favor" e "obrigado".
    • Não se envolva em brigas na escola.
    • Respeite os amigos dos seus pais. Escute o que eles dizem com atenção e responda com boa vontade e gentileza.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Apelando diretamente à sua mãe

PDF download Baixe em PDF
  1. Aborde-a num estado de espírito tranquilo, sem reclamar. Apele à razão primeiro e à emoção apenas como último recurso.
    • Introduza o tema num tom sereno, começando a frase com "Eu estava pensando..." ou "Você me daria permissão para ir ao..." em vez do abrupto "Mãe, eu quero ir ao...".
    • Aborde a sua mãe quando ela estiver de bom humor. Se ela parecer contrariada, deixe-a voltar ao estado normal ou faça algo para deixá-la feliz — mas apenas com os interesses dela, não os seus, em vista. [4]
    • Inclua os detalhes sobre o evento a que pretende ir: quem estará lá, quanto tempo vai durar, como pretende chegar até lá. Quanto mais detalhes ela tiver, mais propensa estará a dar a permissão.
    • Limite o drama ao mínimo: assim que você perder a calma e começar a gritar, suas chances de sucesso serão ainda menores. [5]
  2. Se quer ir a algum lugar na sexta-feira, comece a discutir a ideia na segunda. [6] Forçá-la a tomar uma decisão apressada seria pior para você, pois ela provavelmente dirá não sob a justificativa de que não teve tempo suficiente para pensar. [7]
  3. Não chegue perguntando logo de cara: "Será que posso ir ao...?". Seja diplomático. Vá transmitindo a ideia aos poucos, mas sem se demorar demais nela. O objetivo, neste momento, é apenas plantar a ideia na cabeça de sua mãe. [8]
    • Por exemplo: caso você queira ir ao shopping center, mencione a vez em que você e ela foram juntos, o quanto se divertiram. Depois, fale no quanto você gostaria de ir de novo e que seus amigos estão pensando em ir em breve.
    • Outro exemplo: se você quer ir à casa de um amigo, diga que ele havia comentado que seria legal se você fosse à casa dele, e que ele iria debater o assunto com os pais. Por ora, coloque a questão sem dar a entender que você espera uma resposta. Tente apenas sondar a opinião dela.
    • Se não conseguir cortar a empolgação e acabar perguntando se você pode ir, não force sua mãe a dar uma resposta caso ela demonstre hesitação. Deixe-a pensar no assunto. [9] Não ser insistente e teimoso é um sinal de maturidade que certamente será notado por sua mãe.
  4. Uma razão pela qual sua mãe poderia negar o pedido é a percepção de que você quer apenas desafiar a autoridade dela. Evite isso pesquisando argumentos que poderiam embasar sua opinião e apresente-os ao conversar com ela. [10]
    • Apesar do trabalho extra que isto demanda, criar uma apresentação de slides ou um panfleto com informações sobre o lugar no qual você pensa em ir impressionará sua mãe e demonstrará o quanto você pensou no assunto. [11]
    • Se fizer um panfleto, deixe-o em algum lugar onde sua mãe possa encontrá-lo e ler quando tiver tempo. [12]
  5. Se você não tiver coragem de conversar diretamente com ela, poderia elaborar uma carta onde explica seus planos detalhadamente. Pense nessa carta como uma redação argumentativa cujo objetivo é expor as razões por que sua mãe deveria conceder sua permissão. Não se baseie apenas na própria opinião: pesquise o tema a fundo e inclua opiniões fundamentadas.
    • Na carta, trate da sua segurança pessoal, assunto que certamente preocupa sua mãe e um dos motivos que poderiam levá-la a dizer não.
    • Escreva num tom amável e sincero. Apelar demais às emoções da sua mãe a deixará com a impressão de estar sendo manipulada.
    • Inclua detalhes a respeito das circunstâncias, do motivo e do lugar do evento. Quanto menos dúvidas ela tiver, mais propensa estará a deixá-lo ir. [13]
  6. Diga que você está maduro o bastante para assumir novas responsabilidades em casa e para frequentar novos lugares. [14] A barganha provavelmente só renderá frutos se você vem cumprindo as obrigações que já tem.
    • Prometa apenas coisas que você possa e pretenda cumprir, caso sua mãe venha a aceitar o acordo. Do contrário, você perderá a confiança dela.
    • Você poderia propor a negociação assim: "Mãe, agora que tenho [sua idade], gostaria de poder exercer melhor minha responsabilidade e independência assumindo novas obrigações em casa e, quem sabe, ganhando sua autorização para ir ao [descrição do evento], que acontecerá esta semana".
    • Ou tentar esta abordagem: "Mãe, agora que estou ficando mais velho, gostaria que você confiasse em mim para sair sozinho. Por exemplo, para o [nome do evento] esta semana. Em retribuição ao seu voto de confiança, eu assumirei mais responsabilidades em casa".
    • Ao elaborar os termos da negociação, pense em todo o trabalho que sua mãe precisa fazer todos os dias. Tirar parte desse peso das costas dela será valorizado e visto como uma demonstração de gentileza de sua parte.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Reagindo adequadamente à decisão de sua mãe

PDF download Baixe em PDF
  1. Diante de uma recusa, descubra quais são os motivos dela e responda de acordo. Não vá ter uma crise de raiva ou chamá-la de injusta — que é o que uma criança mimada faria, justamente a impressão que você não quer passar.
    • Uma boa maneira de reagir ao não seria dizer: "Posso perguntar por que você não quer que eu vá?".
    • Se ela recorrer ao velho "porque eu disse não", não fique nervoso. Ela diz isso porque provavelmente não tem uma boa razão. Dê a ela mais algum tempo para pensar.
  2. Quer ela aceite seu pedido, quer não, demonstre gratidão pela confiança que ela deposita em você ou pela preocupação com seu bem-estar. Essa é uma reação muito madura, e ela ficará impressionada.
    • Você poderia responder a um "sim" deste modo: "Muito obrigado, mamãe. É muito importante saber que tenho sua confiança para ir ao [nome do evento]".
    • E poderia responder a um "não" deste modo: "Eu entendo. Agradeço pela sua preocupação com a minha segurança".
  3. Em face a um não definitivo, seria melhor aceitar com a decisão dela com gratidão e demonstrar maturidade em vez de ficar nervoso e demonstrar imaturidade. Pergunte a ela onde você pode crescer e melhorar para receber uma resposta diferente no futuro. Só o fato de você fazer essa pergunta será suficiente para impressioná-la.
    Publicidade

Dicas

  • Dê a ela algum tempo para pensar. Se for obrigada a dar uma resposta imediata, ela estará mais inclinada a dizer não.
  • Se ela recusar, abandone o assunto por ora e volte a ele mais tarde. Não seja insistente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 213 900 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade