PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O bullet journal é um sistema rápido e flexível de organização, semelhante a uma agenda, que pode ajudar a acompanhar metas em curto ou longo prazo. Esse diário personalizado pode ser organizado em seções como semana, mês e ano e, a partir disso, você anota o que precisa ser feito. Além disso, é possível registrar eventos importantes e marcos. No começo, talvez o sistema pareça um pouco confuso, mas, com uma dose pequena de paciência e energia, você vai ver como o bullet journal é uma ótima forma de se organizar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Dando os primeiros passos

PDF download Baixe em PDF
  1. Ninguém precisa de um caderno todo enfeitado e cheio de coisas para ter um bullet journal, basta pegar um que caiba na bolsa e possa ser levado com você. Os cadernos da marca Moleskine são uma boa opção. Não é necessário comprar um com folhas decoradas ou com seções como uma agenda, já que você é quem vai organizar o seu.
    • É claro que você pode escolher alguns detalhes conforme o seu gosto pessoal, como a cor da capa do caderno.
    • Não é necessário se prender a cadernos pautados. O seu pode ser pontilhado, quadriculado ou até em branco! Você que sabe!
  2. Você é que vai numerar as páginas do seu bullet journal. Com um índice, é mais fácil localizar as seções procuradas sem demora. As duas primeiras páginas que ficam lado a lado devem servir para esse propósito, portanto basta escrever "Índice" no topo para começar.
    • Você pode usar um lápis ou uma caneta de qualquer cor. Porém, a melhor opção costuma ser caneta e as cores mais escuras geralmente são mais fáceis de ler.
  3. Vire a página e comece a montar o calendário com os próximos seis meses. Nesse espaço, você pode ter uma visão panorâmica do que precisa fazer nesse período de tempo, o que inclui tarefas, eventos e metas divididas por meses. Para começar, conte o número de linhas e divida-o por três. Por exemplo, se cada página tiver 24 linhas, faça três seções de oito linhas cada. [1]
    • Use uma régua para fazer as linhas divisórias entre as três seções, que devem ser iguais e constar nas duas páginas.
  4. Por exemplo, se você começar o bullet journal no início do ano, comece por "Janeiro" na primeira seção, depois "Fevereiro" e assim por diante.
    • Numere cada página no cantinho superior ou inferior. Como o calendário é a primeira seção do bullet journal, o número das páginas deve ser um e dois. Volte para o índice e escreva algo como: "Calendário . . . 1-2".
  5. Vá para a próxima página e dê início aos registros mensais, que resumem o planejamento de casa mês com mais detalhes. Comece pelo mês atual, escrevendo o nome dele no topo das duas páginas. [2]
    • Na página à esquerda, numere todos os dias do mês e coloque também a abreviação do dia da semana. Por exemplo, você pode escrever: "Dia 1, Dom".
    • Na página à direita, faça uma lista. Com setas, traços ou bolinhas, faça uma lista com todos os objetivos a cumprir, contas para pagar, prazos etc. Por exemplo, você pode incluir: "pagar a conta de luz" e "terminar o rascunho do trabalho final".
  6. Sempre que você terminar uma seção, numere as páginas, volte ao índice a adicione essa nova informação. Nesse caso, "Resumo de janeiro... 3-4" é um bom exemplo.
  7. Passe para o próximo par de páginas em branco e escreva a data de hoje no topo. Novamente, faça uma lista com coisas a fazer, tarefas concluídas e o que mais você achar interessante. Use quantas linhas forem necessárias e, no final do dia, pule uma linha antes de dar início ao próximo. [3]
    • O bullet journal é feito para ser simples, portanto use frases curtas. Por exemplo, não escreva algo como: "Hoje eu liguei para o veterinário para falar sobre a vacinação dos gatos, principalmente sobre a vacina antirrábica que venceu". Em vez disso, basta escrever: "Liguei no veterinário sobre vacinação. Antirrábica venceu".
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Personalizando o sistema

PDF download Baixe em PDF
  1. As legendas são símbolos ou desenhos usados para identificar as tarefas ou as categorias. Não há regras para a criação das legendas; tudo depende dos tipos de eventos que você escolher registrar no seu bullet journal. É possível dividi-los em categorias, como trabalho, escola ou faculdade, contas, vida pessoal, projetos etc. Cada tipo de evento deve ter um símbolo diferente relacionado a ele. É melhor se concentrar em poucas categorias para não se confundir. [4]
    • Por exemplo, as metas podem ser sinalizadas com uma estrela e o trabalho com uma bolinha simples. Para os hobbies, você pode usar uma flecha e para as contas, um cifrão. Por fim, as coisas pessoais podem ficar marcadas com um coração.
    • Ao registrar as suas atividades no calendário diário, use os símbolos. Por exemplo, uma opção é escrever: "$ conta de luz paga".
  2. Outra coisa que pode ajudar é criar categorias para as metas no calendário mensal. Em vez de fazer uma lista aleatória com tudo que você precisa fazer misturado, seja mais organizado. Separe as tarefas por tipo. [5]
    • Um exemplo é criar submetas como: "Entrar em forma", "Prazos de entrega de trabalhos", "Metas de trabalho" e "Metas criativas".
    • A partir daí, escreva tarefas menores nas categorias correspondentes. Na parte de "Entrar em forma", você pode incluir: "Ir à academia 12 vezes neste mês".
  3. Use as últimas páginas para fazer listas com coisas mais genéricas que você pretende fazer durante o ano. Essa parte não é como um diário para registrar atividades e sim para se lembrar dos livros que você quer ler, dos filmes e séries que planeja assistir, das receitas para experimentar e assim por diante. Outra opção é anotar nessas páginas as ideias e sugestões inspiradoras para olhar sempre que você precisar. [6]
    • Por exemplo, se um colega indicar um livro, anote o título na seção "Livros para Ler". Na hora de escolher uma nova leitura, dê uma olhada lá para se lembrar das recomendações.
  4. Conforme você for registrando a sua rotina, dê destaque aos eventos da sua preferência. Tudo depende do propósito do bullet journal: se ele servir principalmente para organizar as suas metas, é possível acompanhar seus hábitos diários e o seu progresso. No entanto, essa não é a única possibilidade – você também pode registrar momentos pessoais que o fizeram sorrir. Por exemplo: "Namorado trouxe café no intervalo". [7]
    • Lembre-se de usar os símbolos e legendas ao preencher o bullet journal.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Usando o bullet journal regularmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Sempre que você finalizar algo, vá ao calendário mensal e risque o item da lista. Dessa forma, dá para acompanhar as suas realizações e o que ainda precisa ser feito naquele mês. [8]
  2. Ao fim de cada mês, dê uma olhada na lista mensal e nos registros diários. Veja quais tarefas foram finalizadas e quais ainda precisam ser feitas. Dessa forma, faça a lista para o próximo mês sem deixar de incluir esses itens. [9]
    • No entanto, não é preciso transferir tudo para o próximo mês. Se você achar que algo ali não vale mais a pena ou que é tarde demais para fazer, simplesmente elimine a tarefa. Assim, é possível manter-se organizado excluindo as informações desnecessárias.
  3. Essa parte fica sempre em construção e, sempre que você der uma olhada nos registros diários e mensais do passado, verifique se as metas em longo estão progredindo. Por exemplo, se você está escrevendo uma dissertação de mestrado, é provável que ela apareça nos seus registros de vez em quando. Vá acrescentando coisas conforme a necessidade. [10]
    • Uma possibilidade interessante é dividir uma meta maior em objetivos menores e anotá-los no calendário geral. Em fevereiro, por exemplo, você pode escrever "Terminar o rascunho" e em março "Revisar o rascunho".
  4. Pode ser útil ter uma seção ou uma lista só para projetos no final do caderno. Assim, você pode acompanhar o progresso dos projetos mais duradouros. Uma alternativa é fazer uma lista com os projetos anuais e, ao revisar os registros mensais, ficar de olho nessa página para ver se você precisa incluir tarefas em curto prazo relacionadas aos projetos mais longos.
    • Por exemplo, se uma das metas em longo prazo for correr 30 minutos sem parar, em cada mês você pode escrever: "Conseguir correr mais 15 minutos".
    DICA DE ESPECIALISTA

    Claire Donovan-Blackwood

    Especialista em Arte e Artesanato
    Claire Donovan-Blackwood é proprietária da Heart Handmade UK, um site dedicado a incentivar uma vida feliz e criativa. Ela é uma blogueira veterana com mais de 12 anos de experiência que ama tornar a criação de artesanato e outros projetos mais fácil aos outros, incentivando a consciência plena no processo.
    Claire Donovan-Blackwood
    Especialista em Arte e Artesanato

    Dica de especialista: Personalizar o seu bullet journal é tão divertido quanto utilizá-lo. Pesquise por um "refletor mágico" que projeta imagens do celular nas páginas para poder replicar os desenhos com perfeição. Outra opção seria utilizar pequenos decalques e adesivos para decorar as páginas.

    Publicidade

Dicas

  • A escrita deve ser concisa e objetiva. Caso contrário, perde-se o propósito de que o bullet journal seja algo rápido e fácil.
  • Não fique muito preocupado com a decoração do caderno se você for iniciante. Com o tempo, você vai pegando o jeito e depois de alguns meses já pode brincar com estilos diferentes.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 43 212 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade