PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Criar a própria bijuteria pode ser divertido por várias razões: não apenas dará um incentivo ao seu lado criativo, mas você também poderá ter a chance de fazer algo completamente único e que reflita o seu estilo pessoal. Além disso, é muito fácil fazer um colar de miçangas. Leia este artigo para descobrir truques úteis sobre como fazer um lindo colar com esse material.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Começando

PDF download Baixe em PDF
  1. Certifique-se de ter todos os materiais perto de você: miçangas, fio próprio para miçangas, cortador de fio, terminais, super cola e fechos para dar um acabamento apropriado ao colar. [1] .
    • Os melhores tipos de fios são os fios flexíveis próprios para miçangas e linha.
    • Todos esses materiais são facilmente encontrados em uma loja de artesanato.
  2. Quando estiver considerando o estilo de colar que gostaria de fazer, pense a respeito de fatores como o comprimento. Se você prefere um colar mais curto, deve considerar fazer uma coleira ou gargantilha. Se gosta de colares compridos, uma boa ideia é fazer um colar lariat (mais longo, geralmente até o peito).
    • Você também pode criar o seu próprio estilo e comprimento. Essas são apenas simples sugestões para dar uma ideia geral.
    • Observe que o comprimento final do colar de miçangas inclui as miçangas utilizadas e o comprimento do fecho de bijuteria que você escolheu.
  3. A coleira é o colar mais curto e tem cerca de 33 cm de comprimento no total. A gargantilha é um pouco mais comprida e chega a ter cerca de 35,5 cm a 40,5 cm. O lariat é o mais longo e chega a ter certa de 114 cm. Conforme mencionado acima, você também pode escolher o seu próprio estilo e o comprimento.
  4. Pegue uma fita métrica e enrole-a ao redor do seu pescoço enquanto olha para si mesmo no espelho. Teste com voltas menores e maiores e veja qual você prefere. Isso dará uma ideia de como ficará o colar no seu pescoço.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Preparando o projeto e o layout

PDF download Baixe em PDF
  1. Organize-as até que encontre um desenho que você mais goste. Experimente diferentes variações de cores, talvez você pondere sobre ter um colar de múltiplas camadas de fio. Talvez você queira uma gargantilha enrolada no seu pescoço várias vezes, ou apenas um colar com uma única volta longa.
  2. Uma tábua de miçangas é uma ferramenta que facilita bastante o processo de colocar as miçangas no fio e que melhora rapidamente a sua habilidade de fazer projetos com esses materiais. Você pode utilizar essa tábua para medir o comprimento do colar enquanto mantém as miçangas no lugar. Se planeja fazer colares regularmente ou, até mesmo ocasionalmente, você precisará ter uma tábua dessas.
    • Coloque as miçangas, de acordo com o projeto escolhido, no número zero e meça o comprimento do colar utilizando os números e traços ao longo das laterais.
    • Utilize os canais para colocar as miçangas em camadas.
    • As inserções na bandeja servem para segurar as miçangas e os enfeites.
  3. Por exemplo, se você quiser fazer uma gargantilha, corte um total de 55,8 cm (40,6 cm somados com 15,2 cm).
  4. A próxima parte fornecerá dicas de como colocar as miçangas no fio de maneira apropriada.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Fazendo o colar de miçangas

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois, enfie um terminal e, em seguida, outra miçanga a cerca de 2,5 cm. Tenha em mente que você ainda não está transferindo o seu projeto para o fio. É necessário fazer esses passos preliminares para prender o colar.
  2. Depois, faça uma volta com o material colocado no fio.
  3. Isso fará uma combinação de miçanga-terminal-miçanga, portanto, utilize um alicate de crimpagem/alicate de ponta redonda para prender a miçanga no lugar.
    • Se você estiver utilizando linha para miçangas, talvez seja melhor colocar um pingo de super cola em cada ponta para garantir que a miçanga e os terminais fiquem no lugar.
    • Esses passos evitarão que o material colocado no fio se esfregue nas extremidades dos terminais, o que pode causar a ruptura do colar.
  4. Assim que você estiver satisfeita com o seu projeto, remova cuidadosamente uma miçanga de cada vez e enfie-a no fio. Certifique-se de deixar cerca de 7,5 cm a10 cm de material enfiado na extremidade do fio.
    • Enfie as miçangas no fio até que não sobre nenhuma na sua tábua.
  5. Tente empurrar a o fio remanescente para dentro dos furos das miçangas abaixo do terminal.
    • Tenha cuidado para não puxar o fio muito forte. Deixe um pouco de espaço no final do colar (entre 2 mm a 4 mm). Isso deixará um pouco de folga para as miçangas se moverem e girarem, de maneira que elas não ficarão se esfregando muito umas nas outras ou contra o fio. Se o fio ficar muito apertado, o colar ficará muito rígido e isso pode deixar o projeto com uma aparência angular em vez de levemente arredondado, como um colar deve ser.
  6. Não é recomendado que se corte muito perto dos terminais. Deixar cerca de 2,5 cm enfiados por dentro dos furos das miçangas é um bom seguro contra o rompimento do colar.
  7. Publicidade

Materiais Necessários

  • Fecho (incluindo argolas)
  • Fio próprio para miçangas com 19, 21 ou 49 filetes de aço inoxidável ou outro tipo de linha para miçangas
  • Miçangas de prata de lei ou folheadas a ouro
  • Super cola
  • Terminais
  • No mínimo quatro miçangas pequenas para proteger seus terminais e esconder a sobra do fio
  • Miçangas à sua escolha (por exemplo, de vidro, pedra, cerâmica, metais preciosos ou não, etc.)
  • Alicate de crimpagem ou de bico fino
  • Alicate de corte
  • Agulhas grossas e fortes, específicas para miçangas, caso o fio não venha com agulha acoplada.
  • Fita métrica

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 148 089 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade