Baixe em PDF Baixe em PDF

As pessoas geralmente pensam nos caixas eletrônicos como locais onde sacar dinheiro de uma conta bancária. No entanto, muitos desses caixas permitem a você depositar dinheiro, também. O processo varia de acordo com o banco e com o caixa, e você deve verificar as políticas da instituição financeira e seguir as mensagens da máquina, porém os passos a seguir costumam ser relevantes para a maioria das transações em caixa eletrônico.

Método 1
Método 1 de 2:

Depositando com um envelope

Baixe em PDF
  1. Os caixas menores e fora dos bancos, como em lojas de conveniência ou supermercados, podem não ter essa função. Caso não haja um espaço marcado para a liberação ou a inserção de envelopes, a máquina não aceita esse tipo de depósito.
    • Alguns caixas eletrônicos modernos podem só aceitar depósitos sem envelope.
    • Seu banco pode não permitir depósitos em caixas não filiados a ele. Verifique as políticas da sua instituição financeira.
  2. Essa parte do processo é igual a um saque em dinheiro.
    • Localize a aba "depósito" na tela ou no botão correspondente indicado por ela (nas máquinas mais velhas). Caso não haja a opção de depósito, você não deu sorte com essa máquina.
  3. Endosse os cheques a serem depositados . Assine na área marcada no verso deles.
    • Adicione "apenas para depósito" abaixo de sua assinatura para aumentar a segurança. Se você perder esse cheque endossado, ele só poderá ser depositado, não sacado.
  4. Caso decida usar uma guia de seu talão de cheques, seu nome, seu endereço e o número da sua conta já devem estar na folha.
    • Se estiver usando uma guia de depósito em branco, como aquelas disponíveis nas agências bancárias, preencha seu nome, seu endereço e o número da conta. Coloque a data em todas essas guias.
    • Anote a quantidade total de dinheiro a ser depositada na linha marcada e liste individualmente os cheques nos espaços fornecidos na frente (e, se necessário, na parte de trás) da guia.
    • Escreva a quantia total de todos os cheques e do dinheiro a ser depositado na linha fornecida.
    • Você não precisa assinar a guia de depósito ao depositar fundos em um caixa eletrônico. A assinatura só é exigida ao se sacar dinheiro de um depósito feito em um guichê de caixa.
    • Por questões de conveniência e segurança, você pode preferir assinar os cheques e preparar as guias de depósito com antecedência. Diminuir seu tempo no caixa eletrônico é mais seguro e tem menos chances de incomodar aqueles que estão na fila atrás de você.
  5. As máquinas mais velhas podem ter uma portinha a ser levantada para revelar os envelopes, enquanto as mais novas podem simplesmente liberar as folhas por uma entrada.
    • Mesmo que você tenha organizado seu depósito em outro envelope, transfira-o para aquele fornecido pela máquina.
    • Insira todos os cheques, o dinheiro e a guia de depósito no envelope e feche-o bem.
    • Preencha as linhas em branco do lado de fora do envelope com todas as informações solicitadas, como seu nome, a data e o valor do depósito.
    • A máquina pode perguntar a você se precisa de mais tempo para preparar seu depósito. Aperte o botão indicado para dar a si mesmo alguns minutos extras para organizar tudo.
  6. O local onde se insere o envelope deverá estar marcado com clareza e pode ser indicado por luzes piscantes. Ele também pode ser o mesmo lugar por onde você recebeu o envelope para depósito.
    • Quando for perguntado, antes ou depois de fazer o depósito em si, digite a quantia total. Se precisar de um lembrete, escreva o valor em um pedaço de papel antes.
    • Seja preciso. O banco poderá corrigir as diferenças, mas se você acertar tudo de primeira, o processo será mais rápido e mais fácil.
    • Confirme que deseja receber um recibo e guarde-o, pelo menos até que o dinheiro seja depositado.
  7. Os valores em dinheiro ou cheque por envelope são contados manualmente e inseridos na conta, portanto os fundos não estarão disponíveis imediatamente.
    • Um tempo de espera comum para que os fundos de um depósito feito em caixa eletrônico fiquem disponíveis é dois dias úteis após o depósito. Ou seja, se você depositar os fundos na segunda, eles estarão disponíveis na quarta. No entanto, se os depositar no domingo, que não é dia útil, eles também estarão disponíveis na quarta. Os bancos precisam considerar os depósitos feitos em máquina até o meio-dia para contar aquele dia útil. [1]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Depositando sem um envelope

Baixe em PDF
  1. Estes estão se tornando cada vez mais o padrão dos caixas eletrônicos em agências bancárias no exterior, e estão ficando mais comuns em outros lugares. Procure por avisos na tela ou na máquina em si.
    • Os caixas sem envelope costumam ter entradas separadas e bem indicadas para dinheiro e cheques.
    • Insira seu cartão, coloque sua senha e siga as instruções para fazer o depósito. A máquina verificará, em algum momento, se você pode fazer depósitos sem envelope.
  2. Você não precisará de uma guia de depósito para uma transação sem envelope.
    • Pode ser melhor somar antes a quantia total dos seus depósitos em cheque para comparar o valor com o tabulado pelo caixa. Você poderá verificar os cheques depositados individualmente se houver uma diferença.
  3. Muitas máquinas podem ler os cheques independentemente da orientação, mas não custa nada empilhá-los de maneira organizada e virados para a mesma direção.
    • Você não precisa inserir os cheques um por um na maioria das máquinas mais novas. O número total que você pode colocar por vez deverá aparecer na tela ou na máquina. Certa rede de bancos norte-americana, por exemplo, permite um máximo de 30 cheques de uma vez só.
  4. Você poderá verificar cada cheque individualmente e fazer correções, se necessário.
    • Muitas máquinas oferecem a opção de imprimir uma imagem da frente dos cheques no seu recibo. Use-a se quiser ter mais uma prova de depósito para seus registros.
    • Cheques rejeitados (aqueles com impressão ou letra ilegível, por exemplo) devem ser devolvidos a você no final da transação. Caso não sejam, entre em contato com o banco.
  5. Um limite comum é de 50 notas.
    • Novamente, o caixa eletrônico deverá ser capaz de ler o dinheiro em qualquer direção, porém uma pilha bem organizada adiantará o processo.
    • Diferentemente dos depósitos em envelope, o dinheiro e os cheques precisarão ser depositados em transações separadas. Deposite um, indique que quer fazer outra transação quando for perguntado na tela e então deposite o outro.
  6. Vai depender da instituição financeira.
    • Uma vantagem dos depósitos em dinheiro sem envelope é que os fundos ficam disponíveis imediatamente na sua conta, pois foram escaneados e confirmados. Os depósitos de dinheiro em envelope, por outro lado, precisam ser abertos, contados e creditados. Se você precisar adicionar fundos à sua conta na hora e não tiver acesso a um guichê de caixa, um depósito em dinheiro sem envelope pode ser sua melhor escolha.
    • Os depósitos em cheque ainda precisarão de um tempo para serem validados depois da postagem. Alguns bancos consideram os depósitos de cheque sem envelope feitos até as 8 da noite como postados naquele dia útil, e portanto o dinheiro deverá ser creditado no segundo dia útil (se depositado na segunda, será creditado na quarta, por exemplo).
    Publicidade

Dicas

  • Os procedimentos para depósito em caixa eletrônico variam de acordo com a máquina e o banco. Siga as instruções na tela para obter orientações mais precisas.
Publicidade

Avisos

  • Cuidado. É melhor manter sua senha e outros detalhes financeiros escondidos fora dos caixas eletrônicos. Os locais onde essas máquinas se encontram estão propensos a roubos e fraudes.
  • Não se esqueça de levar seu cartão embora quando terminar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 809 690 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade