PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Há muito tempo as pessoas acreditam ser recompensador ter um diário. Você pode registrar as conversas e atividades de cada dia ou pode relatar os pensamentos e narrativas que permeiam a sua existência. Seu diário pode ter registros diários, semanais, mensais ou sem período específico. O importante é escrever a verdade. Use seu diário para poder se entender melhor.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Começando um diário

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode usar um caderno em papel ou pode criar seu diário no computador. Escolha o model de sua preferência, desde que o inspire a escrever.
    • Use um caderno simples de tamanho médio, que possa ser levado para onde você for. Prefira um que caiba na sua bolsa ou bolso.
    • Escolha um caderno com revestimento de couro se quiser dar um toque de sofisticação. Isso pode ser ótimo se você quiser que seu diário pareça especial.
    • Baixe um aplicativo de diário, abra um documento de texto ou mantenha uma pasta com arquivos para cada registro. Você pode fazer um diário privado ou pode publicá-lo em uma página pessoal.
  2. Algumas pessoas gostam de registrar tudo que ocorre durante o dia. Outras, gostam de escrever sobre pensamentos e visões na forma de anotações esporádicas ou poesias. Outros, ainda, gostam de desenhar as experiências ou fazer "mapas mentais” ou anotar apenas os sonhos ao acordar. Pense no motivo do qual você está fazendo isso.
    • Não há maneira certa ou errada de fazer um diário. É a sua vida e o seu diário. Pode ser útil pegar dicas com outras pessoas mas, acima de tudo, você deve seguir o estilo de sua preferência de acordo com a sua prática.
  3. . Vá para um lugar calmo e silencioso para poder se concentrar apenas no seu diário. Escreva livremente por uns 15 minutos, sem pensar muito. Deixe as palavras fluirem e não fique lendo o que está escrevendo.
    • Escreva sobre o que você fez hoje ou o que planeja fazer amanhã. Fale sobre os lugares que você foi, as conversas que teve, as coisas que aprendeu e o que ocupou sua mente. Esse é um espaço para incluir quaisquer detalhes ou informações que você deseja lembrar. [1]
    • Escreva sobre alguém que você está pensando. Escreva sobre o que deixa você estressado ou feliz. Inclua sonhos, planos, medos e inseguranças.
    • Tente reconhecer o fato de que você está iniciando seu diário. Se não conseguir pensar em mais nada para escrever, então, fale sobre ser a primeira vez que você está escrevendo. Dedique uma página para explicar o motivo de começar um diário, o que você espera aprender sobre si mesmo e como é a sensação de colocar seus pensamentos no papel.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Mantendo um diário

PDF download Baixe em PDF
  1. Algumas pessoas gostam de escrever diariamente, enquanto outras preferem escrever uma vez por semana ou uma vez por mês. Defina uma frequência para criar o hábito de escrever. [2] Se comprometa a passar dez minutos escrevendo todas as manhãs ou todas as noites. [3]
    • Experimente escrever “Páginas Matinais”, uma ferramenta de criatividade popularizada por Julia Cameron em seu livro “O Caminho do Artista”. A cada manhã, antes de fazer qualquer outra coisa, escreva três páginas à mão em um caderno. Não confira o que está escrevendo ou pense demais, deixe sua escrita fluir. [4]
    • Tente manter um diário com atualizações mensais. Ao fim de cada mês, escreva sobre os principais acontecimentos. Fale sobre o que aconteceu, o que você gostou e o que aprendeu. Acompanhe seu crescimento e desenvolvimento a cada mês.
  2. Se a intenção é revelar seus sentimentos mais profundos e vulneráveis, é provável que você não queira que alguém o leia. Leve o diário com você sempre, claro, por questões de conveniência, mas também de segurança. Alternativamente, esconda-o na sua casa ou escritório. Um cofre, atrás de livros na estante ou embaixo do colchão são locais recomendados. Se o seu diário é virtual, proteja-o com senha ou em um arquivo oculto.
  3. De vez em quando, leia o que escreveu no seu diário há alguns meses ou semanas. Se tiver, leia registros de anos atrás. Compare a forma como você pensava no passado e como você pensa agora. Lembre-se do passado para estar bem preparado para o futuro.
    • Observe em quais momentos você parecia triste, frustrado ou acomodado na vida. Tente perceber as próximas vezes em que isso ocorrer para que possa fazer algo a respeito.
    • Veja os momentos em que você estava feliz e animado com o futuro. Pense em como você pode canalizar esse sentimento.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Escrevendo com mais profundidade

PDF download Baixe em PDF
  1. Use seu diário para explorar as coisas que você jamais falaria para outra pessoa. Seja completamente honesto e não esconda nada. [5]
    • Tente não se corrigir enquanto escreve. Não acoberte nada. Escreva como se ninguém fosse ler o seu diário.
  2. . Estudos mostram que escrever em um diário pode ser uma maneira poderosa de processar o luto, o trauma e as dores emocionais. [6] Crie o hábito de escrever para dar vazão aos seus sentimentos nos momentos em que estiver se sentindo mal. [7]
  3. Procure exemplos do que escrever na Internet ou peça dicas a um amigo ou terapeuta. Você também pode pensar em alguns temas que gostaria de desenvolver. Ter uma pergunta ou tema diferente por dia, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de alimentar o hábito de escrever. Ao escrever com sugestões, pode parecer que você está escrevendo para outra pessoa em vez de ser somente para si mesmo e se sentir responsável pela estrutura do diário. Considere as seguintes questões:
    • Como você gostaria de ser lembrado? Você tem orgulho de quem é?
    • Qual é o traço de personalidade que você mais admira ou procura nas outras pessoas? Por quê?
    • O que você tem a obrigação de fazer regularmente ou todos os dias? Por quê?
    • Qual é o melhor conselho que você já recebeu?
    Publicidade

Dicas

  • Use caneta em vez de lápis. Assim, você não se sentirá tentado a apagar as informações mais pessoais. Lembre-se: o diário não é para os outros, então, não se sinta inseguro.
  • Compre um caderno com espiral. Caso você erre, basta arrancar uma folha. Em cadernos de brochura, puxar uma folha pode remover outras.
  • Escreva com boa caligrafia. Será mais fácil de ler quando for mais velho e quiser ler seus registros do passado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 64 691 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade