Baixe em PDF
Baixe em PDF
Um ninho de pássaro é uma linda peça de decoração para ser pendurada na parede ou colocada em uma estante. Ele pode ser ser feito com quase tudo que se acha em uma trilha na natureza ou no quintal. Os pássaros selvagens geralmente preferem fazer o próprio ninho, mas você também pode atrair várias espécies ao seu quintal deixando os materiais certos disponíveis ou fazendo uma casinha para o ninho.
Passos
-
Pegue galhos longos e flexíveis. Eles vão servir para dar a forma principal do ninho e é muito mais fácil trabalhar com esse tipo de galho do que com pedaços curtos e duros. Você pode usar palha, pedaços compridos de capim, ramos de parreira, folha de bananeira, junco ou plantas aquáticas encontradas no quintal ou em uma loja de artigos para jardinagem. Outra ótima opção é a fibra têxtil de palmeira (ráfia), encontrada em lojas especializadas. [1] X Fonte de pesquisa
- Se você encontrar capim agulha perto da sua casa, pegue um punhado e puxe a mão para cima para tirar uma boa quantidade de fibras finas. Quando você tiver o suficiente, junte as fibras formando uma bolinha e pressione o polegar no meio dela, dando o formato de um ninho.
-
Torça os galhos em um círculo. Pegue um punhado generoso de galhos e dobre-os primeiro em forma de U e depois, se necessário, adicione mais alguns para fechar o círculo. Amarre-os no lugar com um pedaço de barbante ou fita fixadora para jardinagem. [2] X Fonte de pesquisa Se os galhos ainda tiverem muitas folhas ou se estiverem duros e secos, você pode até trançá-los usando qualquer coisa para prender.
- Se for muito difícil amarrar os galhos, coloque um clips temporariamente até a cola secar. [3] X Fonte de pesquisa Não use cola se você quiser deixar o ninho ao ar livre.
- Se as plantas recém-cortadas não quiserem parar no lugar, experimente pendurá-las em um local com muito vento para secá-las por 24 horas. Alguns galhos são mais fáceis de dobrar quando estão frescos, mas o capim e a palha ficam melhores secos.
-
Dê forma ao resto do ninho. Pegue outro punhado menor de galhos e faça um círculo menor com eles. Encaixe-o dentro do círculo maior e empurre-o para baixo para criar uma base para o ninho. Se você precisar de uma ajuda para que os galhos fiquem no lugar e quiser um ninho mais resistente, pode ser preciso usar um fio de costura ou cola para deixar os dois círculos unidos.
-
Decore-o com materiais garimpados. Às vezes, os passarinhos levam dias e dias para pegar pedacinhos de objetos e construir um ninho. Você pode ser um pouco mais rápido, mas ainda assim dá para se divertir garimpando itens da natureza ou vasculhando a sua caixinha de enfeites para artesanato. Algumas ideias para começar são:
- Para um ninho a ser deixado na área externa, use apenas materiais encontrados na natureza e nada que possa machucar o animal.
- Penas e pedaços de cascas de ovo são ótimas opções nesse caso. Pegue penas encontradas no chão. [4] X Fonte de pesquisa [5] X Fonte de pesquisa [6] X Fonte Confiável Science Buddies Ir à fonte
- Procure ramos, folhas, casca de árvore e musgo de formas e cores diversas.
- Se o ninho for para decorar interiores, você pode usar pedaços de linha, tirinhas de papel coloridas e confetti.
-
Coloque ovos dentro (opcional). Termine o seu projeto artístico colocando ovos verdadeiros ou artificiais no ninho. Algumas opções são bolinhas de gude ou seixos coloridos. Outra ideia é esvaziar um ovo de verdade , decorá-lo e até mesmo esculpir na casca com as ferramentas certas.Publicidade
-
Pesquise os hábitos de nidificação dos pássaros da sua região. Procure um guia da vida selvagem da sua região na biblioteca ou em uma livraria ou faça uma pesquisa na internet. Escolha uma ou mais espécies que você deseja atrair e procure os hábitos delas para descobrir qual tipo e forma de ninho são mais apropriados.
-
Deixe materiais para fazer ninhos no quintal. Essa é uma forma excelente de atrair pássaros e pode ser útil até mesmo se você decidir fazer um ninho também. Se você conseguir encontrar informações específicas sobre os ninhos, vai saber quais materiais deixar, mas a lista a seguir é infalível se for colocada em locais visíveis: [8] X Fonte Confiável The Humane Society of the United States Ir à fonte
- Ramos rígidos (para espécies que fazem ninhos em forma de plataformas) e ramos flexíveis (para ninhos em forma de cesto ou taça).
- Materiais do quintal, como grama e palha seca, pedaços de casca de árvore e musgo, folhas mortas etc.
- Cabelo humano ou pelos de animais (de no máximo 15 cm).
- Linha ou barbante.
- Lama, teias de aranha e/ou casulos de lagartas para ajudar a grudar os outros materiais.
- Nunca deixe materiais que entraram em contato com substâncias químicas agressivas, como corantes, agrotóxicos ou tratamentos contra pulgas para fora. Fiapos e pedaços de roupas também não são recomendados.
-
Forneça várias plantas. Se você quer atrair pássaros que façam ninhos em buracos, deixe troncos de árvores mortas caídos no quintal. Para atrair ninhos mais visíveis de outras espécies, encha o quintal de arbustos e plantas vivas, principalmente de espécies nativas da região. Para melhores resultados, faça uma "escadinha" com grama ou musgo, flores perenes, arbustos e árvores. [9] X Fonte de pesquisa
-
Faça uma caixa para o ninho . Se não tiver nenhum buraco ou fenda aparente no seu quintal, você pode construir uma caixa ou uma casa de passarinho simples. A casinha deve ter o tamanho certo para o número de pássaros que você pretende atrair ou para o tamanho das aves que passeiam pelo local.
- Para garantir mais chances de sucesso, siga as instruções específicas para cada espécie.
- Limpe a caixa ou casinha regularmente sempre que não houver ninhos lá.
-
Faça um ninho de pássaro. Muitas aves preferem fazer o próprio ninho do que se mudar para um pronto. Porém, se você forrar ocos e buracos naturais com os materiais listados acima, o passarinho pode até pensar duas vezes. Caso você queira fazer um tipo diferente de ninho, como em forma de plataforma ou taça, é melhor seguir os hábitos das espécies da sua região. Cada espécie tem um material preferido.
- A localização dos ninhos também é importante. Muitas espécies os escondem no meio da folhagem densa das árvores, mas algumas preferem galhos mais visíveis, arbustos ou clareiras no chão. Procure mais informações na internet, em guias de pássaros ou no site Wikiaves .
Publicidade
Materiais Necessários
Ninhos decorativos:
- Um punhado de galhos, capim ou palha compridos e flexíveis.
- Barbante, fita fixadora para jardinagem ou cola (recomendada caso os galhos não parem quietos).
- Musgo, casca de árvore, ramos e outros materiais decorativos.
- Ovos e materiais para esvaziá-los (opcional).
- Bolinhas de gude, seixos ou outros "ovos artificiais" (opcional).
Ninhos para pássaros selvagens:
- Qualquer objeto do quintal, principalmente ramos e grama.
- Barbante ou fio de lã.
- Lama, teias de aranha ou casulos de lagartas.
- Cabelos humanos ou pelos de animais.
- Um pouco de madeira e pregos (para fazer a caixa se não houver um tronco de árvore oco).
Dicas
- Para fazer um ninho fácil e rápido, pique uma sacola de papel em tiras finas. Forre uma tigela com papel-toalha, arrume as tiras em cima dele, passe cola para grudá-las e espere-as secar em forma de ninho.
Publicidade
Avisos
- Se um pássaro selvagem se mudar para o seu ninho, não o incomode nem chegue muito perto. Observe o ninho de um lugar onde a ave não possa vê-lo para não assustá-la ou atrair predadores.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.katescreativespace.com/2013/03/01/nesting/
- ↑ http://www.naturaldesignsstudio.com/gathering--wildcrafting/how-to-create-a-natural-birds-nest
- ↑ http://www.katescreativespace.com/2013/03/01/nesting/
- ↑ http://www.adirondackalmanack.com/2010/03/ellen-rathbone-on-collecting-bird-feathers.html
- ↑ http://www.birds.cornell.edu/birdflu/what-you-should-know/q-a/is-it-safe-to-pick-up-feathers
- ↑ http://www.sciencebuddies.org/blog/2012/01/find-a-feather-pick-it-up.php
- ↑ http://www.wikiaves.com/
- ↑ http://www.humanesociety.org/animals/resources/tips/nest_building.html
- ↑ http://behnkes.com/website/gardening-articles/wildlife/363-the-real-estate-in-your-backyard.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 57 090 vezes.
Publicidade