Baixe em PDF Baixe em PDF

Smoothies de frutas e iogurte são opções deliciosas e saudáveis para o café da manhã ou lanche da tarde. Quando conseguir acertar a proporção entre os ingredientes, basta que você experimente várias alternativas diferentes até achar o que gosta mais. Este artigo traz quatro receitas: banana com morango, bagas, tropical e com temperos e canela.

Método 1
Método 1 de 5:

Smoothie de iogurte com banana e morango

Baixe em PDF
  1. Para esta receita, você vai precisar de uma xícara dos ingredientes. Fatie uma banana e alguns morangos até chegar à quantidade certa.
    • Se quiser que o smoothie tenha um sabor mais acentuado de banana, com um pouquinho de morango, use mais da fruta (ou vice-versa, caso queira sentir mais o sabor do morango). [1]
    • Você pode congelar os morangos e a banana antes do preparo para deixar o smoothie mais gelado.
  2. Apesar de morangos e bananas conterem açúcares naturais, muitas pessoas preferem acrescentar adoçantes. Use uma colher de chá de açúcar comum, mel ou néctar de agave.
  3. Você vai precisar de uma xícara de iogurte de baunilha comum ou algum outro sabor — depende da sua preferência. Compre também iogurte de leite desnatado ou leite integral. Quanto maior for o percentual de gordura do produto, mais espesso e forte vai ser o seu sabor.
  4. Ponha o iogurte, as frutas e o adoçante no equipamento e bata tudo até gerar uma mistura em pedaços sólidos.
    • Experimente a textura do smoothie. Se quiser deixá-lo mais ralo, acrescente algumas colheres de sopa de leite e continue batendo.
    • Você pode acrescentar alguns cubos de gelo para dar ao smoothie uma textura mais gelada.
  5. Leve-o a um copo transparente para ver o tom cor-de-rosa do produto final. Se não quiser bebê-lo por enquanto, guarde na geladeira.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Smoothie com bagas

Baixe em PDF
  1. Para esta receita, você vai precisar de uma xícara desses ingredientes. Use mirtilo, framboesa, amora, morango etc. Faça um exame bem atento em tudo e descarte as bagas macias demais ou estragadas. Em seguida, lave-as e corte os caules. [2]
    • Você pode usar bagas congeladas em vez de frescas.
    • Quando escolher as bagas para o smoothie, não se esqueça de que algumas — como framboesa e amora — têm sementinhas, embora sejam deliciosas.
    • Tente comprar mirtilos com casca mole, não dura. Quanto mais dura, mais difícil de bater.
  2. Smoothies de bagas costumam ser bem espessos, quase como gel. Para deixar o produto final mais ralo, misture ½ xícara de leite (integral ou desnatado) e ½ xícara de iogurte, em vez de usar apenas este ingrediente. Lembre-se de que, quanto maior for o percentual de gordura, mais espessa vai ser a textura do smoothie.
  3. Para deixar o smoothie light, você pode acrescentar uma colher de chá de néctar de agave ou estévia. Por fim, também pode usar alguns pedaços de uma banana bem madura para evitar o açúcar.
  4. Ponha as bagas, a mistura do iogurte e do leite e o adoçante no equipamento. Bata tudo até que o smoothie não tenha mais pedaços sólidos. Em seguida, experimente a consistência e, se necessário, acrescente mais leite, iogurte ou gelo.
  5. Leve esse lanche saudável a um copo para tomá-lo em casa ou use uma garrafa para levá-lo ao trabalho ou aonde for.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Smoothie tropical

Baixe em PDF
  1. Esta é mais uma receita deliciosa para as tardes de verão. Você vai precisar de uma xícara das suas frutas tropicais favoritas. Compre-as congeladas ou frescas e corte tudo em pedaços de cerca de 12 milímetros. Algumas opções legais são:
    • Abacaxi.
    • Manga.
    • Mamão.
    • Goiaba.
    • Maracujá.
    • Kiwi.
  2. A textura espessa desse produto se contrapõe ao aspecto suculento das frutas tropicais, enquanto seu sabor ácido combina perfeitamente com a doçura delas. Opte por um iogurte grego normal ou light. Você vai precisar de uma xícara.
  3. Adoce o smoothie com ¼ xícara de suco de laranja, abacaxi, lima ou manga.
  4. Ponha as frutas, o iogurte e o suco no equipamento e bata tudo até que eles se misturem. Se quiser deixar o produto final mais ralo, acrescente mais suco; se quiser deixá-lo mais espesso, use mais iogurte.
  5. Leve-o a um copo e tome imediatamente. Você também pode servir o lanche com canudos em dias muito quentes.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Smoothie com tempero de canela

Baixe em PDF
  1. Fatie uma maçã ou pera para fazer um smoothie diferente. Antes, descasque-a para facilitar o processo no liquidificador.
  2. Esse smoothie integral fica mais gostoso quando tem uma textura espessa e saborosa.
  3. Use ½ xícara de chá de canela e uma pitada de noz-moscada para dar um sabor "típico do outono" ao produto final. Além disso, use cerca de 15 ml de xarope de bordo para adoçá-lo.
  4. Ponha a maçã, o iogurte, os temperos e o xarope no equipamento e bata tudo até que eles se misturem. Se quiser deixar o produto final mais ralo, acrescente um pouco de leite.
  5. Distribua-o em alguns copos e polvilhe um pouco de canela em cima deles antes de servir.
  6. Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Iogurte de morango com mirtilo

Baixe em PDF
  1. Você vai precisar de uma caixa de morangos e outra de mirtilos, algumas bananas (opcional), um pote de iogurte de baunilha e extrato de baunilha.
  2. Corte os morangos e as bananas em pedaços de tamanho médio e arranque as folhas. Esses pedaços podem ter dimensões variadas, já que você vai levar tudo ao liquidificador.
  3. Cerca de 10-15 colheres de sopa são suficientes.
  4. Acrescente-a ao liquidificador.
  5. Você pode usar um pouco de granola e algumas nozes, por exemplo.
  6. Bata tudo por cerca de 20 segundos ou até que a mistura adquira um tom cor-de-rosa com alguns pontos pretos.
  7. Delicie-se!
  8. Publicidade

Dicas

  • Acrescente manteiga de amendoim ou pasta de amêndoas ao smoothie para deixá-lo mais saboroso.
  • Se quiser dobrar a quantidade de smoothie, é melhor fazer um pouco de cada vez. Caso tente dobrar as medidas da receita, talvez os ingredientes não caibam no seu liquidificador.
  • Sinta-se à vontade para experimentar outras misturas de frutas congeladas e frescas. Você pode até congelar frutas frescas para usar em smoothies. Por exemplo, experimente congelar pêssegos e usá-los com mirtilos ou outras bagas, ou no lugar das bananas na receita de morango com banana.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 121 804 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade