Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando estiver em uma viagem de acampamento, será útil saber como construir um abrigo para caso se esqueça de levar uma barraca. Embora muitas pessoas olhem o clima antes de ir para o meio do mato, o próprio clima tende a ser imprevisível. Quando começar a chuviscar, é uma boa ideia fazer uma barraca para manter você e seus pertences sequinhos. Você pode aprender a fazer uma barraca ou abrigo usando alguns recursos naturais e as ferramentas que você levar para o acampamento.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Amarrando a estrutura

Baixe em PDF
  1. Construir uma tenda improvisada não exige muito, mas, ainda assim, você precisará de algumas coisas. Veja se tem um longo pedaço de corda resistente, duas lonas e quatro estacas ou pedras grandes nos arredores.
  2. Ache um local perto de duas árvores que estejam próximas e, ao mesmo tempo, distantes o suficiente para amarrar a corda e colocar as lonas. A barraca deve ficar a uma baixa altura, pois uma elevação muito alta o fará sentir muito frio durante a noite. [1]
    • Quando o tempo estiver com cara de chuva, evite fazer a barraca em um local íngreme que possa acumular água.
    • Evite fazê-la embaixo de galhos mortos ou fracos que possam cair em uma tempestade.
  3. A umidade evitará que a poeira pesteie o ar quando estiver fazendo uma barraca e construindo um abrigo. Além disso, ela também ajudará a lona a colar melhor no solo, já que os tecidos tendem a agarrar-se melhor às superfícies úmidas.
  4. Dê algumas voltas com a corda na árvore antes de fazer o nó. Pegue a outra ponta da corda e amarre-a na outra árvore. É importante amarrar a corda na altura certa para que a barraca não fique muito contraída. [2]
    • Quando a corda está amarrada muito alta, as paredes da lona não chegarão ao chão. Seja cauteloso e amarre a corda um tanto abaixo da metade do comprimento das lonas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Protegendo o chão

Baixe em PDF
  1. Retire pedras grandes, pedregulhos e gravetos do chão antes de colocar o piso de lona. A lona que está no chão deve ficar em um terreno relativamente macio e que esteja livre de qualquer coisa que possa fazer buracos nela.
  2. Alise-a e remova todas as pregas. Ela tem que ficar logo abaixo da corda que foi pendurada entre as árvores. Tente colocá-la centralizada abaixo da corda.
  3. Quando a lona tiver furos nos cantos, você pode usá-los para prendê-la no chão usando estacas. Coloque uma estaca em um dos buracos e use uma pedra pesada ou um martelo para fincá-la na terra. Em seguida, faça o mesmo nos outros buracos, esticando a lona antes de colocar a estaca.
    • Não enterre demais as estacas ainda, pois será necessário recolocá-la quando for fazer as paredes da barraca.
    • Quando não tiver estacas ou a lona não tiver furos para fincar as estacas, use pedras pesadas para prendê-la no chão.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Construindo as paredes

Baixe em PDF
  1. Jogue a outra lona sobre a corda e endireite-a para que fique dos mesmo tamanho nos dois lados. Caso a lona custe a chegar ao chão ou nem chegue a tocá-lo, significa que a corda está muito alta. [3]
  2. Caso tenha prendido a primeira lona com estacas, remova uma delas, alinhe os buracos das duas lonas e finque a estaca. Repita nos outros cantos, um por um. No caso de tê-la prendido com pedras, basta erguer cada pedra e colocar os cantos da parede embaixo delas para prender as duas lonas. [4]
  3. Quando estiver preocupado com a possibilidade da chuva inundar a barraca, você pode manter barrar a água com pedras e terra. Use o que puder encontrar nos arredores – varas, pedras e terra – para construir uma pequena barreira em torno do piso da barraca. [5]
    • Outra alternativa é cavar trincheiras nas laterais da barraca se ela estiver em um terreno inclinado, usando uma pá pequena ou pedra afiada. As trincheiras vão fazer o fluxo da água passar ao redor da barraca, impedindo que ela entre pela abertura da lona.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Solucionando problemas comuns

Baixe em PDF
  1. Quando não tiver duas lonas, mas a que tiver for grande o suficiente, faça o piso e o telhado da barraca só com ela. Coloque a lona no chão, embaixo da corda, duas pedras em dois dos cantos e mais duas no meio da lona, exatamente nas bordas. Jogue a ponta da lona que não está pendurada sobre a corda e prenda essa ponta em cima da outra que está no chão usando as mesmas pedras.
  2. Quando quiser prender a barraca com estacas e não tiver nenhuma, use galhos de árvores quebrados. Pegue uma faca e faça uma ponta em quatro galhos.
    • Você precisará encontrar galhos finos o suficiente para caberem nos furos das lonas, mas que sejam grossos o bastante para não quebrarem. Caso consiga quebrá-lo facilmente com as mãos, ele provavelmente não tem resistência.
  3. Caso não consiga encontrar duas árvores com uma boa distância, faça uma barraca diferente usando só uma árvore. Você precisará de estacas e uma lona com furos nos cantos para executar este método. Usando a corda, amarre uma ponta da lona na árvore. Depois, estique a lona e prenda os outros cantos no chão usando as estacas. [6]
    • Quando tiver outra lona, coloque-a no chão embaixo da lona de telhado. Use as mesmas estacas para prender as duas lonas, deixando os cantos alinhados e use outra estaca para proteger o canto da lona de piso que está mais próximo da árvore.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode usar uma pedra grande como martelo para fincar as estacas no chão se não tiver um martelo comum.
  • Ao usar as estacas, é preciso ver se o solo está com um pouco de umidade para facilitar a colocação das estacas no chão.
  • Quando não tiver uma corda disponível para amarrar as duas lonas, use pedras grandes para manter a barraca na vertical e impedir que ela seja destruída pelo vento.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Duas lonas grandes.
  • Uma corda resistente.
  • Pedras grandes ou estacas e um martelo.
  • Pá (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 55 629 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade