Baixe em PDF
Baixe em PDF
As pontes ao redor do mundo compõem parte dos cenários mais lindos da Terra, mas seria impossível trazê-las para a mesa da cozinha. Por sorte, usando algumas técnicas, uns palitos de sorvete, uma mente criativa e outros itens de casa, você agora pode construir sua própria ponte gloriosa.
Passos
-
Determine o comprimento dela. Antes mesmo de comprar os materiais, você precisa pensar no comprimento desejado para a ponte. Palitos de sorvete de vários tamanhos estarão disponíveis na loja de produtos para artesanato local. Você pode:
- Colocar uma régua de metro na superfície de trabalho.
- Anotar o comprimento aproximado da ponte.
- Colocar o metro perpendicular a essa medida para marcar a largura da ponte.
- Estimar a quantidade de palitos necessários com base nessas dimensões e o tamanho do palito a ser usado.
-
Junte os materiais. A matéria-prima da ponte pode ser comprada em lojas de utilidades ou de produtos para artesanato. O tipo de palito a ser usado vai depender da ponte que você imaginou, mas lembre-se de comprar bastante para não ficar sem no meio da construção. Você precisará de:
- Palitos de sorvete
- Pistola de cola quente (e cola)
- Um pedaço grande de papelão
- Papel (para projetar)
- Lápis
- Tesoura (para cortar os palitos)
- Um metro ou uma régua
-
Prepare a mesa para o trabalho. Coloque um pedaço de papelão sobre a mesa ou outro tipo de superfície plana e lisa. Veja se a área de trabalho é grande o bastante para acomodar a ponte comparando as dimensões do seu projeto com o espaço disponível para o trabalho.
-
Decida o tipo de ponte que vai fazer. Você pode escolher vários modelos, incluindo pontes suspensas, levadiças e treliçadas. [1] X Fonte de pesquisa Como esta última usa triângulos na estrutura para apoiar e fortalecer sua integridade estrutural, ela é ideal para ser feita com palitos de sorvete.
- Para fornecer um exemplo guiado, o seguinte modelo será construído segundo a estrutura básica da ponte treliçada tipo Warren. [2] X Fonte de pesquisa
-
Imagine uma planta para a ponte. A planta é um desenho que servirá como plano para seu projeto. [3] X Fonte de pesquisa As pontes treliçadas variam em complexidade, e você deve procurar alguns modelos antes de pensar no seu. Geralmente, essas pontes têm:
- Escoras e vigas cruzadas;
- Um piso, que forma a "rua" da ponte;
- Longarinas abaixo do piso, estendendo-se por todo o comprimento da ponte;
- Uma estrutura externa composta por quadrados divididos em triângulos para melhorar a integridade;
- Um suporte cruzado formando um "X" ao longo das partes superiores da ponte;
- Estabilizadores entre os suportes superiores. [4] X Fonte de pesquisa
-
Desenhe a planta. Agora que já tem uma ideia geral da estrutura a ser construída e das partes essenciais desse tipo de ponte, você está pronto para usar a imaginação. Faça um esboço do seu projeto. Não se preocupe muito em ser realista; a planta é um projeto, não uma representação perfeita.Publicidade
-
Planeje a disposição das vigas com maiores detalhes. Deixe sua planta geral guiar você, mas procure agora arrumar os palitos para a construção em si. As longarinas são as quatro vigas que passarão por todo o comprimento superior e inferior da ponte. Mais tarde, você acrescentará triângulos a elas para aumentar a força. Para montá-las:
- Monte quatro fileiras de palitos de sorvete, cada uma com três palitos de largura. Elas devem ter o mesmo comprimento.
- Corte quatro palitos ao meio. Coloque cada metade na ponta de uma longarina, entre as três fileiras de palitos.
- As três fileiras de cada longarina serão coladas juntas para formar uma só peça com três palitos de espessura.
-
Cole os palitos para fazer a longarina. Pegue os palitos de cada uma das quatro fileiras e, lembrando-se de mantê-los nivelados, cole-os com cola quente para formar quatro longarinas, cada uma com três palitos de espessura.
- A cola quente seca bem rápido! Para obter os melhores resultados, junte os palitos assim que aplicá-la.
- Pressione os palitos para uni-los, de modo a colar bem a estrutura.
-
Deixe de lado e permita que a cola assente por um tempo. Se estiver usando cola quente, não vai demorar muito, mas permitindo que ela seque até o fim, você pode evitar que alguém solte um palito da ponte. Outros tipos de cola, como a para madeira ou a para artesanato, precisam secar por dez a 15 minutos.
- Se a ligação parecer fraca, grudenta ou solta quando você tocar nela, deixe a cola secar mais 15 minutos.
-
Meça os suportes cruzados da treliça. Use o lápis e a régua para medir intervalos regulares nos quais você ligará e apoiará as longarinas com suportes. Nesse modelo, você usará dois palitos lado a lado, formando um W. [5] X Fonte de pesquisa
- Outra maneira de visualizar é pensando que cada linha do W que ligará as duas longarinas representa dois palitos lado a lado.
- Quanto mais suporte, mais forte será a ponte. Mas, se você exagerar nos suportes, não poderá ver nada passando pela estrutura.
-
Una as peças da estrutura. Depois de marcar o padrão em W, você saberá de quantos palitos vai precisar. Conte o número necessário e:
- Posicione os palitos ao longo das longarinas antes de colá-los para observar a estrutura final da treliça.
- Use cola quente ou outra cola adequada para grudar os suportes às longarinas.
- Espere tempo suficiente até que a cola usada seque.
Publicidade
-
Monte o piso da ponte. Coloque as duas treliças na superfície de trabalho de modo que fiquem paralelas. Em seguida, ponha vários palitos deitados e perpendiculares a elas. Eles formarão o piso, ou a estrada, que passa pela ponte entre as paredes da ponte. Vá colocando palitos até cobrir a distância entre essas paredes.
- A distância entre os palitos perpendiculares determinará a largura da ponte.
- Deixe todos os palitos nivelados, ou o piso da ponte ficará irregular.
-
Ancore o piso com suportes longitudinais alternados. Os palitos mais largos dão mais estabilidade, mas os menores também servem se você não tiver os maiores. Deite os palitos alternados no sentido do comprimento para unir o piso em uma só peça contínua.
- Depois de posicionar os suportes do piso, use a pistola de cola quente ou outra cola adequada para prendê-los no lugar.
- Caso esteja usando cola para madeira ou para artesanato, deixe que ela seque bem antes de manusear o piso.
-
Meça os suportes para o piso e as uniões das treliças. Pegue a régua e meça o comprimento do piso. Você terá de criar suportes para ele. Esses suportes também vão ligar as paredes da ponte no sentido transversal. Tire a medida do piso e a da espessura de uma das longarinas.
-
Corte os suportes. Se tiver palitos de vários tamanhos, você pode usá-los, desde que sejam do mesmo comprimento ou mais longos do que a largura total do piso mais as duas treliças. Caso esteja usando uma régua e as medidas do piso e das treliças, você precisará:
- Multiplicar a largura das treliças por dois para incluir as duas estruturas e depois somar a largura do piso.
- Cortar três ou quatro palitos para esse tamanho.
- Se os palitos forem muito curtos, faça um mais longo: corte dois deles e, usando cola, una-os prendendo um terceiro ao fundo para dar apoio.
Publicidade
-
Una as paredes da ponte. [6] X Fonte de pesquisa Você pode chamar um amigo para ajudar nessa parte da construção ou usar livros para colocar as peças contra eles e facilitar o processo. Você deve:
- Prender os dois suportes do piso dentro dos suportes das treliças, nas duas extremidades da ponte.
- Usar a cola para prender os suportes às treliças. Segure com firmeza até colar bem.
-
Coloque mais suportes conforme a necessidade. Quanto mais suportes você usar e mais triângulos fizer na estrutura da ponte, mais forte ela será. Use cola para acrescentar mais suportes e apoiar as paredes da ponte.
-
Prenda o piso, se quiser. Você pode deixá-lo solto para poder mostrar cada aspecto da construção da ponte. Mas, se quiser uni-lo aos suportes, é só passar cola neles e colocar o piso no lugar.
- Tente ser rápido nesse passo, principalmente se estiver usando cola quente. Não seria bom se a cola secasse antes de você conseguir colocar o piso no lugar.
-
Coloque vigas de suportes superiores. [7] X Fonte de pesquisa Se tiver palitos de dente longos, é só deitá-los ao longo da parte de cima da treliça e colá-los no lugar. Mas, se os seus não forem compridos o bastante, você pode fazer uns maiores. Corte alguns e junte-os colando um palito no fundo deles para dar apoio.
- O espaçamento uniforme dará a aparência de uma ponte real.
Publicidade
Dicas
- Para construir essa ponte, dois tamanhos de palitos foram usados. Mas você pode fazer o mesmo projeto com apenas um tipo de palito.
- Se não estiver conseguindo fazer com que a cola seque, você pode usar prendedores de papel para manter a pressão entre dois palitos colados até que eles fiquem presos.
- Quando você une dois palitos um em cima do outro, em um processo às vezes chamado de laminação, eles ficam mais fortes.
- Não encoste na cola quente até que ela pareça quase ou totalmente transparente.
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado ao usar a pistola de cola quente. Caso contrário, você pode se queimar.
Publicidade
Materiais Necessários
- Palitos de sorvete
- Pistola de cola quente (e cola)
- Um pedaço grande de papelão
- Papel (para projetar)
- Lápis
- Tesouras (para cortar os palitos)
- Um metro ou uma régua
Referências
- ↑ http://www.historyofbridges.com/facts-about-bridges/types-of-bridges/
- ↑ http://ojhsbridges.weebly.com/truss-bridges.html
- ↑ http://www.thefreedictionary.com/blueprint
- ↑ http://www.brighthubengineering.com/structural-engineering/63635-truss-bridge-designs/
- ↑ http://makezine.com/projects/make-36-boards/make-warren-truss-bridge-popsicle-sticks/
- ↑ http://makezine.com/projects/make-36-boards/make-warren-truss-bridge-popsicle-sticks/
- ↑ http://makezine.com/projects/make-36-boards/make-warren-truss-bridge-popsicle-sticks/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 176 082 vezes.
Publicidade