Baixe em PDF
Baixe em PDF
Saia cigana é um tipo de saia longa, solta e com muitas camadas que é ótima para feiras da renascença, dança do ventre ou para um look boêmio. Você pode fazer essa saia usando uma ou mais cores, mas lembre-se de que esse tipo de saia requer uma grande quantidade de tecido. A parte mais difícil de fazer uma saia cigana é calcular as medidas de largura e comprimento das camadas, mas costurar a saia é fácil. Tente fazer uma saia desse tipo para você mesma ou uma amiga usando essa estratégia simples.
Passos
-
Reúna os materiais. Fazer uma saia cigana é um processo simples, mas requer uma grande quantidade de tecido e outros materiais de costura. Antes de começar, você precisará de:
- Tecido. A saia requer muito desse material, então é uma boa ideia escolher um leve e que não seja caro. Algodão leve e tecido para pano são boas opções. [1] X Fonte de pesquisa Você pode escolher todo ele de uma cor ou uma cor diferente para cada camada da saia. Faça as medidas e cálculos antes de começar para saber de quanto tecido precisará;
- Fita métrica;
- Giz;
- Tesoura;
- Alfinetes e alfinete de segurança;
- Máquina de costura;
- Elástico de 5 cm de largura ou cordão de algodão para amarrar. Você precisará tirar a medida da cintura para determinar quanto material vai comprar.
-
Tire a medida para o tamanho da cintura. O cós da saia deverá ser largo o suficiente para servir ao redor do quadril, mas vai ficar preso na cintura usando um elástico ou cordão. Meça ao redor do quadril para determinar a medida que essa peça deverá ter e adicione 5 cm para a costura. [2] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se a medida do quadril for 114 cm, adicione 5 cm para um total de 119 cm.
- Anote essa medida pois vai precisar dela para determinar o tamanho das outras camadas.
-
Descubra quanto elástico ou cordão precisará. Você precisará saber o tamanho da sua cintura (ou da parte em que quer que o cós fique) para determinar a medida de elástico ou cordão que vai comprar. Meça sua cintura e anote essa medida.
- Se estiver usando elástico, adicione 5 cm à sua medida. Por exemplo, se sua cintura tiver 91 cm, adicionando 5 cm, você ficaria com um total de 96 cm de elástico.
- Caso for usar um cordão, planeje comprar ao menos 50 cm a mais do que precisa. Isso vai deixar o suficiente sobrando para amarrar. Por exemplo, se a medida da sua cintura for 91 cm, compre um cordão de 141 cm.
-
Meça para determinar o comprimento da saia. O próximo passo é medir da cintura até o ponto em que quer que a saia termine. Você pode fazer sua saia tão curta ou longa quanto quiser, mas saias tipo cigana normalmente são longas. [3] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se quiser que sua saia vá até o chão, meça da sua cintura até ele. Caso queira que ela termine no meio da panturrilha, meça da cintura até ali.
-
Calcule o comprimento das camadas. Pegue a medida do comprimento da saia e adicione 8 cm para a costura e subtraia 5 cm para o cós. Depois, divida esse número por 4 para determinar o comprimento de cada uma das camadas. [4] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se o comprimento da saia for 206 cm, você adicionaria 8 cm para um total de 214 cm. Então, subtrairia 5 cm e ficaria com 209 cm. Divida por 4 e fique com 52 cm de comprimento de cada camada.
- Lembre-se de que uma saia cigana pode ter três, quatro ou cinco camadas. Divida o número final por 3 se quiser que a saia tenha três camadas, ou por 5 se quiser cinco camadas.
- Anote esse número como medida das suas camadas.
-
Determine a largura de cada uma das camadas. O jeito mais fácil de determinar a largura das camadas é usar a largura do cós. Para uma saia solta, dobre a largura do cós para a medida da segunda camada, e dobre a largura dessa para determinar a da terceira. Caso planeje fazer quatro camadas, dobre a largura da terceira camada para determinar a largura da quarta. E se quiser fazer cinco camadas, dobre a largura da quarta camada para determinar a da quinta. [5] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se a medida do quadril da primeira camada for 100 cm, a segunda seria 200 cm, a terceira 400 cm, a quarta 800 cm, e a quinta 1600 cm. Lembre-se que dobrar cada camada vai requerer muito tecido, então pode ser caro fazer uma saia tão larga.
- Você também pode fazer sua saia mais estreita ajustando o raio das outras camadas comparando com o cós. Por exemplo, você pode multiplicar a largura da primeira camada por 1,25 para a da segunda, depois por 1,5 para a largura da terceira, e fazer o mesmo para a quarta camada. Isso ainda vai resultar em uma saia cheia, mas não tanto quanto dobrando as medidas.
Publicidade
-
Marque e corte seu tecido. Quando tiver calculado todas as medidas, você poderá começar a marcar e cortar seu tecido nas larguras e comprimentos que precisar. Todas as camadas devem ter o mesmo comprimento, mas cada uma terá larguras diferentes. Use giz para marcar o tecido e depois corte as peças.
- Tente fazer as linhas o mais retas possível quando cortar.
- Lembre-se que para camadas mais largas, você terá que cortar duas ou três tiras do mesmo tecido se ele não for grande o suficiente.
-
Conecte as pontas das camadas. Comece costurando as pontas de cada uma das camadas. Você também pode ter que conectar múltiplas tiras se precisou cortar mais tecido para alcançar o comprimento de algumas das camadas. Alinhe as pontas das camadas com os lados errados frente a frente e costure-as juntas a 1,3 cm da borda do tecido. [6] X Fonte de pesquisa
- Quando terminar, cada uma das camadas deverá ser um círculo.
-
Prenda as camadas juntas. Começando com as duas camadas de baixo, prenda-as com o lado certo do tecido alinhado. Você precisará fazer pregas — pequenas dobras — na camada de baixo para conseguir alinhar as bordas com a de cima. Comece alinhando a costura das duas camadas e continue dobrando o resto da saia e prendendo com alfinetes. [7] X Fonte de pesquisa
- Faça uma prega no tecido da camada de baixo a cada poucos centímetros para garantir que vai alinhar as camadas igualmente.
- Quando estiver prendendo, lembre-se que a borda de baixo da camada de cima deve ficar sempre solta, e a borda de cima da camada de baixo deve ficar sempre amontoada. [8] X Fonte de pesquisa
- Costure as duas camadas de baixo juntas antes de prender outras camadas.
-
Costure as camadas juntas. Quando tiver conectado as camadas, leve-as à máquina de costura e costure ao redor das bordas presas com alfinetes. Costure a 1,3 cm das bordas do tecido. Remova os alfinetes enquanto costura. [9] X Fonte de pesquisa
- Depois que terminar de costurar duas das camadas, prenda e dobre a próxima camada com a abaixo dessa e depois costure as bordas juntas como fez com as duas camadas de baixo. Continue repetindo o processo até todas as camadas estarem conectadas.
Publicidade
-
Crie o cós. Dobre 5 cm da borda superior da camada de cima e prenda com um alfinete. Faça essa dobra para o lado de dentro deixando os lados errados frente a frente. Depois, comece a costurar ao redor da borda inferior da dobra para criar o cós.
- Quando chegar no final do cós, arremate algumas vezes para segurar os pontos.
-
Coloque o elástico ou cordão dentro do cós. Você precisará fazer um pequeno corte dentro do cós para inserir o elástico ou cordão. Corte apenas a camada de fora do tecido do cós e não as duas. Então, comece a colocar o elástico ou cordão no corte.
- Independentemente de estar usando um elástico ou cordão, ajuda prender um alfinete de segurança em uma ponta dele. Isso vai facilitar o processo de passar o elástico ou cordão.
- Caso esteja usando elástico, você terá que costurar as pontas dele depois de passar por todo o cós. Isso vai fazer com que o topo da saia se amontoe. Costure a abertura depois de prender as pontas do elástico.
- Se estiver usando um cordão, tudo que precisa fazer é passá-lo pelo cós e puxar as pontas para ajustar a cintura como quiser. Você também pode costurar as bordas da abertura como um buraco de botão na máquina de costura ou fazer à mão. [10] X Fonte de pesquisa Isso vai ajudar a reforçar a abertura.
-
Faça a bainha da camada de baixo. Para finalizar a saia, você precisará fazer a bainha da borda inferior da camada de baixo. Você pode fazer isso facilmente prendendo 1,3 cm do tecido para dentro da saia e costurando ao redor da borda. Pode usar pontos retos ou em ziguezague para prender a bainha.
- Depois de costurar a bainha, corte o excesso de linha e sua saia está pronta para vestir!
Publicidade
Materiais Necessários
- Tecido na(s) cor(es) de sua escolha. Algodão leve e tecido para pano são boas opções. A quantidade necessária vai depender das medidas e cálculos para a saia, portanto faça-os antes de comprar o tecido.
- Fita métrica;
- Giz;
- Tesoura;
- Alfinetes e alfinete de segurança;
- Máquina de costura;
- Elástico de 5 cm de largura ou cordão de algodão para amarrar. Meça a cintura para saber a medida que precisará comprar.
Referências
- ↑ http://www.sparklybelly.com/diy-25-yard-skirt/
- ↑ http://www.sparklybelly.com/diy-25-yard-skirt/
- ↑ http://www.sparklybelly.com/diy-25-yard-skirt/
- ↑ http://www.sparklybelly.com/diy-25-yard-skirt/
- ↑ http://www.sparklybelly.com/diy-25-yard-skirt/
- ↑ http://www.sparklybelly.com/diy-25-yard-skirt/
- ↑ http://www.sparklybelly.com/diy-25-yard-skirt/
- ↑ https://blithestitches.wordpress.com/tutorials-tips-and-tricks/tutorial-how-to-make-a-tiered-or-gypsy-dress/
- ↑ http://www.sparklybelly.com/diy-25-yard-skirt/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 26 809 vezes.
Publicidade