Baixe em PDF
Baixe em PDF
A música é uma mistura de paixão e diversão! Se você pretende formar uma banca de verdade, tem que se motivar, desenvolver os seus talentos e ter confiança para construir uma base de fãs. Portanto, leia as dicas deste artigo para saber como proceder e (com sorte) ficar cada vez mais conhecido e aclamado pelo seu trabalho.
Passos
-
Encontre músicos. Você pode até querer estourar como músico solo, mas pelo menos vai precisar de alguém para dividir os gastos de combustível, estadia e afins nas suas primeiras turnês, certo? Geralmente, uma banda de rock inclui pelo menos um guitarrista, um baixista, um tecladista ou pianista e um baterista — sendo que o vocalista pode ou não tocar algum instrumento. Tudo depende, é claro, do tipo da banda e do gênero musical. Pense no que você acha ideal para o seu caso.
- Está cada vez mais comum fazer recrutamento de bandas pela internet. Faça uma pesquisa na rede se você não achar nada pessoalmente.
- Você também pode usar o Facebook e outras mídias sociais.
- Espalhe cartazes em lanchonetes, áreas públicas, lojas de instrumentos musicais e até nos vidros do seu carro. Aonde as pessoas do seu interesse costumam ir? Vá também. Sabe aquela noite de karaokê? Aproveite. Pubs, bares e afins? Ótimo.
- Use todos os recursos possíveis para ter mais chances de sucesso.
- É melhor que os músicos também tenham pelo menos um conhecimento básico dos instrumentos que vão tocar. Assim, fica bem mais fácil tomar decisões criativas e executivas sobre a banda.
- O mais importante nem sempre é escolher os "melhores" instrumentistas. Muitas vezes, as bandas mais legais são aquelas cujos membros se dão bem, aprendem juntos e evoluem conforme o tempo — sem que o ego individual de cada um se torne centro das atenções.
- Está cada vez mais comum fazer recrutamento de bandas pela internet. Faça uma pesquisa na rede se você não achar nada pessoalmente.
-
Escolha o gênero. Se você e os seus colegas não chegarem a um consenso em relação a um gênero, talvez seja legal misturar dois (ou até três) para criar algo novo. Por exemplo: vocês podem se reunir e ouvir o disco favorito de cada um. Depois, usem todos esses estilos para chegar ao gênero de preferência da banda. Além disso, lembre-se de que você vai ter que se apresentar em lugares diferentes, cada um com um "clima" próprio. Algum membro da banda já compôs algo? Ótimo! Ensaiem juntos e vejam o que acham.
- O mais importante é escolher músicas que vocês tocam bem e que o vocalista (você ou outra pessoa) domina. Experimente canções simples e diferentes no início e adapte-se com o tempo.
-
Pense nos figurinos. Qual é o próximo passo, agora que você já tem os membros e o gênero da banda? Qual é o seu público-alvo? Pene nisso para chegar a figurinos consistentes para todo mundo.
- É mais difícil conquistar fãs e conseguir shows sem um look específico. Nesse caso, pode ser que os pubs, casas de shows e festivais achem que a sua banda não é ideal para se apresentar.
Publicidade
-
Crie e assine um contrato ou acordo com os membros da banda. É difícil fazer com que quatro ou cinco pessoas, cada uma com a sua vida individual, dediquem muito tempo ao projeto musical. Se um membro nunca estiver livre para ensaiar ou fazer shows e afins, a banda como um todo já sofre. Portanto, pense em um "contrato" que proteja as intenções do grupo e também inclua detalhes como nome, salário, propriedade autoral de músicas, equipamentos etc. para o caso de alguém desistir e sair.
- Resolva essa questão logo no início para não ter problemas no futuro, mas lembre-se de que isso pode acabar desanimando algumas pessoas de cara. Portanto, pense em um contrato ou acordo específico e justo.
- Peça para uma pessoa de fora ler o contrato e ver se está tudo nos conformes. Você pode usar um modelo da internet, mas tente não escrever tudo sozinho — para não parecer ditador. Caso os membros concordem, escolha um indivíduo específico para criar o documento, desde que todos estejam em comum acordo.
-
Busque um lugar fixo para os ensaios. Vocês vão ensaiar na casa de alguém? Em um estúdio improvisado? Onde vão guardar os equipamentos? Peça permissão para quem mora na casa antes de começar a fazer barulho.
-
Ensaie! Toda banda tem que ensaiar e ter paciência para ficar boa de verdade. Além disso, é assim que os membros conseguem conhecer melhor uns aos outros. Lembre-se ainda de que gravar em estúdio é caro e, quanto mais preparado você e os colegas estiverem, menos vão ter que gastar. Nenhum artista iniciante tem muito dinheiro!
- Tenha e cobre ética profissional. Se algum membro da banda não estiver disposto a ensaiar, talvez ele só esteja atrapalhando os demais. Esses ensaios têm que ser fixos e levados a sério, pois são prioridade para o grupo.
-
Comece a compor músicas. Componha quantas músicas conseguir, desde que não sacrifique a qualidade pela quantidade. É assim que você vai conseguir mais shows: montando um repertório próprio e incluindo covers de canções já famosas além de trabalhos autorais.
- Uma banda que abre um show de outra pode apresentar quatro ou cinco canções. Portanto, tente compor pelo menos isso antes de sair por aí anunciando os eu trabalho.
- Você pode proteger as suas composições legalmente. Faça os devidos procedimentos para resguardar os seus direitos autorais. O processo não é tão difícil, mas talvez seja preciso investir um pouco de dinheiro.
-
Pense no nome da banda. Vocês podem pensar em algo que tenha significado... Ou que só soe legal. O ideal é que todos os membros tenham direito a opinião. Pense assim: os melhores nomes são curtos e fáceis de entender e escrever (e memorizar)! Por outro lado, não use um nome que já existe ou foi registrado — a menos que o seu intuito seja fazer um tributo.
- Pesquise sobre outras bandas. Tente encontrar bandas locais ou da região que tenham nomes parecidos ou idênticos ao que você quer usar. Se for o caso, pense em alternativas para evitar conflitos.
- Se vocês não conseguirem chegar a um consenso, cada um pode pensar em cinco substantivos e cinco adjetivos e tentar misturar todos até algo legal surgir.
-
Grave uma demo ou um disco inteiro. A "fita demo" (que não é literalmente uma fita cassete) é o primeiro material de divulgação de qualquer banda iniciante. Você pode vendê-la nos shows, em lojas de música, a agentes e empresários, pela internet etc.
- Mais uma vez, use o Facebook, o Twitter, o Instagram e outras mídias sociais.
- Grave uma "palha" de algumas músicas para enviar a agentes e empresários do ramo. Você também pode mandar um e-mail a essas pessoas explicando que está começando e que gostaria de poder se apresentar para elas. Com sorte, elas vão dar atenção ao seu material.
Publicidade
-
Comece a procurar casas de shows e afins. Você provavelmente vai precisar de um press kit — que equivale mais ou menos a um currículo ou portfólio. Esse kit pode ser virtual ou físico e é a partir dele que os donos de casas de shows vão decidir se o seu show é ou não ideal. Lembre-se de que o seu objetivo é se apresentar ao vivo para ganhar exposição e, claro, dinheiro.
- Dependendo do press kit , você pode precisar de recursos visuais. Algum membro da banda tem experiência com design gráfico? Alguém pelo menos tem contatos? Você não precisa de uma logo em si, mas sim de imagens para os flyers e outros materiais que chamem a atenção do público.
- Você pode ainda contratar um fotógrafo para acompanhar os seus ensaios ou um show ao vivo. Depois, use essas imagens para montar cartazes e outros materiais de divulgação.
-
Compre os equipamentos. Você provavelmente vai se deparar com casas de shows, bares e outros lugares que podem receber a sua banda, mas que não têm equipamentos adequados. O que fazer? Use os seus próprios! Pronto, problema resolvido. Dependendo do caso, dá até para cobrar um cachê maior.
- Invista em equipamentos de gravação de qualidade. Quanto menos você depender de um estúdio, melhor vai ser.
-
Divulgue o seu trabalho no boca a boca. Faça um flyer ou panfleto e distribua no trabalho, na escola ou faculdade e em mais lugares que os seus possíveis fãs frequentem (e onde você tenha permissão, claro). Peça ajuda aos amigos para divulgar ainda mais o produto.
- Tente produzir materiais variados sobre a banda: adesivos, cartões de visita, camisetas, decalques etc. Leve tudo aos seus shows!
-
Comece a divulgar a banda pela internet. Sempre divulgue o trabalho da banda pela internet e pessoalmente. Você pode criar um perfil no Facebook e no Instagram e postar trechos de músicas, além de começar a usar o SoundCloud. Faça uma boa pesquisa e invista!
- Você também pode participar de comunidades mais novas e que nem tenham tantos músicos ainda.
-
Poste um vídeo da sua banda no YouTube. Até pessoas que você não conhece vão ficar a par do seu trabalho e deixar opiniões no vídeo. Use os melhores desses comentários nos seus materiais de divulgação.
- Algumas pessoas também vão criticar o seu trabalho. Ignore-as — pois, no geral, a comunidade de usuários do YouTube é bastante tóxica.
-
Vá atrás de um contador, empresário e outros profissionais necessários. Você precisa cultivar boas relações com certos profissionais que possam contribuir com o seu futuro e ajudar a sua banda a passar de desconhecida a, com sorte, famosa.
- Você pode contratar um consultor. Essa pessoa vai instruir a banda em relação às ações que são e não são viáveis.
- Peça ajuda aos amigos e conhecidos que já usaram serviços do tipo. Eles podem ter dicas úteis sobre o que fazer para a sua banda.
-
Não tenha expectativas muito altas, mas também não desista. O caminho até o sucesso é bem complicado, ainda mais para quem curte rock'n'roll. Você vai se deparar com uma série de obstáculos e ouvir "não" muitas vezes. Ainda assim, não desista do seu sonho, mesmo que tenha que se adaptar.
- Não perca a música de vista, ou você nunca vai fazer sucesso. Nenhuma banda dura para sempre e, cedo ou tarde, um ou mais membros podem pedir para sair.
-
Participe de eventos beneficente e afins. Lembre-se de que a publicidade é uma das partes mais importantes da indústria musical. Portanto, participe de eventos beneficentes e afins para passar uma boa imagem. Além do mais, você vai ganhar experiência e mostrar que luta por causas que são importantes de verdade.
-
Não tenha medo de se arriscar. É como dizem: "Quem não petisca não arrisca". Você pode muito bem ir atrás de festivais, ligar ou mandar e-mail para empresários do ramo e dizer que quer ganhar experiência ou até mandar a sua demo para algumas pessoas. Só tenha cuidado e não force a barra, ou o cenário musical local pode até se fechar para a sua banda. No geral, faça o seu melhor e não tenha medo de arriscar um pouco até conseguir o tão almejado sucesso.Publicidade
Dicas
- Você vai demorar um pouco para encontrar membros para a banda. Sendo assim, faça propaganda entre os seus amigos e até na comunidade.
- Fique de olho nas casas de shows e nos outros lugares da sua região, ainda mais se você mora em uma cidade grande. É assim que as grandes bandas são descobertas e alçadas à fama.
- Inclua todo mundo nas decisões da banda. Não monopolize nada.
- Se você não encontrar eventos e festivais que paguem no início, aceite tocar de graça algumas vezes para divulgar o seu trabalho.
- O principal segredo do sucesso e da longevidade de qualquer banda é a diversão . Seja espontâneo e mergulhe de cabeça na música, mesmo que você não alcance o patamar de fama que esperava.
- Nunca toque músicas que estão aquém do seu nível e da sua habilidade. Ninguém vai gostar.
- Prepare-se para dar o braço a torcer de vez em quando. Cada membro de qualquer grupo tem direito a opiniões e vontades próprias. Portanto, vocês têm que encontrar pontos em comum.
- Convide para a banda pessoas que gostam do mesmo tipo de música que você. Não adianta tentar trabalhar com um baterista que só curte heavy metal e um vocalista que só curte pop. Isso só deixa o grupo esquizofrênico.
- Não tenha medo de experimentar! Você não precisa seguir o mesmo caminho que outros artistas. Seja criativo com a sua banda e coloque a sua impressão no mundo.
- Combine um sistema com os membros da banda de todo mundo votar quando o assunto for sério.
Publicidade
Avisos
- Não mude a sua personalidade, mas também não deixe o seu ego interferir no trajeto da banda.
- Não deixe nenhum membro da banda ter controle total sobre ela a ponto de tomar todas as decisões.
- Nunca divulgue nada antes de proteger a sua propriedade artística e intelectual.
- Usar músicas e nomes de outros artistas sem consentimento é ilegal. Seja original.
- É normal entre muitos roqueiros, mas não consuma álcool e drogas.
- Veja se todos os membros da banda curtem o vocalista. Mesmo que todo mundo seja indispensável para criar um som legal, o vocalista quase sempre é "o rosto" da banda — a pessoa mais memorável. Você vai ter um problema se ninguém gostar do cantor em si.
- Não use o nome ou sobrenome de um membro como nome da banda em si. Todo mundo pode ficar com o ego inflado e achar que é dono do grupo quando, na verdade, é só mais um participante de um todo.
- Não coloque na banda ninguém que não tenha um lugar adequado, nem mesmo as pessoas que são próximas de você. Isso vale ainda mais para namoradas e namorados. É só pensar no caso de Yoko Ono e dos Beatles.
- Não coloque na banda uma pessoa com quem você não se dê bem. Vocês vão discutir bastante.
- É normal os fãs inventarem histórias de que dois ou mais membros de uma banda estão em um relacionamento secreto. Não se preocupe com isso.
Publicidade
Materiais Necessários
- Lugar para ensaiar.
- Equipamentos (violão, guitarra, bateria, baixo, teclado, amplificadores, microfones, cabos etc.).
- Bons músicos para a banda.
- Equipamentos de gravação.
- Um gênero musical de que todo mundo goste.
- Programa de edição de sons e um computador com Windows, Linux ou Mac e cabos que conectem a máquina aos equipamentos.
- Um agente ou empresário que oriente a banda (opcional).
- Um bom compositor.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 67 421 vezes.
Publicidade