Baixe em PDF Baixe em PDF

Você já foi a um show de mágica e hipnose, destes que o artista usa voluntários da plateia? Esse tipo de apresentação é tão divertido! Pense em como seria hilário se pudesse fazer seus próprios amigos cacarejarem como galinhas, ou dançarem a macarena. Aprender a fazer hipnose em sua forma mais simples já torna isso possível. Usando algumas técnicas básicas você hipnotizará seus amigos para que façam coisas engraçadas. Há também uma série de precauções e medidas de segurança importantes a serem tomadas. Além disso, é preciso lembrar que algumas pessoas são mais resistentes à hipnose; se o seu amigo não está fazendo o que você sugere, é possível que a mente dele não seja tão aberta a isso. Isso é bem comum na realidade e até profissionais têm que se virar com essas pessoas.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Faça uma boa pesquisa

Baixe em PDF
  1. Aprender a hipnotizar alguém é relativamente simples, mas cada passo deve ser dado com precisão. A primeira medida a ser tomada para garantir o sucesso da operação é pesquisar. Não se trata tecnicamente de uma ciência, mas a hipnose tem embasamento. Procure livros de profissionais da hipnose para entender melhor seu funcionamento. [1] [2]
    • O autor deve ser confiável. Encontre autores sérios, que estudem o assunto com um viés profissional. Há muitas pessoas tentando vender DVD's com técnicas amadoras por aí. Pesquise por doutores e mestres no assunto para obter as informações corretas. Esse critério garante que, no mínimo, a pessoa tenha se dedicado a estudar a respeito. Entre em sites que disponibilizem suas informações gratuitamente; este é um bom filtro para saber quem tem credibilidade e quem não tem.
    • Peça ajuda ao bibliotecário para encontrar os livros de referência do assunto. Eles têm processos simplificados de pesquisa e o ajudarão a encontrar um bom material.
    • Peça dicas. Conversar com alguém que saiba sobre hipnose é um ótimo jeito de juntar informações úteis. Caso haja algum hipnólogo em sua região, peça ajuda. Explique que tem interesse em aprender mais sobre o que ele faz. A maioria das pessoas tem prazer em falar do próprio trabalho. [3]
    • Você também pode consultar um especialista na área mental. Muitos psicólogos e psiquiatras usam hipnoterapia em suas rotinas. Entre em contato com um e agende uma reunião. Você aprenderá muito!
  2. Seu próximo passo é encontrar alguém que tope ser sua cobaia. Você precisará praticar suas habilidades em alguém, portanto comece perguntando entre seus amigos e familiares para saber quem quer ajudar. Esclareça que a ideia é se divertir e que você precisa treinar seu novo hobby. [4]
    • É uma boa ideia escolher alguém que conhece bem para praticar. Quanto mais confortáveis vocês se sentirem juntos, mais fácil será para ela relaxar e se entregar à hipnose.
    • Tente achar mais de um candidato. Algumas pessoas são mais inclinadas a serem hipnotizadas do que outras, por isso é importante tentar suas técnicas em pessoas com personalidades diferentes. Assim, você descobrirá quais métodos funcionam e quais precisam de aperfeiçoamento.
  3. Mesmo que a ideia seja só se divertir, é preciso ter juízo. Por exemplo, você só deverá praticar a hipnose em um lugar fechado e seguro. Não queremos que seu amigo se jogue na frente dos carros. Tudo que você planejar deverá ser de acordo com as capacidades físicas da pessoa, é claro.
    • Planeje com antecedência. Pense nas coisas que quer ver a pessoa hipnotizada fazendo. Tudo que você planejar deverá ser de acordo com as capacidades físicas da pessoa.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Hipnotizando o voluntário

Baixe em PDF
  1. Use as palavras com cuidado, pois elas são a ferramenta mais poderosa da hipnose. A chave está na repetição de afirmações que levem a pessoa a sentir e agir de acordo com o que se quer. Eventualmente, ela começará a responder às palavras repetidas. A hipnose é um processo – os resultados não são instantâneos, podendo levar mais de meia hora. [5]
    • Por exemplo, você pode tentar repetir “Uau, está ficando muito tarde” com variações como “Você não está ficando com sono? Está tão tarde”. Com isso, a ideia é fazer seu voluntário ficar sonolento.
    • Você também pode tentar repetir algo como “Está quentinho aqui dentro”. Depois, pergunte “Não está sentindo calor com essa jaqueta? Está tão quente hoje”. Eventualmente o cérebro do candidato começará a acreditar e repetir isso, e você poderá sugerir que a pessoa tire os sapatos, ou vá pegar alguns cubos de gelo.
  2. Junto com as palavras, o tom de voz é um aspecto importantíssimo. A voz deve ser confiante e o volume tem tudo a ver com o modo como seu voluntário responderá. Não fale muito alto, ou poderá assustá-lo; ao mesmo tempo, não fale muito baixo, ou soará inseguro e ele não entenderá o que você quer. [6]
    • Tente ser o mais aprazível possível quando “sugerir” algo. Quando repetir coisas como “Está ficando tarde”, seu tom de voz deverá ser consistente com a velocidade e com o volume empregados.
    • Tente gravar sua voz se achar que ela ainda não está no tom que você quer. Depois escute-se e anote suas reflexões. Por exemplo, se soar tímido, tente aumentar um pouco o volume e aja como quem tem absoluta certeza do que está falando.
  3. O bom e velho contato visual é extremamente importante para hipnotizar alguém. Seja hipnose conversacional ou geral, isso se aplica a qualquer caso. Concentre-se em um assunto por vez e mantenha o contato visual constante. [7]
    • Enquanto faz isso, observe as expressões faciais do voluntário. Ele parece estar respondendo seus comandos? Caso não, tente alterar o tom da voz ou a sugestão.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Divertindo-se com seu amigo

Baixe em PDF
  1. Assim que conseguir hipnotizá-lo, comece a se divertir. Você saberá quando a pessoa estiver mais suscetível à sua voz, seus olhares e sugestões porque ela obedecerá aos comandos mais simples. Existem tantas coisas divertidas que você pode tentar: seja criativo!
  2. Uma das coisas mais divertidas é fazer a pessoa dançar alguma coisa ridícula, tipo o passinho do robô. Diga que não tem ninguém olhando. Sugira que é um concurso, bata palmas no ritmo que quiser. Isso certamente será divertido.
    • Tente tocar uma música bastante popular que as pessoas gostem de dançar. Escolha uma que a pessoa conheça. A familiaridade a relaxará e deixará as coisas mais fáceis para você.
  3. Por exemplo, você poderia convencê-la a se comportar como um gato. Seus outros amigos vão adorar quando ele começar a ronronar e se lamber.
    • Continue com as sugestões enquanto a pessoa estiver neste transe. Algo como “Ah, então você é um gato. Mas você ronrona como um gato?” O poder da sugestão é fundamental na hipnose.
  4. Talvez ele seja naturalmente tímido. Isso deixará tudo muito mais engraçado quando ele começar a cantar. Use seu poder de persuasão e sugestão. Diga algo como “Você não ama esta música? Ela combina com a sua voz, aposto que você a cantaria muito bem!” Aproveite o espetáculo grátis.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Entenda os efeitos

Baixe em PDF
  1. A hipnose pode ser muito divertida, mas é importante lembrar que ela é usada para tratar doenças também. O melhor de tudo é que você pode aprender a aplicá-la em si mesmo. Quando tiver dominado o básico, comece a se testar. Você verá como o poder da sugestão pode fazer mudanças positivas em sua vida. [8]
    • Por exemplo, digamos que você tem medo de altura. Use auto-hipnose para se tornar mais confiante e sentir menos medo. Escolha um mantra para repetir. Na próxima vez em que subir uma escada, coloque-se em estado de relaxamento. Você pode se hipnotizar para subir.
  2. Muitas pessoas usam a hipnose como uma poderosa ferramenta para todo tipo de problema. Ela é especialmente útil para tratar insônia. Assim que aprender o básico, você poderá ajudar amigos e familiares com problemas para dormir. [9]
    • Faça uma gravação que ajude a pessoa a dormir. Com sua voz modulada e boas sugestões, convença a pessoa a dormir profundamente.
  3. Depois de descobrir como a hipnose é divertida, talvez você queira aprofundar seus conhecimentos e seguir carreira. Quem sabe até fazer dinheiro ajudando as pessoas! [10]
    • Converse com hipnoterapeutas e pergunte como foi o caminho que eles trilharam, o que estudaram, etc.
    Publicidade

Dicas

  • Use um tom de voz gentil.
  • Escolha alguém que confie em você.
Publicidade

Avisos

  • Não faça a pessoa tentar algo que não consegue (se a pessoa estiver com a perna machucada, não peça para ela fazer polichinelos, por exemplo).


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 292 879 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade