Baixe em PDF
Baixe em PDF
O Windows XP é um dos sistemas operacionais mais populares da Microsoft e, apesar de estar demonstrando a idade que tem, ainda é utilizado por grande parte da população. Não importa se você quer botar um computador velho para funcionar ou instalar o sistema em uma máquina nova, o processo é bem rápido.
Nota: a Microsoft não dá mais suporte para o Windows XP, o que significa que ele não receberá mais atualizações de segurança importantes. O recomendado pela fabricante é que você instale versões mais recentes do sistema, como o Windows 7
, o Windows 8 e o Windows 10.
Passos
-
Verifique se o seu computador é capaz de rodar o Windows XP. A máquina precisa alcançar certos requisitos de sistema para rodar o Windows. Para encontrar as especificações da máquina em questão, confira o manual do computador ou execute um Diagnóstico DirectX no computador.
- Para iniciar o diagnóstico, abra o menu Iniciar, clique em "Executar..." (se preferir, pressione WinKey + R) e digite "dxdiag" na janela que vai abrir. Clique em "Ok".
- Requisitos mínimos de sistema:
- Processador Intel ou AMD com 300 MHz.
- 128 megabytes (MB) de memória RAM.
- 1,5 gigabytes (GB) de espaço em disco.
- Adaptador de vídeo do tipo Super VGA (800x600) ou superior.
- Leitor de CD ou DVD.
- Teclado e mouse.
- Adaptador de rede para utilizar a internet.
- Placa de som para o uso de alto-falantes ou fones de ouvido.
-
Encontre a sua chave de produto. Ela está colada em um adesivo na embalagem do Windows XP ou no gabinete do computador. Trata-se de uma série de cinco grupos de caracteres (cada um com cinco caracteres), separados por pontos. Você precisa da chave de produto, com todos os 25 caracteres, para instalar o Windows com sucesso.
-
Configure o computador para inicializar a partir do leitor de disco. Antes de inserir o CD, é preciso fazer com que o computador não inicialize a partir do disco rígido. Fazê-lo permitirá que o computador carregue os arquivos de instalação do sistema antes que o computador ligue o sistema já instalado. Para alterar a configuração de inicialização, é preciso acessar a BIOS do computador.
- Para entrar na BIOS do computador, pressione "F9" ou "DEL" quando o computador for inicializado e exibir uma notificação de que você pode entrar no menu de configuração. Clique aqui para mais informações. [1] X Fonte de pesquisa
- No menu de inicialização na BIOS, coloque a unidade de leitura de CD/DVD como o primeiro dispositivo de inicialização.
- Se vai instalar o Windows a partir de um pendrive , configure a unidade de leitura USB como primeiro dispositivo de inicialização. Se a opção não estiver disponível, insira o pendrive e reinicie o computador. Acesse a BIOS e tente novamente.
Publicidade
-
Carregue o instalador. Depois de configurar a ordem de inicialização, insira o disco de instalação na unidade de leitura e clique em "Salvar e Sair" na BIOS. O computador vai reinicializar e exibir a seguinte mensagem:
Pressione qualquer tecla para inicializar a partir do disco
. Pressione qualquer tecla no teclado para iniciar a instalação.- O instalador vai carregar os arquivos necessários para a instalação, o que pode levar alguns minutos. Quando tudo estiver pronto, a tela de boas-vindas vai surgir.
-
Pressione "Enter" para iniciar a instalação. Após o carregamento, você será redirecionado para a tela de boas-vindas. Existem diversas opções disponíveis, mas para instalar o Windows XP, basta pressionar "Enter" na janela.
-
Leia os Termos de Licença. O documento diz o que você pode e não pode fazer com o Windows. Ao terminar a leitura, pressione "F8" para concordar com os termos.
-
Selecione a partição para a instalação. Você verá uma lista das partições disponíveis nos discos rígidos do computador. Se vai instalar o Windows em um novo disco, deve haver apenas uma única unidade, identificada como "Espaço não particionado". Se houver uma versão anterior do Windows ou do Linux no computador, você provavelmente terá mais de uma partição.
- A instalação do Windows XP vai apagar todos os dados da partição selecionada. Escolha uma partição vazia ou que não tenha nada importante.
- Para deletar as partições, pressione "D". Fazê-lo vai aumentar o espaço não particionado. Todos os dados da partição serão perdidos.
-
Crie uma nova partição. Selecione o espaço não particionado e pressione "C". Uma nova janela vai surgir na tela, na qual você pode definir o tamanho da partição a partir do espaço disponível. Insira o tamanho, em megabytes (MB), e pressione "Enter".
- Por padrão, a partição vai ser configurada com o máximo de espaço disponível. A menos que a sua ideia seja criar várias partições, deixe a configuração padrão.
- O Windows XP precisa de pelo menos 1,5 gigabytes (1536 MB) para a instalação, mas é preciso deixar mais espaço para os arquivos, programas e download. Um bom número base é 5 gigabytes (5120 MB), pois permite que você instale outros programas mais leves junto do sistema.
- Você pode criar várias partições em um único disco rígido. Fazê-lo permite que você separe os programas dos downloads, ou instale outro sistema operacional. O Windows XP pode ser instalado em uma única partição.
-
Selecione a nova partição. Após a criação da partição de instalação, você voltará para a tela de seleção. Selecione a nova partição — que deve estar identificada como "C: Partição 1" — e pressione "Enter".
-
Selecione a opção "Formatar partição utilizando o sistema de arquivos NTFS" e pressione "Enter". O NTFS é a melhor opção, pois suporta mais espaço de disco por partição do que o sistema FAT, além de possuir mais opções de segurança e de compressão. Existem poucas situações nas quais o sistema FAT seria mais vantajoso.
- Se a partição tiver mais de 32 GB, o sistema sequer dará a opção de escolher o tipo FAT.
- Evite a formatação rápida, pois ela não realiza uma checagem no disco em busca de erros e setores danificados, o que é importante. O escaneamento é o que mais consome tempo durante a formatação completa. Se houverem erros físicos no disco, é melhor encontrá-los agora.
-
Espere a formatação terminar. O sistema vai formatar a partição, o que pode demorar ou não; tudo depende do tamanho e da velocidade do disco. No geral, quanto maior a partição, maior o tempo de formatação.
-
Aguarde a cópia dos arquivos de instalação. Agora, o Windows vai copiar os arquivos do disco e pedir que você reinicie o computador ao terminar. Pressione "Enter" ou espere que o sistema reinicie sozinho após 15 segundos.
-
Deixe o computador inicializar normalmente. A mensagem perguntando se você deseja iniciar o sistema a partir do disco surgirá novamente. Ignore-a e deixe o computador inicializar a partir do disco rígido. O símbolo do Windows vai surgir na tela, carregando a instalação.
-
Aguarde a instalação. Quando o logo do Windows sumir, uma lista surgirá no lado esquerdo da tela, com os passos restantes. No lado direito, dicas de uso do Windows surgirão. O tempo restante para a instalação aparecerá abaixo dos passos restantes.
- É normal que a tela pisque ou mude de tamanho durante o processo.
-
Escolha o idioma e as configurações regionais. Durante a instalação, uma janela pedirá que você informe as configurações regionais. Selecione as opções adequadas para a sua região e clique em "Próximo".
- Digite seu nome completo, se desejar. Você será marcado como "dono" do Windows, o que ficará gravado em determinados arquivos, como os documentos criados no sistema.
-
Insira a chave de produto. Você não conseguirá concluir a instalação sem uma chave válida. Clique em "Próximo" para continuar.
- Algumas versões do Windows não vão pedir uma chave de produto até que a instalação esteja completa.
-
Configure o nome do computador. O nome escolhido vai representá-lo dentro da rede. O Windows configura um nome padrão, de acordo com o nome do dono do computador, mas é possível alterá-lo como quiser. Você também pode selecionar uma senha para a conta de administrador, o que é opcional, mas recomendado..
-
Selecione o fuso horário. Cheque para ver se o horário está correto e continue.
-
Escolha as configurações de rede. A maioria dos usuários instalando o Windows XP em um computador pessoal pode deixar a configuração típica de rede. Se vai instalar o sistema em um ambiente profissional ou acadêmico, converse com o administrador dos sistemas antes, mas a configuração típica também deve servir.
- Na janela seguinte, clique em "Não, o computador está em uma rede ou está em uma rede sem domínio". Em um ambiente profissional, pergunte ao administrador do sistema para saber qual a opção para a empresa.
- Você pode deixar o nome do grupo de trabalho na opção padrão.
-
Espere o fim da instalação. O processo levará poucos minutos. O computador vai reiniciar ao terminar a instalação e vai levá-lo para a área de trabalho do Windows XP. Por mais que a instalação esteja concluída, você ainda precisará fazer algumas coisas antes de usar o sistema.Publicidade
-
Configure as preferências de exibição. Após o carregamento do Windows, o sistema exibirá uma mensagem dizendo que vai configurar automaticamente as preferências de tela. Clique em "Ok" para iniciar a configuração. A tela vai piscar algumas vezes até se ajustar. Clique em "Ok".
-
Configure as conexões. Se o computador estiver conectado à internet, selecione um tipo de conexão. Clique em "Próximo" para continuar.
-
Ative a sua cópia do Windows. Depois de se conectar à Internet, selecione a opção "Ativar agora". O Windows vai acessar o servidor de ativação e autenticará a sua cópia do sistema. Se ainda não digitou a chave do produto, faça-o agora. [2] X Fonte de pesquisa
-
Crie os usuários. Após a ativação, uma janela perguntará se você deseja criar outros usuários no sistema. Insira os nomes de todos que utilizarão a máquina e clique em "Próximo".
-
Comece a usar o Windows. Ao acessar a "Área de Trabalho" do Windows XP, o processo terminou. Agora que o sistema está funcionando, você pode fazer mais algumas coisas para mantê-lo em bom estado:
- Instale os drivers necessários para o computador.
- Instale um antivírus caso vá utilizar a internet.
- Configure a BIOS para inicializar o sistema a partir do disco rígido novamente.
Publicidade
Dicas
- Não se esqueça de configurar a prioridade de instalação na BIOS. Nos sistemas mais antigos, a BIOS é configurada para ler primeiro a unidade de disquete, depois o disco rígido e só depois a unidade de CD. É preciso colocar a unidade de CD como prioridade.
- A instalação normalmente leva de 15 a 40 minutos, dependendo da velocidade do sistema. O bom é ficar perto do computador, pois o processo de instalação não é completamente automático.
- Caso encontre algum problema durante a instalação, o computador exibirá informações técnicas sobre o erro, o que pode ajudar a determinar a causa do problema. Acesse a página de ajuda da Microsoft para obter assistência com problemas comuns de instalação.
Publicidade
Avisos
- Não tente instalar o Windows em um sistema que não alcance os requisitos mínimos.
- Existem alguns erros comuns que surgem ao se tentar instalar o Windows XP Service Pack 2 (ou versões anteriores) em computadores modernos, como reinicializações sem fim ou telas azuis da morte. Isso normalmente ocorre pelo fato de alguns discos não terem os drives necessários para HDs do tipo SATA. Para solucionar isso, faça um slipstream de drivers em uma cópia do CD de instalação ou coloque os drivers em um disquete.
- Você pode instalar o Windows mais de uma vez em uma única partição, mas isso pode causar instabilidades no futuro. Baixe um programa como o Partition Magic para dividir o disco rígido em partições por segurança.
- Ative o Windows em no máximo 30 dias após a instalação, ou o sistema não vai permitir que você logue mais no computador.
Publicidade
Referências
Publicidade