Baixe em PDF
Baixe em PDF
A irrigação por gotejamento é uma maneira eficaz e conveniente de regar seu jardim. Ela leva a água diretamente para as raízes das plantas, reduzindo a evaporação e a perda do líquido para a circulação do ar. Conecte o sistema a um temporizador e seu jardim se regará automaticamente, precisando de pouquíssima manutenção.
Passos
-
1Verifique as leis de onde você mora. Antes de começar, entre em contato com seu fornecedor de água ou com a secretaria responsável pelo saneamento para tirar quaisquer dúvidas legais sobre a instalação de sistemas de irrigação por gotejamento. Alguns fornecedores podem fazer certas exigências e até fazer testes durante e depois da instalação. Tais precauções são necessárias para garantir que a instalação do sistema de irrigação não contamine a água.
- A instalação do sistema será apenas temporária? Indique por quanto tempo o sistema permanecerá instalado e você talvez tenha menos exigências a cumprir.
- Em algumas regiões, instalar o sistema sem permissão ou supervisão pode levar a multas, problemas com a justiça e até cadeia. Em geral, não há grandes leis no Brasil relativas à irrigação por gotejamento, que é considerada uma prática bem aceita.
-
Divida seu jardim por necessidade de água. Antes de comprar os materiais, você precisará saber do que precisa exatamente. Faça um esboço do seu jardim ou da área que pretende irrigar e separe o mapa em várias regiões com base no seguinte:
- A necessidade de rega de cada planta: marque como muita, média ou pouca.
- Os níveis de sol e sombra: caso a maioria das suas plantas tenha necessidades de rega semelhantes, use a exposição ao sol para dividir seu jardim. As plantas sob sol pleno precisarão de mais água do que aquelas em sombra parcial ou total.
- Tipos de solo: leve-o em conta se o seu jardim tiver uma grande variação. Veja abaixo para obter mais informações.
-
Desenhe a irrigação. Uma mangueira de gotejamento padrão pode atingir um comprimento máximo de 60 m, ou 120 m se a água entrar nela pelo centro. [1] X Fonte de pesquisa Se você precisar de mais de uma, poderá ligá-las a um cano lateral conectado à torneira. Para os jardins grandes, use um cano principal pressurizado em vez do lateral. Esboce-os no mapa.
- O ideal é que cada mangueira de gotejamento atenda a uma área com necessidades de rega semelhantes.
- Os tubos de distribuição são uma alternativa menor às mangueiras de gotejamento. Eles só chegam a 9 m de comprimento. Use-os apenas para plantas penduradas ou envasadas, de modo a prevenir entupimentos.
- Geralmente, o cano principal corre ao longo de um lado do jardim ou em todo o perímetro, no caso de grandes propriedades.
-
4Divida seu jardim em zonas de rega. Os emissores de gotejamento e o diâmetro do tubo determinarão a capacidade máxima do sistema de irrigação. Para que todo seu jardim seja regado corretamente, você pode dividir seu sistema em diferentes zonas de rega. Ao instalar uma válvula de controle em cada zona, você pode direcionar o fluxo de água para uma ou duas zonas ao mesmo tempo. É melhor instalar cada válvula perto do centro da zona de rega para que a água chegue com a mesma pressão em todas as partes.
- Se você quiser instalar um sistema permanente, pode ser útil gastar um pouco a mais em uma válvula elétrica que ajude a controlar a irrigação. É um tédio operar válvulas manuais e você ainda pode esquecer-se de desligá-las na hora certa.
- O equipamento que você vai comprar deve vir com as especificações recomendadas para extensão das mangueiras e capacidade. Você pode calcular isso por conta própria usando cálculos relativos ao fluxo hidráulico.
-
Decida o método de fornecimento de água para cada região. Há várias maneiras de levar a água da mangueira de gotejamento para a planta. Determine qual usar para cada área do seu jardim:
- Emissores : a opção mais comum, que pode ser inserida em qualquer ponto da mangueira. Leia abaixo para obter informações sobre os tipos de emissores.
- Mangueiras com emissores pré-instalados : essas mangueiras têm emissores espaçados uniformemente e são adequadas para lavouras, pomares e hortas.
- Mangueira perfurada : essa alternativa barata faz com que a água pingue por todo o comprimento das mangueiras, sem uma maneira de controlar a pressão da água ou a taxa de gotejamento. Esse sistema se entope facilmente e pode ter um comprimento máximo menor.
- Microaspersores : entre a irrigação por gotejamento e os aspersores, esses equipamentos de baixa pressão são menos eficientes, mas entopem com menor facilidade. Use-os se a água da sua região for carregada de minerais.
-
Limite o tipo de emissor. Caso escolha usar emissores, há muitos tipos disponíveis à sua escolha. Os básicos, de escoamento turbulento, são um bom padrão, mas considere as seguintes opções em circunstâncias especiais: [2] X Fonte de pesquisa [3] X Fonte de pesquisa
- Use emissores com compensação da pressão para mudanças de elevação com mais de 1,5 m, porém jamais em sistemas de baixa pressão. Leia sobre o produto na internet antes de comprá-lo, já que ele não é regulamentado.
- Os emissores com gotejamento ajustável têm um botão que aumenta ou diminui o ritmo do gotejamento, mas a compensação da pressão é pior. Eles são recomendados apenas para uma fila de plantas com necessidades variadas ou que precise de uma pequena quantidade de emissores de alto volume.
- Os emissores de escoamento turbulento são uma opção boa e barata para todos os outros propósitos. Tanto os de vórtex quanto os de diafragma e os de labirinto servirão bem. Essas variações são menos importantes do que as diferenças descritas acima.
-
Planeje a vazão e o espaçamento. Agora é a hora de descobrir de quantos emissores você precisará. Cada um tem certa capacidade de vazão, geralmente expressa em litros por hora (l/h). Seguem algumas orientações gerais com base no tipo de solo: [4] X Fonte de pesquisa [5] X Fonte de pesquisa
- Solo arenoso: ele se desmancha em grãos quando esfregado entre os dedos. Espace emissores de 3,8 a 7,6 litros por hora a cerca de 28 cm um do outro.
- Solo humoso: solo de qualidade, não muito denso nem muito solto. Espace emissores de 1,9 a 3,8 l/h a 43 cm de distância um do outro.
- Solo argiloso: a argila densa absorve a água devagar. Espace emissores de 1,9 l/h a cerca de 51 cm um do outro.
- Caso use microaspersores, separe-os com 5 a 7,5 cm a mais do que o descrito acima.
- Para as árvores ou outras plantas com mais necessidade de água, instale dois emissores bem próximos. Não misture emissores com taxas de vazão diferentes na mesma mangueira.
-
Compre equipamentos. Além das mangueiras e dos emissores, você precisará de um encaixe plástico para cada conexão e de uma válvula ou de uma tampa para cada mangueira. Leia as instruções na próxima seção para obter o equipamento adicional necessário para conectar o sistema a uma fonte de água.
- Compare todos os tamanhos e roscas antes de comprar. Você precisará de adaptadores para conectar mangueiras de tamanhos diferentes ou para ligar a mangueira a um cano.
- Use canos de PVC padrão para irrigação caso decida usar uma linha lateral. Cubra com várias camadas de fita de alumínio para proteger contra a luz do sol.
- Se estiver usando uma linha principal, escolha canos de cobre, aço galvanizado, PEX, PVC resistente ou polietileno forte. Enterre os canos de PVC ou embrulhe-os com fita para protegê-los do sol. [6] X Fonte de pesquisa Canos e válvulas de 3/4 de polegada são o bastante para a maioria das casas. [7] X Fonte de pesquisa
- A maior parte dos sistemas de irrigação caseiros usa tubulação de 1/2 polegada. [8] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Instale a linha principal, se necessário. Se ela estiver nos seus planos, instale-a como extensão da tubulação. Desligue o fornecimento de água e remova a torneira. Em seguida, rosqueie os canos com um conector. Conecte novas torneiras ao longo da linha principal, onde pretende colocar a mangueira do gotejamento, e passe fita de Teflon em todas as conexões para evitar vazamentos.
- O equipamento abaixo deve ser instalado após cada torneira na linha principal.
-
Coloque um conector em Y (opcional). Ele permite a você usar a torneira mesmo depois de instalar o sistema de irrigação. Todo o equipamento restante será preso a um braço do Y, enquanto o outro pode ser ligado a uma mangueira ou a outra torneira.
-
Instale um temporizador (opcional). Prenda esse aparelho ao conector em Y se quiser regar seu jardim automaticamente. Ele pode ser configurado para acionar a água em períodos específicos do dia.
- Você pode encontrar uma combinação de temporizador, desconector e filtro, economizando dinheiro e trabalho.
-
Instale um desconector. Em muitos lugares, esse passo é exigido por lei para evitar que a água contaminada volte e se misture à água potável. Leia o rótulo do dispositivo antes de comprá-lo. Muitos desconectores devem ser instalados a certa altura acima da mangueira para funcionarem. [9] X Fonte de pesquisa
- As válvulas antirrefluxo não vão funcionar se instaladas acima de outras, o que as torna instáveis para a maioria dos sistemas de irrigação por gotejamento.
-
Adicione um filtro. A irrigação por gotejamento é facilmente entupida por ferrugem, minerais e outras partículas na água. Use uma rede de tamanho 155 (100 mícrons) ou mais. [10] X Fonte de pesquisa
-
Conecte um regulador de pressão, se necessário. Também chamado de válvula redutora de pressão, ele diminui e regula a pressão da água nas tubulações de irrigação. Instale-a se o sistema tiver uma pressão acima de 28.000 Pa ou 40 psi. [11] X Fonte de pesquisa
- Use um regulador ajustável se for colocá-lo acima de quatro ou mais válvulas de controle.
-
Encaixe a linha lateral, se necessário. Caso mais de uma mangueira de irrigação saia dessa torneira, instale a linha lateral de PVC primeiro. Cada mangueira da área sairá desse cano.
- Não se esqueça de proteger a linha lateral da luz do sol usando fita de alumínio.
Publicidade
-
Prenda as mangueiras. Use um cortador de canos para cortá-las para o tamanho desejado. Empurre cada mangueira para um conector e prenda o conector ao regulador de pressão ou à linha lateral. Disponha as mangueiras na superfície do jardim.
- Não enterre as mangueiras ou elas podem acabar mastigadas por roedores. Cubra com cobertura vegetal se quiser escondê-las depois de terminar a instalação.
- Adicione válvulas de controle antes de cada mangueira se quiser ter a capacidade de ajustá-las ou desligá-las individualmente.
-
Prenda as mangueiras no lugar. Use estacas de jardim comuns.
-
Prenda os emissores. Caso esteja usando emissores ou microaspersores, prenda-os ao longo das mangueiras. Use um punção para perfurar a mangueira e insira o emissor bem apertado.
- Não use um prego ou outro objeto improvisado, pois eles podem fazer um buraco irregular e mal vedado. [12] X Fonte de pesquisa
-
Tampe cada mangueira. Prenda uma válvula de descarga ou uma tampa a cada uma para evitar vazamentos. Embora você possa apenas dobrar a mangueira para trás e fixá-la, essas ferramentas tornam mais fácil a inspeção e a limpeza da tubulação entupida.
-
Teste o sistema. Coloque o temporizador no modo manual e ligue o fornecimento de água. Ajuste a torneira ou as válvulas de controle até que os emissores liberem um fluxo lento e constante. Depois de terminar, configure o temporizador de acordo com as necessidades do seu jardim.
- Caso note algum vazamento, conserte-o com a fita de Teflon.
Publicidade
Dicas
- Instale uma válvula no ponto mais baixo do sistema para que as mangueiras possam ser drenadas no inverno.
- Caso não tenha certeza de quanta água seu sistema pode fornecer, teste-o contando quantos litros a torneira pode distribuir em um minuto. Multiplique por 60 para obter os litros por minuto. Esse é o máximo total que todos os seus emissores podem liberar juntos.
- Você pode comprar um kit para converter um sistema de aspersores subterrâneos em um de irrigação por gotejamento.
Publicidade
Avisos
- Por causa do arredondamento, peças de 16 mm e 18 mm podem ser vendidas sob o rótulo de 1/2 polegada. Elas não se encaixarão sem um adaptador.
- Se dois canos começarem a se encaixar, mas não se conectarem bem, eles podem usar padrões de rosca diferentes. Você deve conectá-los com um adaptador de mangueira para cano. [13] X Fonte de pesquisa Use um adaptador macho-macho ou fêmea-fêmea se as roscas não se alinharem de maneira nenhuma.
Publicidade
Materiais Necessários
- Canos de PVC, cobre ou aço galvanizado (leia as instruções para obter detalhes)
- Mangueiras para irrigação (leia as instruções para obter detalhes)
- Um cortador de canos ou uma tesoura
- Conectores diversos como Ts, cotovelos e Ys
- Emissores (leia as instruções para obter detalhes)
- Um temporizador de jardim à bateria
- Regulador de pressão
- Desconector
- Adaptadores de rosca de mangueira para rosca de cano (se necessários)
- Fita métrica ou trena
Referências
- ↑ http://www.irrigationtutorials.com/drip-irrigation-design-guidelines-basics-of-measurements-parts-and-more/
- ↑ http://www.dripirrigation.com/drip_irrigation_chapters/22/drip_irrigation_pages/71
- ↑ http://www.irrigationtutorials.com/drip-irrigation-emitters/
- ↑ http://www.hunterindustries.com/support/how-do-i-choose-right-emitter-flow-rate-correct-emitter-spacing-and-appropriate-row-spacing
- ↑ http://www.irrigationtutorials.com/drip-irrigation-emitters/
- ↑ http://www.irrigationtutorials.com/drip-system-basic-parts-valves-backflow-preventers-filters-tubing-emitters-and-more/
- ↑ http://www.harmonyfarm.com/drip-irrigation-design/
- ↑ http://www.harmonyfarm.com/drip-irrigation-design/
- ↑ http://www.irrigationtutorials.com/irrigation-backflow-preventers/
- ↑ http://www.mrdrip.com/Filters_c_608.html
- ↑ http://www.irrigationtutorials.com/drip-system-basic-parts-valves-backflow-preventers-filters-tubing-emitters-and-more/
- ↑ http://www.harmonyfarm.com/drip-irrigation-design/
- ↑ http://www.irrigationtutorials.com/drip-system-basic-parts-valves-backflow-preventers-filters-tubing-emitters-and-more/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 76 496 vezes.
Publicidade