Este artigo foi coescrito por Elaine Lou Cartas
. Elaine Lou Cartas é uma premiada Coach de Carreira e de Negócios. É CEO da Elaine Lou Coaching em Los Angeles, California. Com mais de dez anos de experiência profissional, Elaine orienta mulheres negras e aliados que conquistaram posições executivas e de liderança, ajudando-as a criar uma vida holística que integre liderança e bem-estar. Foi indicada como a Líder de Pensamento #1 pela LA Weekly e faz parte da lista de Top 5 Coaches de Negócios da Apple News em 2023. Seus conselhos foram destaque em publicações como Forbes, Business Insider, Money Magazine e LinkedIn News. Elaine é apresentadora do podcast Color Your Dreams (https://elainelou.com/coloryourdreams/). Elaine é formada em Psicologia e Sociologia pela University of California, Irvine. É Mestra em Liderança e Administração pela University of La Verne.
Há 14 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 14 678 vezes.
Sua manhã foi uma loucura e você teve várias reuniões? Talvez você só esteja se sentindo mal e não esteja conseguindo fazer nada no trabalho hoje. Se for o seu caso, usar uma desculpa para sair mais cedo pode ser a melhor estratégia. É claro que você não deve fazer isso o tempo todo, mas de vez em quando não dói. Continue lendo para ver as melhores desculpas para tirar um tempo para respirar.
O que você precisa saber
- Diga que está morrendo de dor de cabeça, está em estado febril ou com dor de estômago e precisa ir para casa mais cedo.
- Diga que seu alarme de segurança disparou ou que há outro problema doméstico do qual precisa cuidar, como um vazamento de gás, um cano que estourou e etc.
- Diga que tem uma emergência pessoal para resolver.
Passos
-
Seu chefe não vai querer arriscar que os demais peguem gripe também. Um bom chefe saberá que tosse, congestão nasal ou febre são bons motivos para mandar um funcionário para casa mais cedo. [1] X Fonte de pesquisa
- Especialmente depois da pandemia de Covid-19, muitos empregadores entenderam que manter funcionários doentes no ambiente de trabalho não é uma boa ideia.
Publicidade
-
Uma dor de cabeça dificulta muito a tarefa de prestar atenção no trabalho e fazer as coisas bem feitas. Uma enxaqueca então, acaba com qualquer um. Além do mais, a exposição à luz e aos barulhos piora o quadro. Seu chefe pode entender que você não consegue fazer o seu melhor e talvez permita que você saia mais cedo para se recuperar bem e voltar a trabalhar amanhã.
- As enxaquecas são desculpas muito boas, pois acontecem do nada e quem costuma tê-las sofre alguns episódios severos por mês. [2] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
-
Ter que ir ao banheiro o tempo inteiro distrai muito do trabalho. Se você não estiver bem, não conseguirá trabalhar direito e seus empregadores terão poucos motivos para forçar você a ficar. Dores de estômago ou cólicas menstruais são sintomas comuns que você pode mencionar que impedem um bom desempenho no trabalho.
- Você não precisa mencionar muitos sintomas, mas siga as políticas definidas para doenças quando for informar seu supervisor. Se estiver usando uma doença como desculpa para sair mais cedo do trabalho, não demore para relatar o problema e siga o protocolo definido pelo seu empregador. [3] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Ir ao médico é algo que exige algumas horas de folga. Geralmente, é difícil conseguir horário no médico, dentista ou oftalmologista fora do período comercial, e muitos empregadores entendem a questão. Já que você não pode controlar qual hora será atendido, diga ao seu supervisor que tem consulta dali a pouco e que precisa sair mais cedo. [4] X Fonte de pesquisa
- Se tiver que entregar atestado médico ou de hora no seu trabalho, não use essa desculpa.
- A menos que a consulta seja por conta de um problema médico repentino, essa desculpa funciona melhor quando é dada com antecedência. Se você não avisar seu chefe sobre a data da consulta antes da hora, ele pode achar ruim ou suspeito.
-
Seu chefe não ficará interrogando você se perceber que é algo sério. Às vezes, problemas surgem e não podem ser explicados facilmente ou não são nem apropriados de se mencionar no ambiente de trabalho, como o término de um relacionamento problemático ou um problema de saúde embaraçoso. Mesmo que seja melhor ter um motivo definido para precisar sair do trabalho mais cedo, muitos supervisores não vão ficar interrogando você sobre sua vida pessoal se disser que precisa resolver uma questão privada importante. [5] X Fonte de pesquisa
- Usar a desculpa várias vezes pode causar frustração no supervisor ou passar a impressão de que ele não pode contar com você, então não exagere.
Publicidade
-
Cuidar dos filhos é mais importante do que perder uma reunião. Se você tem filhos, seu chefe pode ser mais compreensivo sobre uma saída fora de hora caso precise levá-los para o hospital ou buscá-los depois de alguma situação inesperada. A desculpa é ainda melhor para mães e pais solteiros: os chefes que haverá momentos onde seus filhos virão primeiro e abrirão uma exceção para você sair mais cedo.
- Já que as crianças adoecem com frequência, seu empregador pode esperar que você crie algum plano para resolver os problemas quando eles surgirem sem ter que sair do trabalho a qualquer momento (caso você fique usando essa desculpa sempre). [6] X Fonte de pesquisa
-
Seu chefe entenderá que a família vem antes do trabalho. Diga que houve uma emergência com o seu cônjuge ou outro membro da família, como uma crise de saúde mental ou um acidente de carro. Já que ficar no trabalho só fará você ficar uma pilha de nervos, seu chefe entenderá e perguntará se você não quer sair antes da hora para ver se está tudo bem.
- Seu chefe terá mais inclinação a permitir a saída antecipada se você for um funcionário-modelo que não costuma faltar ou ficar saindo mais cedo.
Publicidade
-
Seu chefe pode deixar você sair se alguém importante estiver precisando de ajuda. Em vez de dizer que um familiar teve uma emergência, você pode dizer que foi seu melhor amigo que sofreu um acidente. Já que ele sabe que o trabalho será a última coisa na sua cabeça em um momento de crise, provavelmente entenderá a situação e deixará você sair mais cedo para consolar ou cuidar de um amigo caso haja uma emergência repentina.
-
O seu chefe geralmente permitirá que você vá embora em respeito ao luto. Alerte seu supervisor que um familiar faleceu, caso precise de um tempo de folga. Já que muitas pessoas precisam organizar velórios e encarar o luto, seu chefe deixará que você perca um ou dois dias de serviço para que consiga voltar focado ao trabalho. [7] X Fonte de pesquisa
- Tome cuidado para não usar demais essa desculpa. Seu empregador não vai acreditar que seus cinco avós morreram nos últimos três meses.
- Algumas empresas têm políticas com relação a falecimentos na família e são obrigadas a dar folga nesses casos.
Publicidade
-
Não tem como entregar seu trabalhos se o computador quebrou. Se você usa computador ou alguma outra máquina no trabalho, um problema no disco rígido, no Wi-Fi ou outra falha técnica fará com que você não consiga trabalhar. Avise seu chefe que está tendo problemas com sua máquina e não sabe quando haverá o conserto. Quem sabe ele deixe você sair mais cedo.
- Os empregadores vão esperar que você encontre uma solução o mais rápido possível, então não demore demais ou seu chefe achará que você está mentindo ou começará a não confiar em você.
- Mesmo que muitos escritórios tenham equipes de TI disponíveis para consertar problemas nos computadores, é uma ótima desculpa para quem trabalha remotamente.
-
Dizer que precisa levar o carro ao mecânico é uma boa para quem precisa dele para trabalhar. Se você usa o carro para trabalho ou para ir ao trabalho, diga que teve um problema inesperado e precisa ir ao mecânico. Um problema sério, como falha no motor dará ao seu supervisor um bom motivo para aceitar que você perderá parte do expediente. [8] X Fonte de pesquisa
- Alguns empregadores perguntarão se você pode chegar até o trabalho de outra forma depois que o levar à oficina mecânica.
Publicidade
-
Se estourar um cano na sua casa, você terá que sair correndo para resolver. Se quiser uma desculpa para dar de última hora e sair do trabalho, diga que teve um vazamento na sua casa. Já que um cano estourado pode causar milhares de reais em danos e precisa de conserto urgente, a maioria dos empregadores sabe que isso foge do seu controle. Eles entenderão que é preciso correr para resolver e deixarão você sair para cuidar da questão. [9] X Fonte de pesquisa
-
Seu chefe pode deixar você sair do trabalho se tiver alguma crise em casa. Um vazamento de gás coloca sua família e todos ao redor em perigo, então, nada mais justo que sair para resolver. Só diga que houve um vazamento detectado na sua casa e que precisa ir resolver o problema o quanto antes para garantir a segurança de todos. Ele entenderá que você precisa sair com urgência para lidar com a situação. [10] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Reagir ao alarme de segurança é algo que precisa ser feito imediatamente. Seu chefe vai entender que você precisa sair para lidar com uma possível invasão e vai entender que você não conseguirá se concentrar se estiver preocupado com o roubo. Se quiser uma desculpa rápida para ir para casa, diga que seu alarme de segurança disparou e você precisa verificar se sua família está bem.
- Seu alarme não precisa disparar para você sair do trabalho. Se seu chefe perguntar no dia seguinte, mencione que foi alarme falso, mas que ficou bem mais tranquilo em poder ir ver o que houve na mesma hora.
- Deixe clara a gravidade do problema e por qual motivo você, em especial, precisa resolvê-lo.
-
Seu empregador deixaria você ir embora se houver outras funções que precisa desempenhar. Se está no escopo do seu trabalho nutrir relacionamentos com outras instituições ou trabalhar com vários departamentos, seu supervisor provavelmente não se importará se você sair antes do que o normal. Só mencione que vai se encontrar com um cliente ou que há outra tarefa urgente que precisa ser feita. [11] X Fonte de pesquisa
- Reuniões com clientes e eventos de networking também são bons motivos para sair do escritório.
- Oportunidades de desenvolvimento profissional ou treinamentos são outras formas de sair de perto do seu chefe, mas a empresa pode pedir provas de comparecimento.
- Tome cuidado para não faltar em um evento que usou como desculpa caso alguém lá for notar sua ausência ou pode entrar em uma saia justa.
Publicidade
-
Os empregadores tem que acomodar suas manifestações religiosas, dentro do que é razoável. Contanto que você seja sincero com relação à sua fé, peça folga em um feriado. Mesmo que fosse trabalhar normalmente em datas que homenageiam Orixás ou feriados judeus, que nem sempre são descritos no calendário, mencione o quanto tais tradições são importantes para você e que gostaria de ter folga no restante do dia. [12] X Fonte Confiável US Equal Employment Opportunity Commission Ir à fonte
- Se você já está na empresa há alguns anos e, de repente, começar a pedir folga em feriados religiosos, seu chefe pode suspeitar que o objetivo é só ir para casa mais cedo.
-
Se tiver que comparecer a uma audiência judicial como réu, testemunha ou como a parte que moveu o processo, avise na empresa, com o máximo de antecedência possível. Nenhum empregador vai impedir que você cumpra seus deveres judiciais por conta das tarefas do dia a dia. Mas cuidado: o RH pode (e provavelmente vai) pedir para ver a documentação do processo.
- Tudo que envolva justiça, documentos e o governo pode ser solicitado pelo RH como comprovação. Tenha cuidado ao dar desculpas assim. [13] X Fonte de pesquisa
- Novamente, é preciso avisar com antecedência. Nenhuma audiência judicial acontece do dia para a noite, mesmo que você seja apenas testemunha. Sendo assim, essa não é uma boa desculpa para usar de última hora.
Publicidade
-
Se tiver algo muito importante para resolver no cartório, na prefeitura, junto à Receita Federal ou qualquer coisa do tipo, terá que fazer durante o horário comercial. Já que não seria uma completa emergência, novamente, é algo que você deve avisar antes, mas que serve como boa desculpa porque dificilmente um supervisor negaria seu pedido de comparecer ao horário que marcou para resolver um problema com seu CPF na Receita Federal ou algo importante relacionado ao seu imóvel na prefeitura. Só deixe de sobreaviso qual dia e horário precisará sair mais cedo. [14] X Fonte de pesquisa
- Mais uma vez, seu chefe ou o supervisor do RH pode pedir para ver o agendamento, documento ou qualquer coisa do tipo que comprove que você precisa comparecer em determinada junta ou instituição para resolver a tal questão importante.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://hrexecutive.com/have-a-sick-employee-send-them-home-right-now/
- ↑ https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/5005-migraine-headaches#:~:text=How%20often%20do%20migraines%20happen,month%20is%20the%20most%20common .
- ↑ https://www.glassdoor.co.uk/blog/how-to-call-in-sick/
- ↑ https://www.thebalancemoney.com/doctor-appointment-email-message-sample-2060593
- ↑ https://fairygodboss.com/career-topics/leaving-work-early
- ↑ https://www.inc.com/alison-green/are-you-missing-too-much-work-when-your-kids-are-sick.html
- ↑ https://www.business.com/articles/worst-excuses-missing-work/
- ↑ https://www.careeraddict.com/22-excuses-to-get-out-of-work-today
- ↑ https://www.careeraddict.com/22-excuses-to-get-out-of-work-today
- ↑ https://www.thehrdigest.com/best-excuses-to-get-out-of-work/
- ↑ https://www.resume.com/career-advice/career-development/excuses-to-leave-work-early/
- ↑ https://www.eeoc.gov/laws/guidance/what-you-should-know-workplace-religious-accommodation
- ↑ https://www.businessinsider.com/can-i-leave-work-early-to-vote-2016-11
- ↑ https://www.businessnewsdaily.com/15916-jury-duty-for-employees.html
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!