Baixe em PDF Baixe em PDF

O jogo da velha humano é uma brincadeira com um objetivo muito simples: fazer uma linha, uma diagonal ou uma fileira de três X ou O em um tabuleiro de tamanho real. O jogo é ótimo para todas as idades e pode ser a atividade perfeita para aquela colônia de férias, aula de educação física, festa de família e muito mais! Para tornar o jogo mais competitivo, experimente transformá-lo em uma corrida de revezamento, e adicione alguns elementos extras à brincadeira para deixar o desafio mais emocionante.

Método 1
Método 1 de 3:

Organizando um jogo da velha humano

Baixe em PDF
  1. Escolha um lugar aberto e plano para a brincadeira. Em seguida, distribua os bambolês em três linhas e três fileiras, igual a um tabuleiro de jogo da velha em papel. Não deixe ficar muito espaço entre os bambolês.
    • Caso esteja jogando em um lugar fechado com um piso duro, use fita crepe para fazer o tabuleiro. No cimento, você também pode desenhar as linhas a giz.
    • Para que ninguém se machuque durante o jogo, dê uma olhada no chão para ver se ele não tem nenhum buraco, resíduo perigoso (como vidro quebrado) ou algum outro risco do tipo, como raízes e pedras.
    • Experimente montar mais de um tabuleiro se tiver um número grande de jogadores. O ideal é que cada time tenha entre um e três participantes. [1]
  2. O jogo da velha humano pode ser jogado individualmente ou em times. No segundo caso, cada equipe deve ter, no máximo, três membros. Cada tabuleiro deve ter dois times competindo, um de cada lado.
    • Você até pode permitir times com mais de três jogadores, mas isso vai tornar o jogo lento e pode acabar deixando os participantes mais novinhos entediados. [2]
  3. Tire no cara ou coroa quem vai fazer a primeira jogada. Outra opção é pedir para cada time escolher um líder para tirar no pedra, papel e tesoura quem vai começar. O primeiro time a jogar ficará com o X, ao passo que o segundo ficará com o O. [3]
    • Para deixar a partida mais agitada, peça para os jogadores disputarem uma corrida de ida e volta e dê a primeira jogada para os vencedores.
  4. Dê quatro saquinhos de pano para cada time. Use sacos de cores diferentes para diferenciar os X dos O. Cada time deve colocar um saquinho no tabuleiro de cada vez até um deles vencer ou o jogo empatar. Caso os times tenham mais de um participante, peça para um membro de cada equipe jogar de cada vez. [4]
    • Tire os sacos do tabuleiro para recomeçar o jogo. Para que os participantes não fiquem cansados de jogar sempre nos mesmos times, experimente trocá-los entre si.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo uma corrida de revezamento

Baixe em PDF
  1. O ideal é jogar o jogo em um lugar plano e aberto. Espalhe bambolês no chão em três fileiras e três linhas, como se fosse um tabuleiro de jogo da velha comum, se estiver jogando do lado de fora. Já para brincar dentro de casa, faça as marcas do tabuleiro no chão com fita crepe, ou use giz se o piso for de cimento. [5]
  2. Cada equipe deve ter três jogadores, e cada jogador, dois saquinhos de pano coloridos. Use saquinhos de duas cores diferentes, mas lembre-se que elas devem ser iguais entre os membros de uma mesma equipe.
  3. Marque duas linhas de partida, uma de cada lado do tabuleiro, com algum objeto, como um cone. Cada objeto deve ficar a aproximadamente 4,5 m de distância do jogo da velha. Em seguida, peça para os times formarem filas atrás das marcações.
    • Ajuste a distância entre o tabuleiro e as linhas de partida, se precisar. Uma corrida mais longa pode ser ótima para jogadores mais velhos, mas, para as crianças, o ideal é que a distância seja mais curtinha. [6]
  4. Peça para um juiz gritar “Um, dois, três, já!”. Os jogadores também podem começar a correr no três. O que importa é que, após o sinal, os participantes corram para o tabuleiro para colocar um saquinho em uma casa livre. Quando o primeiro jogador voltar, ele deve dar um toca aqui no próximo da fila para que ele corra para o tabuleiro e assim por diante.
    • A corrida continua até um dos times preencher três casas seguidas do tabuleiro ou o jogo empatar. [7]
  5. Após duas partidas, mude um pouquinho os times para manter a brincadeira divertida. Peça para os jogadores marcarem quantas partidas venceram. Após várias rodadas, faça uma Rodada de Campeões só com os participantes com o maior número de vitórias e coroe os membros do time vencedor como os Grandes Campeões.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Adicionando elementos extras

Baixe em PDF
  1. Nessa versão do jogo, cada time deve ter quatro jogadores. Decida qual time vai representar o X no cara ou coroa ou jogando pedra, papel e tesoura. O time que ganhar fica com o X e começa a partida.
    • Os times passam a vez um para o outro, começando pelo X. A cada movimento, um jogador deve ocupar uma casa vazia do tabuleiro.
    • Enquanto estiver ocupando uma casa do tabuleiro, o jogador que representar o X deve fazer polichinelos . Já quem estiver representando o O deve fazer abdominais.
    • Os jogadores devem fazer os respectivos exercícios por todo o tempo que passarem no tabuleiro. O jogo termina quando um time conseguir ocupar três casas seguidas do tabuleiro ou quando houver um empate.
    • Você também pode usar outros exercícios para os X e os O, como flexões , burpees e abdominais infra alternados.
  2. Coloque as linhas de partida de lados opostos do tabuleiro, sempre a distâncias iguais. Em seguida:
    • Peça para cada jogador girar um bambolê dez vezes na cintura enquanto anda até o tabuleiro.
    • Coloque pneus entre a linha de partida e o tabuleiro e peça para os jogadores caminharem pulando no centro dos pneus.
    • Coloque um obstáculo para os participantes pularem no caminho do tabuleiro, como uma caixa alta e firme ou uma barreira.
    • Peça para os jogadores fazerem alguma coisa, como pular corda , pular amarelinha ou jogar uma bola em uma cestinha, antes de correrem para o tabuleiro.
  3. Marque uma posição para cada time de cada lado do tabuleiro. Lembre-se de que as distâncias devem ser iguais. Uma equipe por vez, peça para um jogador lançar um saquinho em uma casa vazia do tabuleiro de trás da marcação.
    • Sempre que um jogador errar ou acertar o saquinho em uma casa ocupada, passe a vez para o outro time.
    Publicidade

Dicas

  • Diga para os participantes jogarem em silêncio e faça disso uma regra. O jogo pode acabar ficando fácil demais se os jogadores tiverem a ajuda dos companheiros de equipe.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Saquinhos coloridos (oito; quatro de cada cor).
  • Giz (opcional).
  • Bambolês.
  • Marcadores de posição (duplicados; como cones, sapatos, caixas, etc.).
  • Fita crepe (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 632 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade