PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As mulheres hoje em dia são bombardeadas o tempo inteiro por mensagens dizendo como a aparência delas deve ser e como devem agir. Como resultado, mais e mais mulheres se sentem inseguras consigo mesmas. Além disso, a baixa autoestima pode causar um impacto negativo nos relacionamentos. Como namorado, você pode ajudar sua amada a ver o que você vê: que ela é maravilhosa! Levante a autoestima da sua namorada fazendo elogios, fazendo com que ela se sinta segura no relacionamento e ajudando-a a sentir-se bem com o próprio corpo.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo elogios

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo que elogios sobre a aparência sejam legais de ouvir, os melhores elogios são os que falam da essência da pessoa. Isso mostra a ela que ela é muito mais do que um rosto bonito para você. Fale de coisas que não têm a ver com a beleza, como a personalidade, a inteligência e a generosidade dela. [1]
    • Diga coisas como “Foi muito bacana o que fez para ajudar seu amigo naquela hora” ou “Eu amo a sua generosidade. Essa é uma das coisas que mais admiro em você.”
    • Faça elogios pensados especialmente para ela. "Você é engraçada" é um elogio genérico e fácil de rebater. "As suas sátiras de ficção científica são de chorar de rir" é muito mais específico e difícil de contra-argumentar.
  2. Se a sua namorada tem autoestima baixa, ela pode ter dificuldade de perceber os próprios pontos fortes. Se comprometa a lembrá-la dos talentos que ela tem e das coisas que conquistou sempre que parecer que ela esqueceu. Compartilhar esse tipo de elogio fará ela se sentir bem com ela mesma como pessoa.
    • Por exemplo, diga "Eu acho incrível você escolher passar noites e fins de semana fazendo trabalho voluntário na ONG" ou "Eu tenho dificuldade com álgebra. Ainda bem que estou namorando alguém que é ótima em matemática e me ajuda a estudar."
  3. Ela provavelmente espera que você faça vários elogios quando ela estiver toda arrumada, então guarde alguns elogios para quando ela estiver vestida normalmente também. Por exemplo, se você for visitá-la à noite e ela estiver de pijama, diga o quando ela está bonita assim. [2]
  4. Todo mundo tem vulnerabilidades na vida, mas as pessoas que têm autoestima baixa geralmente ficam mais vulneráveis e precisam de mais apoio. Como namorado, boa parte desse apoio virá de você na forma de empoderamento, empatia, compaixão e amor. Evite o ímpeto de julgar as coisas que ela pensa e como ela age e faça com que ela se sinta segura, já que ela vai buscar apoio em você.
    • Fique de olho nas vulnerabilidades dela, mas também tente guiá-la para que ela perceba que está no controle e é responsável pelos seus próprios pensamentos, ações e inseguranças. Mesmo com seu amor, apoio e estabilidade, só ela pode mudar os próprios pensamentos para melhor.
    • Tente aprender quanto amor e apoio você deve oferecer, como ajudar a combater as inseguranças dela e como ajudá-la a resolver os problemas que estão por trás disso.
  5. Os elogios podem fazer ela se sentir melhor consigo mesma e deixar você se sentindo mais positivo também. Lembre-se apenas de ser sincero e sensato ao elogiar. Exageros ou mentiras sobre alguma coisa que você não gosta de verdade podem piorar o problema.
    • O ponto-chave para fazer um elogio verdadeiro é procurar algo de bom na pessoa e falar disso abertamente, sem querer nada em troca. Por exemplo, diga “O seu sorriso é lindo” ou “Essa roupa ficou ótima em você”. [3]
    • Não focar muito na aparência também pode ajudar. Diga que ela foi ótima acalmando aquela criança que estava chorando ou que teve um desempenho excelente na aula de hoje.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Reafirmando o seu amor

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça isso dando lembrancinhas para ela quando estiverem passeando. Você também pode dar flores, ligar ou mandar uma mensagem do nada no meio do dia, fazer comida para ela, tirar uma foto e dizer "Isso me lembrou de você" ou planejar um encontro especial. [4]
    • Leve em conta as coisas que ela gosta e os hobbies dela. Algumas mulheres acham uma delícia fazer uma caminhada na praia, já outras preferem trilhas na mata e outras querem assistir a um filme com pipoca e um cobertor. Descubra o que ela mais gosta e faça isso!
  2. Isso pode parecer muito simples, mas mostrar que se sente à vontade perto dela demonstra confiança e respeito. Além disso, isso estimula sua namorada a fazer o mesmo. [5]
    • Não finja ser perfeito. Se você ronca quando ri ou tem alguma mania estranha à mesa, deixe ela ver. Isso a deixará mais tranquila e com menos vontade de se mostrar perfeita também.
  3. Participar dessas coisas mostra a ela que você se importa com ela e com as coisas que ela gosta. Você não precisa perder a sua personalidade tentando mostrar interesse nos passatempos dela. Participar de um hobby, por exemplo, já é o suficiente para mostrar que você se importa. [6]
    • Por exemplo, se ela gosta de robótica, pergunte se você pode entrar em uma aula para ver como é o laboratório.
    • Tente fazer parte do círculo de amizades dela. Pergunte daquele amigo que estava doente ou a amiga que está tendo que lidar com o divórcio dos pais.
  4. Algumas pessoas assumem a responsabilidade de “resolver” os problemas do outro no relacionamento. Porém, a verdade é que nem sempre a sua namorada vai querer que você resolva as coisas, e sim que você a apoie. Aprender a fazer isso vai fortalecer o relacionamento e ajudá-la a se sentir mais amada.
    • Dependendo da situação, ela pode precisar de um conselho, ajuda para resolver alguma coisa ou só um ombro para desabafar. Pergunte como pode ajudar dizendo “Tem algo que eu possa fazer?” Depois que fizer a pergunta, ouça de verdade o que ela tem a dizer. [7]
    • Se ela não quiser ajuda e sim que alguém a escute, responda com empatia falando coisas como “Sinto muito que você esteja passando por isso", "Você está preocupada com seu irmão, não é?" ou "Poxa, que situação chata!"
  5. A pior coisa que você pode fazer em um relacionamento é dar à sua namorada a impressão de que ela precisa competir com outras mulheres pela sua atenção. Ela deve sempre se sentir como a mulher mais importante para você no sentido romântico. Ou seja, não ficar olhando para outras mulheres ou flertar com elas mostrará respeito ao seu relacionamento.
    • Fazer esse tipo de coisa só deixa uma mulher com autoestima baixa ainda mais insegura. Quando estiver em um ambiente com outras mulheres, sempre inclua sua namorada na conversa e deixe bem claro com quem você está. Nunca faça ela achar que precisa competir com alguém.
  6. Mesmo com todo o amor e demonstrações de lealdade, sua namorada ainda pode ter problemas com a autoestima dela. Esse não é o tipo de problema que pode ser resolvido da noite para o dia. Você perceberá que, no longo prazo, ela é a única pessoa responsável por melhorar a própria autoestima. Tudo o que você pode fazer é oferecer seu amor durante esse processo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Ajudando na imagem corporal

PDF download Baixe em PDF
  1. Ter empatia significa ouvir alguém, identificar o que a pessoa sente e, ao mesmo tempo, perceber que os sentimentos dela são diferentes e separados dos seus. Conversar com ela mostrando empatia fará sua namorada se sentir menos sozinha e dará a ela a sensação de que ela pode contar com o seu apoio quando estiver mal. Tente praticar as habilidades a seguir:
    • Mostre respeito e aceitação independentemente do que ela estiver sentindo e das coisas que ela passou. As coisas que ela pensa e sente são reais e verdadeiras para ela.
    • Não julgue, mostre apoio e coloque-a no caminho para o autoempoderamento.
    • Encoraje ela de um jeito gentil, mas tente guiá-la a melhorar a própria autoestima.
    • Fale menos e ouça mais.
    • Quando for guiá-la para melhorar a autoestima, sempre deixe claro que a decisão de mudar é só dela.
    • Sempre ofereça apoio e estabilidade para que ela possa contar com você quando precisar.
  2. Julgar outras mulheres passa a mensagem de que pensar e falar coisas ruins é normal, seja para os outros ou para ela mesma. Preste atenção em como você descreve outras mulheres e nunca a compare com elas.
    • Se você falar coisas maldosas de outras mulheres, como “Não aguento aquelas meninas que enchem a cara de maquiagem e depois vêm falar de beleza natural”, o único efeito que vai conseguir é aumentar as inseguranças da sua namorada.
  3. Se costuma ficar reclamando do seu próprio corpo, você não vai ajudar sua namorada a desenvolver uma imagem corporal positiva. Evite comentários negativos sobre o corpo dos outros e o seu também.
    • Por exemplo, não diga coisas como “Eu estou magrelo demais. Preciso entrar para uma academia”. Dizer essas coisas só põe os holofotes nas coisas que você não gosta sobre o seu corpo. Além disso, comentários negativos sobre aparência só atraem mais comentários negativos.
  4. A autocrítica e a insegurança têm tudo para florescerem na mente quando a pessoa não cuida muito de si mesma. Se a sua namorada estiver se sentindo mal consigo mesma, estimule-a a se amar e ser menos rígida consigo. Encoraje-a a criar um hábito de autocuidado que faça com que ela se sinta melhor com o corpo que tem. [8]
    • Sugira massagens em um spa, aulas de yoga ou fazer um diário. Vocês também podem se juntar para fazer um jantar saudável e gostoso para vocês dois.
  5. Talvez sua namorada nem perceba o quanto ela é crítica com ela mesma. Chame a atenção dela para esse tipo de coisa e a desafie para ajudá-la a perceber que ela não está sendo justa. Isso também a ensinará a reformular os padrões de pensamentos negativos que está tendo. Se torne uma oposição gentil que a defende do auto-ódio. [9]
    • Contradiga ela quando ela fizer um comentário negativo sobre si mesma. Por exemplo, se ela disser "Ninguém quer me ver de biquíni na praia" responda "Eu quero!"
    • Ela acha que certa característica é um defeito? Desafie essa perspectiva. Diga que ama as sardas dela, o espacinho que ela tem entre os dentes, o fato de ela ter opiniões fortes ou como ela ronca quando ri. Explique que essas coisas fazem parte de quem ela é, e que você acha charmoso.
    • Perceba as perguntas capciosas. Por exemplo, se ela perguntar "Você acha que eu estou gorda?" vá para a raiz do problema. Diga que ela é linda e pergunte porque ela está fazendo essa pergunta. [10]
  6. As mulheres são expostas a muitas imagens que as fazem questionar suas aparências e seus corpos. Evite essas imagens mentirosas nas revistas e na televisão. Use sua voz crítica dizendo que essas coisas não são de verdade. Compartilhe conteúdos que enalteçam todos os tipos de corpos, independentemente do tamanho ou forma. [11]
    • Você pode compartilhar com sua namorada conjuntos de pins no Pinterest, uma página no Instagram ou um blog que enalteça ideias positivas sobre o corpo feminino.
  7. Ajude a sua namorada e se tratar bem cuidando bem de você também. Praticar hábitos saudáveis ajudará você a se sentir bem e ter energia para ser um bom namorado. Tente manter uma rotina balanceada, durma bem, faça exercícios, prefira alimentos nutritivos e tire tempo para seus hobbies e outras coisas que gostar.
    • Quando você passa um tempo fazendo atividades positivas, inspirará sua namorada a fazer o mesmo.
  8. A autoestima baixa e uma imagem corporal negativa podem se tornar uma grande barreira no caminho para uma vida feliz. Isso pode até deixar o relacionamento mais monótono e triste. Se, mesmo com os seus esforços, ela ainda tiver problema para enfrentar suas inseguranças, o melhor é buscar ajuda profissional. [12]
    • O psicólogo poderá encontrar a origem do problema que causa a baixa autoestima da sua namorada e trabalhará junto com ela para buscar uma perspectiva mais saudável.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 60 203 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade