PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Sofrer uma traição é algo que nos derruba e causa muita mágoa e raiva. Descobrir como deseja seguir em frente é necessário para assumir o controle da sua vida, mas como chegar a essa descoberta? Cada relacionamento é único, mas existem algumas táticas saudáveis que você pode colocar em prática para processar o ocorrido e entender qual é o melhor futuro para o relacionamento. Só assim vai ser possível se recuperar e voltar a se sentir como si mesma novamente.

1

Tire um tempinho para pensar.

PDF download Baixe em PDF
  1. Se está tomada pela raiva e pela mágoa, faça o possível para superar esses sentimentos da forma que julgar necessário: chore, abrace um travesseiro ou escreva tudo o que gostaria de dizer gritando para o outro. Deixe as emoções passarem primeiro para entrar em um estado de espírito melhor e conseguir decidir se quer manter o relacionamento ou não. Assim, você também conseguirá pensar melhor no que dizer. [1]
    Publicidade
2

Reúna as evidências necessárias.

PDF download Baixe em PDF
  1. Quer expor um caso extraconjugal para poder discuti-lo e chegar a um resultado? Nesse caso, procure por provas incontestáveis para apresentar ao seu parceiro sem que ele possa inventar desculpas ou dar um jeito de se esquivar da situação.
    • Boas provas podem incluir faturas de cartão de crédito suspeitas (como a hospedagem em um motel que não foi explicada), peças de roupas de outras pessoas pela casa e testemunhos de amigos próximos e de confiança. [2]
    • Comportamentos suspeitos também podem ser boas evidências, incluindo sumiços inexplicados, redução da intimidade e uso escondido do celular.
    • Nem sempre é possível obter provas incontestáveis e perfeitas. Se for o seu caso, o máximo que você pode fazer é pedir por uma explicação. Talvez suas suspeitas estejam erradas, talvez elas sejam válidas... caso o outro esteja realmente comprometido com o relacionamento, ele precisa respeitar seus motivos para suspeitar e responder de forma educada e válida.
3

Mantenha a calma durante a conversa.

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa situação é horrível, mas deixar que o nervosismo assuma o controle permite que seu parceiro tenha uma desculpa para evitar o confronto e adiar a resolução da situação. Fale sobre a traição, sobre a mágoa que sente e o medo que tem da forma mais calma possível. Compartilhe seus sentimentos para processar melhor a situação sem deixar que a raiva tome conta da situação.
    • Por exemplo, diga: "Fiquei muito magoada por ter encontrado a nota fiscal de um motel e gostaria de uma explicação sua."
    • É normal estar irritada e levemente em pânico, principalmente se você acabou de descobrir o ocorrido.
    • É pouco provável que vocês cheguem a um resultado no fim da conversa. A ideia é simplesmente dizer como se sente e ouvir o que o outro tem a dizer.
    Publicidade
4

Esteja pronta para lidar com desculpas batidas.

PDF download Baixe em PDF
  1. Não ache engraçado, pois as desculpas inventadas e exageradas não vão ajudar na recuperação do relacionamento. Como essas desculpas são batidas, é uma boa ideia chegar na conversa com algumas respostas na ponta da língua: [3]
    • "Não quis magoar você." → "Não me importo se foi intencional ou não. Você sabia que eu ficaria chateada se fosse traída e fez isso mesmo assim."
    • "Estou infeliz no nosso relacionamento." → "Eu também nem sempre estive satisfeita, mas não usei isso como desculpa para trair você. Assuma responsabilidade por suas atitudes."
    • "Mas eu amo você." → "Eu mereço um amor baseado em empatia e respeito, e não foi esse tipo de amor que você demonstrou."
    • "Não consigo ficar só com uma pessoa." → "Você deveria ter dito isso antes de entrarmos em um relacionamento." (Caso vocês estejam em um relacionamento poliamoroso, você poderia dizer: "Ainda assim temos limites no relacionamento e você os quebrou...")
5

Defenda-se contra comportamentos manipuladores.

PDF download Baixe em PDF
  1. Se não foi infiel, ele não deve ter problemas para se concentrar e explicar direito o ocorrido, certo? Seu parceiro continua negando suas acusações, questionando suas evidências e minimizando suas preocupações? É possível que você seja vítima de gaslighting, uma forma de manipulação que tenta gerar dúvida interna. [4] Caso seu parceiro tente invalidar seu ponto de vista, defenda-se e imponha-se. [5]
    • Por exemplo, se ele disser que a acusação de infidelidade é ridícula, responda com "Eu discordo" ou "Eu não vejo a situação dessa forma". Não caia no erro de tentar defender seu caráter nessas situações, já que a acusação não é contra você.
    • O gaslighting constante pode mexer muito com a cabeça de uma pessoa. Se estiver duvidando de si própria, apresente as evidências encontradas para uma pessoa de confiança e conte quais foram as explicações do seu parceiro. Pergunte como essa pessoa interpreta a situação.
    Publicidade
6

Não dê um ultimato se não pretende cumpri-lo.

PDF download Baixe em PDF
  1. É muito fácil prometer coisas sérias no calor do momento, mas é difícil seguir em frente com o que foi prometido. Você certamente está passando por maus bocados, e não há problema se não souber exatamente o que fazer. Por conta disso, não faça ultimatos que não sabe se vai conseguir cumprir. [6]
    • Por exemplo, se disser que vai sair de casa se a pessoa a trair novamente, não fique parada quando ela o fizer.
7

Seja sincera consigo mesma quanto ao futuro da relação.

PDF download Baixe em PDF
  1. Se quiser continuar no relacionamento, você precisará chegar de volta no ponto de perdão e confiança. Responda às seguintes perguntas e avalie se realmente está disposta a reatar a relação. Entenda, entretanto, que você não precisa ter essas respostas agora. [7]
    • Você é capaz de perdoar seu parceiro?
    • Você se julga capaz de confiar em seu parceiro novamente?
    • Você parou de se culpar pela infidelidade do outro?
    • A pergunta mais importante: seu parceiro está fazendo algo de concreto para melhorar a situação, como terapia ou alguma coisa similar?
    Publicidade
8

Tire um tempo para processar o ocorrido.

PDF download Baixe em PDF
  1. A infidelidade é uma violação da confiança no relacionamento e normalmente não é superada da noite para o dia. Aceite isso, não importa se quer reatar a relação ou simplesmente quer aceitar que tudo acabou., pois os tempos de sofrimento podem ser um pouco longos. Seja gentil consigo mesma e prepare-se para a volta do sofrimento de tempos em tempos, mesmo depois de achar que se recuperou. [8]
    • Caso tenham filhos ou algum outro fator que complique a separação, tome cuidado para não tomar decisões precipitadas. Se possível, tire alguns meses para escolher como seguir em frente. [9]
    • Não se culpe. É muito perigoso colocar na sua cabeça que não foi boa o suficiente ou que fez algo que causou a infidelidade. Livre-se desses pensamentos, já que a escolha de trair você veio de seu parceiro e não tem a ver com você.
9

Crie um sistema de apoio para si própria.

PDF download Baixe em PDF
  1. Passe mais tempo com entes queridos capazes de confortá-la e ouvi-la nesse momento difícil. Compartilhe o que está sentindo e peça ajuda nos dias mais complicados. Não importa se pretende continuar com o relacionamento, como ele não é uma fonte de conforto no momento, recorra a outras pessoas.
    • É bem fácil cair na desesperança e parar de cuidar da alimentação e da saúde. Amigos próximos podem ajudá-la nisso, encorajando-a a praticar atividades relaxantes em vez de ficar no sofá o dia inteiro. [10]
    • Procure um terapeuta ou um grupo de apoio caso julgue necessário. [11]
    Publicidade
10

Tome cuidado para não cair em gestos românticos ou no sexo.

PDF download Baixe em PDF
  1. Pétalas de rosa e sexo constante só são gestos positivos depois de se consertar o relacionamento. Seu parceiro magoou você e violou sua confiança; usar o sexo nesse momento vai ser o mesmo que varrer a poeira para debaixo do tapete. [12]
11

Peça por sinceridade total caso opte por continuar com o relacionamento.

PDF download Baixe em PDF
  1. Seu parceiro não precisa apenas ser sincero, mas deve se voluntariar ativamente a contar tudo o que acontece, até que você recupere a confiança nele. Essa situação é complicada e bem desagradável, mas é preciso demonstrar compromisso constante para consertar a relação. Ajude seu parceiro a entender o que isso significa e quais comportamentos podem prejudicar o relacionamento: [13]
    • Entenda que isso tem a ver com atitudes, não com pensamentos. Seu parceiro não precisa dizer que pensou em ligar "para aquela pessoa", desde que ele não tenha o feito de fato.
    • Seu parceiro deve abrir comportamentos problemáticos sem que você precise questioná-lo. Seu papel não é interrogá-lo constantemente! Por exemplo, ele não deve ficar dizendo "Preciso te contar uma coisa" esperando que você faça perguntas.
    • Seu parceiro não é capaz de controlar suas reações, nem entrar na defensiva ou implorar por perdão só por ter sido sincero. Caso você esteja sofrendo, ele precisa aceitar sem tentar minimizar sua dor.
    • Quando se sentir ansiosa ou com suspeita de algo, fale com seu parceiro. Crie a oportunidade para ele validar e apoiar você.
    Publicidade
12

Buscando ajuda na terapia de casais.

PDF download Baixe em PDF
  1. A infidelidade pode causar sintomas sérios e parecidos com os de síndrome de estresse pós-traumático em algumas pessoas. Para se recuperar e manter o relacionamento, a ajuda de um terapeuta pode ser essencial. Às vezes, os casais enxergam a traição como um chamado de atenção para encarar outros problemas e chegar a uma situação saudável. O caminho para isso, entretanto, é melhor atravessado com acompanhamento de um profissional treinado. [14]
    • É normal que os detalhes da traição apareçam em partes, com seu parceiro confessando a duração, como aconteceu, etc. Um bom terapeuta de casais ajudará vocês dois a passar por esse processo complicado e doloroso, gerando conversas mais produtivas e impedindo que a situação se transforme em uma guerra.
13

Encerre o relacionamento, se julgar necessário.

PDF download Baixe em PDF
  1. Lembre-se de que você merece mais do que isso. Às vezes, a melhor coisa a se fazer é seguir em frente. Estes são alguns motivos válidos para se encerrar o relacionamento e seguir com sua vida:
    • Seu parceiro não assumiu responsabilidade pela traição. [15]
    • Ele não demonstrou remorso pelo que fez, mesmo que tenha pedido desculpas. [16]
    • Seu parceiro não entendeu sua necessidade de se recuperar pela situação. [17]
    • Ele colocou toda a culpa de consertar o relacionamento em você, sem tentar reconstruir a confiança e resolver os problemas que causou. [18]
    • Ele continua traindo sua confiança e escondendo coisas de você. [19]
    • Você não sente que ainda é justo e certo continuar no relacionamento, já que está magoada. Entenda que esse é um motivo mais do que válido para terminar o relacionamento.
    Publicidade
14

Seguindo em frente.

PDF download Baixe em PDF
  1. Um término é capaz de mudar completamente sua dia a dia, principalmente se vocês moravam juntas. A criação de uma rotina nova pode trazer certo conforto e uma sensação de segurança. Além de horários básicos, como para dormir e se alimentar, é importante encontrar um tempo para você . [20] Aproveite a oportunidade para explorar novos interesses e correr atrás daquele sonho que tanto adiou por conta da vida em casal. Procure por novos hobbies e conheça pessoas que não pertençam aos seus círculos sociais antigos.
15

Faça um exame de infecções sexualmente transmissíveis.

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso tenha feito sexo desprotegido com seu parceiro, procure um médico para fazer um exame e não pratique mais sexo assim enquanto ele não apresentar um exame negativo e tiver reconquistado sua confiança. [21]
    Publicidade
16

Correndo atrás dos seus direitos.

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo que tenha decidido manter o relacionamento ou não saiba bem o que fazer, é importante se preparar para o pior e conhecer seus direitos, já que é impossível prever o futuro. [22]
    • Mesmo que comprovada a infidelidade, isso não deve afetar a divisão dos bens, que seguirá o acordo feito antes do casamento. [23] Você pode ou não citar a infidelidade como justificativa para a solicitação do divórcio, entretanto. [24]
    • Se vocês têm filhos, entenda que o adultério não vai afetar o julgamento da guarda dos pequenos. O juiz levará sempre em consideração o melhor para as crianças, não os desejos dos pais. [25]
    • Para informações sobre o divórcio, que dependem de sua situação específica, procure um advogado especializado em direito de família.

Dicas

  • Quer manter o relacionamento? Não caia na besteira de devolver na mesma moeda. Mesmo que seu parceiro mereça uma traição, isso só vai aumentar o buraco no qual estão se metendo. Se o relacionamento merece ser salvo, é preciso aprender a abrir mão do rancor, sem ficar jogando a desculpa de que foi traída sempre que entrarem em uma discussão. [26]
Publicidade

Avisos

  • Caso seu parceiro apresente qualquer tipo de sinal de abuso, não o confronte sozinha ou sem a opção de ir para um local seguro. Seu foco deve ser em se retirar do relacionamento, pois ele é perigoso. Sinais de abuso incluem comportamento controlador, ciúmes intenso, intimidação, ameaças de violência e violência propriamente dita. [27]
  • Não faça nada que possa causar problemas para você. Por exemplo, destruir pertences dele pode fazer com que você seja presa ou processada caso ele envolva as autoridades.
Publicidade
  1. https://www.today.com/health/caught-him-cheating-heres-how-move-after-bad-breakup-1D80244657
  2. https://au.reachout.com/articles/how-to-cope-with-being-cheated-on
  3. https://www.psychologytoday.com/us/blog/love-and-sex-in-the-digital-age/201407/dealing-your-partners-infidelity-6-dos-and-donts
  4. https://www.psychologytoday.com/us/blog/love-and-sex-in-the-digital-age/201703/after-cheating-restoring-relationship-trust
  5. https://ct.counseling.org/2020/04/recovering-from-the-trauma-of-infidelity/
  6. https://www.talkspace.com/blog/cheating-how-to-forgive/
  7. https://www.talkspace.com/blog/cheating-how-to-forgive/
  8. https://www.talkspace.com/blog/cheating-how-to-forgive/
  9. https://www.psychologytoday.com/us/blog/love-and-sex-in-the-digital-age/201703/after-cheating-restoring-relationship-trust
  10. https://www.psychologytoday.com/us/blog/love-and-sex-in-the-digital-age/201703/after-cheating-restoring-relationship-trust
  11. https://www.helpguide.org/articles/grief/dealing-with-a-breakup-or-divorce.htm
  12. https://www.psychologytoday.com/us/blog/love-and-sex-in-the-digital-age/201407/dealing-your-partners-infidelity-6-dos-and-donts
  13. https://www.psychologytoday.com/us/blog/love-and-sex-in-the-digital-age/201407/dealing-your-partners-infidelity-6-dos-and-donts
  14. https://economia.uol.com.br/financas-pessoais/controle-suas-financas/adulterio.htm
  15. https://www.divorcenet.com/resources/divorce/divorce-basics/no-fault-versus-fault-divorce.htm
  16. https://www.findlaw.com/family/child-custody/child-custody-basics.html
  17. https://www.cosmopolitan.com/sex-love/a6812459/what-not-to-do-when-after-cheating/
  18. http://www.areyouok.org.nz/family-violence/the-danger-signs/

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 227 988 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade