PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Uma luta é um confronto em que duas ou mais pessoas competem por dominância e respeito. Ainda que fugir de uma briga seja sua melhor opção, você precisará saber como se defender e como atacar seu oponente no momento certo se for preciso lutar. Independentemente de você estar lutando na rua ou em um ambiente controlado, saber como assumir a postura correta e almejar pelas áreas mais fracas do oponente pode salvar sua vida. Se quiser saber como lutar, siga estes passos.

Método 1
Método 1 de 3:

Lutando Ofensivamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Se quiser lutar, você precisará assumir uma posição de combate. Para fazer isso, separe as pernas de maneira que elas fiquem no nível dos ombros e dobre ligeiramente os joelhos para não ficar completamente ereto. Você precisará permanecer equilibrado para não ser atirado ao solo. Permaneça solto. Pule um pouquinho para ajustar sua posição ao dar pequenos passos, e mantenha as mãos elevadas para proteger o rosto.
    • Junte bem os dentes para diminuir a probabilidade de o oponente quebrar sua mandíbula caso ela seja atingida.
  2. A primeira coisa que você precisa fazer é fechar o punho da maneira certa. Para fazê-lo eficientemente, dobre os dedos para baixo e mantenha o polegar do lado de fora da mão. Não coloque o polegar entre os dedos, a não ser que queira quebrá-lo. Dê um soco no nariz ou no estômago do oponente para causar sérios danos. O simples soco direto é o melhor para lutadores destreinados. Eis como fazê-lo:
    • Mantenha o cotovelo inclinado num ângulo de 30-45 graus em frente ao rosto.
    • Estenda o pulso junto com o cotovelo e o ombro, esticando o braço.
    • Jogue seu peso para o ombro e braço. Seu braço deve se esticar completamente se você quiser acertar seu oponente com o máximo de força.
  3. Assim que você estiver na postura certa, não hesite. Jogar o primeiro soco provavelmente fará o oponente se desestabilizar e lhe dará a posição de domínio na luta. Nâo gaste muito tempo circulando ao redor do inimigo ou tentando encontrar a posição perfeita. Em vez disso, soque-o assim que tiver a chance de jogar um bom golpe.
  4. Use o início da luta para descobrir como seu oponente age. Baseie seus objetivos de luta em seus pontos fortes e nas fraquezas dele: [1]
    • Se você for maior, tente manter o oponente distante. Seus braços maiores permitirão que você o atinja à distância.
    • Se você for menor, apresse-se e aproxime-se. O oponente tentará mantê-lo distante para usar a altura como vantagem.
    • Se você for mais rápido, invada o espaço dele agilmente, atinja-o e saia. Exploda ocasionalmente para tornar sua luta mais eficiente.
    • Se você for mais lento, seja simples. Faça o oponente vir até você em vez de persegui-lo.
    • Conheça seus pontos fortes e use-os no momento certo. Um movimento calculado é muito melhor que dezenas de golpes jogados ao acaso.
  5. Essa é a posição da qual você quer sair o mais rápido possível, antes que seu oponente lhe coloque no chão e lhe domine. Portanto, eis alguns movimentos que você pode experimentar para tentar incapacitá-lo e reverter o jogo.
    • Pise na ponta do pé do oponente. Dê uma forte calcanharzada na ponta do pé de seu oponente e espere ele gritar de dor.
    • Dê a cabeçada inversa. Jogue sua nuca para trás até encontrar o nariz do oponente. Ele lhe soltará após você ter feito os danos.
    • Machuque os dedos dele. Em vez de agarrá-lo pelos pulsos, coloque suas mãos ao redor dos dedos dele e torça-os até seu oponente soltá-lo.

Conserve sua energia. Concentre sua energia em seus movimentos e não aja muito explosivamente, pois isso lhe deixaria cansado no meio da luta. Alguns oponentes tentarão fazê-lo “dançar”, de maneira a poderem atacá-lo assim que exaurirem-no. Esteja preparado para praticar “Aikido”. Levar alguns socos enquanto se protege pode lhe deixar exausto e mentalmente derrotado.

  1. Jamais deixe de olhar para o oponente. Algumas vezes, seu oponente não fará nada se você deixar de olhar para ele. Porém, lutadores mais experientes se aproveitarão dessa situação e poderão nocauteá-lo.
  2. Sempre que ataca, você se torna vulnerável. Se socar, por exemplo, o braço usado para desferir o soco não estará mais disponível para defendê-lo. O oponente pode desviar o soco e atingir seu espaço vulnerável com a outra mão. Se você fintar, porém, o oponente responderá com um contra-ataque e se tornará vulnerável. O segredo é convencer a pessoa de que você fez um movimento correto, e antecipar a resposta dele.
    • Você pode misturar fintas com ataques verdadeiros para confundir o oponente e não telegrafar seus golpes verdadeiros.
Método 2
Método 2 de 3:

Lutando Defensivamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Ainda que “não” ser socado seja sua melhor opção, se você estiver brigando, é provável que ao menos um soco lhe acerte. Portanto, é melhor saber como evitar socos. Para levar um golpe na cabeça, mova-se na direção do soco, contraindo o pescoço e fechando bem a boca para minimizar o impacto. Mire sua testa na direção do soco para que o oponente acabe machucando a mão. [2]
    • Inclinar-se na direção do soco em vez de desviar a cabeça minimizará o impacto do golpe, pois seu oponente terá menos tempo para ganhar força.
  2. Se um soco estiver vindo na direção de seu estômago, você deve comprimir os músculos do torso ao encolher a barriga. Se puder, tente se mover de maneira a ser atingido nas laterais do corpo, e não direto no estômago. O soco no estômago poderia danificar seus órgãos, de maneira a deixá-lo dobrado de dor. [3]
    • Evite prender a respiração ou você literalmente deixará todo seu ar escapar. Em vez de prender a respiração, tente exalar suavemente antes de levar o soco, o que naturalmente fortalecerá o órgão.
  3. Se seu oponente investir contra você, ele tentará abraçar sua cintura e seus quadris para tentar derrubá-lo. Não tente agarrar a cabeça dele, ainda que isso pareça tentador. Em vez disso, jogue as mãos para frente e agarre os quadris e a parte superior do corpo dele, tentando jogá-lo para outra direção. [4]
    • Após isso, você certamente terá criado distância o bastante e terá recuperado seu equilíbrio. Assim, será possível tentar chutar a virilha do oponente ou pisar nos pés dele.
  4. Se seu oponente estiver nas suas costas e estiver lhe estrangulando, não tente dobrar os joelhos e jogá-lo por cima de sua cabeça. Isso fortalecerá a pegada dele e poderia causar alguns danos sérios, especialmente se você não for forte o suficiente para aguentar o peso dele. Em vez disso, reverta o estrangulamento ao pegar o braço que está ao redor de seu pescoço, jogando-o para o lado para criar espaço o bastante para que vocês dois se desvencilhem.
    • Se você se dobrar de lado, porém, será possível fazer seu oponente cair. Assim que derrubá-lo, você pode tentar pressioná-lo contra o chão com seu peito ou pegar as costas dele.
  5. Se seu atacante derrubá-lo de costas no chão, nada de se virar e tentar se levantar. Deixar de olhar para o oponente é uma maneira de convidá-lo a lhe dar golpes. Em vez disso, continue olhando para o agressor e erga as pernas, tentando chutá-lo o mais forte que puder nas canelas, no joelho ou na virilha. Se ele estiver abaixado, ataque o rosto. Assim que causar dano o bastante, você pode se levantar. [5]
    • Assim que chutar ou machucar seu oponente, fazendo-o recuar, vire-se de lado e use os braços para dar apoio ao seu peso corporal enquanto recupera sua postura.
    • Continue olhando para seu oponente, mesmo ao se levantar. Você pode achar que ele está machucado, mas seu oponente pode investir enquanto estiveres se levantando.
  6. Se estiver no solo com seu oponente, você deverá impedi-lo de montá-lo ou de ficar por cima de seu corpo. Fique de lado ou de bruços – suas chances de escapar são melhores do que se você estivesse colado com as costas no chão. Assim que assumir essa posição, tente lutar o mais rápido que conseguir para se levantar e sair dessa posição.
    • Se ele lhe deixar com as costas coladas no chão, o oponente conseguirá lhe pressionar e socá-lo no rosto. Evite essa manobra a todo custo.
  7. Se quiser sair da briga assim que possível, apenas grite enquanto luta. Isso fará com que alguém venha, assustando o oponente. Mesmo que você esteja num lugar aparentemente deserto, tente gritar o mais alto que conseguir, na esperança de que alguém venha. Gritar também desestabilizará o oponente, pois ele não esperará por berros em meio a uma briga.
    • Mesmo que ninguém venha resgatá-lo, gritar pode desorientar o oponente e assustá-lo, fazendo-o pensar que alguma outra coisa está vindo.
Método 3
Método 3 de 3:

Lutando Sujo

PDF download Baixe em PDF
  1. O rosto é outro lugar altamente vulnerável. Machucar os olhos, o nariz e o rosto do oponente pode ser uma ótima maneira de causar dor e desacelerar o inimigo. Eis alguns métodos: [6]
    • Cabeceie o rosto do oponente. Use sua testa para esmagar o nariz do oponente. Isso pode quebrar o nariz dele se for feito da maneira certa.
    • Dê dedadas nos olhos. Isso pode causar muita dor e cegar/desorientar seu oponente por tempo o bastante para permitir o escape ou novos ataques.
    • Soque-o no nariz. Esse é um alvo completamente eficiente para quem quer causar danos.
  2. Atingir o pescoço e o rosto do oponente certamente fará com que ele pare, mesmo que apenas por alguns minutos. Se você realmente quiser machucar, experimente esses movimentos indelicados: [7]
    • Soque a nuca do oponente para fazê-lo apagar temporariamente.
    • Soque seu oponente no meio da garganta para causar danos às vias respiratórias.
  3. Se não houver regras em sua luta, então o único objetivo deve ser a vitória. Se quiser ganhar uma briga, você não precisa seguir o Manual de Etiqueta dos Lutadores – apenas tente machucar seu oponente, fazendo-o cair no chão e lhe dando tempo o suficiente para escapar. Eis algumas maneiras de fazê-lo: [8]
    • Aplique joelhadas na virilha. Isso certamente desestabilizará o oponente.
    • Dê um chute baixo na virilha, no joelho ou no abdômen do oponente. Chute-o usando a parte inferior do pé. Certifique-se de fazer isso rapidamente e permanecer equilibrado. Você poderia ser jogado no chão durante o chute.

Dicas

  • Chute o joelho de apoio do seu oponente para machucá-lo ou quebrá-lo.
  • Evite olhar para os pés e as mãos do oponente. Você precisa observar os joelhos e os ombros do oponente para antever golpes. Se o oponente olhar para seus pés, jogue um soco.
  • Experimente ver como a pessoa luta antes de enfrentá-la. Isso poderia lhe dar uma vantagem tática, ainda que isso não sempre seja possível.
  • Fintas são muito úteis, mas é difícil utilizá-las se o oponente for experiente.
  • Sempre é uma boa ideia treinar artes-marciais e ganhar alguma experiência.

Avisos

  • Não hesite. Em outras palavras, no segundo que for chutar, chute. De outro modo, você parará e será chutado. O elemento surpresa não existirá mais.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 69 413 vezes.

Este artigo foi útil?