Baixe em PDF
Baixe em PDF
As raízes de grandes árvores podem se tornar um incômodo e tanto quando crescem descontroladamente perto de uma casa ou uma de calçada movimentada. Controlá-las sem matar a árvore é uma tarefa árdua e que requer manutenção constante. Em muitos casos, a melhor opção seria matar a árvore e substituí-la por uma de outra espécie dotada de raízes menos agressivas.
Passos
-
Apare raízes não muito problemáticas. Embora trabalhosa, essa alternativa resolve o problema sem pôr em risco as plantas vizinhas. Cave a terra em volta da raiz em questão e corte-a com uma serra para poda de raízes ou um alicate de jardinagem. [1] X Fonte de pesquisa Uma poda muito agressiva poderia jogar a árvore num longo período de declínio e até mesmo matá-la com o passar dos anos. [2] X Fonte de pesquisa Para prevenir esse problema, siga estas regras:
- Multiplique o diâmetro da árvore por oito. O número obtido equivale à distância mínima do tronco a que se pode aparar as raízes sem sujeitar a árvore a riscos graves. [3] X Fonte de pesquisa
- Corte raízes de apenas um lado da árvore, sobretudo se for necessário ultrapassar a distância mínima.
-
Cave uma trincheira para bloquear as raízes. A poda é apenas uma solução temporária. Portanto, seria necessário refazê-la anualmente, ou semestralmente, em raízes de crescimento mais acentuado. [4] X Fonte de pesquisa Mas você pode se poupar disso se cavar uma trincheira profunda (de preferência, uma que abarque toda a camada superficial do solo) e instalar nela uma das barreiras sugeridas abaixo antes de enchê-la novamente.
- Telha galvanizada: faça uma dobra na borda superior da peça para não expor os pedestres a uma ponta afiada. [5] X Fonte de pesquisa
- Uma camada dupla de polieno de alta densidade (PEAD), Faça sobreposições de pelo menos 30 cm entre uma placa e outra para que as raízes não possam se introduzir no espaço entre elas.material que pode ser obtido gratuitamente em alguns depósitos de ração. [6] X Fonte de pesquisa
- Para melhores resultados, compre uma barreira para raízes industrializada, tratada com herbicida. A trifularina é a substância mais indicada para conter as raízes sem matar as plantas das imediações. [7] X Fonte de pesquisa
-
Mate rebentos laterais com herbicida. Algumas árvores reagem à poda das raízes fazendo brotar novos rebentos do seu sistema radicular, os quais podem ser eliminados seletivamente: dissocie-os da raiz da árvore, a fim de que esta não seja afetada pelo veneno, e depois trate-os com um herbicida à base de glifosato ou triclopir. Espalhe o produto cuidadosamente, apenas nos rebentos indesejáveis, para não prejudicar as plantas próximas. [8] X Fonte Confiável Royal Horticultural Society Ir à fonte Alguns rebentos laterais crescem desmedidamente. Se você não deseja matar a árvore principal, terá de repetir esse tratamento várias vezes ou arrancar os rebentos periodicamente.
- Caso a árvore principal já tenha sido cortada, mas os rebentos laterais continuem aparecendo no quintal, sua única opção pode ser tratá-los com um herbicida anti-infestantes — que matará toda a vegetação que tocar. Repita a cada vez que os ramos brotarem, até a raiz morrer por falta de nutrientes. [9] X Fonte de pesquisa
-
Substitua o pavimento danificado por brita ou cobertura vegetal. Livrar-se de grandes raízes superficiais sem matar a árvore pode ser impossível. E se matá-la não for uma alternativa, o material da pavimentação pode ser substituído por um outro, que a árvore não consiga quebrar. Como essa solução não mata as raízes, não protege os jardins e as tubulações de esgoto.
- Remova o concreto danificado cuidadosamente, evitando ferir as raízes.
- Cubra a superfície com manta geotêxtil, deixando uma área livre de 15 cm ao redor do tronco, ou de 30 cm em árvores grandes. [10] X Fonte de pesquisa
- Deposite, por cima da manta geotêxtil, uma camada de 7,5 a 10 cm de bica corrida (um tipo de agregado graúdo) ou uma de 15 a 20 cm de cobertura vegetal grosseira. Esta última é uma solução menos eficaz, pois pode ser levada pela chuva.
- Contorne o material com pedras grandes para minimizar a dispersão e o deslocamento.
Publicidade
-
Despeje sulfato de cobre ou halita no vaso sanitário. Esse é o tratamento mais fácil, mas pode matar a árvore e as plantas dos arredores. Despeje uma porção igual ou menor que 250 g do produto no vaso sanitário (nunca numa pia ou num ralo) e dê descarga. Repita o procedimento até todas as porções somarem 900 g. Evite usar a descarga pelas próximas 8 a 12 horas para que o produto tenha tempo para matar as raízes. [11] X Fonte de pesquisa Siga as instruções de segurança do fabricante.
-
Trate os canos com um herbicida espumoso. Trata-se de uma substância que, uma vez dentro do cano, se expande e leva algum tempo até se diluir, o que a torna a melhor opção para o controle de raízes em linhas de esgoto. Herbicidas de contato matam as raízes rapidamente, ao passo que os herbicidas que circulam no sistema de esgoto demoram algumas semanas e, de quebra, podem matar toda a árvore. A consistência ideal da espuma depende da espessura do cano, portanto leia as instruções da embalagem antes de comprar. [14] X Fonte de pesquisa
- Alguns desses herbicidas são tóxicos para peixes ou para a fauna. O rótulo deve detalhar o potencial de impacto no meio ambiente e talvez inclua instruções para minimizá-lo.
- Para melhores resultados, contrate um encanador profissional para fazer a aplicação de metam sódio, uma substância química corrosiva cujo uso exige treinamento e equipamentos de segurança apropriados.
-
Contrate um profissional para limpar mecanicamente os canos entupidos. Se as raízes tiverem obstruído a tubulação por completo, não permitirão a passagem de tratamentos químicos. [15] X Fonte de pesquisa Seria necessário, nesse caso, que um encanador a desentupisse com o auxílio de alguma ferramenta como a Roto-Rooter, que também tem a vantagem de causar menos danos ao meio ambiente que herbicidas.
-
Conserte o cano. A menos que você queira repetir esse tratamento regularmente, a tubulação desentupida precisará de reparos estruturais para impedir que as raízes voltem a crescer. Revestir o interior dos canos exige menos escavação e causa menos transtornos, mas substituí-los é normalmente mais barato. [16] X Fonte de pesquisa
- Talvez seja necessário remover ou mudar de lugar árvores que fiquem próximas aos canos. Caso contrário, as raízes continuarão crescendo e estragando o encanamento.
Publicidade
-
Pesquise a respeito da árvore antes. Algumas espécies produzem rebentos laterais, dando origem a novas árvores a certa distância do toco. Removê-lo não mataria as raízes e poderia até estimular o surgimento desses rebentos. Evite esse método em espécies assim (que não são muito comuns):
- Olmos, cerejeiras, ameixeiras e lilases podem ressurgir das raízes quando o tronco é danificado. [17] X Fonte Confiável Royal Horticultural Society Ir à fonte Use herbicidas nessas espécies.
- Álamos, choupos, sumagres e acácias formam uma "colônia clônica" a partir do seu sistema de raízes, [18] X Fonte de pesquisa cujo crescimento é muito difícil conter, mesmo com herbicidas. [19] X Fonte de pesquisa O instituto de pesquisa agrária local poderia indicar o herbicida mais eficaz para a espécie com a qual você está lidando.
-
Derrube a árvore. Se houver a necessidade de cortar a árvore, deixe um toco de pelo menos 0,9 a 1,2 m de altura. Assim, você terá madeira suficiente para puxar a árvore para cima.
Aviso: Derrubar uma árvore é muito perigoso. Sem experiência e as ferramentas adequadas, ela poderia tombar numa direção indesejada. [20] X Fonte de pesquisa Contrate um profissional se você nunca fez isso antes. -
Desenterre o toco. Cave em volta dele com uma pá, enxada, cavadeira reta ou retroescavadeira. À medida que as raízes maiores vierem à tona, corte-as com um machado ou serra. Faça a limpeza num raio de pelo menos 1,2 m ao redor da árvore, ou o quanto for necessário para se livrar das raízes principais.
-
Prenda o toco a um guincho. A maioria dos tocos, sobretudo os de árvores recentemente podadas, está muito bem presa ao chão para ser removida à mão. Em vez de tentar fazer isso, amarre-o a um guincho manual preso a uma árvore bem firme ou a uma caminhonete.
-
Reboque o toco lentamente. Até um guincho manual poderia lançar o toco pelos ares, com velocidade letal, quando ele se desprendesse do solo. Para evitar esse risco, reboque-o apenas um pouco de cada vez, sempre lentamente. Quem fizer o reboque com uma caminhonete deve alternar movimentos para a frente e para trás. O ideal seria soltar o toco gradativamente, até que ele tombe suavemente para um dos lados.
-
Triture o toco, se necessário. Alguns troncos são tão bem fixados ao solo que um guincho mal faria cócegas neles. A melhor solução para eles é alugar um triturador de tocos (ou contratar um profissional que saiba operá-lo). Como se trata de uma máquina perigosa, use óculos de proteção e peça à empresa de onde você fizer o aluguel que o treine para manejá-la. O procedimento básico é este: [23] X Fonte de pesquisa
- Remova pedras próximas ao tronco que poderiam danificar o rebolo do triturador.
- Posicione o rebolo alguns centímetros acima da borda dianteira do toco.
- Comece a girar o rebolo e mova-o para baixo, até que a base dele esteja 7,5 cm abaixo da face superior do toco.
- Mova o rebolo lentamente de um lado a outro para triturar uma camada de aproximadamente 10 cm de profundidade. Repita de todos os lados do toco até criar uma face superior regular.
- Repita o procedimento até que a face superior do toco esteja 20 a 25 cm abaixo do solo, ou ainda mais profunda, caso deseje plantar uma nova árvore. [24] X Fonte Confiável Royal Horticultural Society Ir à fonte
-
Preencha o buraco. Puxe as raízes remanescentes e preencha o buraco onde antes ficava a árvore com terra. Plante grama sobre ela, regue, e em pouco tempo você terá uma área livre de árvores e que se integra perfeitamente ao resto do quintal. [25] X Fonte de pesquisa As raízes da árvore devem parar de crescer e se decompor.Publicidade
-
Conheça os riscos. Por vezes, raízes de plantas de espécies iguais fundem-se quando tocam uma na outra. Isso significa que o herbicida aplicado numa única faia pode se espalhar pelas raízes e acabar com todas as faias das imediações, [26] X Fonte de pesquisa o que é muito provável em espécies que formam "colônias clônicas", como o álamo e a acácia.
-
Escolha o herbicida. Produtos que contêm glifosato ou triclopir são eficazes contra árvores e estão à venda na maioria das lojas de jardinagem. [27] X Fonte Confiável EDIS Ir à fonte A espécie com que você está lidando pode reagir melhor a uma dessas duas substâncias. Por exemplo: o glifosato é o mais indicado para o oleastros, ao passo que o triclopir é a melhor alternativa para acácias, bordos, carvalhos e salgueiros. [28] X Fonte de pesquisa
- Use o triclopir numa concentração de 8,8%. [29] X Fonte Confiável EDIS Ir à fonte Quanto ao glifosato, tente encontrar um produto com aproximadamente 40% de concentração e dilua-o numa quantidade igual de água. Se não encontrar um produto assim, use um herbicida com ao menos 20% de concentração não diluído.
- Herbicidas que contêm 2,4-D, dicamba ou picloram são arriscados, uma vez que podem se alastrar para as plantas ao redor e matá-las, o que não aconteceria com produtos à base de glifosato ou triclopir, desde que cuidadosamente aplicados. [30] X Fonte de pesquisa
-
Use equipamentos de segurança. Siga as instruções do rótulo para não se expor às substâncias químicas. O mínimo que você deve fazer é usar calça e uma camisa de mangas compridas, sapatos fechados, luvas de látex ou borracha e óculos de proteção. [31] X Fonte de pesquisa Use roupas que você não se importe em estragar.
- O uso de máscara não é obrigatório, já que você aplicará o herbicida diretamente na planta em vez de dispersá-lo no ar.
-
Aplique herbicida no toco. Assim, você evita que as raízes continuem a crescer e desenvolvam rebentos laterais depois que a árvore for derrubada. É necessário que a face superior do toco seja recém-cortada, o que pode ser providenciado mesmo que a árvore tenha sido derrubada há algumas semanas: [32] X Fonte Confiável Royal Horticultural Society Ir à fonte [33] X Fonte Confiável EDIS Ir à fonte
- Corte o toco um pouco mais próximo do chão. Deixe a face superior o mais nivelada que puder, para que o herbicida não caia no solo. Limpe a serragem antes de continuar.
- Com um velho pincel, espalhe o herbicida em todo o corte transversal, exceto na casca. É aí que fica o tecido vivo da árvore que levará o herbicida até as raízes.
- Descarte o pincel e entregue o recipiente do herbicida num centro de coleta. [34] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Mate a árvore com herbicida. Essa é uma alternativa fácil à derrubada da árvore, mas a menos segura das duas — se houver risco de os galhos caírem sobre uma estrada ou uma área onde circulam pessoas — e potencialmente ineficaz durante a primavera — época em que as árvores produzem muita seiva, expulsando o herbicida. Contanto que esses dois detalhes estejam fora do caminho, injete o herbicida diretamente no tronco pelo método abaixo: [35] X Fonte Confiável EDIS Ir à fonte
- Faça uma fenda descendente, com 45º de inclinação, no tronco da árvore.
- Insira um borrifador de bico estreito nessa fenda e injete ali o herbicida, com cuidado para que ele não caia para fora da fenda.
- Consulte a embalagem para saber quantos cortes devem ser feitos e quanto herbicida inserido em cada um deles (normalmente, 1 mL ou menos).
- Em espécies de crescimento agressivo, faça um anel de Malpighi no tronco e aplique o herbicida no alburno recém-exposto. [36] X Fonte de pesquisa
-
Remova a madeira morta. Passados alguns dias ou semanas, o tronco e as raízes começarão a se deteriorar e desintegrar. À medida que isso acontecer, remova e descarte os pedaços caídos. Quando toda a árvore tombar ou apodrecer, desenterre o toco com uma enxada ou retroescavadeira.
- Algumas árvores ou raízes requerem múltiplas aplicações de herbicida para que este possa penetrar na madeira. Caso a árvore sobreviva ainda assim, verifique as instruções de aplicação na embalagem do produto. Tire a casca de lugares diferentes do tronco a cada aplicação.
-
Remova o toco. Após a morte da árvore, cave o toco com uma pá. Lembre-se que pode levar anos até a árvore se decompor por conta própria, então não é bom esperar. Retire-o para que as raízes nunca mais cresçam.Publicidade
Dicas
- Para garantir a saúde da árvore, é importante haver um equilíbrio entre raízes e copa. Podar raízes próximas demais do tronco (a aproximadamente 1 m dele) pode destruir 1/4 do sistema de raízes. Por isso a poda das raízes normalmente mata a árvore.
- Para evitar problemas com raízes no futuro, estude as diferenças entre as espécies de árvore que prosperam no seu clima, com ênfase nas características das suas raízes, antes de fazer o plantio. Algumas árvores, como o fícus e o bordo, são notórias por suas raízes problemáticas, e não deveriam ser plantadas próximas a construções e calçadas.
- Algumas maneiras de matar a árvore são por demais lentas ou ineficientes para o controle de raízes:
- O anel de Malpighi, ou seja, cortar um profundo anel de casca do tronco da árvore, interrompe o transporte de nutrientes das folhas até as raízes. [37] X Fonte de pesquisa A não ser que implementado em combinação com um herbicida, esse método pode levar anos para matar uma árvore grande. [38] X Fonte de pesquisa
- Cobrir as raízes próximas ao tronco com cobertura vegetal debilita e estressa a árvore, mas pode levar anos para matar uma árvore grande. [39] X Fonte de pesquisa
- Queimar o toco ou enterrá-lo em composto ou fertilizante são métodos lentos e ineficazes de remoção. [40] X Fonte Confiável Royal Horticultural Society Ir à fonte
Publicidade
Avisos
- Podar raízes grandes facilitará a queda da árvore durante fortes ventos.
- Herbicidas, principalmente os concentrados, podem danificar a pele e os pulmões. Siga as instruções de primeiros socorros da embalagem do produto caso você o aspire ou derrame na pele.
- Alguns jardineiros recomendam que se despeje sal no solo para matar as raízes, mas isso matará também toda a vegetação da área, além de potencialmente contaminar os lençóis freáticos.
- O herbicida pode ser levado embora se uma chuva ocorrer até seis horas após a aplicação.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.treeremoval.com/tree-cutting/tree-roots/
- ↑ http://hort.ufl.edu/woody/disturbing.shtml
- ↑ http://www.treeremoval.com/tree-cutting/tree-roots/
- ↑ http://aces.nmsu.edu/ces/yard/2005/100105.html
- ↑ http://learn.eartheasy.com/2014/07/how-to-block-tree-roots-from-entering-your-garden/
- ↑ http://learn.eartheasy.com/2014/07/how-to-block-tree-roots-from-entering-your-garden/
- ↑ http://aces.nmsu.edu/ces/yard/2005/100105.html
- ↑ https://www.rhs.org.uk/advice/profile?PID=260
- ↑ http://aces.nmsu.edu/ces/yard/2004/071704.html
- ↑ http://www.coldclimategardening.com/2011/11/14/mulch-can-kill-trees/
- ↑ http://www.superterry.com/kill-tree-roots-sewer-line/
- ↑ http://www.cdpr.ca.gov/docs/license/pubs/sewrline.pdf
- ↑ http://www.deercreekalliance.org/pollution
- ↑ http://www.cdpr.ca.gov/docs/license/pubs/sewrline.pdf
- ↑ http://www.cdpr.ca.gov/docs/license/pubs/sewrline.pdf
- ↑ http://www.cdpr.ca.gov/docs/license/pubs/sewrline.pdf
- ↑ https://www.rhs.org.uk/advice/profile?PID=260
- ↑ http://www.nativetreesociety.org/multi/index_multi.htm
- ↑ https://journals.uair.arizona.edu/index.php/rangelands/article/download/10762/10035
- ↑ http://www.treeremoval.com/tree-removal-safety-guide/
- ↑ http://articles.chicagotribune.com/2010-11-12/classified/sc-home-1108-diy-clearing-stumps-20101112_1_stump-natural-approach-roots
- ↑ http://www.treeremoval.com/stump-removal/
- ↑ http://www.popularmechanics.com/home/lawn-garden/how-to/a129/stump-grinder-tips/
- ↑ https://www.rhs.org.uk/advice/profile?pid=229
- ↑ http://www.umass.edu/urbantree/factsheets/26killastump.html
- ↑ http://arnoldia.arboretum.harvard.edu/pdf/articles/1989-49-4-tree-roots-facts-and-fallacies.pdf
- ↑ http://edis.ifas.ufl.edu/ag259
- ↑ http://extension.arizona.edu/sites/extension.arizona.edu/files/pubs/az1401.pdf
- ↑ http://edis.ifas.ufl.edu/ag259
- ↑ http://extension.arizona.edu/sites/extension.arizona.edu/files/pubs/az1401.pdf
- ↑ http://extension.arizona.edu/sites/extension.arizona.edu/files/pubs/az1401.pdf
- ↑ https://www.rhs.org.uk/advice/profile?pid=229
- ↑ http://edis.ifas.ufl.edu/ag259
- ↑ http://earth911.com/recycling-guide/how-to-recycle-pesticides-containers/
- ↑ http://edis.ifas.ufl.edu/ag245
- ↑ http://soundnativeplants.com/wp-content/uploads/Girdling.pdf
- ↑ http://www.fs.fed.us/t-d/pubs/pdfpubs/pdf99242809/pdf99242809pt01.pdf
- ↑ http://www.nwtree.com/blog/kill-tree-roots-naturally/
- ↑ http://www.coldclimategardening.com/2011/11/14/mulch-can-kill-trees/
- ↑ https://www.rhs.org.uk/advice/profile?pid=229
Publicidade