PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Para comprar um pneu extra para a sua bicicleta, você precisa antes descobrir o tamanho das rodas. Na verdade, fazer essa medição é parte integrante de qualquer manutenção da bicicleta. Embora ela possa ser feita através de dois métodos, determinando o tamanho tanto do pneu como do aro, ambos são simples de se fazer. Em algumas situações, você pode ter que definir a circunferência da roda, algo simples que pode ser conseguido de diversas formas.

Método 1
Método 1 de 3:

Medindo o pneu com o método padrão

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando ela é colocada dessa forma, torna-se possível medir sua roda sem riscos de que ela caia sobre você. Caso esteja apenas tirando medidas, uma trena metal retrátil será mais adequada e resistente do que uma fita métrica, além de deixar uma mão livre.
  2. Essa medida equivale ao raio da roda, ou à metade de seu diâmetro. Multiplique esse comprimento por dois para calcular o diâmetro do pneu. Com a exceção dos modelos BMX, a maioria das rodas de bicicleta apresenta um diâmetro de 26 a 29 polegadas. [1]
  3. A distância equivale à largura do pneu, e pode variar consideravelmente dependendo da razão pela qual é usado. Geralmente, quanto mais largo, mais adequado a terrenos irregulares, enquanto os pneus mais estreitos servem bem para percursos suaves e rápidos.
  4. Ao comprar um novo pneu, lembre-se de que os tamanhos tradicionais ou padrão devem ser informados primeiramente com o diâmetro, seguido pela largura. Por exemplo, um pneu com proporção 26 x 1,75 indica 26 polegadas de diâmetro e 1,75 polegada de largura. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Medindo o pneu com o sistema métrico

PDF download Baixe em PDF
  1. O sistema métrico faz uso de milímetros para definir o tamanho da roda. Se você não tem uma trena ou fita métrica contendo medidas em polegadas, basta ter em mente que cada polegada equivale a 25,4 milímetros e determinar a largura com uma calculadora, dividindo o resultado em milímetros por 25,4 (ou multiplicando o resultado em polegadas pelo mesmo valor).
  2. Tire a medida, em milímetros, do ponto que vai do centro da roda até a borda interna do pneu. Uma vez mais, duplique o valor para determinar o diâmetro. A maioria dos pneus de bicicletas adultas é medida com o sistema métrico, indo de 650 a 700 milímetros de diâmetro.
  3. Com o mesmo processo listado acima, meça o espaço que vai de um lado ao outro do pneu. Tenha em mente que é possível usar pneus de várias larguras diferentes em uma mesma roda de bicicleta, desde que a variação não seja tão drástica.
  4. Ao comprar um novo pneu mensurado com o sistema métrico, saiba que a largura estará exibida em primeiro lugar, seguida pelo diâmetro. Por exemplo, uma roda de bicicleta com medida 53,3 x 700 indica uma largura de 53,3 milímetros e um diâmetro de 700 milímetros, da borda interna de um lado do pneu até o outro.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Calculando a circunferência da roda

PDF download Baixe em PDF
  1. Meça a circunferência, ou o comprimento circular na borda externa da roda, para calibrar adequadamente um velocímetro, um odômetro, um GPS ou um computador de bordo. Assim como o velocímetro e o odômetro de um carro dão dados imprecisos se você mudar o tamanho das rodas, equipamentos de ciclismo também devem ser baseados no tamanho dos pneus. [3] Quer você apenas tenha comprado um ciclômetro ou apenas precise calibrar um já existente, devido a ter passado para pneus com tamanho diferente, é preciso determinar a circunferência da roda.
  2. [4] A circunferência de qualquer círculo pode ser rapidamente determinada caso você já conheça o diâmetro do pneu, da borda externa de um lado até o outro. Considerando-se que pi é igual a 3,14, a circunferência de um pneu de 26 polegadas pode ser encontrada multiplicando-se 26 x 3,14, resultando em uma circunferência de 81,64 polegadas (ou 207,36 milímetros).
    • Se você já conhece o diâmetro e a largura do pneu, pode também procurar pela circunferência em diversos diagramas na internet. [5]
  3. Caso ainda não conheça o valor do diâmetro da roda, você ainda pode medir a circunferência passando um barbante ao redor da borda externa do pneu. Marque-o ou corte-o no ponto em que se encontra com o início e meça o comprimento que vai do ponto inicial ao final para determinar a circunferência.
  4. Com cuidado, empurre a bicicleta em linha reta por pelo menos dois giros para que duas ou três marcas de tinta fiquem bem definidas no chão. A seguir, para descobrir a circunferência do pneu, meça o chão do primeiro ponto de tinta ao próximo.
    Publicidade

Dicas

  • Ao fazer uma medição com o sistema imperial, o diâmetro terá um valor inteiro. Caso você tenha encontrado uma fração, arredonde-a para a polegada mais próxima.
  • Na medição do diâmetro, evite girar o pneu, o que poderia diminuir a precisão das medidas.
  • Os tamanhos de pneus estão geralmente marcados em sua lateral, expressos em diâmetro x largura — como 27 x 1,5, por exemplo. Nem sempre 27 x 1,5 equivalerá a 27 x 1½.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Fita métrica
  • Calculadora
  • Bicicleta ou o pneu e a roda

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 143 374 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade