Baixe em PDF
Baixe em PDF
Este artigo o ensinará a melhorar a potência do seu sinal de Wi-Fi e minimizar as interferências na sua rede. Sua capacidade de manter uma conexão consistente depende de diversos fatores, incluindo a localização física do ponto de acesso sem fio. Colocar o roteador no melhor ponto possível e minimizar interferências (tanto físicas quanto eletrônicas) pode melhorar consideravelmente a performance da sua internet. Vamos lá?
Passos
-
Remova as obstruções físicas entre o computador e o roteador. O sinal de wi-fi normalmente consegue chegar a 300 metros de distância, mas cada parede entre ele e o receptor reduz o alcance em 30 metros. Para manter uma conexão estável e firme, é importante que seu computador esteja próximo do roteador. Se isso não for possível, tente melhorar a recepção minimizando algumas barreiras:
- Coloque o roteador no alto, como em uma prateleira. Se ele estiver no chão ou em uma mesa baixa, você vai perder um pouco de alcance do sinal. [1] X Fonte de pesquisa
- Vidros e espelhos refletem os sinais pelos cômodos. Caso não consiga afastar o roteador de todos os vidros, tente pelo menos cobri-los com cortinas.
- Paredes grossas de alvenaria também prejudicam consideravelmente a potência do sinal. Você também pode ter problemas caso as paredes da sua casa tenham dutos, vigas e tubulações de metal. Se as paredes estão prejudicando o sinal do wi-fi, abra a porta para o cômodo onde o roteador está e coloque-o o mais próximo possível dela.
- Móveis e eletrodomésticos altos também podem bloquear os sinais, principalmente se encostados contra paredes grossas. Evite colocar o roteador em cômodos com muitos objetos altos.
-
Troque para o 5 GHz. Caso tenha um roteador de duas bandas (2 GHz e 5 GHz), faça login no site do Admin do aparelho e troque o sinal para a banda 5 GHz. [2] X Fonte de pesquisa Como menos aparelhos operam nessa frequência, ela é mais vazia e gera uma conexão mais rápida e estável. [3] X Fonte de pesquisa
-
Elimine as interferências 2.4 GHz. Caso esteja usando uma rede 5 GHz, pule este passo. Se a sua única opção é a banda 2.4 GHz, eletrodomésticos e redes vizinhas podem causar interferência e prejudicar sua conexão. Tente minimizar as interferências das seguintes fontes:
- A rede Wi-Fi do vizinho. Aproxime o roteador do centro da sua casa ou escritório, caso o roteador do vizinho esteja muito próximo do seu.
- Telefones sem fio 2.4 GHz e acessórios Bluetooth.
- Eletrodomésticos de alta voltagem como ar-condicionado, micro-ondas, geladeiras e máquinas de lavar.
- Babás eletrônicas e equipamentos de segurança sem fio.
-
Conecte o roteador Wi-Fi em um canal menos cheio. Caso muitos dos seus vizinhos estejam usando o mesmo canal, é normal que sua conexão fique lenta e fraca. [4] X Fonte de pesquisa Use uma ferramenta de escaneamento grátis, como o inSSIDer MetaGeek para identificar o canal menos ocupado para se conectar.
- Caso tenha um roteador 2.4 GHz, verifique se ele está conectado a um dos três canais que não se sobrepõem — 1, 6 ou 11. Isso pode ser feito no portal do Admin do roteador, nas seções Wi-Fi ou Wireless . Procure por um sub-menu chamado Rádio ou Canal .
- Caso tenha um roteador 5 GHz, as chances do canal estar cheio demais e prejudicar a conexão são baixas, mas ainda existem.
-
Adicione um extensor de sinal ou mais antenas. Caso não fique próximo do roteador e haja obstruções físicas no sinal, você pode usar um extensor de sinal para retransmitir a conexão do roteador para outras partes da casa ou do escritório. [5] X Fonte de pesquisa Outra opção é adicionar mais antenas. Por exemplo, você poderia instalar uma em 45°, outra em 60° e outra em 35° para cobrir toda a área com o sinal.
- Confira este artigo para aprender a configurar um extensor de sinal.
- Outra opção é usar um roteador "mesh" . [6] X Fonte de pesquisa Esse tipo de aparelho é composto por vários pontos de acesso espalhados pela casa para ampliar o sinal de Wi-Fi. A vantagem dele com relação ao extensor é que é possível gerenciar todos os pontos de acesso a partir de uma única interface central.
-
Reinicie o roteador pelo menos uma vez por mês. Para fazer isso, desligue o aparelho por 30 segundos e ligue-o novamente. Aguarde cinco minutos e confira a velocidade da internet novamente.
-
Crie um refletor de papel-alumínio. Caso os outros métodos não sejam suficientes para expandir seu sinal wi-fi ou não esteja a fim de investir em um repetidor, monte um refletor parabólico com papel-alumínio. Siga estes passos:
- Corte cerca de 25 cm de papel-alumínio.
- Enrole o papel em volta de uma garrafa de 2 litros de refrigerante.
- Desenrole o papel após alguns segundos. Ele agora deve estar curvado.
- Coloque o papel curvo por trás das antenas do roteador, de forma que a parte aberta da curva esteja virada na direção em que deseja reforçar o sinal.
-
Desconecte computadores e acessórios que não estiverem sendo usados. Caso tenha muitos aparelhos conectados ao roteador simultaneamente, incluindo computadores, celulares, Tablets, impressoras e televisores, o sinal ficará mais fraco e dividido por todos eles. Desligue ou desconecte o que não estiver usando no momento para melhorar as velocidades dos que está usando.
- É possível limitar o número de dispositivos que podem se conectar ao roteador por vez. Isso normalmente pode ser feito acessando a página de administrador do aparelho e ajustando as configurações nas seções LAN ou Rede Local .
-
Atualize o firmware do roteador. Caso a recepção de sinal continue ruim, talvez o roteador precise de uma atualização, que normalmente pode ser feita no portal do Admin. Alguns aparelhos precisam de passos extras, entretanto. É uma boa ideia conferir esta artigo para aprender mais sobre esse processo.
-
Troque de roteador de tempos em tempos. Caso o aparelho já tenha três anos ou mais, saiba que provavelmente chegou a hora de trocá-lo. Como o roteador fica ligado 24 horas por dia, sete dias por semana, exposto a problemas como picos e quedas de energia, é esperado que a vida útil dele seja relativamente curta mesmo.Publicidade
Dicas
- Verifique se o roteador está configurado em potência total de transmissão.
- Dependendo do fabricante e do modelo do roteador, pode ser possível substituir o software de fábrica dele por uma opção open source que acrescenta mais capacidades e opções, além da opção de aumentar a potência da antena.
- O gabinete do computador pode ser suficiente para barrar o sinal do Wi-Fi. Experimente reposicioná-lo para que ele não fique entre as antenas do roteador e os receptores.
- Adicionar uma antena externa de alto ganho vai certamente melhorar a performance e a recepção de sinal em sua casa. Entenda que essas antenas aumentam o sinal horizontalmente, mas o reduzem verticalmente. Caso precise conectar vários andares, essa não é a melhor opção. Nesse caso, o ideal é investir em um amplificador de sinal.
Publicidade
Avisos
- Caso decida substituir o firmware do roteador, saiba que o procedimento pode violar a garantia e que qualquer erro pode danificar o aparelho permanentemente.
- Caso você aumente demais a potência do roteador, ele pode acabar sofrendo danos permanentes.
Publicidade
Referências
- ↑ https://support.shaw.ca/t5/internet-articles/about-wifi-interference/ta-p/6692
- ↑ https://www.laptopmag.com/articles/how-to-use-the-5-ghz-band-on-your-router
- ↑ https://www.laptopmag.com/articles/how-to-use-the-5-ghz-band-on-your-router
- ↑ https://www.metageek.com/training/resources/why-channels-1-6-11.html
- ↑ https://www.pcmag.com/how-to/10-ways-to-boost-your-wi-fi-signal
- ↑ https://www.tomsguide.com/us/best-wifi-routers,review-2498.html
Publicidade