Baixe em PDF Baixe em PDF

Cantar é uma coisa que quase todo mundo adora fazer. Ainda que muita gente faça aulas de canto para melhorar a voz, é possível desenvolver estilo e confiança por conta própria também. Para começar, pratique todos os dias. Você pode cantar acompanhando sua música preferida ou só treinar as escalas. Não tenha medo de usar a criatividade nas vocalizações. Para cuidar da saúde da voz, não fume e se mantenha hidratado. Assim, seus vocais terão a melhor qualidade possível.

Método 1
Método 1 de 3:

Explorando seu alcance vocal

Baixe em PDF
  1. Abra um aplicativo de gravação no computador ou no celular e ajuste as configurações de entrada de áudio para gravar uma versão pura e inalterada da sua voz. Cante várias músicas e grave o resultado. [1]
    • Para se acostumar ainda mais ao processo de se apresentar, conecte um microfone físico ao computador ou celular. Assim, você vai saber como manusear o microfone e cantar com ele, e como ele pode afetar o som final.
    • Por exemplo, o Perfect Piano e o Pocket Pitch são dois ótimos aplicativos para cantores.
  2. Imprima a letra de uma música da qual você goste e passe um tempo aprendendo as nuances dessa letra. Depois, pense nos detalhes de como alterar suas inflexões vocais para transformar a música em si. [2]
    • É importante escolher uma música da qual você goste pelo menos um pouco, pois será necessário trabalhar com ela várias vezes ao longo do tempo.
    • Além disso, no começo, é melhor tentar cantar algo que já esteja no seu alcance vocal para evitar desgastar a voz.
  3. Cantar não envolve apenas o som que sai da sua garganta e é liberado pela boca. Concentre-se em cantar a mesma música adicionando inflexões vocais. Para isso, você pode movimentar a língua, a boca, o diafragma, a garganta e até o nariz. Gravar essas vocalizações e reproduzi-las pode ajudar você a entender seu corpo e os sons que ele produz. [3]
    • Por exemplo, se soltar mais ar pelo nariz, vai emitir um som mais anasalado e agudo. Se aplicar uma leve pressão ao lado de fora da narina ao cantar, sua voz também pode mudar.
    • Leve a língua até o céu da boca ao cantar para ver como isso muda o som resultante. Você também pode tentar colocá-la contra a bochecha. Mexer a mandíbula de um lado para o outro também vai gerar uma vocalização diferente.
    • Para experimentar com vocalizações do diafragma, tente soltar todo o ar do peito de uma vez só enquanto canta ou veja o que acontece quando você usa somente o mínimo de ar para cantar.
  4. Antes de praticar cada canção, pergunte a si mesmo que emoções gostaria de transmitir ao ouvinte. Depois, tente colocar essas emoções em cada música. Pense em um evento ou momento particular da sua vida que traga emoções parecidas com aquelas que você quer expressar. [4]
    • O segredo é usar esses momentos para capturar as emoções, mas sem se deixar controlar por elas. Afinal, a qualidade do seu canto não vai melhorar se você chorar em toda música triste.
    • Por exemplo, se for cantar uma canção que fala de separação, pense em um momento negativo de um dos seus relacionamentos.
    • Para não se deixar levar pela emoção, depois de pensar no evento, volte sua atenção para a letra e as notas que você está cantando.
  5. Cante junto com um piano e tente fazer com que seu tom corresponda ao do instrumento. Os pontos mais altos e mais baixos que conseguir alcançar sem que a voz falhe indicam seu alcance vocal. Cante com o peito, não com o nariz ou a garganta. Caso contrário, você vai identificar o alcance errado.
    • Usar um aplicativo de piano ou teclado no celular, como o Perfect Piano, vai ajudar bastante a encontrar seu alcance. Esses aplicativos costumam mostrar o quanto sua voz se alinha à nota que está sendo tocada.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fortalecendo sua voz de canto

Baixe em PDF
  1. Praticar canto não é a única maneira de fortalecer sua voz. Apenas usá-la de maneira proposital ao ler em voz alta pode ajudar você a trabalhar nas suas inflexões e a aumentar a resistência dela. Pegue um jornal ou um bom livro e leia em voz alta por 30 minutos ao dia. [5]
  2. Essa é uma ótima maneira de aquecer suas cordas vocais e praticar a consistência das notas. Comece com a escala dó maior, depois a dó sustenido e vá subindo. Vá devagar e atinja cada nota imediatamente, em vez de ir chegando até ela aos poucos. [6]
    • Concentre-se na escala básica: "Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó". Para deixar as coisas mais interessantes, você pode subir duas notas e pular uma ou seguir outro padrão.
    • Em seguida, misture tudo: suba duas notas e desça uma, passando pela escala.
    • A escala é uma série de intervalos entre as alturas. Se você subir e descer uma escala, vai cantar tanto os sons baixos quanto os altos. Por exemplo, de dó para dó sustenido é uma escala, e de dó sustenido para ré sustenido, outra escala.
  3. Esse tempo é longo o bastante para aquecer suas cordas vocais, mas não a ponto de lesioná-las. Esse tempo de prática vai ser melhor aproveitado se você o fizer de uma vez. Mas, se conseguir um emprego como cantor, essa pode ser uma oportunidade de desenvolver suas habilidades em um ambiente público. [7]
    • Cantar em público por um curto período de tempo por dia pode ensinar você a entender uma audiência e trabalhar com ela.
    • Você pode arranjar um emprego como cantor se entrar em contato com locais pequenos que tenham palcos ou áreas para apresentações, como cafeterias. Se essa opção não estiver disponível, você também pode se oferecer como voluntário para um coral de igreja ou outro grupo.
  4. Fique de pé, com as costas retas e o rosto voltado para frente. Deixe os ombros para trás e veja se o pescoço não está muito curvado. Descanse a língua na parte inferior da boca, de modo que ela quase encoste nos dentes inferiores da frente. Deslize a mandíbula de um lado para o outro para mantê-la relaxada. [8]
    • Cantar na frente do espelho com uma visão lateral também pode ajudar você a verificar sua postura enquanto canta.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidados gerais com a saúde e com a voz

Baixe em PDF
  1. Manter a garganta hidratada vai ajudar a fazer com que ela produza uma gama de sons mais rica e profunda. A melhor água para a voz é aquela que está morna, mas não quente. A água fria pode acabar enrijecendo a garganta. Você também pode acrescentar uma colher de chá de mel ou uma fatia de limão para dar mais sabor e acalmar a garganta. [9]
    • Caso decida misturar mel, escolha aquele mais natural possível. Evite ingerir aditivos e substâncias artificiais, se puder.
  2. Se você estiver cansado, sua voz vai sofrer. Dormir bem é ainda mais importante se você for cantar por um longo período de tempo. Se não conseguir dormir oito horas de uma vez só, procure completar o tempo de sono com algumas sonecas curtas durante o dia. [10]
    • Às vezes, dormir por 30 minutos imediatamente antes de se aquecer e cantar pode melhorar a qualidade da sua voz.
  3. Concentre-se em inspirar profundamente pela boca, enchendo os pulmões até o máximo com ar, e depois soltar tudo pelas narinas. Tente fazer isso várias vezes enquanto conta 1-2 ao inspirar, 3-4 ao soltar. Você também pode assistir a vídeos que mostram outras técnicas de respiração profunda ou trabalhar com um terapeuta especializado em respiração. [11]
    • Assim como a respiração profunda, as técnicas de meditação também podem ajudar a manter seu nível de estresse controlado. Caso contrário, sua voz pode ficar mais aguda e tensa.
  4. Não fume . Se você é fumante, converse com o médico para receber orientações de como parar. Ele pode sugerir um adesivo de nicotina ou até uma abordagem com medicamentos. Talvez você não consiga parar imediatamente, mas até uma redução no hábito de fumar pode ter um efeito positivo sobre a qualidade da sua voz. [12]
    • O fumo não só irrita sua garganta e as cordas vocais, mas também pode danificar a capacidade do seu pulmão e sua habilidade de segurar notas.
  5. Se sua voz ficar rouca ou áspera, talvez você tenha lesionado as cordas vocais. Sua garganta também pode ficar irritada ou levemente dolorida quando você tenta cantar ou fazer vocalizações. Se você precisar usar muito mais energia para produzir a mesma nota de antes, suas cordas vocais podem não estar 100%. [13]
    • É melhor ficar sem cantar até que sua voz se recupere totalmente. Se puder falar pouco e não fazer vocalizações, isso também vai ajudar. A lesão nas cordas vocais costuma indicar que você as está usando demais. Por isso, é importante dar a si mesmo tempo para se recuperar.
    • Se sua voz ainda estiver estranha ou você continuar a se sentir mal depois de duas semanas, procure um médico. Talvez você tenha desenvolvido nódulos nas cordas vocais que estejam afetando sua capacidade de cantar.
    Publicidade

Dicas

  • Você pode praticar usando gravações de outros cantores, mas tente não se comparar diretamente a eles. Cada voz é única e tem o próprio valor.
Publicidade

Avisos

  • Pare de cantar ou praticar se você estiver resfriado, gripado ou com outra doença respiratória. Você pode acabar lesionando ou danificando as cordas vocais se continuar nessas condições.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 281 339 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade