Baixe em PDF Baixe em PDF

Ser um adolescente é difícil. Tudo e todos, às vezes, parecem estar contra você. Nessa época, todo mundo parece melhor, mais bonito e mais bem-sucedido que você, mas isso não é verdade. Com um pouco de esforço, você pode se sentir melhor e construir a tão necessária autoconfiança.

Método 1
Método 1 de 4:

Criando motivos para se orgulhar de si

Baixe em PDF
  1. Ficar preso às aparências não é bom para a autoestima de ninguém. Nossa aparência física muda rapidamente, pode ser afetada negativamente por muitas coisas, além de as definições de beleza variarem de pessoa para pessoa. Escolha algo mais concreto para se orgulhar: experiência e realizações, coisas que ninguém pode tirar de você.
  2. Faça coisas com as quais possa se orgulhar. Esse é um bom conselho para pessoas de qualquer idade. Faça aquilo que lhe alegrar, especialmente se puder ter a companhia de outros. Há muitas coisas diferentes para fazer, portanto escolha algo que você acha que seja importante. Dessa forma, você conseguirá aumentar sua autoestima.
    • Aprenda a tocar um instrumento. Escolha um que sempre quis tocar e aprenda. Você se sentirá realizado e feliz com o aprendizado. Você precisará de tempo e esforço, mas conseguirá encontrar um curso facilmente em seu bairro ou na escola.
    • Viaje. Viaje pelo mundo e conheça as coisas que acha interessantes. Não precisa gastar horrores para tal. Você pode economizar se ficar em albergues, viajar de ônibus ou de carona, ou mesmo fugindo de preços altos das passagens aéreas. Existem muitas coisas surpreendentes para conhecer mais perto do que você imagina ou de graça. Viajar não só fará com que você tenha mais histórias para contar, mas também aumentará sua confiança.
    • Aprenda uma arte ou um esporte. Você gosta mais de teoria ou de prática? De pensar ou de agir? A atividade escolhida dependerá de sua resposta a essas perguntas, mas ela ainda demandará muito esforço. Você pode assistir às aulas, mas aprenderá mais quando colocar a mão na massa. Praticar esportes ou fazer algum trabalho de arte será uma ótima oportunidade para conhecer pessoas novas e interagir com elas.
    • Dedique-se à escola. Tire notas melhores e faça aulas extras. Você se sentirá bem, mas isso também ajudará em sua vida. Você terá melhores oportunidades para ganhar dinheiro e terá empregos com os quais se sentirá muito mais satisfeito caso se dedique aos estudos e entre em uma universidade.
  3. Essa é uma ótima forma de ter mais autoestima e confiança. Fazendo coisas importantes, você poderá garantir que é uma pessoa capaz e também provará a você mesmo que tem um papel positivo no mundo. [1]
    • Arrume um emprego. Conseguir um emprego não apenas o ajudará a conseguir dinheiro para fazer uma faculdade ou para comprar o que quiser, mas também lhe trará muito orgulho. Pense em conseguir um emprego que ajude as outras pessoas, como um atendente de uma enfermaria ou um empacotador. Você se sentirá bem com o que estiver fazendo.
    • Seja um voluntário para melhorar sua autoestima. Você conseguirá fazer coisas importantes para outras pessoas, além de conseguir trabalhar suas habilidades. Você pode trabalhar em um panelão solidário, ajudar a construir casas ou começar um grupo de voluntariado para ajudar em um assunto que seja importante para você. Esse tipo de experiência costuma ajudar bastante em seu currículo no futuro.
    • Ajude outros alunos. Usar sua experiência para ajudar outros adolescentes ou alunos mais novos fará com que você se sinta muito melhor. Você pode ajudar os alunos de sua escola ou de uma outra escola mais carente. Assim, você ajudará aqueles que precisam mais.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Desenvolvendo sua individualidade

Baixe em PDF
  1. Sua vida é sua vida. Você deve viver e fazer coisas que o deixem feliz, mas não precisa agradar a todos. Dizem que nem Jesus agradou a todos e isso é verdade, não espere ou tente fazer todas as pessoas felizes o tempo todo. O melhor que pode fazer é ser feliz e tentar viver de acordo com o que acredita que seja certo e bom.
    • E o mais importante, você desenvolverá sua autoestima quando parar de tentar agradar aos mais populares e começar a tentar agradar a você mesmo. Se para agradar a você mesmo você precisa ter muitos amigos, faça coisas para que as pessoas queiram ser suas amigas, ou seja, faça coisas importantes e seja uma pessoa legal. Não tente fazer amigos usando determinadas roupas ou se envolvendo em problemas. As pessoas que são suas amigas por esses motivos não são seus amigos de verdade e acabarão o decepcionando no final das contas.
  2. Seja você mesmo. Em vez de ser maria-vai-com-as-outras e usar todas as marcas famosas, desenvolva um estilo próprio. Assim, você se destacará e terá mais confiança. Certifique-se de que esse estilo signifique algo para você e que você sinta que ele diz algo sobre você.
  3. Descubra quem você é o que o deixa feliz explorando coisas que goste e ache interessantes. Você acha determinado esporte legal? Pratique! Você sempre quis aprender a dançar? Aprenda! O único obstáculo para que não faça isso é você mesmo. [2]
    • Muitas escolas têm clubes para que você consiga praticar novos esportes, jogos, trabalhos de arte e outras atividades. Alguns bairros também têm grupos nos quais os adolescentes podem participar pagando uma pequena taxa.
  4. A melhor forma de lidar com os aspectos mais difíceis da vida e ter ótimos amigos. Eles o lembrarão que você é divertido e legal. Para manter sua autoestima alta, encontre amigos que o entendam e gostem de você da maneira que você é.
    • Seus melhores amigos devem gostar de muitas coisas das quais você gosta e podem ter alguns objetivos de vida em comum. Dessa forma, vocês saberão que estão em sintonia e poderão motivar uns aos outros com a amizade. Não há nenhum problema se seus amigos não gostarem de tudo o que você fizer, algumas diferenças são boas e ajudarão vocês a abrirem suas mentes a novas possibilidades. [3]
    • Não seja amigo de pessoas que o deixarem para baixo. Uma pessoa que deixa sua vida pior não é seu amigo de verdade. Se essa pessoa o faz se sentir mal ou quer que você faça coisas ruins, não seja amigo dela. Os amigos devem trazer o melhor de nós!
  5. Não deixe que as pessoas o intimidem. Não ceda aos desejos das pessoas ao seu redor. É bom tentar e conseguir deixar as pessoas felizes e não é legal pensar só em si, mas você precisa focar em si próprio e ser você mesmo. Sendo assertivo e fazendo o que é certo para você, você estará fazendo bem para sua autoconfiança e autoestima. [4]
    • Quando conversar com seus amigos ou colegas de sala, dê sua opinião. Peça o que precisar. Diga “não” quando quiser dizer “não”. E o mais importante: não se sinta culpado quando fizer isso!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Respeitando a si

Baixe em PDF
  1. Quando começar a cuidar de você, continuará cuidando sempre mais. Lave seus cabelos e sua pele regularmente. Escove seus dentes e seus cabelos. Use desodorante. Lave suas mãos quando precisar. Você se sentirá bem melhor.
    • Se você e sua família não conseguem comprar todos os itens de higiene, há vários locais em que você pode consegui-los gratuitamente, como igrejas e algumas organizações no bairro. Se não tiverem, saberão onde você poderá conseguir.
  2. Cuide de suas roupas. Lave-as quando estiverem sujas e passe-as para que não fiquem amassadas. Não use roupas com muitos buracos. Tente remover as manchas que houver e, se não conseguir, doe essas peças. Use roupas que sirvam e você, evite as muito pequenas ou muito grandes.
    • Se não puder comprar roupas novas, poderá conseguir algumas que foram doadas na igreja ou em centros comunitários. Lojas mais econômicas também pode ser uma opção. Se estiver preocupado em não conseguir roupas bonitas, procure bem em outras lojas.
  3. Você está em um período de desenvolvimento e muitos adolescentes sofrem com poucas horas de sono. Você pode achar que não há problema em dormir pouco, mas essa prática tem sérios impactos em sua saúde. Os cientistas descobriram que as horas de sono têm relação com o otimismo e a autoestima. Portanto, se quiser melhorar sua autoestima, durma pelo menos 7 ou 8 horas todas as noites. [5]
  4. Parte do seu bem estar depende do quanto você se exercita. Estar acima do peso poderá deixa-lo lento, sem fôlego ou fazer com que não se sinta bem. O exercício o ajudará a ter mais energia e ficar mais saudável.
    • Qualquer coisa que aumentar seus batimentos cardíacos por no mínimo dez minutos é um exercício. Você pode correr, fazer flexões, abdominais ou agachamentos. Qualquer coisa funcionará... não desista!
  5. Comer alimentos saudáveis, assim como praticar exercícios, fará com que você se sinta melhor. Comendo muitas bobagens, você engordará, não terá energia e não se sentirá bem. Se sentindo melhor, você gostará mais de você.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Fugindo da negatividade

Baixe em PDF
  1. Não gaste seu tempo com alguém que é negativo o tempo todo. Assim, você se sentirá mal com você mesmo e com todo mundo. Passe seu tempo com pessoas que sabem que, às vezes, a vida é complicada e que as pessoas cometem erros, mas que a vida é muito mais do que isso e deve ser aproveitada. Não devemos ter um padrão que nunca conseguiremos atingir.
    • Se tiver um amigo próximo muito negativo, tente ajudá-lo a mudar. Se ele continuar assim, tente passar menos tempo com ele. É difícil, mas ficar perto de pessoas negativas não é saudável e não o ajudará em sua vida.
    • Se perceber que está agindo assim: pare. Você não deve ser assim. Se está com problemas em sua vida, está passando por coisas negativas, mude isso. Não reclame e não foque nas coisas ruins. Transforme-as em coisas boas!
  2. Não gaste seu tempo pensando em arrependimentos e em todas as vezes que fez algo errado ou falhou. Aprenda com esses erros e siga em frente. Em vez de focar nas coisas que fez de forma errada, lembre-se de tudo o que deu certo. Assim, você se lembrará que consegue fazer muitas coisas perfeitamente e poderá conseguir ótimos resultados quando tentar.
    • Faça uma lista das coisas que mais se orgulha. Cole na parede do seu quarto e olhe todos os dias. Isso o motivará a fazer coisas boas e deixar a lista cada vez mais longa. Veja se consegue fazer com que ela chegue até o chão ou que fique maior do que você.
  3. Dizem que ninguém é perfeito e isso é a mais pura verdade. Ninguém é perfeito. Nada é perfeito. A perfeição não é uma coisa real. Isso significa que você deve parar de tentar ser perfeito. Se tentar, você sempre se decepcionará. É bom lutar por algo, mas não se deve lutar pela perfeição. Pense em onde está e tente dar o próximo passo. Tente tirar um 8 na próxima prova antes de tentar um 10. Você pode se surpreender e fazer mais do que imaginava que conseguiria!
  4. Diga a você mesmo todos os dias que é uma boa pessoa. Você tem algo para oferecer ao mundo. Você pode fazer coisas que ninguém consegue. Você pode lidar com todos os desafios que surgirem. Você pode ser melhor e mais feliz. Você amará as outras pessoas e amará você mesmo. Você sempre dará o seu melhor. Tudo isso será verdade se você quiser. Você só precisa querer. Lembre-se todos os dias disso tudo e você se sentirá melhor a respeito de você mesmo e de suas habilidades.
    • Às vezes, pode parecer que tudo isso não seja verdade ou possível, mas é. Se acha que não tem algo diferente para oferecer ao mundo, lembre-se que você só não descobriu ainda. Se não sentir que é uma boa pessoa, dê a você mesmo a oportunidade de ser. Às vezes, pode demorar para mudarmos coisas que não gostamos em nós mesmos, mas se você tentar, descobrirá que com o tempo você pode se tornar uma pessoa mais feliz.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que você não está sozinho nessa. Muitos adolescentes passam por períodos de autoestima baixa. Converse com outras pessoas para construir sua confiança aos poucos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 57 412 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade