Baixe em PDF
Baixe em PDF
Muitas pessoas apresentam dificuldade com matemática e acabam tendo um desempenho acadêmico aquém do esperado. Por sorte, há algumas formas simples e diretas de resolver o problema! A prática leva mesmo à perfeição quando se trata de conceitos e teorias. Comece a participar mais das aulas, tirar todas as suas dúvidas e pedir ajuda aos colegas. Você vai inclusive passar a gostar mais da disciplina de modo geral!
Passos
-
Não falte a nenhuma aula de matemática. Comece mostrando ao seu professor toda a sua dedicação a ter um desempenho melhor. Seja assíduo em relação às aulas e, com o tempo, você não vai mais precisar quebrar a cabeça estudando conceitos aos quais não se atentou na hora certa. Por fim, outra das grandes vantagens da participação na sala de aula é fazer anotações do seu jeito, sem precisar copiar dos colegas. [1] X Fonte de pesquisa
- Converse com o professor de antemão e pergunte o que ele pretende passar na aula sempre que você precisar faltar por algum motivo. Veja também se ele não tem algum trabalho alternativo para compensar a sua ausência.
-
Preste atenção e participe das discussões em sala de aula. Ouça bem os conceitos que o professor passa, tanto na teoria, como na prática. Isso também vai mostrar a ele que você está empenhado em aprender, o que por sua vez contribui com o avanço dos seus conhecimentos e habilidades na hora de fazer o dever de casa e outras avaliações. Você vai ver o quanto a matemática pode ser divertida! [2] X Fonte de pesquisa
- Não fique pensando na morte da bezerra e muito menos fique mexendo no celular (a menos que seja para pesquisar algum conceito importante) durante a aula.
- Passe a se sentar em uma das primeiras carteiras da fila se você estiver com dificuldade para se concentrar.
- A aula de matemática pode até ficar chata de vez em quando, mas não tem outra: as suas notas vão cair se você não prestar atenção.
-
Aprenda a fazer anotações durante as aulas. Preste bastante atenção ao que o seu professor diz e coloca no quadro e escreva tudo no caderno. Tente também formular uma série de passos e etapas em relação aos conceitos que ele ensinar. Copie os exemplos da lousa para consultar mais à frente e usar como referência. [3] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: digamos que o professor está ensinando o cálculo da área de um triângulo. Nesse caso, escreva algo como "Área = metade da base (b) × altura (a). Se b = 20 e h = 10, então a área = 100". Depois, desenhe um triângulo com os valores da base e da altura.
- Você não vai conseguir revisar bem o conteúdo se as suas anotações ficarem desorganizadas. Por sua vez, isso vai afetar as suas notas.
-
Tire todas as suas dúvidas com o professor. Muitos estudantes têm um mau desempenho em matemática (e outras disciplinas) porque não tiram as dúvidas no momento em que elas surgem. Na verdade, fazer perguntas e pedir esclarecimentos ao professor é uma das melhores formas de resolver possíveis problemas. Levante a mão e se manifeste sem medo! Vai que algum colega também está com a mesma pergunta na cabeça?
- Por exemplo: você pode perguntar algo como "Eu não entendi o que você disse sobre a ordem das operações. Eu sempre tenho que resolver primeiro as equações que estão dentro de parênteses?" ou "Você pode explicar de novo as funções trigonométricas?".
- Fale com o professor em particular depois da aula se você ficar muito nervoso ou constrangido durante a aula. Não é o ideal, mas é melhor que nada.
- Vá à sala do professor em outro momento e tire as suas dúvidas que ainda restarem. Também não é o ideal, mas já quebra um galho.
-
Tenha uma mentalidade positiva na hora de fazer avaliações. Comece toda prova resolvendo as questões mais fáceis. Depois, se sobrar tempo, passe para as que você não entende tão bem. Lembre-se de anotar todo o raciocínio, não apenas a resposta. Dê uma boa olhada em tudo quando terminar e veja se cumpriu os requisitos do enunciado. [4] X Fonte de pesquisa
- Faça a prova com calma, sem correr contra o tempo. É lógico que você deve estar atento ao relógio, mas não adianta se afobar.
- O professor pode até apontar um erro que você cometeu durante a prova para dar uma forcinha!
Publicidade
-
Faça o seu dever de casa em um lugar tranquilo, no qual consiga se concentrar. Não adianta tentar estudar em locais movimentados e barulhentos. Pense em um ambiente tranquilo e onde não haja mais ninguém, como o seu quarto. Você vai entender melhor as ideias de cada questão da lista de exercícios e até enxergar melhor a importância da matemática! [5] X Fonte de pesquisa
- Consulte as suas anotações e a apostila enquanto faz o dever de casa. Tente também se lembrar de coisas que o professor disse durante a aula na hora que surgirem dúvidas.
- Crie o hábito de fazer o dever de casa com toda a atenção possível, como se fosse uma avaliação normal — afinal, esse tipo de atividade acaba servindo como uma espécie de "simulado" das provas para valer.
- Quanto mais aprender fazendo seu dever de casa, mais a sua nota em matemática vai subir.
-
Responda a todas as questões do dever de casa. Tente fazer a lista de exercícios inteira. Tudo o que você deixar de lado vai afetar não só as suas notas, mas o seu conhecimento de modo geral. Por exemplo: a sua nota máxima seria de 9,0 em 10,0 se você deixasse uma das dez questões sem fazer (e isso se acertasse todas as demais!). É importante tentar completar tudo. [6] X Fonte de pesquisa
- Peça ajuda ao professor ou a algum colega que tenha facilidade em matemática sempre que você ficar com dúvida em exercícios ou conceitos.
- Responda ao problema da maneira que você conseguir se não houver tempo de pedir ajuda. A resposta pode até sair errada, mas pelo menos o professor vai ver a sua tentativa e entender que você quer mesmo aprender (e, quem sabe, dar um desconto!).
-
Dedique mais tempo aos conceitos da matemática com os quais você tem dificuldade. Muitos estudantes continuam tirando notas baixas porque só estudam as partes da matéria com as quais já estão confortáveis. Contudo, você tem que se dedicar ainda mais aos conceitos complicados antes de melhorar seu desempenho de fato. Consulte suas anotações do caderno e a apostila e tente entender ao máximo tudo o que ainda estiver um pouco obscuro. [7] X Fonte de pesquisa
- Baixe listas de exercícios sobre a matéria na internet ou consulte a seção de exercícios extras da apostila e tente fazer em casa. Concentre-se nos pontos que geram dúvidas, não nas partes com as quais você já está acostumado.
- Dê uma olhada nas respostas, compare-as às do gabarito e veja se (e onde) você errou.
-
Tente ensinar conceitos da matemática com os quais você tem dificuldade a colegas de sala. Isso não só vai melhorar o seu conhecimento, mas também ajudar na hora do dever de casa e das avaliações. Passar certos conceitos a outras pessoas sempre facilita a compreensão de quem explica. E você não precisa contar só com seus colegas: fale com seus pais, seus irmãos e até seus amigos que não estudam na mesma escola. Suas notas vão aumentar aos poucos! [8] X Fonte de pesquisa
- Tente explicar esses conceitos a dois ou três colegas e veja se eles entendem mesmo o que você quer dizer.
- Diga algo como "Eu estou resolvendo algumas listas de problemas que envolvem equações do segundo grau, então acho que entendo bem do assunto. Se não for incômodo, eu queria tentar explicar o conceito a vocês. O que acham?".
-
Participe de grupos de estudo de matemática para aprender junto a outros colegas. Grupos de estudo são uma mão na roda para quem tem dificuldade na hora de fazer o dever de casa ou as avaliações de matemática. Marque encontros periódicos com os outros membros para estudar algo que o professor passou recentemente e que levou a dúvidas. Todo mundo vai se sair melhor na disciplina! [9] X Fonte de pesquisa
- Você pode pedir para participar de um grupo que já esteja formado ou formar o seu próprio com colegas de turma! Aprender é bem mais fácil e divertido quando se está acompanhado.
-
Estude para as provas com pelo menos três ou quatro dias de antecedência. Todo mundo sabe que as provas correspondem a boa parte das notas gerais em qualquer disciplina escolar. Sendo assim, você precisa se organizar para revisar o conteúdo por 30 a 60 minutos por dia. Releia a apostila e as suas anotações do caderno, faça listas de exercícios e revise tudo o que for possível. Por último, tente resolver a pelo menos seis exercícios que tenham a ver com a prova em si na última noite. [10] X Fonte de pesquisa
- Dê uma última olhada nas suas anotações antes de se deitar na noite anterior, vá dormir em um horário adequado e chegue à escola adiantado no dia seguinte.
- Não adianta tentar estudar todo o conteúdo da prova somente na noite anterior. Além de você acordar exausto no grande dia, o conhecimento não vai se consolidar de vez na sua cabeça.
- Visualize-se tirando uma nota boa na prova. Pensar positivo faz bastante diferença!
-
Faça aulas particulares de reforço em matemática. Você pode precisar de aulas particulares se estiver com muita dificuldade em matemática. O professor vai dar atenção aos seus problemas específicos e pensar em formas de ajudar a melhorar o seu desempenho. Além disso, ele pode ainda explicar determinados conceitos de formas diferentes da sala de aula. [11] X Fonte de pesquisa
- Peça indicações de bons professores particulares aos seus amigos e colegas ou mesmo a alguém da coordenação da escola.
- Se preferir busque bons professores particulares na internet.
- Você (na verdade, provavelmente seus pais) vai ter que fazer um pequeno investimento financeiro para contratar o professor particular. No fim das contas, tudo vale a pena.
Publicidade
-
Anote cada etapa do seu raciocínio no papel. Pense no que você tem que fazer para resolver cada problema, anote esse passo a passo e só então comece a resolução propriamente dita. Nunca tente fazer tudo de cabeça e nem use a calculadora! Muitos estudantes omitem certas etapas do raciocínio e acabam cometendo erros bobos, ainda mais em questões mais demoradas — e, por consequência, tiram notas baixas. [12] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: imagine que você tem que calcular a área de um círculo. Comece determinando o raio do círculo e multiplicando o valor por 2 para chegar ao diâmetro. Em seguida, multiplique o diâmetro por pi (3,14) para determinar a área. Pronto! Mas anote cada um desses passos no papel.
- Você tem mais chances de acertar na resposta se anotar cada etapa do raciocínio. Além disso, o professor vai ver toda a progressão do problema e pode até dar aquele desconto (mesmo que as respostas em si não estejam corretas).
- Resolva os problemas a lápis antes de passar caneta. Você pode ter que apagar partes da resposta se cometer algum erro. [13] X Fonte de pesquisa
-
Resolva alguns problemas extras e veja se você entende mesmo os conceitos. Resolva mais algumas questões depois de terminar o dever de casa para ficar cada vez mais craque nessa parte da matéria. Mais uma vez, dê uma olhada nas respostas e confira o gabarito do fim da apostila para saber se tudo está nos conformes. Caso você tenha errado alguma coisa, tente refazer a questão ou peça para o professor explicar melhor a parte que causou confusão. [14] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: digamos que você está estudando álgebra e tem dificuldade para somar e multiplicar números negativos. Resolva dois ou três problemas que tenham a ver com esse conceito e, aos poucos, as coisas vão ficar mais claras!
-
Aplique a matemática em problemas da vida real. Muitos estudantes têm dificuldade com matemática porque ela é abstrata e não parece ter tanta ligação com o cotidiano — mas isso não é necessariamente verdade! Por exemplo: o Teorema de Pitágoras serve para explicar a relação entre formas geométricas de tamanhos diferentes! Sendo assim, busque sempre fazer algum tipo de associação com situações e questões do dia a dia, que tornem esses conceitos mais concretos e interessantes. [15] X Fonte de pesquisa
- Até as partes que menos parecem práticas têm algum pé na realidade. Números negativos, por exemplo, ajudam a entender conceitos como dívidas financeiras (algo tão importante na vida de todo adulto).
-
Estude os conceitos básicos da matemática antes de avançar aos mais avançados. Adição, subtração, multiplicação e divisão são quatro dos processos mais essenciais da matemática. Você tem que encarar todos como a base para conceitos mais avançados, incluindo a álgebra e a trigonometria. É por isso que todo estudante deve prestar atenção desde o início. [16] X Fonte de pesquisa
- Busque sites e outros recursos especializados em matemática se você tiver dificuldade para entender esses conceitos básicos. O Só Matemática é um bom exemplo.
- O InfoEscola também traz informações interessantes.
-
Domine cada conceito da matemática antes de avançar ao seguinte. A matemática é uma disciplina cumulativa. Ou seja: não dá para aprender conceitos mais complexos sem antes dominar os mais básicos. Por isso, leia e releia exemplos da apostila, consulte as suas anotações do caderno, veja videoaulas no YouTube e assim por diante. [17] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: digamos que você está aprendendo a calcular a área de formas geométricas. Domine essa parte da matéria antes de avançar às mais complexas, como calcular o volume.
-
Identifique e trabalhe mais nos seus pontos fracos da matemática. Nenhum estudante domina todas as matérias da matemática e, como dito acima, o que mais derruba as notas dos alunos é aquilo a que eles menos dedicam tempo. Portanto, dê uma olhada nas suas avaliações e nos deveres de casa que já fez e descubra quais são as partes tensas. Em seguida, releia os capítulos necessários da apostila, resolva mais exercícios e tire suas dúvidas com o professor. O seu desempenho vai melhorar de pouco em pouco! [18] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: imagine que você tem dificuldade com trigonometria. Aprenda novas formas de calcular os ângulos de tipos variados de triângulos para acabar com o problema! Além disso, faça cartões de consulta com termos como "seno" e "cosseno".
- Não invente desculpas, como "Meu cérebro não foi feito para entender equações do segundo grau" ou "Eu nunca vou entender de trigonometria. Já desisti".
-
Descubra qual é o seu estilo de aprendizagem . Para isso, você pode pensar nos tipos de situação em que mais consegue reter o conhecimento acadêmico. Por exemplo: pense nas suas aulas favoritas. É quando o professor coloca os alunos para resolverem problemas com lápis e papel? Ou quando explica os conceitos na frente da sala? Quando pede para a turma se dividir em grupos? Quanto mais você aprender da matemática em um estilo específico, melhor vai ser o seu desempenho de modo geral. [19] X Fonte de pesquisa
- Faça testes da internet para descobrir qual é o seu estilo de aprendizagem.
- Busque testes em sites variados se o exemplo acima não for muito interessante.
- Os principais estilos de aprendizagem são visual , verbal , social , auditivo , físico (cinestésico) , lógico e solitário .
Publicidade
Dicas
- Converse com o seu professor de matemática e peça para ele passar listas de exercícios extras para você fazer em casa.
- Estudar matemática pode desgastar o cérebro. Faça uma pausa de cinco minutos de vez em quando e respire ar puro, alongue os músculos e coisas do tipo.
- Tenha sempre uma garrafa d'água e um lanche saudável por perto na hora de estudar matemática. Você vai ter mais energia, principalmente se fizer aqueles intervalos periódicos de cinco minutos.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.math.uh.edu/~tomforde/AttendingClass.html
- ↑ https://www.oxford-royale.co.uk/articles/improve-underperforming-grades.html
- ↑ https://www.oxford-royale.co.uk/articles/improve-underperforming-grades.html
- ↑ https://www.privateschoolreview.com/blog/7-ways-to-improve-your-math-scores
- ↑ https://www.mathgoodies.com/articles/improve_your_grades
- ↑ https://vittana.org/20-pros-and-cons-of-homework
- ↑ https://www.privateschoolreview.com/blog/7-ways-to-improve-your-math-scores
- ↑ https://www.mathgoodies.com/articles/improve_your_grades
- ↑ https://www.privateschoolreview.com/blog/7-ways-to-improve-your-math-scores
- ↑ https://www.privateschoolreview.com/blog/7-ways-to-improve-your-math-scores
- ↑ https://www.mathbootcamps.com/how-can-a-math-tutor-help-you/
- ↑ https://www.privateschoolreview.com/blog/7-ways-to-improve-your-math-scores
- ↑ https://www.mathgoodies.com/articles/improve_your_grades
- ↑ https://www.mathgoodies.com/articles/improve_your_grades
- ↑ https://betterexplained.com/articles/how-to-develop-a-mindset-for-math/
- ↑ https://www.pbs.org/wgbh/misunderstoodminds/mathbasics.html
- ↑ https://www.thestudentroom.co.uk/gcse/exams/5-tips-to-boost-your-gcse-maths-grade
- ↑ https://www.thestudentroom.co.uk/gcse/exams/5-tips-to-boost-your-gcse-maths-grade
- ↑ https://education.cu-portland.edu/blog/classroom-resources/5-types-of-classroom-teaching-styles/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 17 535 vezes.
Publicidade