Quer dizer que você ouviu falar das bitcoins e está ansioso por colocar as mãos nessa riqueza digital. É possível fazer compra e venda de bitcoins ou, ainda, minerá-las — o processo de verificar transações ocorridas nessa moeda, algo pelo qual os usuários são recompensados. Essa é, basicamente, a premissa central por trás da economia bitcoin, e a mineração é usada para manter as transações seguras e confiáveis. Com o tempo, esse processo tem se tornado cada vez mais difícil. Atualmente, você precisa de equipamentos especializados (e caros) para fazer a mineração por conta própria. Embora o custo e os desafios associados continuem a aumentar, muitos serviços baseados na nuvem têm começado a aparecer. Eles permitem que usuários individuais emprestem a capacidade de processamento (ou " hashing ") de equipamentos de mineração a fim de fazê-lo remotamente. Esse guia ensina você a minerar bitcoins com serviços baseados na nuvem, bem como através de mineradores ASIC .
Passos
-
1Tenha uma carteira de bitcoins. As moedas ficarão armazenadas em carteiras digitais criptografadas a fim de proteger o seu dinheiro, podendo ser tanto locais como online. Os serviços virtuais geralmente são considerados menos seguros, uma vez que o dinheiro pode ser perdido se alguma catástrofe ocorrer no outro lado das transações. Com relação aos serviços locais, no entanto, a responsabilidade é sua de efetuar backups e proteger os próprios dados.
- A maioria dos usuários experientes recomenda o uso de uma carteira local por questões de segurança.
- As carteiras locais costumam exigir uma verificação de toda a cadeia de blocos, a blockchain , que nada mais é do que o histórico de todas as transações em bitcoins já realizadas. Manter essa cadeia é o que ajuda as bitcoins a se manterem atuais e seguras, e a sincronização dos dados pode levar um dia ou mais.
- Dentre as carteiras locais mais populares, podem estar BitcoinQT , Armory e Multibit — essa última, inclusive, não requer o download de toda a cadeia de blocos.
- Você também pode obter aplicativos de carteira para o seu dispositivo móvel. Nesse caso, o download completo da cadeia de blocos também não é um requerimento. Dentre os aplicativos mais populares, incluem-se Blockchain e CoinJar .
- Se perder a carteira, você perde o seu dinheiro!
-
2Proteja a sua carteira. Uma vez que não há "posse" quando se trata de carteiras, qualquer pessoa que ganha acesso à sua pode usar as moedas nela presentes como bem desejar. Para evitar que isso aconteça, ative a verificação em dois passos e guarde-a em um computador sem acesso à internet — talvez, inclusive, em um cartão de memória, se for preciso ejetá-la ou desmontá-la futuramente para tê-la sempre ao seu lado independentemente de onde estiver.
-
3Escolha um provedor de serviços de mineração na nuvem. Ao longo do tempo, o processo de minerar bitcoins requer cada vez mais poder de processamento. Hoje em dia, não é prático esperar que muitos usuários invistam no equipamento necessário à mineração pessoal de bitcoins. A mineração na nuvem, por sua vez, dá a eles a possibilidade de alugar esse poder (ou capacidade de processamento) para que todo o processo se dê remotamente. De modo geral, você será pago em bitcoins.
- Alguns serviços populares de mineração na nuvem incluem Genesis Mining e HashFlare . A página CryptoCompare (em inglês) mantém uma lista comparativa entre as diversas empresas disponíveis, com comentários e avaliações de usuários.
-
4Escolha um pacote de mineração na nuvem. Depois de decidir o provedor de serviços de sua preferência, é o momento de escolher o pacote. Para isso, você precisa determinar quanto está disposto a investir e observar quanta capacidade de processamento conseguirá em troca. Muitas empresas dão uma estimativa de retornos baseada no valor atualizado de bitcoins. No entanto, é importante lembrar-se de que o mercado é volátil, e retornos nesse tipo de investimento não são garantidos.
-
5Escolha uma pool , ou "piscina", de mineração. A maioria das empresas pedirá a você que entre em uma pool . Essa é uma prática bem comum quando se realiza a mineração na nuvem ou por conta própria, uma vez que aumenta as probabilidades de se ganhar bitcoins. É recomendável ingressar apenas em um grupo bem estabelecido e com boas referências.
- A maioria das pools cobra uma pequena taxa (aproximadamente ) de seus ganhos.
- Ao entrar em uma pool , você precisa criar um "trabalhador". Trata-se de uma subconta utilizada para rastrear as suas contribuições. Você pode ter trabalhadores múltiplos trabalhando simultaneamente, sendo que cada pool terá suas instruções relativas ao processo.
-
6Deposite os ganhos em sua própria carteira segura. É recomendável que, no momento em que começar a ter ganhos nos investimentos, você saque esses valores a fim de guardá-los em sua carteira protegida.Publicidade
-
Compre um hardware de mineração personalizado. Quando as bitcoins surgiram, era possível minerar usando apenas o processador e a placa gráfica de seu computador. Hoje em dia, isso se tornou impraticável, pois até os gastos em eletricidade superarão qualquer ganho potencialmente obtido. À medida em que a dificuldade na mineração aumenta, torna-se necessário ter equipamentos cada vez mais poderosos. Em 2018, é necessário comprar um minerador de circuitos integrados de aplicação específica (da sigla em inglês ASIC ) para minerar bitcoins. É possível encontrá-lo em diversas fontes, [1] X Fonte de pesquisa mas aqui estão alguns pontos para levar em consideração antes de efetuar a sua compra:
- Potência de hashing: a capacidade de processamento indica quantas funções hash o minerador é capaz de executar por segundo. Modelos ASIC mais caros, por sua vez, apresentarão desempenhos superiores.
- Eficiência: mineradores ASIC consumem muita eletricidade. Para se lucrar nessa mineração, você precisa de um dispositivo que converta eficientemente essa eletricidade em bitcoins. De outro modo, as contas de eletricidade podem ficar ainda mais altas do que os lucros obtidos. [2] X Fonte de pesquisa
- Preço: um bom minerador ASIC pode custar facilmente entre e , sem considerar as despesas com eletricidade e taxas de mineração. Você também deverá comprar uma fonte de energia, que custará entre e . Use uma Calculadora de Lucros (em inglês) para fatorar os custos e obter uma estimativa dos retornos esperados. É importante lembrar-se de que essas calculadoras trazem estipulações com base no valor de bitcoins atual. À medida em que o mercado se populariza, esses valores devem diminuir cada vez mais. Por isso, se uma calculadora estima que você ganhará bitcoins por ano hoje, esse número pode cair para ou até menos até o fim do ano. [3] X Fonte de pesquisa
-
2Compre uma fonte. Além de comprar um minerador ASIC , você também precisa comprar uma fonte compatível. Val lembrar que esses dispositivos consomem muita eletricidade, sendo recomendável usar uma tomada de (mínimo de ).
-
Tenha uma carteira de bitcoins. Elas são armazenadas em carteiras digitais que são criptografadas para proteger o seu dinheiro, quer local ou virtualmente. Embora serviços virtuais não sejam capazes de acessá-lo, ainda são considerados uma alternativa menos segura, uma vez que o dinheiro poderia ser perdido se uma catástrofe ocorrer por parte deles.
- A maioria dos usuários experientes em bitcoins recomenda o uso de uma carteira local por questões de segurança.
- Carteiras locais geralmente requerem a verificação de toda a cadeia de blocos, que é o histórico das transações já realizadas. Esse tipo de hospedagem é o que ajuda a manter as bitcoins sempre atualizadas e seguras. Sincronizar a cadeia de blocos pela primeira vez pode levar um dia ou mais.
- Dentre as carteiras locais mais populares, incluem-se BitcoinQT , Armory e Multibit — essa última não requer o download de toda a cadeia de blocos.
- Você também pode obter aplicativos de carteira para dispositivos móveis, que tampouco requerem o download da cadeia de blocos completa. Algumas opções populares são Blockchain e CoinJar .
- Se perder a carteira, você perde o seu dinheiro! [4] X Fonte de pesquisa
-
Proteja a sua carteira. Como não há "posse" quando se trata dessas carteiras, qualquer pessoa que conseguir acesso à sua poderá usar as moedas nela presentes como bem quiser. Para evitar que isso aconteça, ative a verificação em dois passos e armazene-a em um computador sem acesso à internet — se possível, até, em um cartão de memória ou SD, caso seja necessário ejetá-la ou desmontá-la futuramente para tê-la sempre à disposição independente de onde estiver.
-
5Escolha uma pool (ou "piscina") de mineração. A maioria das empresas sugere a você que entre em uma pool . Trata-se de uma prática bem comum quando há a preferência pela mineração na nuvem ou por conta própria, pois ela aumenta as probabilidades de se obter bitcoins. Recomenda-se ingressar apenas em um grupo bem estabelecido e com boas referências.
- A maioria delas cobra uma pequena taxa (aproximadamente ) de seus ganhos.
- Ao entrar em uma pool , você precisará criar um "trabalhador", que é uma sub-conta utilizada para rastrear as suas contribuições. Você pode ter trabalhadores múltiplos trabalhando simultaneamente de modo que cada pool terá suas instruções relativas ao processo de criação.
-
6Ligue a fonte ao minerador ASIC . Ela terá cabos numerados que devem ser conectados às placas de hashing do minerador. A seguir, ligue um dos cabos na placa de controle.
-
7Conecte o minerador ASIC ao roteador. Depois da ligação à fonte de energia, use um cabo Ethernet para conectar o minerador ao roteador.
-
8Inicialize o minerador ASIC . Depois de conectá-lo à fonte de energia e ao roteador, você poderá inicializar o sistema ligando a energia ou pressionando o respectivo botão na fonte. Haverá uma lâmpada LED no minerador ASIC indicando quando ele está plenamente inicializado. Esse processo costuma demorar aproximadamente minutos.
-
9Digite o endereço de IP do roteador em um navegador da internet. Antes de poder configurar o minerador ASIC , você precisa determinar o endereço IP que se refere a ele. É possível encontrá-lo na página de administração do roteador de rede. Digite-o na barra de endereços e você poderá acessá-la a partir do navegador de qualquer computador conectado ao minerador ASIC . Leia o manual do usuário em busca do endereço de IP específico ou, ainda, pesquise no Google pelos dados do modelo de roteador em questão. A maioria dos endereços de IP usadas nesse sentido é um dos seguintes: 192.168.0.1 , 192.168.1.1 , 192.168.0.0 ou 10.0.0.1 .
-
10Encontre a seção de " Dispositivos Conectados " na página de administração do roteador. Ela diferirá dependendo do fabricante e do modelo. Em alguma seção, haverá um botão exibindo todos os dispositivos agora conectados ao roteador. É aqui que o minerador ASIC estará.
-
11Clique sobre o minerador ASIC . Ele estará listado sob os dispositivos conectados ao roteador. Clique sobre ele para exibir suas informações relevantes.
-
12Copie e cole o endereço de IP do minerador ASIC no navegador. Ao clicar sobre ele na lista de dispositivos conectados ao roteador, serão exibidos o endereço de IP e outras informações. Copie esse endereço e cole-o em seu navegador, o que abrirá a página de administração do minerador ASIC . A seguir, anote o endereço de IP para ter fácil acesso a essa página no futuro.
-
13Efetue o login no minerador ASIC . Leia o manual do usuário para descobrir quais são as credenciais padrão. Geralmente, tanto o nome de usuário como a senha ficam predefinidos como " Root ".
-
14Clique em Configurações do Minerador . Após a inicialização, ele já começará a minerar — mas não para você, e sim para os fabricantes. Para que ele faça a sua mineração, é preciso inserir os dados de sua pool específica. Clique na página de configurações para fazer os ajustes necessários.
-
15Digite o endereço, o nome de usuário e a senha de sua pool de mineração. Ao efetuar login, você precisa ter em mãos o endereço, o nome de usuário (ou trabalhador) e a senha (se aplicável) e digitar essas informações na página respectiva de configurações do minerador. Geralmente, costuma ser possível inserir dados de três pools diferentes.
-
16Clique em Salvar/Aplicar . Isso guarda as informações salvas no minerador ASIC . Ele agora poderá minerar por você e por sua respectiva pool . [5] X Fonte de pesquisa
-
17Mantenha-se atento às temperaturas. Os programas de mineração consomem uma quantidade absurda de energia. A maioria dos mineradores vem equipada com um potente ventilador de resfriamento que precisa ser substituído com certa frequência. Também pode ser útil determinar outros meios de lidar com o excesso de calor. [6] X Fonte de pesquisa
-
18Confira a lucratividade. Depois de ter minerado por um certo tempo, observe os valores para determinar se o processo vale a pena. Quanto fez nos últimos dias? Compare o valor aos custos necessários para manter o equipamento em pleno funcionamento durante o período (o Bitmain Antminer S9 costuma requerer uma entrada de energia de aproximadamente a , ou de aproximadamente a ). [7] X Fonte de pesquisa É recomendável que você faça uso de uma Calculadora de Mineração (em inglês) para determinar a rentabilidade antes de entrar nessa forma de investimento, além de fazê-lo também ocasionalmente ao longo do processo.Publicidade
Avisos
- O mercado das bitcoins (e de outras criptomoedas) é bastante volátil, e seu preço varia constantemente. Não há qualquer garantia de que o valor das bitcoins mineradas ou adquiridas valerá o mesmo daqui a algumas É recomendável que você não invista qualquer dinheiro que não pode perder.
- Esteja ciente dos contratos de pré-venda. Algumas empresas na nuvem podem pedir a você que pague por um plano que só estará disponível depois de semanas ou meses. Recomenda-se evitar esse tipo de negócio, uma vez que não há garantias de que o valor das bitcoins permanecerão o mesmo até o momento em que ele se iniciar.
- Evite comprar mineradores ASIC usados, pois o desgaste é bastante comum nesse tipo de equipamento. Não se pode garantir que ele durará o suficiente para que você faça algum lucro considerável. Além disso, ele talvez nem tenha capacidade de processamento suficiente para minerar a ponto de dar lucro.
- Tome cuidado ao comprar mineradores ASIC que estão fora de estoque. É impossível prever como estará o mercado das bitcoins quando ele finalmente chegar em suas mãos.
- Não tente minerar usando a CPU ou a GPU de seu computador. Apesar de que isso costumava ser uma prática possível, esse já não é mais o caso. Você gastará mais com eletricidade do que fazendo bitcoins, podendo inclusive desgastar ou queimar o seu equipamento.
Referências
- ↑ https://www.digitaltrends.com/computing/how-to-mine-bitcoin/
- ↑ https://www.buybitcoinworldwide.com/mining/hardware/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=nHemRGEXwIk
- ↑ https://bitcoin.org/en/choose-your-wallet
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=MyXjdm81PhE
- ↑ https://www.pcmag.com/feature/358234/how-to-mine-bitcoin-in-your-mom-s-basement/15
- ↑ http://techcrunch.com/2013/04/08/how-to-mine-bitcoins/