Baixe em PDF
Baixe em PDF
A personalidade é uma coleção de padrões – pensamentos, comportamento, e sentimentos – que fazem você ser quem é. E adivinha? Esses padrões podem mudar. Vai dar trabalho, mas se você realmente se comprometer com a ideia, qualquer coisa pode acontecer. Aqui está como começar um novo “você”.
Passos
-
Escreva o seu plano. Essa é uma ação de duas vias: é o que está tentando mudar e o que quer se tornar. Você não pode ter um sem o outro. Essa é uma difícil tarefa para se completar: você deve conhecer a batalha primeiro antes de travá-la. [1] X Fonte de pesquisa
- Como o seu novo “eu” vai contribuir para o seu desenvolvimento como pessoa? Muitas pessoas nesse estágio chegam à conclusão de que mudança de personalidade não é necessária. O que se faz necessário é apenas uma mudança de um pequeno hábito que afeta negativamente as interações com outras pessoas. Apenas uma pequena mudança irá dar resultado?
- Se existe alguém que queria imitar, coloque em evidência o que deseja simular. Não olhe apenas para a pessoa e diga “Sim, eu quero ser assim”. Descubra exatamente o que admira – é como essa pessoa lida com as situações? A maneira de falar? Como ela anda ou se mexe? E mais importante, como isso tudo contribui para seu bem estar?
-
Fale com alguém. Uma das razões de os Alcoólicos Anônimos darem certo é porque o grupo faz você falar coisas que normalmente não falaria com outras pessoas. Ter um ombro amigo para ajudá-lo é muito útil nesses casos.
- Fale com um amigo sobre o que está tentando alcançar. Se for confiável, ele será capaz de indicar o caminho certo (fazendo uma crítica honesta, positiva ou negativa, sobre suas intenções). Duas cabeças pensam melhor do que uma.
-
Crie um sistema de premiação. Pode ser qualquer coisa. Qualquer coisa. Pode ser tão pequeno quanto petecas que cabem em um bolso ou tão grande quanto férias. O que quer que seja, faça com que valha a pena pra você. [2] X Fonte de pesquisa
- Estabeleça “pontos de controle” enquanto estiver na fase de mudança. Se encontrar com uma garota e ela falar um pouco com você, fantástico. Já é alguma coisa. Se, na próxima semana, se encontrarem de novo e ela falar muito mais, ótimo! Premie-se por todos os avanços: “tudo” em seu caminho é um desafio.
Publicidade
-
Pare de se rotular. Você se diz tímido ou reservado? Pois saiba que adotar um rótulo, qualquer um, serve como desculpa para evitar fazer qualquer coisa. Porque você não irá àquela festa na sexta? Exatamente. Você não tem motivo. Ao parar de pensar em si mesmo de uma forma ou de outra, novas oportunidades se abrirão e parecerão mais agradáveis.
- Você está mudando constantemente. Se você se acha um nerd, pode acabar abraçando essas características. Mas, se parar pra perceber que está sempre crescendo e mudando, você se abrirá a oportunidades que inspiram crescimento e para as quais se fecharia ao se rotular desta ou daquela maneira. [3] X Fonte de pesquisa
-
Pare de pensar de modo “fechado”. Na mesma linha de “rotular” a si mesmo, pare de pensar de modo fechado. Garotos não são assustadores, as autoridades não são más e livros têm muitas utilidades. É a sua percepção que determina o valor das coisas: uma visão aberta fará com que você aprecie as coisas por elas mesmas e aprenda.
- Por exemplo, digamos que a pessoa enxergue a inteligência como uma característica vital que pode afetar muito o seu comportamento. Esses dois diferentes pontos de vista de si mesmo podem se desenvolver cedo na infância e podem contribuir tremendamente na personalidade. A inteligência afeta a motivação e os ganhos de uma pessoa, tendo um importante papel em relações de negócio e no meio social, onde pessoas podem resolver conflitos e se recuperar de falhas. [4] X Fonte de pesquisa
-
Jogue fora pensamentos negativos. Apenas pare. A beleza do seu cérebro consiste no fato de que ele é você. Se ficar pensando “Ai meu Deus, eu não posso, eu não posso, eu não posso”, você com certeza não vai ser capaz mesmo. Quando essa voz começar a falar, cale-a. Ela não lhe fará bem algum. [5] X Fonte de pesquisa
- Use um elástico ao redor de seu pulso e se bata com ele sempre que pensamentos ruins começarem a rolar.
- Quando a voz da negatividade começar a falar, faça-a parecer com a voz do Pato Donald. Aí fica muito mais difícil de leva-la a sério.
- Mantenha a cabeça erguida. Literalmente. A linguagem corporal afeta suas emoções e sua maneira de pensar.
Publicidade
-
Finja até conseguir. Existe um ditado no Budismo que fala que o caminho para fora é através da porta. Se quer ficar menos tímido, procure falar com grandes grupos de pessoas quando tiver a oportunidade. Se admira quem lê bastante, comece a ler. Entre na onda da mudança. Pessoas caem em maus hábitos, mas sempre há maneiras de mudá-los. [6] X Fonte de pesquisa
- Ninguém precisa saber que você fica muito nervoso quando tenta algo de novo. Sabe por quê? Porque logo o nervosismo irá passar. A mente tem uma maravilhosa capacidade de adaptação. O que fazia você ter calafrios e um frio na espinha, no futuro, não será nada demais.
-
Assuma outra identidade . Certo, então o método de assumir outra identidade é um pouco difícil, mas se Dustin Hoffman conseguiu, podemos tentar também, não? [7] X Fonte de pesquisa Com esse método, você veste completamente a carapuça de outra pessoa. Não é você quem está se arriscando, mas sim, uma segunda personalidade.
- Você precisará manter essa personalidade 24 horas pode dia. Você deve adotar os hábitos desse novo personagem em cada situação. Como ele se senta? Como é o rosto dele em uma situação cotidiana? Quais são as preocupações dele? Como ele mata o tempo? Com quem ele se dá bem?
-
Separe um tempo específico para endoidar. Talvez você ache que adotar um personagem pode ser completamente ridículo (e, em muitos casos, realmente o é). Não existe meio de você ser quem não é 24 horas por dia, sete dias por semana. Sendo assim, é melhor separar um tempinho para extravasar.
- Caso precise ir a uma festa na sexta, planeje ser você mesmo por 20 minutos antes de ir até o local de encontro. Passe 20 minutos livremente, sem fazer nada além de se curtir. Mas nada além de 20 minutos. Prenda-se a isso. Sabe o que irá acontecer? Você perceberá que tal tempo não é de todo necessário.
Publicidade
-
Jogue-se em novos ambientes. O único jeito de concretizar mudanças na sua vida é mudar. Para fazer isso, você terá que adotar novos comportamentos, conhecer novas pessoas e praticar novas atividades. Você não pode ficar fazendo as mesmas coisas o tempo todo e esperar diferentes resultados.
- Comece pequeno. Junte-se a um clube. Arranje um trabalho que é fora do seu campo de habilidades. Comece a se concentrar no novo eu. E mais, mantenha-se fora dos velhos ambientes. Você não quer sair com pessoas que fazem exatamente o oposto do que você quer alcançar.
- Condicione-se. Se tem medo de aranhas, coloque-se em um quarto com uma. Dia a dia, fique mais perto dela. Qualquer hora dessas, você estará sentado perto dela. Talvez você chegue ao ponto de segurá-la. Quando a exposição é constante, o cérebro desliga o fator do medo. O mesmo vale para qualquer outra coisa que você tenha medo de fazer. [8] X Fonte de pesquisa
-
Escreva em um diário. Você precisará se manter antenado em si mesmo para continuar progredindo. Um diário é uma ótima ferramenta para você acompanhar seu progresso e encarar realisticamente sua própria vida. [9] X Fonte de pesquisa Escreva o que tem funcionado e o que não deu certo para melhorar cada vez mais seu método.
-
Diga “sim”. Se jogar a si mesmo em um novo ambiente é difícil, mas pense dessa forma: pare de recusar oportunidades. Se você acha que o seu velho “eu” iria achar alguma coisa desinteressante, dê uma segunda olhada. Um amigo pediu para que você o ajude em algo que você não domina? Atreva-se a tentar. Você certamente aprenderá algo e será útil.
- Tendo dito isso, tome decisões seguras. Se alguém pedir para que você pule de um precipício, não faça isso. Use seu cérebro.
Publicidade
-
Vista seu personagem. Certo, então as roupas não fazem o homem, mas elas podem ajudar você a arranjar a mentalidade certa. Ainda que a roupa de jeito algum mude a sua personalidade, ela pode fazê-lo se sentir mais confiante na sua mudança. [10] X Fonte de pesquisa
- O gesto pode ser tão pequeno e simbólico quanto o uso de um chapéu. Se existe algo que, para você, é indicativo dessa nova pessoa, mantenha-o sempre perto de si. Você ficará mais em sintonia com o seu objetivo e não sairá do caminho certo.
-
Cultive os hábitos. As roupas e padrões de pensamentos podem não ser o bastante. Pense no que essa nova pessoa faria e faça. Ela procuraria por mais interação social? Evitaria as pessoas? Leria mais revistas? O que quer que seja, faça.
- Você não precisa fazer grandes coisas – as pequenas coisas funcionam também. A pessoa que você está tentando ser carregaria uma bolsa rosa? Escutaria uma banda específica? Mergulhe nesse personagem o quanto puder.
-
Aquiete-se. Depois de escolher esses novos hábitos e provavelmente esses novos amigos e rotinas, você pode se sentir um pouco exausto. O que importa agora é abraçar a si mesmo, o que quer ou quem quer que você seja. Arregace as mangas e decida que é assim que você vai ficar.
- Extirpar-se psicologicamente por completo pode ser um risco. Se conseguiu, você pode precisar de um tempo para se redescobrir. Relaxe. A sensação de bem-estar chegará enquanto você se mantiver firme na sua nova personalidade.
-
Reflita a sua nova personalidade. Você realmente atingiu aquilo que queria? As pessoas pensam coisas melhores de você agora que você age e se veste de maneira diferente? Você irá mesmo sacrificar a si mesmo por uma imitação falsa ou pela pessoa ideal?
- Muitas pessoas, nesse estágio, percebem que não precisam mudar a personalidade, mas sim aceitar quem são e ter vontade de melhorar determinadas características ao invés de se esconder atrás de uma imagem artificial que carregam em público.
Publicidade
Dicas
- Não fique frustrado se não mudar logo de cara; isso vai levar algum tempo.
- Se acha que não pode mudar quem é por causa dos seus pais ou sua vida, mude a si mesmo de pequenas maneiras. Corte hábitos dos quais não goste e introduza outros. Se o pai ou a mãe perguntar o que está acontecendo, explique que não há nada de errado com sua autoestima, mas que você está apenas tentando ficar mais confortável com sua personalidade.
- Comece as mudanças no verão e no outono as pessoas irão ver que você mudou.
- Lembre-se de que não tem que mudar a si mesmo para que as pessoas gostem de você. É difícil aceitar a si mesmo, especialmente quando você não está em seu melhor período, mas ame a si. Só assim os outros também poderão amar você.
- Mude lentamente; uma mudança dramática pode fazer com que as pessoas fiquem confusas. Reconheça seus problemas e lide com eles. Lentamente, as mudanças irão parecer naturais.
- Nunca mude quem é porque outras pessoas não gostam de você. Se é um nerd, não se torne um playboy só porque eles são “descolados”.
Publicidade
Avisos
- Entenda que se você fizer mudanças drásticas em sua personalidade, amigos podem não gostar do novo “você”.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.inc.com/minda-zetlin/want-to-change-your-personality-heres-how-according-to-science.html
- ↑ https://zenhabits.net/the-habit-change-cheatsheet-29-ways-to-successfully-ingrain-a-behavior/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/ulterior-motives/201406/the-danger-labeling-others-or-yourself
- ↑ http://www.livescience.com/9507-study-personality-change.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/women-s-mental-health-matters/201509/7-ways-deal-negative-thoughts
- ↑ http://www.cbsnews.com/2100-3480_162-6793073.ht
- ↑ http://www.firstshowing.net/2010/method-of-madness-why-do-actors-insist-on-method-acting/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/consciousness-and-the-brain/201011/classical-conditioning-in-everyday-life
- ↑ https://medium.com/the-mission/why-keeping-a-daily-journal-could-change-your-life-9a4c11f1a475
Publicidade