Baixe em PDF Baixe em PDF

Depois de uma noite agitada em uma balada, festa ou bar, o álcool consumido pode deixar qualquer um com náuseas e a ponto de vomitar. A desidratação, o excesso de álcool ou sinais de que o corpo está no limite podem ser indícios. Sempre que começar a sentir enjoo, adote algumas medidas para que essa irritação estomacal não cause outros problemas.

Método 1
Método 1 de 2:

Acalmando o estômago após o consumo

Baixe em PDF
  1. Indivíduos suscetíveis aos vômitos podem alternar o consumo de um copo da bebida alcoólica e um copo d'água durante a noite. Caso se sinta um pouco enjoado e muito bêbado, passe a tomar apenas água, mas sempre com moderação (não beba três copos seguidos), ou o estômago poderá ficar ainda mais irritado.
    • Pessoas que não estão acostumadas às bebidas alcoólicas acabam consumindo água em excesso , com medo de ficarem desidratadas. Porém, nada em exagero faz bem, nem mesmo água.
  2. O álcool é filtrado rapidamente ao sangue pelo estômago, e ainda mais do intestino delgado ao estômago. [1] Sem qualquer alimento no estômago, o álcool será rapidamente absorvido pela corrente sanguínea, causando a rápida intoxicação do corpo, algo que pode deixar o indivíduo bastante desorientado e com o estômago incomodado. Um pouco de alimento dá uma forrada no estômago e pode fazer muita diferença.
    • Alimentos com alta quantidade de gordura – como a grande maioria dos salgados e sanduíches em bares — levam muito tempo para serem digeridos no estômago e são ótimos para evitarem que o álcool caia rapidamente no sangue. [2]
    • Outras opções de alimentação "pré-bebida" são as nozes, abacate e sementes. [3]
  3. É importante usar um remédio que não "ataque" o organismo, logo, evite antiácidos com cálcio se eles não fizerem bem a ele. Caso você tenha um remédio para tomar ao sentir azia ou náuseas, consuma-o logo ao sentir os primeiros efeitos do álcool. [4]
  4. Uma das maiores causas do enjoo e da enxaqueca — causadas por bebidas alcoólicas — é a desidratação. [5] A desidratação ocorre quando o corpo está com a quantidade inadequada de água ou não consegue retê-la devido ao desequilíbrio de eletrólitos. [6] É importante auxiliar o corpo a reter água ingerindo alimentos ricos em potássio, como bananas.
  5. Porém, cuidado com os isotônicos, já que a maioria deles contém fórmulas modificadas e cheias de açúcar, que faz com que sejam mais palatáveis à maior parte da população; o problema é que o excesso de açúcar pode levar a um grau ainda maior de desidratação. [7]
  6. Vários estudos comprovam que o gengibre possui propriedades que combatem a náusea. Ele pode ser consumido através do chá ou refrigerante de gengibre. [8] Outra opção é adicionar gengibre em pó aos alimentos e bebidas, mascá-lo ou comer um doce de gengibre para que ele acalme o estômago. [9]
  7. É sabido que elas ajudam no processo da digestão, minimizando os efeitos das náuseas. Pegue uma colher de chá com sementes esmagadas de erva-doce e mergulhe-as em água por dez minutos. A solução resultante acalmará a irritação do estômago.
    • Mascar uma colher de chá com sementes de erva-doce pode não ser, aparentemente, a opção mais interessante, mas também pode evitar o vômito.
Método 2
Método 2 de 2:

Evitando o vômito através da proatividade

Baixe em PDF
  1. Geralmente, é necessário experimentar e testá-lo para descobrir até qual ponto o organismo suporta a quantidade de álcool no sistema, variando de acordo com peso e gênero. As mulheres — que na maioria dos casos são de menor estatura, mais leves e com maior nível de gordura natural — têm uma desvantagem normal em relação à "resistência" contra bebidas alcoólicas. [10] Beba as quantidades a seguir para evitar enjoos e náuseas:
    • Homens
      • Entre 45 e 67 kg: de uma a duas bebidas por hora.
      • Acima de 67 kg: de duas a três bebidas por hora. [11]
    • Mulheres
      • Entre 40 e 45 kg: uma bebida por hora.
      • Entre 45 e 81 kg: de uma a duas bebidas por hora.
      • Acima de 81 kg: de duas a três bebidas por hora. [12]
  2. Isso é mais complicado de fazer do que parece, principalmente quando os amigos incentivam que você tome "só mais um copo" (que acabam tornando-se três ou quatro) e as inibições são diminuídas pelo álcool já ingerido.
    • Defenda-se dizendo "se eu beber mais um gole, vou vomitar". É uma tática ótima quando os mesmos amigos estiverem sempre bebendo com você.
  3. Refrescar-se um pouco com o ar natural é sempre uma ótima saída para diminuir a sensação ruim no estômago, principalmente em baladas, bares e festas, que são locais quentes. Sair desses ambientes abafados e opressivos diminuirá a sensação de enjoo. [13] Além disso, se for inevitável vomitar, é melhor fazê-lo em um local livre, sem várias pessoas à sua volta e que dê menos trabalho para limpar.
  4. Ao sentir ânsia de vômito ou refluxo, pare de beber. Mesmo após vomitar e sentir-se bem, voltar a beber pode causar mais náuseas e vômitos ou até algo mais sério, como intoxicação por álcool. [14]
  5. Apesar de não haver nenhuma prova científica de que essa técnica auxilia no combate às náuseas, a maioria dos médicos não vê problema algum em utilizar acupressão para aliviar o enjoo. Encontre o acuponto Neiguan (P-6) na parte interna do braço. Posicione a mão de forma que a palma esteja virada para cima. Coloque os três dedos do meio de forma horizontal sobre o ponto em que o punho se liga à mão. A parte externa do dedo mais perto do corpo deve "marcar" esse ponto como o P-6. Agora, basta utilizar o polegar e pressionar o acuponto realizando um movimento circular por um período curto. [15]
    • O alívio pode ser ainda maior se o processo for repetido no outro punho.
  6. A sensação de enjoo também pode melhorar ao repousar, sentando ou deitando sobre o lado esquerdo com as pernas dobradas. [16] Realizar qualquer tipo de atividade pode piorar a náusea e causar o vômito.

Dicas

  • Depois de vomitar, beba muita água. Se as náuseas atacarem novamente e for necessário vomitar outra vez, é melhor que saia apenas água do que ter uma constante ânsia de vômito.
  • Evite bebidas que deixam o estômago irritado, como uma dose de tequila, vodca ou outras bebidas fortes. Você pode até ficar sóbrio, mas vomitar bastante de qualquer jeito.
  • Pode ser perigoso consumir vários tipos de bebidas alcoólicas. Durante a "bebedeira", não é difícil perder a noção da força das bebidas ao ingerir vários tipos, como cerveja, tequila, vodca, caipirinha, entre outros. É melhor ater-se a apenas um tipo para evitar o excesso.
  • Se a sensação de náusea for grande, não seja inconveniente e vá para algum lugar que não vai atrapalhar ou incomodar as pessoas. O banheiro vai servir, mas em baladas, festas e bares, eles estão sempre cheios e podem não ser a melhor opção. Uma pia com depósito de lixo ou ainda um local ao ar livre (distante de pessoas) são bons "planos B".
  • Se estiver em uma festa em que os convidados estão fazendo competições de bebidas, brinque apenas antes de ficar muito bêbado. Geralmente, esses jogos incentivam que as pessoas bebam rapidamente, o que é muito mais fácil quando sóbrio. Beber um copo atrás do outro já estando bêbado é uma excelente maneira de vomitar muito.
  • Ao chegar a um alto nível de intoxicação, pode haver um grau elevado de desorientação. Cada pessoa tem uma solução distinta para lidar com esse sintoma; para algumas, ficar com os olhos abertos ou andar e fazer algo melhora a sensação. Porém, a melhor opção é sentar e apoiar-se em uma mesa ou balcão e deixar a cabeça abaixada, combatendo a causa interna da tontura. [17] Outra alternativa que pode ajudar é cobrir um dos olhos e respirar profundamente.

Avisos

  • Vomitar é um mecanismo de defesa do corpo contra o consumo de uma substância ou alimento perigoso demais. Não o contrarie!
  • Sempre tenha muito cuidado ao beber e nunca dirija após o consumo de bebidas alcoólicas.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 424 601 vezes.

Este artigo foi útil?