Baixe em PDF
Baixe em PDF
Namorar uma pessoa bissexual pode ser algo intimidador. Eles estão constantemente de olho em todo mundo? Eles acabarão percebendo o que realmente gostam? Bom, para iniciantes, não e não. Namorar um bissexual é como namorar um Católico, um piloto de corrida ou uma negra. Ou seja, é uma característica que não importa realmente. Continue lendo para deixar suas preocupações de lado e levar o relacionamento em paz.
Passos
-
Saiba que muitos homossexuais não têm preferência por um sexo. Muitos, mesmo os que se casam eventualmente, podem variar dependendo de seus sentimentos. Quando entrar em um relacionamento sério com uma pessoa bissexual, esteja preparado a aceitar a atração deles pelo sexo oposto, bem como héteros e homossexuais se atraem por pessoas de seu sexo preferido. Lembre-se de que se esta pessoa está namorando você, é porque eles se atraíram por você como indivíduo. [1] X Fonte de pesquisa
- Mesmo que bissexuais sejam atraídos por ambos os sexos, isso não significa que eles se atraem por qualquer pessoa. Eles têm limites, como todo mundo. Do mesmo modo, não pergunte à pessoa se ela “prefere sexo com homem ou mulher.” Se estão em um relacionamento, assuma apenas que ela prefere você.
- Alguns bissexuais se sentem atraídos igualmente por homens e mulheres. Outros, porém, podem sentir mais atração romântica por um gênero e maior desejo físico pelo outro. [2] X Fonte de pesquisa
-
Respeite a bissexualidade dela como parte de sua identidade. Entenda que ela pode gostar mais de um sexo do que de outro e ainda ser “bi”. A maioria das pessoas se considera bissexual, não importa quem estejam namorando. É importante não sugerir que a pessoa seja heterossexual só porque ela está com alguém do sexo oposto, nem homossexual porque está com alguém do mesmo sexo. [3] X Fonte de pesquisa
- Da mesma forma, não questione quando eles conhecerem e se atraírem por alguém do mesmo sexo ou do sexo oposto. Apenas aceite-os como são se quiser manter uma boa relação.
- Algumas pessoas diferenciam sua orientação de seu comportamento. A orientação é bi, mas o comportamento (pelo menos no momento) é hétero ou gay. É normal e é parte do conceito.
-
Saiba que bissexuais não estão “passando por uma fase.” Não há muito tempo atrás, ser gay era totalmente inaceitável. Como resultado, muitos gays acharam mais fácil assumir que eram bissexuais ou que estavam apenas experimentando. Isso meio que arruinou a vida dos bissexuais de verdade, fazendo as pessoas acreditarem que bissexualidade é uma transição para a homossexualidade. Mas não funciona assim. Claro, algumas pessoas podem fazer essa transição, percebendo aos poucos que são gays, mas outras estão conscientes de si e sabem que são bissexuais sem dúvidas. [4] X Fonte de pesquisa
- É perfeitamente normal se preocupar com a possibilidade de seu parceiro “virar” gay ou “virar” hétero. Embora seja possível, não ache que é a tendência. De qualquer forma, no momento a pessoa está curtindo você - e é isso que importa.
-
Entenda que bissexuais não são promíscuos. Não mais que qualquer pessoa. A comunidade gay (e bissexuais que estão dentro dela) tem uma má reputação por terem uma vida sexual particularmente mais agitada. É até verdade - há muitos gays e bissexuais fazendo mais sexo casual. Mas também há muitos héteros. Isso tem menos a ver com a orientação sexual da pessoa e mais com seu caráter. [5] X Fonte de pesquisa
- Quando ser gay não era aprovado socialmente, acontecia às vezes de, uma vez fora do armário, aqueles que tiveram seus desejos sexuais reprimidos compensarem o tempo perdido. Afinal, um novo mundo se abriu para essas pessoas - você também não iria querer aproveitar? Mas aquele mundo está mudando (graças a Deus). As pessoas estão se tornando mais tolerantes no geral. Promiscuidade não tem a ver com a orientação sexual, mas a razão inicial para este estereotipo está desaparecendo.
- Se ele ou ela trair você, será independente de sua orientação sexual. Uma pessoa de mais caráter não trairá, seja bissexual ou não.
-
Compreenda que bissexuais não são indecisos, confusos ou não merecem confiança. Muitos acreditam que os bissexuais estão apenas experimentando, não estão conscientes de si, ou são imaturos e egoístas, então não podem ser confiáveis. Nada disso é verdade. Bissexuais fizeram a mesma escolha que heterossexuais. Ou seja, não foi uma escolha.
- A ideia de que a orientação sexual de uma pessoa determina seu caráter é arcaica. Mesmo que muitos gays usem sua orientação para criar uma identidade e formar o caráter, esse conceito é mais uma reflexão pobre da sociedade do que um fato na natureza sexual. Gostar de homens ou mulheres ou de ambos é uma parte de você, assim como ter cabelo castanho e dois braços. Grande coisa, né?
-
Eles têm a mesma tendência à monogamia. Pessoas bissexuais sentem atração por ambos os sexos, mas não significa que essa pessoa quer estar com um homem e com uma mulher ao mesmo tempo. Assim como heterossexuais ou gays, a grande maioria de homens e mulheres bissexuais quer um relacionamento monogâmico . Quando se trata de casamento, a pessoa bissexual pode escolher uma pessoa de qualquer um dos sexos. [6] X Fonte de pesquisa
- Se uma mulher casa com um homem, não significa que ela é hétero, e da mesma forma, casar com uma mulher não a torna gay. A pessoa com quem ela é casou é quem ela ama, e pode ou não ter a ver com o gênero.
- Dito isso, há estudos que mostram que bissexuais possuem uma tendência maior a questionar normas consolidadas de relacionamento — a monogamia é uma delas. Aproximadamente 65% das mulheres e de 20 a 30% dos homens em comunidades polígamas se identificam como bissexuais. A porcentagem é menor em relação a outras orientações sexuais. [7] X Fonte de pesquisa
-
Entre no relacionamento com a pessoa escolhida da mesma forma que entraria se fosse uma pessoa com mesma orientação sexual que você. Compreenda que se a pessoa sente-se atraída por alguém do mesmo sexo ou diferente do seu, não significa que ela está “traindo você.” É o mesmo que heterossexuais ou gays sentindo atração por outras pessoas de seus gêneros preferidos. Lembre-se de que seu parceiro está atraído por você como indivíduo, e se compreender que ele quer estar com você, seu relacionamento será mais forte.
- Em um relacionamento sério, seu par não deve ser apenas um amante, mas também seu melhor amigo. Se sente que não pode aceitar isso, não entre na relação. Lembre-se: não é diferente de um heterossexual que sente atração pelo sexo oposto mas escolheu estar em um relacionamento com você.
-
Não deixe o ciúme tornar-se um problema. Com certeza, todos são uma opção para bissexuais. Mais ou menos. Na verdade não. Eles ainda têm critérios. Em algum caso, a bissexualidade tornará a pessoa mais seletiva quando se trata de escolher os homens ou mulheres por quem eles irão se atrair - e você foi escolhido!
- E de forma alguma deixe isso transformar sua percepção de si mesmo. Você não deve tentar ser mais macho ou mais feminina. Você já conquistou a pessoa, então não se preocupe. Atrair-se pelos dois sexos não significa que a pessoa bi quer os dois ao mesmo tempo.
-
Não deixe a paranoia arruinar o potencial do relacionamento. Se é hétero e namora uma garota bissexual, você pode acabar com medo de que ela esteja apenas passando por uma fase e logo se descobrirá gay. E se você é gay, namorando um bissexual, pode ter medo de que essa “fase” passe. Veja que não tem como os dois lados da moeda estarem certos. Você não tem motivos para ficar paranoico. A pessoa em questão quer namorar com você.
- Se procurar problema, encontrará. Se não confia na pessoa que está namorando, ela perceberá. Uma relação que poderia ser perfeita pode ser arruinada pelas coisas na sua cabeça. Relaxe! Qualquer paranoia é só sua imaginação.
-
Mantenha uma relação saudável com sua pessoa amada, como qualquer outra que você teria com alguém que você gosta de estar, ou até ama . Seja honesto com ela, esteja sempre aberto e compartilhe seus pensamentos e sentimentos. Perdoem-se e digam a verdade durante conflitos, aprendam a apreciar um ao outro, e não a mostrar sempre criticismo. Ajudem-se quando for preciso e falem abertamente sobre tudo, como você faria com uma pessoa de mesma orientação sexual que você. [8] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte
- Se seu par não diminui suas tendências a sentir ciúme, não é porque ele é bissexual, mas porque não se importa com seus sentimentos. Se você se encontra constantemente com preocupações e imaginando coisas, é uma questão a ser discutida com seu par. Se não está se sentindo seguro, pode ser hora de terminar o relacionamento.
-
Faça perguntas. É perfeitamente normal precisar tirar dúvidas e diminuir suas preocupações. Você precisa que a orientação da pessoa seja explicada e a tendência é ela ficar feliz em fazê-lo. Afinal, é um pouco da sua conta. Fique cara-a-cara e esteja confiante. Ela está do seu lado.
- "Você quer ter relações sexuais com homem ou mulher?" é uma pergunta muito diferente de "Você se atrai sexualmente por homem ou mulher?" Alguns bissexuais vão admitir gostar de ambos, mas ter relações com um deles não é um plano ou pode ser apenas uma fantasia. Quando conversarem, sempre deixe claro o que você quer dizer. Saber melhor sobre esse assunto vai ajudá-lo a relaxar e ficar seguro de suas emoções e de seu relacionamento.
-
Tenha a mente aberta. Algumas pessoas pensam que bissexualidade é algo ruim, e realmente essa orientação tem seus desafios particulares. Entretanto, ser bissexual é apenas outra forma de manifestação da diversidade humana. Você não discriminaria alguém de outra etnia ou denominação, então qual é a diferença?
- As outras pessoas se sentirão no direito de fazer perguntas sobre como é namorar um bissexual. Podem até expressar abertamente sua descrença na legitimidade de seu relacionamento ou mostrar níveis inapropriados de surpresa e pessimismo. Estas pessoas têm uma concepção antiquada e velha sobre relacionamentos e não merecem atenção. Se você está feliz, ótimo. É isso que importa.
-
Olhe para dentro. Se ainda está preocupado com o assunto, pode ser mais um reflexo de você mesmo do que da outra pessoa. Há problemas mais profundos de confiança em jogo? Talvez você tenha medo de ser deixado, não por causa da bissexualidade da pessoa, mas por seus próprios problemas de autoconfiança - isso tudo pode fazer uma confusão em sua mente. Descanse com a certeza de que seu par estará ao seu lado para resolver tudo.
- Pense desta forma: Ela escolheu você e não qualquer outra pessoa do mundo. Quão legal é isso? Você deve ser muito especial!
Dicas
- Se sua motivação para estar com uma pessoa bissexual é apenas por fantasias, seja sincero sobre isso com seu potencial par antes de começar o relacionamento.
- Lembre-se de que, para uma pessoa bissexual, o gênero torna-se uma característica como qualquer outra em relação à atração e ao desejo. O fato de que eles podem sentir-se atraídos tanto por homens quanto por mulheres é, para eles, tão comum quanto você sentir-se mais atraído por cabelos castanhos ou loiros. Isso não significa que vocês precisam de ambos pra serem felizes.
- Tente não ser muito cauteloso perto da pessoa - isso fará com que ela se sinta insegura ou irritada. Apenas trate-a normalmente - não evite um certo tópico só porque ela é bissexual.
- Uma pessoa bissexual pode querer tipos de relacionamentos diferentes com um gênero ou com outro. (Por exemplo: um relacionamento sério e duradouro com um gênero, e apenas físico e passageiro com outro.) Isso pode estar completamente desconectado da atração física.
- Uma pessoa bissexual pode até ficar um pouco confusa com sua “inabilidade” para atrair-se pelos dois sexos. Isso não significa que você tem “traços” homo ou heterossexuais.
- Bissexuais quando em um relacionamento heterossexual precisam que seu parceiro entenda sua sexualidade, não que ele ignore ou se assuste.
- Uma maioria da comunidade bissexual identifica-se com a comunidade LGBT. Alguns, por outro lado, não sentem que pertencem às comunidades lésbica, gay ou hétero, e acham que devem ter sua comunidade separada. Alguns são vulneráveis sobre a comunidade a qual pertencem. Bissexuais não são “confusos” sobre sua sexualidade, mas frequentemente estão confusos sobre a comunidade na qual se encaixam.
- Não pense que por serem bissexuais eles escolherão a opção mais fácil, ou que não entendem a dificuldade de ser gay ou lésbica em uma sociedade heterossexual - eles podem não estar prontos também para uma relação duradoura com alguém do sexo oposto. Bissexuais não podem escolher serem hétero e também não estão apenas negando serem gays; eles têm tanto poder de escolha sobre sua sexualidade quanto qualquer outra pessoa.
Avisos
- Alguns bissexuais apreciam alguns traços apenas em um dos gêneros. Por exemplo, curvas em mulheres, músculos em homens. Não tente se encaixar no que a pessoa acha atraem no outro gênero sem perguntar antes (Por exemplo, tentar ter muitas curvas se for homem, ou muitos músculos se for mulher). Cada bissexual é diferente, e seu par pode querer que você continue como é. Entretanto, se você quer mudar sua aparência para benefício próprio, tudo bem. O relacionamento deve ser equilibrado e você não precisa mudar, ou continuar da mesma forma, apenas por causa da outra pessoa.
- Não assuma ou sugira que bissexuais são mais interessados em sexo a três e voyeurismo do que outras pessoas. Bissexualidade não é o equivalente a ser um onívoro sexual - os bissexuais são atraídos por alguns homens e algumas mulheres - e o fato de serem bissexuais não os torna promíscuos.
- Não diga à pessoa que bissexualidade é só uma fase e que ela descobrirá sua real orientação sexual. Eles sabem sua própria orientação sexual melhor que você e seu único trabalho é aceitar.
- Da mesma forma, não sugira que um bissexual seria necessariamente mais ou menos atraído por transexuais. Pessoas transexuais frequentemente se vêem com o próprio gênero, e não “o melhor dos dois mundos.” Supor que seu parceiro pode estar interessado em uma pessoa transexuais pode soar como insegurança e pode ser nocivo para todos os envolvidos.
- Não provoque-os sobre ser bissexual. A pessoa pode até rir por fora, mas você pode machucá-la ou fazê-la sentir-se insegura. Então, a não ser que a pessoa realmente mostre que está tudo bem, não provoque.
Referências
- ↑ https://bisexual.org/?qna=are-bisexuals-equally-attracted-to-both-men-and-women
- ↑ https://bisexual.org/?qna=are-bisexuals-equally-attracted-to-both-men-and-women
- ↑ https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15299716.2011.571995
- ↑ https://lgbtrc.usc.edu/files/2015/05/Bisexuality-101.pdf
- ↑ https://biresource.org/5-reasons-why-oversexualizing-bisexuality-is-not-supportive/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/strictly-casual/201409/are-bisexuals-really-less-monogamous-everyone-else
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/strictly-casual/201409/are-bisexuals-really-less-monogamous-everyone-else
- ↑ https://www.apa.org/helpcenter/healthy-relationships