Baixe em PDF
Baixe em PDF
A conta "root" em um computador Linux possui acesso total. Geralmente, ela é utilizada para realizar comandos no sistema operacional, principalmente quando envolve arquivos do sistema. Como uma conta root é poderosa demais, é recomendado apenas solicitar esse tipo de acesso quando necessário, ao invés de acessar o sistema com ela. Dessa forma, você evita algum tipo de dano acidental aos arquivos do sistema.
Passos
-
Abra o "Terminal" caso ele ainda não esteja aberto. Muitas distribuições do Linux permitem que você o faça pelo atalho Ctrl + Alt + T .
-
Digite . su -l e pressione a tecla ↵ Enter . Em seguida, o sistema tentará fazer login como "superusuário". Você pode usar esse comando para fazer login como qualquer usuário no computador, mas quando ele fica em branco, o usuário selecionado é o root. [1] X Fonte de pesquisa
-
Digite a senha de root quando solicitado. Depois de digitar su - e pressionar a tecla ↵ Enter , será preciso digitar a senha do usário root.
- Caso você receba um "erro de autenticação", é possível que a conta de root esteja bloqueada. Para saber como desbloqueá-la, consulte a próxima seção.
-
Consulte o prompt de comando. Quando a conta de root está aberta, o prompt de comando deverá terminar em # em vez de $ . [2] X Fonte de pesquisa
-
Execute o comando que exige acesso elevado. Depois de usar su - para fazer login como root, você pode executar os comandos que exigem permissão elevada. O comando su será preservado até o final da sessão, então não será preciso digitar a senha de root sempre que você executar um comando novo.
-
Considere usar o comando . sudo em vez de su - . Ele permite que você execute comandos como root temporariamente. Para a maioria dos usuários, essa é melhor forma de executar um comando como elevação de privilégio, pois o ambiente root não é mantido, e nem é preciso saber a senha dele. Em vez disso, o usuário terá que digitar a própria senha para obter acesso administrativo temporário. [3] X Fonte de pesquisa
- Digite sudo comando e pressione a tecla ↵ Enter (como por exemplo sudo ifconfig ). Quando solicitado, digite a senha do seu usuário, e não a do root.
- sudo é o método aconselhável para a distribuição Ubuntu, pois ele funciona mesmo com a conta de root bloqueada.
- Esse comando é limitado a usuários com privilégios administrativos. Você pode adicionar ou remover usuários em /etc/sudoers .
Publicidade
-
Desbloqueie a conta de root. O Ubuntu (e diversas outras distribuições) bloqueia essa conta para que os usuários comuns não consigam acessá-la. Isso é feito pois o acesso de root é raramente necessário quando se usa o comando {kbd|sudo}} (consultar seção anterior). Desbloquear a conta de root permite que você a utilize para fazer login.
-
Abra o "Terminal". Caso esteja em um ambiente gráfico, pressione as teclas Ctrl + Alt + T .
-
Digite . sudo passwd root e pressione a tecla ↵ Enter . Quando solicitado, digite a senha do seu usuário.
-
Defina uma nova senha. Você deverá digitá-la duas vezes. Ao final da definição da senha, a conta de root será ativada. [4] X Fonte de pesquisa
-
Bloqueie a conta de root novamente. Caso queira bloquear a conta depois de utilizá-la, execute o seguinte comando:
- sudo passwd -dl root .
Publicidade
-
Experimente usar outros métodos para obter acesso de root temporário. Fazer login com uma conta de root não é recomendado a usuários comuns, pois há o risco de danificar o sistema operacional ao executar um comando por acidente, principalmente caso haja um servidor SSH no computador. Neste caso, somente acesse essa conta para fazer reparos de emergência, como falhas de disco e bloqueio de contas.
- Usar sudo ou su em vez de acessar a conta de root ajuda a evitar danos acidentais. Ambos os comandos dão ao usuário a chance de pensar sobre o efeito do comando antes de executá-lo.
- Algumas distribuições, como o Ubuntu, deixam a conta de root bloqueada até que você a desbloqueie manualmente. Isso não só previne que os usuários causem algum acidente no sistema, como mantém o computador seguro contra possíveis hackers, pois a conta de root costuma ser o primeiro alvo deles. Com a conta bloqueada, os hackers não conseguem acessá-la. Para saber como desbloquear o usuário root no Ubuntu, consulte a seção anterior.
-
Digite . root como nome de usuário ao fazer login no Linux . Se a conta estiver desbloqueada e você souber a senha, acesse-a na solicitação de login. Digite root como nome de usuário.
- Caso queira acesso apenas para executar um comando, use o método da seção anterior.
-
Digite a senha do root. Após digitar o nome do usuário root, digite a senha quando solicitado.
- Em muitos casos, a senha pode ser "password".
- Caso não a saiba ou tenha esquecido a senha, veja como redefini-la na próxima seção.
- No Ubuntu, a conta de root só pode ser usada depois de desbloqueada.
-
Evite executar programas complexos quando estiver acessando a conta de root. Existe uma chance de o programa em questão ter um efeito negativo no sistema caso seja acessado com privilégios administrativos. Sendo assim, é altamente recomendado o uso do comando sudo ou su para executar programas em vez de acessar a conta de root.Publicidade
-
Redefina a senha. Caso tenha esquecido a senha do usuário root e a a senha do seu usuário, será preciso iniciar o sistema em modo de recuperação para alterá-las. Caso tenha esquecido apenas a senha de root, digite sudo passwd root , forneça a senha do seu usuário e crie uma nova senha.
-
Reinicie o computador e pressione as teclas . ⇧ Shift após visualizar a tela da BIOS . Fazê-lo vai abrir o menu "GRUB".
- A hora exata pode ser difícil de acertar, então pode ser preciso tentar diversas vezes.
-
Selecione a primeira entrada do . (modo de recuperação) na lista . Fazê-lo vai carregar o modo de recuperação da distribuição atual.
-
Selecione a opção . root no menu que vai aparecer' . Em seguida, o Terminal será iniciado com a conta root.
-
Remonte a unidade com permissão de escrita. Ao iniciar o modo de recuperação, você terá apenas permissão de leitura. Para habilitar a permissão de escrita, digite o seguinte comando:
- mount -rw -o remount / .
-
Crie uma senha nova para qualquer conta que estiver sem acesso. Depois de acessar a conta do root e fazer as alterações de permissão, você poderá criar uma nova senha de qualquer conta:
- Digite passwd nome da conta e pressione a tecla ↵ Enter . Caso precise alterar a senha da conta de root, digite passwd root .
- Digite a nova senha duas vezes quando solicitado.
-
Reinicie o computador após a alteração das senhas. Ao final da redefinição, reinicie o computador e use-o normalmente. A senha nova vai ser alterada imediatamente. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
Avisos
- Somente use a conta de root quando for realmente necessário, e encerre o acesso assim que terminar de usá-la.
- Somente compartilhe a senha do root com pessoas conhecidas e de confiança.
Publicidade
Referências
- ↑ https://wiki.centos.org/TipsAndTricks/BecomingRoot
- ↑ http://www.computerhope.com/issues/ch001639.htm
- ↑ http://unix.stackexchange.com/questions/3063/how-do-i-run-a-command-as-the-system-administrator-root
- ↑ https://help.ubuntu.com/community/RootSudo
- ↑ http://askubuntu.com/questions/24006/how-do-i-reset-a-lost-administrative-password
Publicidade