PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você provavelmente tem vergonha de chorar em público por achar isso embaraçoso, e tenta segurar as lágrimas a todo custo para parecer forte. Entretanto, lembre-se de que chorar é bom e todo mundo o faz. Todos temos emoções e as pessoas entenderão sua situação. Caso ainda queira segurar as lágrimas, siga as dicas abaixo!

Método 1
Método 1 de 4:

Parando de chorar utilizando ações físicas

PDF download Baixe em PDF
  1. O choro é uma reação causada por um estado elevado de emoções e os efeitos relaxantes da respiração podem ajudá-lo a controlar isso. [1] Caso tenha se lembrado de uma memória ruim, como um término de namoro ou um acontecimento trágico no passado, acalme-se. Foque-se na respiração para controlar as emoções que está sentindo e para restaurar a paz interior. [2]
    • Quando sentir as lágrimas chegando, inspire lenta e profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca. Isso relaxará o nó formado na garganta logo antes do choro e estabilizará seus pensamentos e emoções.
    • Conte até dez. Inspire pelo nariz ao contar um número e expire pela boca entre as contagens. Isso o ajudará a se concentrar na respiração e não no que o fez querer chorar.
    • Até mesmo uma única respiração profunda pode estabilizá-lo quando se deparar com algo que o faça querer chorar. Inspire profundamente e prenda a respiração por um momento. Nesse instante, foque-se apenas na entrada e saída do ar de seus pulmões. Isso também permitirá que você faça uma pausa antes de lidar com a causa da tristeza.
  2. Caso esteja em uma situação que o faça querer chorar, mas não queira demonstrar suas emoções para os outros, mover os olhos pode ajudá-lo a controlar as lágrimas. Estudos comprovam que piscar pode ajudá-lo a controlar o fluxo do choro [3] , portanto, pisque algumas vezes para remover as lágrimas formadas nos olhos.
    • Cruze os olhos ou vire-os para cima diversas vezes. Obviamente, faça isso apenas quando souber que ninguém o está observando. Além de se distrair (você precisa se concentrar para ficar vesgo), isso o ajudará a evitar que as lágrimas se formem.
    • Feche os olhos. Isso o dará um momento para processar o que está acontecendo. Combine isso com as respirações profundas para se acalmar e se concentrar em não chorar.
  3. Quando se está à beira do choro, é importante fazer outras coisas. As distrações físicas podem ajudá-lo a não chorar. [4]
    • Aperte a parte superior das coxas ou as mãos. A pressão deve ser suficiente para distraí-lo do motivo por trás do choro.
    • Encontre outra coisa para apertar, seja um brinquedo antiestresse, um travesseiro, um pedaço de tecido ou a mão de um ente querido.
    • Pressione a língua contra o céu da boca ou contra os dentes.
  4. Franzir as sobrancelhas ou fazer cara feia aumenta as chances de você começar a chorar, pois as expressões podem afetar as emoções. Tente manter uma expressão facial neutra sempre que sentir estar prestes a chorar. Relaxe as sobrancelhas e os músculos ao redor da boca para não parecer preocupado ou aflito.
    • Caso seja apropriado ou você possa ausentar-se por alguns minutos, tente sorrir. Alguns estudos demonstram que isso pode alterar seu humor de modo positivo, mesmo que você não esteja com vontade de sorrir. [5]
  5. Uma das partes mais difíceis de controlar as lágrimas é se livrar da sensação de nó na garganta que surge quando algo nos dá vontade de chorar. Quando o corpo registra que você está sob pressão, o sistema nervoso autônomo reage abrindo a glote, o músculo que controla a abertura traseira da garganta. Quando a glote está aberta, parece que há um caroço na garganta ao tentar engolir a saliva. [6]
    • Beba um gole d'água para liberar a tensão causada pela abertura da glote. Isso relaxará os músculos da garganta e acalmará seus nervos.
    • Caso não tenha água em mãos, respire com firmeza e engula a saliva lentamente diversas vezes. A respiração o ajudará a relaxar e a deglutição mostrará ao corpo que não há motivo para manter a glote aberta.
    • Boceje. Isso o ajudará a relaxar os músculos da garganta, o que aliviará o aperto sentido com a abertura da glote.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Parando de chorar mudando de foco

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas vezes, é possível controlar o fluxo de lágrimas redirecionando sua atenção. É possível fazer isso realizando alguns problemas matemáticos mentalmente, por exemplo. Some alguns números ou repasse a tabuada na cabeça para se distrair da coisa que o está chateando e para se acalmar.
    • Você também pode pensar na letra de sua música preferida. Lembrar-se das palavras e cantarolar mentalmente o ajudará a pensar em outra coisa. Tente imaginar a letra de uma música feliz para se alegrar.
  2. Por mais difícil que isso seja nesse momento, pensar em algo divertido pode ajudá-lo a superar as lágrimas. Pense em algo que o tenha feito rir muito no passado – uma memória engraçada, uma cena de um filme ou uma piada que tenha ouvido. [7]
    • Tente sorrir ao pensar nessa coisa engraçada.
  3. Uma conversa motivacional interna pode ajudá-lo a superar a vontade de chorar. Diga a si mesmo que não há nada de errado em se sentir triste, mas que você não pode ficar assim nesse momento. Lembre-se das razões por trás disso – você pode não querer chorar na frente de desconhecidos ou querer parecer forte para outra pessoa, por exemplo. Repita para si mesmo que se permitirá ficar triste, mas que agora é necessário aguentar firme.
    • Lembre-se de que você é uma ótima pessoa e de que tem amigos e familiares que o amam. Pense em tudo que conquistou na vida e nas coisas que espera conquistar no futuro.
    • Pesquisas demonstram que conversas internas positivas possuem muitos benefícios para a saúde, além de diminuir aflições. Isso pode aumentar seu tempo de vida, melhorar sua imunidade a resfriados, reduzir as chances de desenvolvimento de depressão, melhorar sua habilidade de lidar com situações difíceis e reduzir as chances de falecimento por conta de ataques cardíacos. [8]
  4. A pior coisa que você pode fazer é remoer o que o deixou com vontade de chorar, principalmente se quiser segurar o choro. Distrair-se é um modo temporário de controlar isso – mas saiba que, em algum ponto, você precisa enfrentar a situação que o incomoda.
    • Assista a um filme que queria ver há algum tempo ou um clássico que você ame. Caso não seja muito fã de filmes, pegue um livro ou assista a um episódio de um programa de TV.
    • Caminhe para refrescar a cabeça. Estar na natureza é um ótimo modo de se distrair – aprecie a beleza ao redor e tente não pensar no que o deixou triste.
    • Exercite-se. Os exercícios liberam endorfinas, que fazem com que você se sinta melhor. Realizar atividades físicas permite que você se foque no que está fazendo e não no que está sentindo. [9]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Disfarçando algumas lágrimas

PDF download Baixe em PDF
  1. Por mais que algumas pessoas consigam perceber que você está mentindo, isso pode ajudá-lo a se acalmar.
    • Diga que está com uma alergia grave. Essa é uma desculpa clássica para quem está com os olhos repletos de lágrimas – as alergias deixam os olhos vermelhos e lacrimejantes.
    • Boceje e diga algo como "Nossa, bocejar sempre enche meus olhos d'água".
    • Diga que acredita estar ficando doente. As pessoas normalmente ficam com os olhos brilhosos quando estão doentes. Dizer isso também servirá como uma boa desculpa para se ausentar do ambiente onde se encontra.
  2. Caso não consiga se controlar e algumas lágrimas escapem, secá-las discretamente é o melhor que você pode fazer.
    • Finja que está tentando tirar algo do canto do olho e passe a mão nele para remover as lágrimas. Pressione o dedo indicador contra o canto interno do olho para remover algumas lágrimas.
    • Finja espirrar e coloque o rosto contra o cotovelo (para secar as lágrimas no braço). Caso não consiga fingir o espirro, diga "Alarme falso".
  3. Caso seja pego em uma situação negativa que o faça querer chorar, vá embora. Não saia correndo, mas peça licença e invente uma desculpa para se ausentar por alguns instantes. Afastar-se do que o estava incomodando pode ajudá-lo a se sentir melhor e a controlar as lágrimas [10] , pois você está se distanciando física e mentalmente do problema.
    • Conforme se retira, respire profundamente. Você perceberá que isso o deixará menos propenso a chorar.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Chorando e seguindo em frente

PDF download Baixe em PDF
  1. Algumas vezes, você precisa deixar o choro escapar e não há nada de errado com isso. Isso é completamente natural. Mesmo se conseguir segurar no momento, em alguma hora você precisará se permitir ficar triste. Encontre um local calmo onde possa ficar sozinho e chore.
    • Permitir-se chorar pode beneficiar sua saúde física e mental, pois isso ajuda o corpo a liberar toxinas. Após um bom choro, você pode sentir-se mais feliz e menos estressado. [11]
  2. Pare para pensar no que o está chateando. Após descobrir o motivo, você será capaz de analisá-lo e bolar um modo de se sentir melhor. Pense no que está acontecendo. Algo ou alguém está fazendo com que você se sinta assim? Algo aconteceu recentemente que o está fazendo se sentir triste ou há algum motivo para que você tenha que sempre tentar controlar o choro? [12]
    • Caso não consiga determinar a causa das lágrimas por conta própria, considere falar com um terapeuta. Se você chora ou sente vontade de chorar com frequência, talvez você esteja com depressão e precise tratar isso. [13]
  3. Registrar seus pensamentos o ajudará a organizá-los e a se sentir melhor. Isso também pode ajudá-lo a lidar com o estresse, a ansiedade e a depressão. Para melhores resultados, separe alguns minutos diários para escrever sobre seus pensamentos e sentimentos. Estruture-os como quiser e escreva sobre o que quiser. [14]
    • Caso uma pessoa específica o tenha deixado com vontade de chorar, tente escrever uma carta para ela. Colocar os sentimentos no papel muitas vezes é mais fácil do que expressá-los verbalmente. Mesmo se não entregar a carta para a pessoa, você se sentirá melhor após expressar o que tem sentido e pensado.
  4. Após chorar, considere conversar sobre o que está acontecendo. Fale com um amigo próximo, um familiar ou um terapeuta sobre os motivos por trás dos choros. Como diz o ditado, duas cabeças pensam melhor do que uma e outra pessoa pode ajudá-lo a resolver os desafios que você está enfrentando.
    • Isso também fará com que você não se sinta solitário nessa situação. Caso sinta que está carregando o peso do mundo nas costas, converse com alguém e deixe que a pessoa o ajude a compreender o que está pensando e sentindo.
    • A terapia pode ser benéfica para pessoas lidando com depressão, ansiedade, perda, problemas de saúde, problemas em relacionamentos e muito mais. Considere consultar um terapeuta ou psicólogo caso tenha problemas com o choro ou caso queira discutir a vida com alguém em um ambiente seguro e confidencial. [15]
  5. Tire um tempo para aproveitar seus hobbies e obter uma nova perspectiva em tempos difíceis. Separe um tempo semanal para curtir um hobby, mesmo quando se sentir incapaz de aproveitar o mundo por estar triste. Logo você perceberá que está se divertindo e rindo.
    • Cerque-se de pessoas que o alegrem. Faça coisas que o agradem como escalar, pintar, etc.. Frequente festas e conheça pessoas ou fantasie-se e dê sua própria festa. Mergulhe de cabeça nessas atividades – ocupar seu tempo é um ótimo modo de se distrair da tristeza.
    Publicidade

Dicas

  • Não deixe as coisas presas dentro de você.
  • Caso não consiga segurar, tudo bem! Algumas vezes é impossível controlar as lágrimas, então chore!
  • Ranger os dentes pode ajudá-lo a controlar as lágrimas em um espaço público. Após se acalmar, pense na coisa ou na pessoa que o fez chorar.
  • Converse com a pessoa que o magoou e diga o porquê de estar chateado. Faça isso de modo calmo.
  • Respire fundo, feche os olhos, deite-se e relaxe.
  • Pense em algo relaxante e feliz de sua infância.
  • Procure modos de controlar suas emoções e tente colocá-los em prática.
  • Vá até seu lugar preferido para ficar sozinho e organizar seus pensamentos. Considere levar um amigo próximo que possa ajudá-lo/confortá-lo.
  • Arrumar a postura pode fazer com que você se sinta mais confiante e forte, o que pode ajudá-lo a segurar as lágrimas.
  • Medite.
  • Coma chocolate ou algum outro doce, mas não exagere. Algumas mordidas devem ser suficientes.
  • Conte tudo para seu melhor amigo ou para um de seus pais! Essas pessoas devem ser capazes de alegrá-lo.
Publicidade

Avisos

  • Caso esteja pensando em se ferir ou ferir os outros, busque ajuda imediatamente.
  • Caso sinta que não tem ninguém para conversar, procure ajuda profissional. Visite o psicólogo da escola ou um terapeuta. Sempre há alguém disposto a ouvi-lo. Até mesmo conversar com um adulto de confiança e que não seja de sua família pode ajudá-lo.
  • Se acredita que sofre de depressão ou está enfrentando pensamentos suicidas, converse com uma pessoa de confiança e procure tratamento. Ligue imediatamente para o CVV (188) para conversar com alguém. Faça o possível para se manter seguro!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 383 328 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade