PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Às vezes, quando você não consegue tirar alguém da cabeça, a pessoa consegue até entrar nos seus sonhos. Forcar-se a parar de pensar na pessoa não dá muito certo, já que os sonhos acontecem de forma involuntária. É melhor encontrar uma forma de jogar o foco dos seus pensamentos antes de dormir para outro assunto, como ler um livro ou meditar para esvaziar sua mente. Se isso não funcionar, talvez você tenha que encontrar um jeito de aceitar determinado relacionamento ou experiências passadas com a pessoa em questão para tirá-la dos seus sonhos de uma vez por todas.

Método 1
Método 1 de 2:

Mudando o foco dos pensamentos antes de ir dormir

PDF download Baixe em PDF
  1. Coloque na cabeça que será mais produtivo durante o dia. Você pode ir à academia, fazer as tarefas que precisa na rua e que estava deixando para depois ou tirar um tempo para arrumar a casa. Os cientistas acreditam que os sonhos são uma forma de processar as experiências diárias. Quanto mais você fizer durante o dia, mais material dará para o seu subconsciente construir sonhos sobre outras coisas. [1]
    • Manter-se ativo e focado ajuda a encher seus sonhos de novos eventos, imagens e temas.
    • Não tem como fugir dos próprios sonhos, não importa o tamanho da sua lista de tarefas. Se você está com estresse crônico ou com dificuldade de dar conta de várias responsabilidades, é sinal de que está atarefado demais.
  2. Escolha um que prenda sua atenção inteira por, pelo menos, meia hora. Ler é uma boa forma de deixar os pensamentos que você tem sobre a vida cotidiana e que podem influenciar seus sonhos de lado. Basicamente, isso dá outra coisa para você pensar, o que pode acabar com a presença da pessoa que permeia seus sonhos. [2]
    • Outro benefício de ler é conseguir pegar no sono mais rápido se você tem problemas com a insônia ou distúrbios parecidos. [3]
    • Ler é melhor do que ver TV ou jogar no celular, porque a luz azul emitida pelas telas digitais estimula o cérebro e dificulta a tarefa de pegar no sono.
  3. Sente-se no chão de um jeito confortável, feche os olhos e relaxe o corpo o máximo que puder. Respire devagar e profundamente pelo nariz, expelindo pela boca. Mantenha o foco na repetição da respiração e nas sensações de sentar-se. Quanto mais tempo você ficar sentado e respirando conscientemente, menos pensamentos desnecessários terá. [4]
    • Quando perceber que seus pensamentos estão se voltando para a pessoa com quem está sonhando, deixe-os ir com gentileza e volte a estar presente no aqui e agora do seu corpo e sua respiração.
    • Esse estilo de meditação muitas vezes é conhecida como “meditação mindfulness”. Muitas pessoas acham que a meditação mindfulness é uma boa prática para conter os pensamentos obsessivos, que acabam virando sonhos incômodos.

    Dica: a meditação pode ser um hábito difícil de adquirir. Comece com cinco minutos toda noite e aumente gradualmente o tempo até conseguir ficar 30 minutos ou mais.

  4. Ao se preparar para ir para a cama, coloque uma música suave e relaxante ou uma gravação de alguma coisa que traga conforto, como uma correnteza d’água ou chuva contínua. As máquinas de ruídos calmantes também são uma opção interessante que muitas pessoas usam para pegar no sono. Esses tipos de sons podem ser o suficiente para induzir um sonho tranquilo que não inclua a pessoa a ser esquecida. [5]
    • Ajuste o volume de qualquer coisa que for ouvir para que fique alto o suficiente para ser audível, mas não tão alto a ponto de dificultar o sono ou acordar você mais tarde.
    • Se não souber o que colocar, dê uma chance para a ASMR. A ASMR (“Autonomous Sensory Meridian Response” ou “Resposta do meridiano sensorial autônomo”) é um tipo de terapia sonora que usa barulhos comuns, como bateções repetitivas, arranhar objetos e sussurros para aliviar o estresse e promover um sono profundo e sereno. Existem várias gravações de ASMR disponíveis em sites como o YouTube. [6]
    • Evite qualquer coisa que a sua mente possa associar com a pessoa, como o álbum preferido dela ou o som ambiente que lembra você de uma viagem que fizeram juntos.
  5. Estudos mostram que uma das melhores formas de parar de pensar em alguém é redirecionar sua energia mental para outra pessoa de quem você gosta muito. Relembre memórias boas com seu parceiro romântico, algum amigo ou algum familiar. Enumerar algumas das qualidades dessa pessoa especial também é uma boa ideia. Concentrar-se nela pode espantar a presença da outra que você quer esquecer antes de ir dormir. [7]
    • Direcionar os seus pensamentos para alguém querido pode deixar você mais relaxado sempre que alguma memória indesejada começar a aparecer, não apenas antes de ir dormir.
    • Esse tipo de visualização serve para fortalecer os laços que já existem, aumentar as associações que você tem da pessoa e lembrar você da importância dela na sua vida.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Confrontando a fonte dos sonhos recorrentes

PDF download Baixe em PDF
  1. Se o personagem principal dos seus sonhos é alguém que machucou seus sentimentos ou abandonou você, é possível que essas ações deixem uma marca duradoura na sua psique. Neste caso, é preciso fazer as pazes com a memória que você tem antes que ela possa sumir dos seus sonhos. Faça o melhor que puder para aceitar as experiências que você teve com a pessoa como parte da sua história e perdoe-a pelo mal que ela causou. [8]
    • Sonhos de cunho sexual ou romântico podem ser sinal de que você não está satisfeito no relacionamento atual. Cuidar dessa questão pode por um fim nesses sonhos. [9]
    • É normal e saudável sonhar com um parceiro romântico que faleceu ou que não deu certo. Isso é só parte do processo de luto ou de recuperação de um fim de relacionamento. Esses sonhos vão ficar mais raros à medida que você for se curando.
  2. Se achar que é seguro ou positivo para você, pode ser uma boa ideia tentar falar com a pessoa cara a cara sobre o que ela fez e o efeito que isso teve em você. Pense se está disposto a sentar e conversar com ela para desabafar. Uma conversa olhando nos olhos ajuda você a encerrar esse ciclo, seguir em frente e deixar tudo de ruim para trás de uma vez por todas. [10]
    • Se não quiser encontrar a pessoa pessoalmente, ligue. Uma ligação ainda dá a oportunidade de falar e ser ouvido de forma bem pessoal.
    • Ter uma última chance para falar as coisas pode ser especialmente útil quando você está passando maus bocados depois de um término ou recuperando-se de um relacionamento tóxico. [11]
    • Se não puder ou não conseguir falar com a pessoa, uma ideia boa é escrever uma carta dizendo tudo que você acha que ela precisa ouvir. Mesmo se você nunca a enviar, botar todas as frustrações para fora trás um grande alívio.
  3. Analise seus sonhos para compreender melhor o que está os causando. Em vez de ser um agente passivo nos seus sonhos, tente se tornar um observador imparcial. Relembre-se do que está sonhando, de um passo para trás e assista ao que está acontecendo sem permitir-se ter uma resposta emocional. Quando você acordar, pense em uma teoria sobre o que os eventos dos sonhos podem significar e esteja preparado para aceitar qualquer resposta a qual chegar. [12]
    • Para engajar-se mais com seus próprios sonhos, talvez seja necessário experimentar técnicas de sonhos vívidos ou similares.
    • Se analisar seus sonhos de forma lógica não funcionar, tente agir. Diga à pessoa que não quer mais vê-la ou faça algo metafórico, como dar as costas e sair andando ou fechar a porta na cara dela. [13]
    • Alguns sonhos são como nós que precisam ser desatados. Assim que você achar a ponta certa e começar a puxar, as coisas que estão travando você vão se soltar.

    Dica: deixe uma caneta e um caderno ao lado da sua cama para conseguir escrever o que aconteceu no sonho assim que acordar.

  4. Se chegar ao ponto de virar uma perturbação crônica, você pode se sentir incapaz de fazer os sonhos pararem sozinhos. Um terapeuta qualificado pode ajudar você a resolver os problemas emocionais mais difíceis e passará exercícios construtivos para transformar a forma como você pensa. Isso pode, consequentemente, transformar o jeito que você sonha.
    • Procure um terapeuta especializado em análise de sonhos ou interpretações de padrões de pensamentos subconscientes para obter a ajuda que você precisa.
    Publicidade

Dicas

  • O ditado “O tempo cura tudo” pode ser um clichê, mas não deixa de ser verdade. Se nada der certo, só dê tempo ao tempo. Mais cedo ou mais tarde, o tema dos seus sonhos vão começar a mudar.
Publicidade

Avisos

  • Mesmo que seja possível influenciar seus sonhos até certo ponto em alguns casos, eles são uma atividade mental involuntária, o que significa não tem como controlar quem ou o que aparece neles.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 30 498 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade