Quando precisar parecer triste, seja em pessoa ou durante uma atuação, você deve simular os principais sinais de tristeza para conseguir transmitir tal emoção o mais rápido possível. Nestes casos você só tem a primeira impressão e alguns momentos para conseguir convencer alguém de que está infeliz ou deprimido. Não é possível passar bastante tempo tentando convencer alguém de que está triste. Neste curto período, é importante lembrar que a tristeza não é um estado presente apenas na mente - ela também se manifesta no corpo e é considerada uma das seis emoções básicas. [1] X Fonte de pesquisa Será necessário coordenar todo o corpo para conseguir transmitir os principais sinais de tristeza.
Passos
-
Pense em coisas tristes para conseguir gerar sentimentos de tristeza verdadeiros. Uma das melhores maneiras de demonstrar-se triste é realmente ficar triste. É possível alcançar tal objetivo focando a mente em pensamentos e memórias tristes. Tente concentrar-se em uma ou mais das opções a seguir:
- A perda de um ente querido e o fato de que nunca teve a oportunidade de dizer adeus a esta pessoa.
- Sua própria morte e o tempo limitado de vida que possui.
- Um erro trágico cometido durante a infância que não pode ser resolvido ou consertado.
- Lembre-se de que a emulação da tristeza pode acabar deixando-o triste de verdade. [2] X Fonte de pesquisa Tome cuidado se for fingir por muito tempo.
-
Tenha uma expressão triste no rosto. Seres humanos são animais sociáveis e grande parte da nossa comunicação tem como base expressões faciais e não-verbais. [3] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte Ao emular sentimentos de tristeza, praticar as principais expressões faciais relacionadas a tal sentimento são uma ótima forma de começar. Tente as seguintes opções:
- Enrugue as sobrancelhas e empurre os lábios para frente, fazendo "beiço". Ambas as expressões são indicadores comuns de tristeza.
- Abaixe o olhar e vire o rosto na direção oposta à pessoa com quem estiver falando, como se estivesse com vergonha ou tentando esconder o rosto.
- Enrugue as sobrancelhas para demonstrar nervosismo, consternação, frustração ou desapontamento.
- Demonstre-se conformado e exasperado, levantando as sobrancelhas como se estivesse perpetuamente surpreso. Esta expressão comunica "não consigo acreditar que a situação esteja tão ruim."
-
Demonstre tristeza através da linguagem corporal. Estudos indicam que a postura corporal em geral expressa tristeza mais do que as expressões faciais. [4] X Fonte de pesquisa Segundo pesquisas, ao tentarmos identificar emoções em alguém, costumamos olhar para a região peitoral da pessoa na procura de sinais não-verbais. [5] X Fonte Confiável PLOS ONE Ir à fonte Se quiser tornar sua emulação ainda mais convincente, comece a demonstrar sinais de tristeza em sua linguagem corporal. Tente praticar os exemplos a seguir:
- Afunde os ombros e deixe o corpo corcunda e caído, demonstrando a exaustão e insegurança causadas pela tristeza.
- Vire o corpo para o lado oposto à pessoa com quem estiver conversando, como se estivesse tentando evitar que machuquem seus sentimentos ainda mais.
- Abrace o próprio corpo ou cruze os braços para demonstrar que está se fechando, como se estivesse tentando impedir outras pessoas de tentar animá-lo.
- Toque o próprio rosto. Este gesto é uma das principais expressões de tristeza e uma forma de confortar a si mesmo.
-
Demonstre sinais de que esteve chorando. Todos sabem que chorar é um dos principais sinais de tristeza e depressão. Se seu rosto demonstrar que esteve chorando durante as últimas horas, será fácil convencer outra pessoa a respeito da sua tristeza.
- Esfregue bem os olhos para causar pequenas lágrimas e vermelhidão.
- Por que utilizar lágrimas falsas se é possível produzi-las naturalmente? Existem algumas maneiras de chorar sempre que quiser , tornando a sua simulação ainda mais convincente.
-
Suspire profundamente. O suspiro é um sinal universal de tristeza e quando utilizado no momento correto, pode fazer com que a outra pessoa reconheça e até mesmo responda à sua tristeza em nível subconsciente. [6] X Fonte de pesquisa
-
Demonstre que não tem dormido bem ultimamente. A falta de sono é um dos principais sinais de tristeza e depressão. [7] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte Além disso, os sinais de falta de sono são uns dois mais reconhecíveis no rosto de alguém. [8] X Fonte de pesquisa Sundelin T; Lekander M; Kecklund G; Van Someren EJW; Olsson A; Axelsson J. Cues of fatigue: effects of sleep deprivation on facial appearance. SLEEP 2013;36(9):1355-1360. Por isso, pode ser uma ótima ideia incluir este elemento ao seu arsenal quando quiser emular tristeza. Tente as opções a seguir:
- Boceje silenciosamente. Você provavelmente boceja mais alto na hora de acordar, mas faça-o mais baixo quando quiser comunicar que precisa dormir.
- Feche os olhos e suspire como se apenas alguns segundos de descanso fossem valiosos.
-
Demonstre-se incomodado, distraído ou até mesmo perdido. Pessoas tristes costumam se isolar do mundo e demonstram pouco interesse em acontecimentos ao redor. Ao demonstrar-se distante e distraído com os pensamentos, você parecerá mais triste nas interações em pessoa.
- Dê a impressão de que perdeu interesse nas coisas das quais costumava gostar. Por exemplo, finja que não assistiu ao último jogo e que não se importa com o resultado.
- Comece a dizer algo mas não termine, como se tivesse perdido o interesse em se comunicar.
- Mexa nas coisas de maneira distraída, como a manga da camisa, folhas e galhos, a tintura na parede, etc.
-
Demonstre-se socialmente desapegado. Recuse se comprometer a sair com pessoas e evite eventos sociais muito agitados. Se realmente quiser parecer triste, será necessário dar a impressão de que quer permanecer neste estado emocional. Portanto, afastar-se das pessoas e resistir quando tentarem animá-lo pode ajudar em sua emulação.
- Mencione casualmente que não tem falado com os amigos ultimamente e que tem passado bastante tempo sozinho.
- Responda "talvez" quando alguém chamá-lo para sair. Faça-o de uma forma que comunique "não".
- Pare de prestar atenção quando outra pessoa estiver falando para demonstrar desinteresse. Além disso, você também pode interromper a pessoa, dando a impressão de que não estava realmente escutando.
Publicidade
-
Inclua sinais de tristeza em seu traje. Talvez precise pedir permissão ao diretor ou figurinista. Se for o caso, diga que gostaria de incluir alguns detalhes para ajudar a expressar os sentimentos do personagem. Por exemplo:
- Olhos irritados e um nariz vermelho e inflamado para demonstrar que o personagem esteve chorando.
- Uma manga suja de lágrimas e muco.
- Cabelo desarrumado e uma aparência descuidada, expressando a indiferença e falta de interesse do personagem.
- Olheiras indicando falta de sono, a qual é considerada um sinal comum de tristeza. [9] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
-
Inclua enfeites no palco que indiquem a tristeza do personagem. Uma pessoa triste geralmente deixa pistas no ambiente, sinalizando tal estado emocional. Se o diretor e o cenógrafo permitirem, inclua alguns elementos ao palco para demonstrar à audiência as consequências da tristeza de seu personagem. Por exemplo:
- Espalhe lenços de papel pelo palco e inclua uma ou duas caixas de lenço de papel vazias.
- Inclua sinais de projetos descartados ou inacabados.
- Demonstre sinais do tipo de raiva que vem acompanhada da tristeza, destruindo brinquedos, móveis, artigos de arte, roupas, etc.
-
Demonstre sinais de que seu personagem não tem dormido muito. Privação de sono é um problema altamente relacionado à tristeza e depressão. [10] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte Sinais de exaustão e falta de sono serão elementos úteis para tornar a tristeza de seu personagem mais convincente. Você pode incluir os seguintes recurso em sua atuação:
- Bocejos e uma postura curvada.
- Movimentos lentos e preguiçosos.
- Apoiar-se nos móveis e balançar a cabeça como se estivesse caindo no sono.
-
Passe a impressão de indiferença e resignação. Sentimentos profundos de tristeza geralmente farão com que a pessoa evite situações sociais e conexões emocionais. É possível expressar sinais de aversão e distanciamento sem sequer mudar o roteiro ou o cenário. Por exemplo:
- Abaixe os olhos e evite olhar diretamente para os outros personagens.
- Olhe para longe do palco, como se tivesse perdido contato com os acontecimentos ao redor.
- Pode ser uma boa ideia fazer contato visual com alguém da plateia. Desta forma, seu personagem parecerá desligado dos outros que estão no palco. Além disso, a conexão com alguém da plateia permitirá que faça uso de gestos mais detalhados, por exemplo, expressões faciais tristes.
- Mexa em objetos no palco, como se estivesse perdido nos pensamentos ou completamente distraído.
- Para indicar sua indiferença, não responda às emoções dos outros personagens.
- Não reaja a movimentos súbitos ou a sons altos, desta forma também demonstrando seu melancólico desinteresse.
-
Faça uso de gestos melodramáticos e exagerados sempre que forem apropriados à atuação. Às vezes o ideal é não ser discreto. Pode ser uma boa ideia movimentar-se e gesticular de maneira dramática para expressar suas intenções durante a peça. Tire vantagem deste recurso para demonstrar a tristeza de seu personagem à audiência. Por exemplo:
- Comece a chorar desesperadamente, cobrindo o rosto enquanto soluça.
- Coloque o antebraço sobre a testa e olhe para longe. Esta é uma pose teatral clássica utilizada para demonstrar pesar e tristeza.
- Fale soluçando e soltando gemidos de lamentação.
- Abrace e agarre outros atores, puxando e apertando-os para demonstrar a situação trágica de abandono de seu personagem.
- Se possível, chore de verdade.
- Lembre-se de que existem muitas maneiras de se forçar a chorar, mas no final das contas, o que importa é que a plateia chore. [11] X Fonte de pesquisa
- Mantenha o melodrama dentro dos limites apropriados à atuação. Em outras palavras, não exagere.
Publicidade
-
Borre a maquiagem do olho para dar a impressão de que esteve chorando. Rímel borrado e escorrendo é um sinal clássico de que alguém esteve chorando, portanto, a maquiagem borrada pode ser uma técnica útil em seu arsenal para parecer triste.
-
Deixe as bochechas pálidas e o nariz vermelho. Bochechas coradas são um sinal de vida e paixão. Quando quiser parecer triste, é mais recomendável manter as bochechas com um aspecto abatido e pálido. Além disso, deixe o nariz vermelho para demonstrar a irritação causada por utilizar lenços de papel.
- Pode ser mais fácil avermelhar o nariz esfregando-o, em vez de passar maquiagem.
-
Utilize cores de pele ou pálidas. Para comunicar sinais de tristeza e depressão persistentes, mantenha os lábios e bochechas quanto mais descorados possível. Passar um batom cor de pele discreto nos lábios pode fazer com que todo o rosto pareça menos vibrante e alerta.Publicidade
Avisos
- Não exagere no melodrama. A maioria das pessoas tristes procura não espalhar como estão se sentindo, portanto, mantenha sua atuação discreta quando possível.
- A aparência de privação de sono pode torná-lo menos atraente. [12] X Fonte de pesquisa
- Tome cuidado, pois emoções são contagiosas. [13] X Fonte de pesquisa Ao emular tristeza perto de alguém, você corre o risco de realmente afetar a pessoa e deixá-la triste também. Geralmente não é uma boa ideia brincar com os sentimentos dos outros.
- Seu corpo também é suscetível à sugestão de tristeza. Você corre o risco de ficar realmente triste se emular tal emoção por muito tempo. [14] X Fonte de pesquisa [15] X Fonte de pesquisa Em outras palavras, pode ser que sua emulação se torne realidade e você fique triste de verdade.
Referências
- ↑ http://journal.media-culture.org.au/0512/03-shouse.php
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/insight-therapy/201010/action-creates-emotion
- ↑ http://www.apa.org/science/about/psa/2011/05/facial-expressions.aspx
- ↑ http://healthland.time.com/2012/11/30/to-really-read-emotions-look-at-body-language-not-facial-expressions/
- ↑ http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0089773
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/cant-buy-happiness/201204/why-are-emotions-contagious
- ↑ http://www.helpguide.org/articles/depression/depression-signs-and-symptoms.htm
- ↑ Sundelin T; Lekander M; Kecklund G; Van Someren EJW; Olsson A; Axelsson J. Cues of fatigue: effects of sleep deprivation on facial appearance. SLEEP 2013;36(9):1355-1360.
- ↑ http://www.helpguide.org/articles/depression/depression-signs-and-symptoms.htm
- ↑ http://www.helpguide.org/articles/depression/depression-signs-and-symptoms.htm
- ↑ http://www.backstage.com/advice-for-actors/acting-teachers/crying-on-cue/
- ↑ http://dx.doi.org/10.1136/bmj.c6614
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/cant-buy-happiness/201204/why-are-emotions-contagious
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/insight-therapy/201010/action-creates-emotion
- ↑ http://www.theatlantic.com/health/archive/2014/03/how-actors-create-emotions-a-problematic-psychology/284291/