Você não precisa ser mestre em maquiagem para ter olhos lindos, perfeitamente esculpidos com os tons certos de sombra. Aprimorar a arte de passar sombra nas pálpebras é fácil com a ajuda dos acessórios certos e um pouco de prática. Experimente as técnicas abaixo para fazer seu olhar se destacar ainda mais.
Passos
-
Escolha a sombra certa. Pode parecer complicado escolher quando há uma variedade imensa de marcas, texturas e tons. Mas não se deixe intimidar - pelo contrário, use esse vasto leque de opções a seu favor! As sombras vêm em todas as cores que você puder imaginar, e podem ser encontradas na forma de pó, pó compacto e creme.
- O tipo de sombra com a cor mais intensa é a em pó, mas ele também é mais difícil de controlar, pois espalha ou algumas partículas podem até cair dentro dos olhos. Já as sombras em creme são fáceis de aplicar, mas ressecam mais rapidamente do que o pó. A melhor textura para iniciantes é o pó compacto.
- Você não precisa ter dezenas de cores. Três tons pertencentes à mesma paleta de cores é o suficiente. Para criar vários visuais diferentes, são necessárias sombras mais claras, médias e escuras.
- Caso queira uma maquiagem mais discreta, escolha três tons neutros. Por exemplo, tons de marrom e cinza, ou qualquer cor que combine com o seu estilo e gosto.
DICA DE ESPECIALISTAEsteticistaDaniel Vann é Diretor Criativo da Daredevil Cosmetics, um estúdio de maquiagem em Seattle. Trabalha na indústria de cosméticos há mais de 15 anos. Atualmente, é esteticista e professor de maquiagem.Tente usar sombras de tons vermelhos para harmonizar as pálpebras. Daniel Vann, Diretor Criativo da Daredevil Cosmetics, indica: "As pálpebras têm um tom avermelhado. Se sua pele for mais clara, as pálpebras podem parecer rosadas ou alaranjadas; em peles escuras, elas costumam ter tom de berinjela. Se usar ao menos uma sombra de tom vermelho e quente, ficará muito mais fácil harmonizar as pálpebras. Por exemplo, adoro misturar amarelo e ouro com cores tijolo, cinzas, púrpura e chocolate — todas cores que têm uma base avermelhada."
-
Escolha os pincéis certos. Apesar de ser perfeitamente possível passar sombra com a ponta dos dedos, eles tendem a ser grandes demais e estarem cheios de oleosidade natural da pele, o que dificulta a aplicação. [1] X Fonte de pesquisa Invista em alguns pincéis de qualidade para facilitar e otimizar a aplicação da sombra. Evite esponjas, pois elas não distribuem bem a cor.
- Use um pincel de pelos achatados para espalhar a sombra por toda a pálpebra. O pincel é o melhor instrumento para pegar bastante sombra e espalhá-la uniformemente sobre toda a pálpebra.
- Um pincel de pelos macios ou arredondados é usado na dobra da pálpebra e para misturar tons. Ele é item obrigatório para se obter uma gradação de cores suave que vai dos cílios até as sobrancelhas.
- Aposte em um pincel macio para aplicar sombra perto da linha dos cílios. Ele deve ser pequeno e fino o suficiente para ser trabalhado tanto na linha dos cílios superiores quanto dos inferiores, além de alcançar o canto interno dos olhos.
-
Saiba a forma correta de aplicar a sombra. Um dos segredos é o movimento certo e o outro, a velocidade certa. Passar sombra com pressa ou usando os pincéis errados pode resultar em uma maquiagem nada atraente.
- Ao aplicar a sombra pela primeira vez, dê batidinhas ao invés de esfregar o pincel. Assim você ajuda a sombra a se fixar melhor na pálpebra, dando uma aparência mais consistente.
- Ao invés de passar o pincel para a frente e para trás através do olho em movimentos rápidos, dê pinceladas curtas e lentas que vão em direção ao lugar onde os tons irão se misturar. Nunca mexa a sua mão rapidamente quando estiver passando sombra.
- A menos que você esteja passando uma cor de destaque, nunca passe a sombra inteira até a sobrancelha. O efeito fica carregado demais.
-
Passe a maquiagem para o rosto como de costume. A maquiagem dos olhos deve ser o último passo. Passe o corretivo, a base, o blush ou pó bronzeador e a definição das sobrancelhas antes de passar sombra.
- Passe um primer para olhos para ajudar a sombra a durar o dia inteiro. Caso contrário, a oleosidade natural da pele vai fazer a cor derreter e se concentrar na dobra da pálpebra.
- Nunca passe rímel antes de passar a sombra, a menos que você esteja fazendo um efeito esfumaçado. Caso contrário, o rímel e o delineador de olhos devem ser passados depois da sombra.
Publicidade
-
Passe a cor mais clara. Use o pincel de cerdas firmes e achatadas para passá-la nos cantos internos dos olhos, levando o pigmento para cima e para baixo para que se fixe levemente na linha dos cílios superiores e inferiores. [2] X Fonte de pesquisa Dê uma leve pincelada bem abaixo das sobrancelhas.
-
Passe o tom médio. Pegue a cor que é um tom mais escura que a mais clara - ou seja, a tonalidade média. Use o pincel achatado para dar pinceladas sobre toda a pálpebra, começando na linha dos cílios até a dobra. Procure não passar fora da dobra ou do canto do olho.
-
Faça o contorno da pálpebra usando o tom mais escuro. Use o pincel arredondado para passá-lo. Comece no canto externo do olho e espalhe em um movimento de meia-lua para cima e ao redor do centro da dobra da sua pálpebra. Deixe a sombra mais escura ao longo da linha dos cílios e deixe clarear conforme você vai pincelando para cima. Sinta-se à vontade para fazer um sombreado um pouco inclinado na direção do final da sobrancelha.
-
Misture as sombras. Limpe o pincel com água e sabão, secando com um pedaço de papel-toalha. Em seguida, use-o para misturar as sombras nas bordas para que o resultado fique mais natural. Dê leves pinceladas para misturar os tons. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Passe o tom médio em cima da pálpebra. Use o pincel firme e achatado para espalhá-lo, concentrando-se no meio da pálpebra. Para criar esse visual, você só precisa usar os tons médio e o escuro. Mas pode-se usar a cor mais clara também, se preferir.
-
Destaque as pálpebras com a sombra mais escura. Use o pincel arredondado para passar a sombra em ⅓ da parte de dentro e na de fora. Ou seja, a sua pálpebra vai ficar com um tom escuro, tom médio e escuro de novo. Evite passar demais a tonalidade escura no canto interno dos olhos, senão você passará a impressão de ter olheiras de noites mal dormidas. Para um visual mais dramático, você pode puxar a ponta externa da sombra escura em direção ao final da sua sobrancelha.
-
Misture as sombras. Limpe seu pincel arredondado com água e sabão, secando completamente com papel-toalha. Dê pinceladas leves para misturar as duas cores na sua pálpebra. Evite levar o tom mais escuro para muito próximo do centro da pálpebra, pois isso vai borrar a parte mais clara trabalhada anteriormente. Misture as bordas externas da sombra para que a transição de uma cor para outra seja gradual e suave.Publicidade
-
Cubra a pálpebra com o tom médio. Crie uma cor que sirva como base usando o pincel de cerdas firmes e achatadas. Se quiser, você pode acrescentar um pouco da sombra mais clara no canto interno dos olhos ou bem embaixo da sobrancelha para iluminar um pouco o seu rosto. [4] X Fonte de pesquisa
-
Passe sombra na dobra da pálpebra. Use o pincel e a sombra escura na dobra da pálpebra. Passe a cor escura para a frente e para trás por toda a pálpebra. Isso dará mais profundidade aos olhos. Pode-se passar a sombra no formato de uma banana - ou seja, com sombra somente na dobra da pálpebra - ou uma banana fechada, na qual a sombra vai da dobra da pálpebra até a linha dos cílios. Mantenha a sombra em uma linha fina por toda a pálpebra.
-
Misture as tonalidades. Limpe o seu pincel com água e sabão e seque com um pano limpo ou papel-toalha. Para deixar a dobra da pálpebra escura, use o pincel para esfumaçar levemente as bordas externas. Não misture demais as cores, senão sua pálpebra vai ficar de uma cor só.Publicidade
-
Passe a cor mais clara. Use o pincel de cerdas firmes e achatadas para espalhar o tom claro do canto interno do olho e diretamente sobre as sobrancelhas. Assim você vai destacar as áreas do rosto que fazem com que seus olhos pareçam maiores e mais vivos. [5] X Fonte de pesquisa
-
Passe o tom médio. Use o mesmo pincel para passar o tom médio por toda a pálpebra. Comece pela base da linha dos cílios e vá passando até um pouco acima da dobra. Evite fazer com que o tom médio acabe se unindo com o tom mais claro.
-
Crie o efeito esfumaçado. Use o pincel arredondado para passar a cor mais escura acompanhando a linha dos cílios superiores. Cubra ⅓ de toda a pálpebra. Em seguida, use o pincel para passar um tom mais escuro e definido ao longo da linha dos cílios.
-
Hora de trabalhar a linha dos cílios inferiores. Use seu pincel para passar um pouco do tom mais escuro acompanhando a linha dos cílios inferiores. Comece pelo canto externo e vá passando até o canto interno, deixando a sombra cada vez mais clara conforme você se aproxima do final.
-
Misture a sombra. Use o pincel arredondado depois de limpá-lo para misturar bem as sombras. O objetivo é criar um efeito gradual de cores. É preciso dedicar alguns minutos para fazer a transição da cor mais escura para o tom médio. Evite tocar demais a linha da sombra mais escura próxima à linha dos cílios, senão ela vai acabar clareando com a mistura.
-
Prontinho!Publicidade
Dicas
- Passe sempre a cor mais clara primeiro e prossiga com a segunda mais clara, e assim por diante, até terminar com o tom mais escuro.
- Ao invés de maquiar inteiramente um olho para só então partir para o outro, trabalhe com cores. Passe a cor mais clara em ambos os olhos. Ao terminar, comece a passar a tonalidade média em ambos os olhos. Finalize com o tom mais escuro em ambos os olhos também. Dessa forma você vai precisar limpar seus pincéis menos vezes.
- Limpe os pincéis após cada uso para evitar que as cores acabem se misturando sem querer - tanto na paleta de maquiagem quanto sobre a pele.
- Cuidado para não pegar sombra demais com o pincel, senão o excesso pode ir parar nas suas bochechas ou debaixo dos olhos.
- Ao usar sombra em pó, você pode umedecer um pouco o pincel para dar mais vida à cor.
- Passar uma camada de sombra em creme e depois sombra em pó pode dar um efeito mais brilhante, mas pode também parecer empelotado se as sombras não estiverem bem misturadas.
- Tenha sempre em mãos alguns cotonetes para consertar eventuais erros. Se você usar o dedo para limpar, provavelmente vai borrar mais. É só passar o cotonete no removedor de maquiagem e corrigir o erro. Fácil, fácil.
Avisos
- Se usa lentes de contato, é melhor verificar se a maquiagem que usa é aprovada para usuários de lentes.
Referências
- ↑ https://www.allure.com/story/choose-makeup-brushes
- ↑ https://www.brunet.ca/en/advices/eye-shadows.html
- ↑ http://www.realsimple.com/beauty-fashion/makeup/eyes/apply-eye-shadow-00000000002737/index.html
- ↑ https://www.makeupgeek.com/blogs/makeup-tutorial/10-shapes-for-your-eyeshadow
- ↑ https://www.makeup.com/smoky-eye-for-your-eye-shape