PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A motivação é essencial para que o indivíduo administre bem as várias esferas da vida: sem motivação, ele estará propenso a desperdiçar tempo e a negligenciar objetivos pessoais e profissionais. No entanto, mesmo os mais determinados entre nós às vezes rendem-se ao desânimo. Leia abaixo como colocar as coisas de volta nos trilhos.

Método 1
Método 1 de 2:

Mantendo-se animado

PDF download Baixe em PDF
  1. Cada passo que escolhemos na vida é costumeiramente informado pelos nossos objetivos de curto e de longo prazo. Se você escolher objetivos realistas, não se decepcionará tanto caso não consiga atingi-los — o que não é dizer que escolher objetivos desafiadores é errado. É desafiando a si mesmo que se evolui. Deixar de se importar com os seus objetivos também pode desmotivá-lo. Tente, em vez disso, monitorar diariamente o seu progresso em relação a eles para se manter sempre motivado.
  2. Quem quer manter-se motivado precisa saber em que pé está a própria vida. Constatar que você está no caminho certo, quem sabe até superando as expectativas, vai ajudá-lo a se manter motivado; do mesmo modo, ter noção de que os seus planos não estão a se concretizar como você planejara pode ser o estímulo de que você precisa para voltar a persegui-los com afinco. [1]
  3. A recompensa pode ser um pote de sorvete ou um dia no spa para cada semana que você não faltar à academia, por exemplo. Escolha algo que ajude a redobrar a sua determinação. [2]
  4. Nem as pessoas mais determinadas são imunes ao cansaço. Ao notar quaisquer sinais de exaustão, descanse. Se se trata de uma atividade física, convém descansar três ou quatro dias em vez de de um ou dois, como tanta gente faz. Se é um trabalho acadêmico, não o faça de uma vez, mas ao longo do dia ou, se possível, da semana. [3]
  5. Ninguém é perfeito. Se você falhar nas suas tarefas da semana, tente aprender algo com isso: da próxima vez, tente cumpri-las com mais antecipação para que sobre mais tempo para você lidar com outras obrigações e imprevistos. O sucesso tem menos a ver com a sua capacidade de golpear e mais com os golpes que você é capaz de sofrer sem deixar de seguir em frente. Não se deixe abater pelos seus fracassos. Entenda que todo humano está sujeito a eles, e continue trabalhando em prol dos seus objetivos.
  6. Ganhar um empurrãozinho nunca fez mal a ninguém. Renove as suas energias assistindo a vídeos inspiradores no YouTube. Alguns exemplos de obras inspiradoras:
    • O famoso discurso de Mary Schmich, " Everybody's Free (To Wear Sunscreen) " (em inglês);
    • Quase qualquer filme norte-americano de esporte;
    • Rap — gênero musical em que a ascensão social é um tema frequente;
    • Histórias de atos de coragem realizados por personagens importantes (Jack Churchill, Audie Murphy, entre outras).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Vencendo a procrastinação

PDF download Baixe em PDF
  1. Identifique os fatores que o estimulam a procrastinar e livre-se deles. Venda, guarde num armário, jogue fora ou se abstenha do que quer que disperse a sua mente. Se você não sabe usar o seu tempo, não tem como se motivar. [4]
    • Se você tende a passar muito tempo a navegar sem rumo na internet, instale no seu navegador uma extensão de produtividade, que vai bloquear certos sites e limitar o seu uso recreativo da internet.
  2. Preste contas a si e a outrem. Defina que penalidades você sofrerá caso falhe nas suas obrigações — se você não for à academia a semana toda como pretendia, doe o pacote de biscoitos que pretendia comer. Fale dos seus planos aos seus amigos e familiares. Caso você não os realize, eles perceberão, e você ficará constrangido, o que é uma ótima razão para não deixar a peteca cair! [5]
    • Escreva notas em post-its ou programe lembretes no celular para se manter focado em tarefas que você precise realizar. Ser constantemente lembrado do que há a ser feito pode ajudá-lo.
  3. Só você conhece a sua tolerância a cafeína — a mesma caneca de café de que uma pessoa precisa para acordar pela manhã pode fazer com que outra passe o dia trêmula e nervosa. Use a substância com comedimento, e você ficará mais alerta, focado e direcionado. [6]
    • Se você já é viciado em cafeína — ou seja, precisa consumi-la apenas para funcionar normalmente — ignore a dica acima!
    • Não use estimulantes mais potentes, a não ser que por recomendação médica. Essas substâncias podem ser viciantes e prejudiciais.
  4. Saia para correr, faça polichinelos ou treine boxe sozinho. Um pouco de atividade física já é o suficiente para melhorar o humor e deixá-lo mais ativo e dinâmico. Exercitar-se comprovadamente combate a depressão e melhora a autoimagem — dois fatores que contribuem muito para a motivação. [7]
  5. Se você tem problemas sérios de motivação, fracionar uma tarefa grande numa série de tarefas menores pode tornar mais fácil enfrentá-la. O truque pode ajudar aumentar substancialmente a sua produtividade na medida em que ver as etapas concluídas proporciona satisfação. Às vezes, o segredo para completar um projeto grandioso é apenas dar um passo de cada vez. [8]
  6. Até mesmo as pessoas mais inquebrantáveis podem entregar-se à letargia quando se veem obrigadas a realizar tarefas repetitivas por semanas ou meses a fio. Salpique a monotonia com atividades espontâneas e extraordinárias. Traga algo de imprevisível à sua rotina — não programe o dia de amanhã até os mínimos detalhes. Isso diminui a angustiante sensação de que todos os seus dias são iguais. Eis algumas ideias que você pode experimentar:
    • Almoçar num lugar aberto e bonito;
    • Marcar, de improviso, uma partida de futebol com amigos ou colegas;
    • Levar comida caseira para o trabalho;
    • Convidar um amigo ou parceiro romântico para um programa noturno, mesmo que não haja nenhum motivo para celebrar;
    • Mudar o seu estilo — faça uma mudança de visual e veja como os seus amigos e colegas reagem.
    Publicidade

Dicas

  • Seja positivo. A motivação e a positividade são amigas inseparáveis. Mesmo que você esteja numa situação difícil, fique de cabeça erguida e vá à luta.
  • Escolha os seus ídolos — políticos, atletas, empresários bem-sucedidos em cuja história ou ideias você possa inspirar-se. Leia a respeito das vidas deles e de tudo o que tiveram de superar para chegar aonde chegaram.
  • Seja mais descontraído. Ouça a sua música favorita na academia e leve ao trabalho alguns petiscos com que você possa recompensar-se quando fizer algo importante.
  • Mantenha-se motivado dando a si mesmo um pequeno agrado para cada tarefa que concluir. Isso pode ajudá-lo a enxergar o trabalho com mais leveza.
  • Ouça música. Uma tarefa repetitiva pode ficar divertida com uma música de fundo legal.
  • Técnicas de meditação e atenção plena ajudam a manter o foco e a positividade.
  • Concretize os seus objetivos passo a passo, e você terá a sensação de que está a conquistá-los aos poucos.
Publicidade

Avisos

  • Se a sua falta de motivação é tão severa que o tem impedido de realizar tarefas básicas, como sair da cama, trabalhar ou cuidar da higiene, procure um médico ou um psicólogo, uma vez que isso pode ser um sintoma de depressão.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 340 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade