Baixe em PDF Baixe em PDF

Pegar maçãs com a boca é uma brincadeira muito comum em gincanas escolares, festas juninas e afins. E é tudo muito prático: você só precisa de um balde ou uma bacia com água, algumas maçãs (que cubram quase toda a superfície do líquido) e um grupo de participantes. Caso as pessoas não queiram se molhar, dá até para pendurar as frutas de cordões e colocar todo mundo para tentar "pescar" cada uma no ar. Leia as dicas abaixo e aprenda a organizar essa atividade divertida!

Método 1
Método 1 de 2:

Organizando a brincadeira tradicional

Baixe em PDF
  1. Você pode usar um balde, um cooler, uma bacia ou qualquer material do tipo, desde que dê para colocar água e várias maçãs dentro dele. Coloque o recipiente lavado em cima de uma plataforma resistente e que fique mais ou menos na altura da cintura dos jogadores.
    • Se você preferir, coloque o recipiente no chão e peça para os jogadores se ajoelharem durante a brincadeira.
  2. A água não pode estar nem muito quente e nem muito fria, já que as pessoas vão mergulhar parte do rosto nela. Preencha cerca de ¾ do recipiente, deixando uma boa folga até a boca dele.
    • Se você e as pessoas forem brincar em um lugar fechado, coloque toalhas embaixo e em volta do recipiente para não molhar o chão.
  3. Você pode usar a quantidade de maçãs que quiser, desde que elas tenham espaço para se mexer na água (o que dificulta um pouco a pesca). Além disso, escolha entre colocar uma maçã para cada jogador ou pegar mais frutas conforme necessário.
    • A opção mais comum é colocar no recipiente um número de maçãs equivalente ao número de participantes na brincadeira.
    • Escolha tipos menores de maçã se os jogadores forem crianças, ou elas vão ter muita dificuldade para pescar.
    • Compre uma ou duas maçãs para cada participante. Pode ser que alguém consiga morder e arrancar lascas de uma delas, mas não tire a fruta inteira da água.
  4. Você pode organizar os jogadores de acordo com a idade (do mais jovem ao mais velho), em ordem alfabética ou com qualquer outro critério. Se preferir, pegue um recipiente maior e deixe todos começarem ao mesmo tempo. De toda maneira, vence quem tirar uma maçã inteira primeiro. [1]
  5. Cada jogador precisa tentar capturar (ou melhor, pescar) uma maçã com os dentes. Não vale usar as mãos! Caso você também esteja brincando, tente pescar a fruta pelo caule. E não se preocupe: todo mundo vai ter que repetir esse processo várias vezes, já que as maçãs ficam afundando e se soltando das bocas.
    • Você pode, por exemplo, prender a respiração, afundar uma maçã com a boca até o fundo e só então dar o bote. Só descubra se isso não vai contra as regras antes!
  6. Nenhum jogador pode usar as mãos! Todos devem pescar suas respectivas maçãs usando somente a boca. Qualquer pessoa que burlar essa regra precisa ser eliminada ou começar de novo.
  7. Se você preferir fazer a brincadeira na forma de uma corrida contra o tempo, marque quanto cada jogador leva para pescar uma maçã. Nesse caso, o vencedor é aquele que for mais ágil.
    • Tente marcar um tempo no relógio, como dois minutos para cada jogador. Nesse caso, quem não conseguir da primeira vez pode até tentar de novo.
  8. Como dito acima, vence quem pescar uma maçã primeiro ou no menor tempo. Decida qual vai ser o prêmio dessa pessoa: uma maçã caramelada, um saco de pipoca, algum doce ou outra coisa do tipo.
  9. Dê uma toalha a cada jogador que estiver molhado, recolha as maçãs que restam no recipiente e descarte a água.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Organizando uma versão alternativa da brincadeira

Baixe em PDF
  1. Compre maçãs com o caule mais longo e amarre um cordão longo na ponta de cada fruta.
  2. Cada jogador precisa ter uma maçã que fique no nível do queixo. Por isso, calcule qual é a melhor altura para cada fruta antes de começar.
  3. Você pode amarrar os cordões das maçãs em um galho de árvore, uma barra de ferro (de um balanço, por exemplo) ou até um varal mais resistente. Depois, coloque cada jogador na frente da sua respectiva fruta.
  4. Explique as regras aos jogadores. Como na versão anterior da brincadeira, eles devem usar somente os dentes. Peça para cada um colocar as mãos nas costas. Parece fácil, mas não é: as maçãs vão ficar balançando de um lado a outro o tempo todo!
  5. Como sempre, vence quem pegar a maçã primeiro. Pense em prêmios para essa pessoa, como uma maçã caramelada, doces ou afins.
    Publicidade

Dicas

  • Troque as maçãs mordidas por outras no fim de cada rodada da brincadeira. Você pode até pedir para os próprios jogadores recolherem as frutas.
  • Deixe os jogadores comerem as maçãs que pescarem!
  • Corte os caules das maçãs para deixar a brincadeira mais difícil (na versão tradicional, com água).
  • Experimente brincar com outras frutas, como laranjas, peras e pêssegos.
Publicidade

Avisos

  • Não deixe ninguém doente brincar.
  • Se você for o único adulto, fique de olho nas crianças durante toda a brincadeira. Não deixe nenhuma delas mergulhar a cabeça na água por muito tempo.
  • Esse tipo de brincadeira não é recomendado para quem usa aparelho ortodôntico. O metal do acessório pode sair do lugar e causar ferimentos na gengiva e na língua.
  • As pessoas podem acabar transmitindo germes pela água, embora os riscos de os participantes ficarem doentes sejam baixos. Se você não quiser arriscar, prepare a versão da brincadeira com o cordão!
Publicidade

Materiais Necessários

  • Maçãs (uma ou duas por jogador).
  • Recipiente (balde, bacia, cooler etc.).
  • Água.
  • Toalhas.
  • Galho de árvore, barra de metal ou varal resistente.
  • Cordão.
  • Prêmio para o vencedor (maçã caramelada, sacos de pipoca, doces etc.).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 12 642 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade