PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Muitas vezes, uma festa é tudo de que estamos precisando. Ver todos os nossos amigos reunidos no mesmo lugar é muito legal. Porém, como fazer a organização? Com um planejamento bacana, comida e música adequadas, convidados interessantes e algumas brincadeiras, a festa vai ser uma delícia! Quem sabe até não se transforma numa tradição?

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparação

PDF download Baixe em PDF
  1. Onde a festa vai ser? Será um grande evento ou uma reunião menor? Você pode dar festas em casa, vai precisar usar a casa de um amigo ou quer combinar tudo num restaurante, boliche, cinema ou parque?
    • Ligue para o local com uma semana de antecedência e veja se pode acomodar a quantidade de pessoas que pensa em convidar.
  2. Se for uma festa de aniversário, o melhor é tentar comemorar no dia equivalente. Do contrário, o fim de semana é uma boa escolha, pois ninguém precisa acordar no dia seguinte para estudar ou trabalhar. A maioria das festas ocorre à noite, mas você pode organizar um almoço, por exemplo.
    • Escolha uma data na qual a maioria dos convidados esteja livre. Há outra festa acontecendo naquele dia? É feriado e todo mundo vai viajar? Pergunte a algumas pessoas antes de marcar o dia exato. [1]
    • Marcar um horário para a festa terminar também é outra ideia interessante, principalmente se estiverem num restaurante ou outro lugar público.
  3. Será por alguma ocasião especial? Se sim, pense no que agradará o convidado de honra. Do contrário, prefira algo que deixe todo mundo animado ou intrigado. Aqui estão algumas dicas: [2]
    • Faça algo acessível, principalmente se a data da festa estiver muito em cima. Uma festa toda preta é uma ideia simples e fácil, mas uma festa à fantasia já complica um pouco.
    • Não relacione o tema às vestimentas. Uma festa do sanduíche (na qual todo mundo leva um sanduíche diferente) pode fazer um sucesso incrível. Isso sem mencionar as degustações de cerveja ou vinho.
    • Escolha um tema mais amplo, como futebol ou corujas.
    • Não é preciso fazer uma festa temática. Muitas vezes, só a reunião dos amigos já é suficiente.
  4. Ela será parcialmente determinada pelo local da festa e pela quantidade de pessoas. Quem você realmente quer chamar? Sabe se alguém já tem compromisso para aquele dia?
    • Nem todo mundo quer dançar e nem todo mundo adora escutar música. Muitas vezes, os convidados só querem conversar e relaxar . Leve as pessoas em consideração, afinal elas são o espírito da festa. Se for possível, tente planejar o espaço para criar vários ambientes diferentes. Entretanto, não se estresse tentando agradar todo mundo.
    • Decida se os amigos poderão chamar outras pessoas ou não. Isso pode alterar seriamente o planejamento.
  5. Estabeleça um orçamento . Como a festa é sua, você provavelmente precisará arcar com a maioria dos custos. Mesmo se a reunião for num restaurante, talvez você precise gastar com decoração. Quanto está disposto a pagar? Se não for muito, pergunte a alguns amigos mais próximos se podem ajudá-lo. Eles querem comemorar também, não querem?
    • Uma ideia interessante é fazer uma vaquinha. Assim todo mundo pode ajudar, e você não precisa bancar tudo sozinho. Outra opção é pedir para os convidados levarem alguma coisa, como salgadinhos, refrigerante, gelo, pratinhos etc.
  6. Nenhuma festa acontece sem convidados. Hoje em dia, o Facebook é um bom lugar para começar. Porém, considere falar pessoalmente com todo mundo. Comece anunciando a festa com duas semanas de antecedência, mas vá lembrando a data de vez em quando. [3]
    • Os convites podem ser artesanais ou comprados. Se for falar para os convidados levarem amigos, não os envie muito antes da data; do contrário, vai se deparar com mais pessoas do que planejou inicialmente.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Montagem

PDF download Baixe em PDF
  1. Ela é parte importantíssima da festa. Se não sabe o que comprar, pergunte para ver o que seus futuros convidados gostariam de comer. Para não ter erro, compre, por exemplo, batatas chips, cupcakes, canapés e pipoca.
    • Não negligencie bebidas, gelo, guardanapos, copos, pratinhos, garfos e facas. Também será preciso um método de refrigeração (como um cooler bem grande) para manter as bebidas geladinhas.
    • Se for menor de idade, ofereça drinques sem álcool. Além disso, nem todo mundo bebe. Você não quer bêbados vandalizando o local nem arrumando briga, não é? E como eles vão dirigir desse jeito? Não tem como.
    • Sempre confirme se os convidados têm alergias ou restrições alimentares graves; se sim, prepare as comidas de acordo.
  2. O que é uma festa sem música? Escolha canções de acordo com o espírito da festa e dos convidados. Deixe o iTunes aberto no computador para fazer o download de quaisquer músicas que os convidados sugiram.
    • Se não tiver muitas músicas legais, peça aos convidados para trazerem suas próprias preferências. Você também pode sintonizar uma estação de rádio e ligar para fazer pedidos!
  3. Se quiser ter um ambiente enérgico, coloque música para tocar, pendure luzes estroboscópicas e ligue máquinas de fumaça. Outra ideia é rodar algum vídeo sincronizado com a batida. Se a festa for mais elegante e sofisticada, prefira velas no lugar das luzes. Tudo vai depender de como você visualiza a festa em sua mente.
    • A decoração fica totalmente a sua escolha.. Você literalmente vai rolar o tapete vermelho? Ou prefere serpentinas? Quer recriar o espírito do Natal? O tema geralmente dita a decoração. Se preferir não fazer nenhuma, tudo bem também.
  4. Defina uma área para os convidados se sentarem, comerem e conversarem. Confira o ambiente com antecedência e veja se não há nenhum item pessoal no cômodo (fotos pessoais, celulares, brinquedos ou qualquer coisa que não queira outras pessoas vendo).
    • É uma boa ideia ter materiais de limpeza por perto para o caso de alguém derramar algo em si mesmo ou nos móveis. [4] Outra coisa é o papel higiênico: veja se aquela quantidade é suficiente! Isso pode parecer estranho, mas você não quer que a única memória da festa seja um rolo vazio de papel, não é? Além do mais, você realmente não quer nenhum estranho secando as mãos naquela toalhinha do banheiro.
  5. Isso não significa pregar o rabo no burro nem girar a garrafa, a menos que a festa seja uma espécie de homenagem ao passado. Hoje em dia, os videogames tomaram conta de tudo.
    • Rock Band é uma excelente escolha. Esse jogo está disponível para diversas plataformas. O objetivo é o jogador se tornar membro de uma banda, seja vocalista, guitarrista ou baterista.
    • Guitar Hero também é uma ideia muito legal para festas. Pode ser jogado por uma ou duas pessoas, dependendo da versão. Nele, o jogador usa os controles da guitarra para passar de fase.
    • Dance Dance Revolution é outro fenômeno. Ele também acomoda um ou dois jogadores, dependendo dos controles disponíveis. Siga a música de acordo com as setas mostradas na tela. Até mesmo se poucas pessoas estiverem realmente interessadas em jogar, a música ambiente vai ser bem legal.
  6. Por exemplo: os casacos e as bolsas ficam no quarto e ninguém pode ir no porão. Se se sentir mal, há um banheiro perto da sala de jantar; não use a pia da cozinha. E dar descarga é rapidinho!
    • Se estiver em um lugar público, lembre as pessoas de agirem com responsabilidade. Se a festa ficar alta e desordenada, os funcionários poderão expulsá-los.
    • Se a festa for em uma casa, e as pessoas estiverem bebendo, você precisa saber como lidar com isso. Há menores envolvidos? Você vai cuidar dos convidados se eles ficarem muito bêbados? A próxima seção trata disso mais detalhadamente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Transformando a festa em um sucesso

PDF download Baixe em PDF
  1. Portanto, comece a tirar fotos! Quer seja uma foto da mesa cheia de comida, quer seja uma selfie de todos os convidados fantasiados... Tire foto de tudo .
    • Se tiver condições financeiras, alugue uma cabine fotográfica. Se preferir, monte sua própria "cabine" colocando um pedaço de tecido no fundo, decorando como desejar e mantendo uma cesta de acessórios para as pessoas usarem como desejarem. Se o convidado estiver entediado, essa vai ser uma atividade muito legal.
  2. Claro que nem todo mundo se conhece. Nesse caso, você será a ligação entre os convidados. Para deixar as pessoas mais confortáveis (principalmente no começo da festa), saia andando de grupo em grupo apresentando todo mundo e difundindo a tensão. Quando a diversão realmente começar, muitas pessoas vão se tornar amigas graças a você.
    • Se você for tímido, pense em uma brincadeira que envolva todo mundo, tal como charada, adedanha ou jogo da verdade.
  3. Uma festa que não deixe o lugar todo bagunçado não existe! Quer vocês estejam numa casa ou num local público, a responsabilidade é do anfitrião. Claro que o ambiente não precisa ficar impecável, mas não deixe toda a limpeza para o fim da festa.
    • Mantenha a lixeira em um local aberto. Se ela ficar cheia demais, as pessoas começarão a jogar o lixo em qualquer lugar. Por isso, fique de olho e resolva o problema antes de que piore.
  4. Se estiver oferecendo álcool na festa, então a responsabilidade é sua. Pegue as chaves dos carros no começa da festa, coloque todas numa tigela e esconda. Só as devolva se a pessoa estiver sóbria quando for embora.
    • Se quiser, designe essa tarefa para uma pessoa que não beba.
  5. Mesmo que seja um cupcake ou alguma sobra da comida, é legal fazer isso para que as pessoas se sintam parte da festa.
    • Quando for colocar as fotos nas redes sociais, não se esqueça de marcar os convidados. Assim, as pessoas vão se lembrar de toda a diversão daquele dia. Qual será o tema da próxima festa?
    Publicidade

Dicas

  • Avise da festa com antecedência para que as pessoas possam se organizar.
  • Fale com todos os convidados e pergunte se precisam de alguma coisa, assim todos vão sentir que são importantes. Ninguém quer ficar sozinho a festa inteira.
  • Apareça no local da festa com duas horas e meia de antecedência para cuidar da decoração, do bolo, das bebidas, da música etc.
  • Sempre convide algumas pessoas a mais, pois nem todo mundo vai aparecer.
  • Prepare um quarto de hóspedes para o caso de alguém precisar ficar até o dia seguinte.
  • Se o número de convidados for pequeno, planeje uma atividade como nadar ou fazer compras.
  • Escolha um tema que combine com a estação e tenha um nome atraente. Arranje decorações, aperitivos e lembrancinhas condizentes.
  • Convide pessoas das quais você goste, pois chamar os outros apenas pelo "status" não vai fazer com que a festa seja um sucesso.
  • Inclua o tema no convite para que ninguém apareça com a fantasia errada.
  • Se a festa for numa casa, avise os vizinhos com antecedência sobre a música alta.
Publicidade

Avisos

  • Não deixe os convidados chamarem os próprios amigos sem falar com você primeiro.
  • Não permita drogas, pois as pessoas podem ser presas.
  • Não convide pessoas negativas; elas podem estragar a noite.
  • Pense em como seus amigos interagem. Alguém vai ser excluído? As pessoas se conhecem ou se gostam? São sociais? Têm interesses em comum? Tente evitar pessoas que não gostem umas das outras.
  • Se for menor de idade, não sirva álcool. Isso é ilegal.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 80 132 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade