Baixe em PDF Baixe em PDF

Se você mora em um clima ensolarado, germinar e plantar uma semente de tâmara pode ser um projeto bem divertido. As sementes crescem e formam árvores que você poderá curtir em casa, na varanda ou no jardim. É só coletar e lavar os caroços das tâmaras medjool e deixá-las germinar por alguns meses. Quando germinarem, você pode plantá-las em um vaso com solo. Regue-as e forneça o máximo de luz solar possível. As tamareiras crescem lentamente, e talvez você tenha que esperar até quatro anos para ver o tamanho completo, mas o processo de plantação é uma forma fácil de começar!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Germinando a semente

Baixe em PDF
  1. Compre os frutos maduros em um supermercado e abra-os para remover as sementes do centro. Deixe-as de lado e coma ou jogue fora o fruto.
    • Você saberá que as tâmaras estão maduras quando estiverem levemente murchas ou liberando um líquido grudento.
  2. Enxágue bem as sementes e remova o excesso da polpa. Se houver resíduos persistentes, você pode deixá-las de molho em água quente por 24 horas.
  3. Encha um copo ou uma vasilha com água fria e coloque os caroços lá dentro para ficarem de molho. Troque a água uma vez por dia, [1] o que evitará a formação de mofo.
    • Deixar as sementes de molho permitirá que o revestimento absorva a água e as prepare para o processo de germinação. [2]
    • Jogue fora qualquer semente que fique flutuando na água. Você só precisará usar as que afundarem no recipiente.
  4. Coloque um pouco de água em um papel-toalha e, em seguida, coloque duas sementes de tâmara em cada ponta do papel. Dobre-o para cobrir as sementes e, depois, dobre-o pela metade. Elas devem ficar completamente cobertas e separadas por uma camada de papel-toalha. [3]
  5. Abra uma sacola de plástico e insira o papel-toalha úmido dobrado. Verifique se as sementes ainda estão no lugar antes de fechar a sacola.
  6. As sementes germinarão melhor em temperaturas entre 20 e 25 °C. Encontre um lugar em casa que fica sempre aquecido, como em cima da geladeira ou use um tapete de aquecimento para regular a temperatura com mais cuidado.
  7. A cada duas semanas, abra a sacola e verifique o progresso da planta. Se tiver mofo, troque o papel-toalha. Depois de duas a quatro semanas, você poderá ver pequenas raízes crescendo da semente.
  8. Continue monitorando o progresso das sementes na sacola de plástico. Quando elas formarem um broto, é hora de removê-las e plantá-las!
  9. Prepare um vaso para cada semente. Encha os vasos com uma arte de composto e uma parte de areia. Regue o solo levemente para ficar úmido e, em seguida, plante as sementes deixando metade delas expostas. Depois disso, cubra a parte exposta com areia. Cubra os vasos com um embrulho de plástico e coloque-os em um local com luz solar indireta e com temperatura de aproximadamente 20 °C.
    • As sementes devem germinar depois de três a oito semanas.
    • Coloque os vasos em um tapete de germinação se tiver dificuldade para encontrar um local a 20 °C.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Plantando a semente germinada

Baixe em PDF
  1. Procure um vaso de barro ou um recipiente de plástico com furos para permitir uma boa drenagem. [4] Outra opção é comprar uma louça para colocar por baixo do vaso e capturar os respingos.
    • Comece primeiro com um vaso menor, mas lembre-se de que será necessário transplantar para um maior quando a planta crescer.
  2. Para estimar a quantidade de solo, encha um pouco mais da metade do vaso. [5] Use uma mistura de palmeira ou de cacto, que normalmente inclui uma boa quantidade de solo, areia, vermiculita, perlite e turfa para regularizar a umidade e a drenagem do solo. [6]
    • Não deixe o solo muito batido e apertado – ele precisa ficar um pouco folgado para drenar corretamente. [7]
    • Você também pode adicionar vermiculita ou areia ao solo normal em uma proporção de 1:4 ou 1:3. [8]
  3. Segure a ponta com a folha ou com o broto no centro do vaso, levemente acima do solo. O ponto onde o broto emerge deve ficar 2,5 cm abaixo da borda do vaso. [9]
    • Se as raízes ainda estiverem delicadas, você pode plantar o broto com o papel-toalha para protegê-las.
    • Plante apenas uma semente germinada por vaso.
  4. Segure a semente e o broto no lugar adequado e adicione o restante do solo, enchendo o vaso até onde o broto emerge. Bata levemente o solo para que o broto tenha um sustento para se levantar.
  5. Depois de ser plantado, o broto precisará de bastante água. Coloque água sobre o solo até sair pelos furos de drenagem do fundo. Deixe absorver e drenar a água e, em seguida, regue novamente até ficar todo molhado.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando da planta de tâmara

Baixe em PDF
  1. Algumas boas opões são perto de uma janela com bastante sol ou uma varanda aberta. A planta crescerá melhor em contato direto com a luz solar, portanto, tente mantê-la exposta o máximo possível. [10]
  2. Dê uma olhada diariamente no solo e insira o dedo indicador até a segunda articulação. Se o solo estiver úmido, a planta ainda tem umidade suficiente e não é necessário regá-la imediatamente. Se estiver seco, coloque um pouco de água uniformemente sobre a superfície. [11]
    • Recomenda-se regar a planta apenas quando for necessário, em vez de em horários ou dias marcados. Em geral, as tamareiras precisam ser regadas uma vez por semana. [12]
  3. Mova a planta para um vaso maior quando perceber que ela está ficando grande demais ou que as raízes estão saindo pelo fundo. Continue fazendo isso à medida que ela cresce. Sempre a regue bastante antes e depois de transplantá-la para um novo vaso. [13]
    • Quando a planta já tiver o tamanho de uma árvore, você pode colocar o vaso grande ao ar livre em uma varanda ou terraço com máximo exposição solar.
    • Se necessário, mantenha-a em um local fechado em um vaso grande e perto de uma janela ensolarada. No entanto, é importante entender que isso pode prejudica bastante o crescimento dela.
    • Se você morar em um clima quente o suficiente, transplante a tamareira para o chão ao ar livre.
  4. Faça isso apenas se morar em um clima quente o suficiente. Você precisará escolher um local bem ensolarado e cavar um buraco grande o suficiente para caber as raízes da planta. Remova-a do vaso, coloque-a no buraco e encha de solo. [14]
    • Lembre-se de que, com o tempo, as tamareiras podem chegar a até 15 m. Escolha um local que tenha bastante espaço para ela crescer!
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Tâmaras;
  • Água;
  • Louça para deixar as sementes de molho;
  • Papel-toalha;
  • Sacola de plástico;
  • Vaso ou recipiente com furos de drenagem;
  • Solo para plantação.

Dicas

  • As tamareiras precisam estar em temperaturas acima de -7 °C para sobreviver. Elas crescem melhor em climas quentes e secos. [15]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 176 762 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade