Baixe em PDF Baixe em PDF

Brincos são acessórios lindos que têm o potencial de transformar o visual, mas, se você não tem o hábito de usá-los sempre, o furo nas orelhas pode começar a cicatrizar e fechar. Em alguns casos, pode ser preciso da ajuda de um profissional, mas é possível reabrir o furo em casa se você esterilizar o local, for com calma e se cuidar para evitar dor e infecção. Com uma preparação cuidadosa e com um pouco de paciência, você pode fazer isso com segurança e voltar a usar brincos.

Método 1
Método 1 de 3:

Esterilizando o local

Baixe em PDF
  1. Antes de tentar reabrir o furo, você tem que amolecer a pele da região para facilitar o procedimento segurando uma toalha morna na orelha ou tomando um banho quente. [1]
  2. Lave muito bem as mãos por 30 segundos com água morna e sabonete antibacteriano para tirar toda a sujeira, resíduos ou bactérias. Depois de enxaguar e secar bem o local, coloque luvas de látex ou de borracha para evitar que bactérias sejam introduzidas no furo da orelha. [2]
  3. Esse álcool pode ser encontrado na maioria das farmácias e até em supermercados. Ele é um desinfetante poderoso que elimina a maior parte das bactérias, fungos e vírus de superfícies. Umedeça um chumaço de algodão ou um cotonete com o álcool e limpe um par de brincos com pinos mais finos, que vai ser usado para reabrir os furos. Não se esqueça de limpar uma superfície também e deixá-los lá para secar.
    • Prefira brincos de prata ou outro material hipoalergênico para evitar uma reação alérgica. [3]
  4. Use outro chumaço de algodão ou cotonete para limpar os lóbulos com álcool isopropílico, lembrando-se de higienizar bem a parte da frente e a de trás e de caprichar na abertura dos furos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Reabrindo manualmente os furos

Baixe em PDF
  1. Pode ser que você sinta um caroço pequeno no lugar do furo, composto de células epiteliais mortas que obstruem o furo na tentativa de cicatrizá-lo.
    • Você pode precisar ir a um profissional para fazer furos novos caso os atuais tenham fechado completamente. Cada pessoa tem um tempo de cicatrização único, então pode ser que alguns passem vários anos sem usar brincos e ainda consigam reabrir os furos em casa, enquanto outros fiquem apenas alguns meses sem e já percebam que os furos fecharam. [4]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Karissa Sanford

    Especialista em Body Piercing
    Karissa Sanford é coproprietária da Make Me Holey Body Piercing, um estúdio de piercing em San Francisco cuja especialidade é atuar de maneira segura e amigável. Karissa tem mais de 10 anos de experiência no ramo e é membra da Association of Professional Piercers (APP).
    Karissa Sanford
    Especialista em Body Piercing

    É mais provável que o buraco do seu piercing tenha apenas diminuindo, não fechado. Sem uma joia para mantê-lo aberto, o buraco tende a diminuir, não fechar. Encontre um local de confiança para que um profissional aumente novamente o furo.

  2. Espalhe uma camada generosa de vaselina ou de uma pomada antibiótica por todo o lóbulo para lubrificar o local e diminuir a fricção. [5] Com os dedos, esfregue o produto com cuidado, pois o calor da fricção ajuda a amolecer mais a pele.
  3. Segure a pontinha e a lateral da orelha com os dedos e puxe-as em direções opostas para ajudar o furo a abrir um pouco. [6] Assim, um pouco de lubrificante já pode entrar no local. Não esfregue nem puxe o lóbulo com muita força.
  4. Adicione uma camada fina de vaselina ou de pomada antibiótica aos pinos dos brincos já higienizados, mas evite a parte da frente dos acessórios para que eles não fiquem escorregando dos seus dedos.
    • Use brincos com pinos mais finos, pois os mais grossos podem não caber no furo que já está fechando e, se você forçar a entrada, pode ficar com dor, cicatrizes ou sangramento.
  5. Na frente de um espelho, insira devagar o brinco no furo da frente com uma mão e use a mão livre para segurar o lóbulo. Pressione levemente o polegar contra a parte de trás do lóbulo, no local onde se encontra o carocinho de células epiteliais mortas.
  6. Gire o item com cuidado na abertura do furo e balance-o por alguns minutos até encontrar o melhor ângulo para inseri-lo. [7] Deixe o polegar na parte de trás do lóbulo para conseguir sentir a localização da ponta do brinco.
    • Se você tiver dor ou algum desconforto, anestesie o lóbulo com gelo por alguns minutos antes de tentar de novo. [8] Se a sensação persistir durante o resto do procedimento, você vai ter que procurar a ajuda de um profissional.
  7. Quando você conseguir achar o furo e o ângulo certo, gire devagar o brinco, colocando-o no furo sem aplicar muita pressão. [9] Como o furo já está parcialmente aberto e tanto o lóbulo quanto o brinco estão bem lubrificados, deve ser bem fácil deslizar o acessório no local.
    • Se você não conseguir colocá-lo no furo, pare e tente inserir devagar o brinco de novo em um ângulo diferente.
  8. Depois de girá-lo um pouco para reabrir o furo, empurre o acessório com delicadeza, indo até o fim. Coloque a tarraxa do brinco.
    • Não empurre com força nem force a entrada do brinco, pois assim você pode ficar com marcas ou com uma infecção.
  9. Depois de completar o procedimento, não se esqueça de lavar bem os lóbulos com água morna e sabonete antibacteriano para evitar irritação ou infecções. É muito importante não ficar pondo as mãos na orelha até que o lóbulo cicatrize para não introduzir bactérias na abertura do furo. Além disso, para que o local continue limpo, evite usar produtos de cabelo e maquiagem em pó por alguns dias. [10]
  10. Se você reabrir o furo de um brinco sem tomar os cuidados necessários e sem a higiene adequada, pode causar sangramento, infecções e danos aos nervos. Pare imediatamente se você tiver dor ou se não conseguir abrir o furo de novo. [11] Fale com um médico ou com um profissional de um estúdio de piercing para fazer furos novos com segurança em um ambiente certificado e esterilizado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidando dos furos

Baixe em PDF
  1. Depois que você conseguir reabrir os furos, é preciso deixar os brincos pequenos no lugar por pelo menos seis semanas, pois, se você tirá-los antes, os furos podem começar a fechar mais uma vez. [12]
  2. Faça uma rotina de limpeza todas as manhãs ou noites, usando sabonete antibacteriano para lavar as mãos e em seguida lavando os lóbulos com água morna e sabonete uma vez por dia. Dessa forma, você mantém a área limpa e evita que o local infeccione. [13]
    • Você também pode evitar a formação de cascas limpando o local com álcool isopropílico duas vezes por dia. Use um pedaço de algodão ou um cotonete para aplicar o álcool em volta de cada brinco.
  3. Com as mãos limpas, segure o brinco e gire-o dentro do furo. Faça esse movimento todos os dias para evitar que os furos cicatrizem de novo. [14]
    Publicidade

Dicas

  • Se não der para reabrir o furo pela parte da frente do lóbulo, tente ficar girando o acessório para colocá-lo pela parte de trás.
Publicidade

Avisos

  • Ao perceber muita vermelhidão, inchaço ou qualquer tipo de dor no local, procure um atendimento médico.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Brincos com pinos mais finos
  • Sabonete antibacteriano
  • Mãos limpas
  • Luvas de borracha
  • Álcool isopropílico
  • Cotonete ou algodão
  • Vaselina
  • Pomada antibiótica

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 258 172 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade