PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A demissão de um colega gera uma situação desconfortável no ambiente de trabalho. Pior ainda quando se tem uma relação boa – até mesmo de amizade – com a pessoa, ou quando a situação deixa os demais funcionários em pânico. Saiba o que dizer, o que não dizer, e como agir para se resguardar nessa situação.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Analisando as palavras

PDF download Baixe em PDF
  1. Muita gente tende a ignorar a situação ou usar chavões na tentativa de consolar. A última coisa que uma pessoa que acabou de ser demitida vai querer ouvir é que tudo tem um lado bom, ou que as coisas acontecem por uma razão. Ignorar também não é a melhor solução. Palavras positivas podem amparar, mas ainda melhor é uma oferta concreta de ajuda. [1]
    • Melhor do que dizer “Não se preocupe, logo você encontrará um ótimo emprego”, é ter empatia. “Sinto muito” e “O que posso fazer para ajudar?” têm um efeito mais positivo.
    • Ofereça ajuda. Você pode ajudá-lo a reorganizar o currículo? A simular uma entrevista de emprego? Ou de repente sair para tomar um café? Atitudes assim podem fazer a diferença.
  2. Evite a qualquer custo fazer piadas, chacotas ou qualquer outra coisa que pareça minimizar a situação. Seu colega acabou de ser demitido e é bem provável que esteja se sentindo desamparado, com raiva e em choque. Menosprezar a situação é uma das coisas mais insensíveis a se fazer nesse momento, é como se os sentimentos da pessoa simplesmente não importassem. Dizer, por exemplo, “Sorte sua de sair deste lixo”, ou fazer piada sobre o tempo livre que ele vai ter é extremamente indelicado. [2]
    • Respeite o espaço. Basta observar a linguagem corporal para perceber o difícil momento emocional que a pessoa está vivendo. Em casos assim, não o sobrecarregue com conversas e nem o pressione para sair para almoçar ou para o que quer que seja.
  3. É coisa de instinto querer consertar as coisas quando um colega de trabalho é demitido. Não tente! De certa forma, perder o emprego é como encarar a morte de alguém da família. Nesse momento, o seu colega está tentando lidar com a dor da perda, e não vai absorver o seu conselho sobre abrir a própria empresa, mudar de carreira ou arranjar algo melhor. [3]
    • Oferecer alguma atitude concreta, como se colocar à disposição para revisar o currículo, é melhor do que dizer coisas aleatórias do tipo: “Tem muito trabalho na área de saúde por aí, talvez você arranje algo em breve”.
  4. Ser empático exige priorizar os sentimentos dos outros. O objetivo é dar apoio emocional ao colega, e não falar sobre você. Evite contar histórias de quando você foi demitido de outra empresa e deu a volta por cima. Mantenha a atenção em quem foi dispensado.
    • Faça perguntas sobre ele: “Como você está? Precisa de alguma coisa?” Evite direcionar a conversa para si mesmo com frases do tipo: “Quando eu fui demitido uma vez...” ou “Eu trabalhava na empresa Y e...”.
  5. Espere alguns dias antes de procurar o seu colega novamente. Experimente enviar um e-mail dizendo algo como: “Oi, João. Sinto muito por você ter saído da XYZ. Como você está? Conte comigo se houver algo que eu possa fazer”. [4] Seja compreensivo, não invasivo. Não fique procurando justificativas para a demissão, a menos que ele traga o assunto à tona.
  6. A não ser que seja ele a abordar o assunto, não comente nada. O cenário é estressante para todos, e é bem provável que no momento seu superior esteja bastante ocupado tentando organizar esse período de transição com uma pessoa a menos na equipe. Por mais difícil que seja, fique na sua.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Resguardando-se

PDF download Baixe em PDF
  1. Às vezes é possível prever uma demissão quando o desempenho profissional de alguém deixa a desejar, quando a pessoa tem uma relação conturbada com os colegas, e até mesmo por causa de rixas com o chefe. Mas outras vezes a dispensa é totalmente inesperada. Em qualquer um dos cenários, resista às fofocas que costumam surgir. Se ouvir comentários sobre a demissão, fique quieto e se concentre no seu trabalho. Não se intrometa no assunto e nem fique especulando sobre o ocorrido. Ademais, ignore os boatos.
  2. Não interfira nas coisas do seu ex-colega de trabalho. Mesmo que as funções que ele costumava fazer sejam mais fáceis, que o escritório dele seja superior, ou que a vaga do estacionamento seja melhor, não é aconselhável pedir para assumir o que ele deixou. Primeiro espere a poeira baixar. É provável que o seu chefe já tenha planos para você e para as funções da vaga em aberto, e as suas solicitações podem ser vistas com maus olhos.
  3. A dispensa desse colaborador pode ter sido a primeira de muitas, por isso é preciso ter cuidado. Faça uma autoavaliação do seu serviço: você está atendendo às expectativas da empresa? Você é um funcionário essencial ou descartável? [5] Ainda que o afastamento tenha sido um caso isolado, concentre-se nas suas tarefas. Uma demissão é capaz de deixar o ambiente caótico e a carga de trabalho pode até aumentar entre os que permanecem. Preste mais atenção às suas funções e à qualidade do seu trabalho. Um bom desempenho pode agradar ao seu chefe e futuramente se transformar numa promoção.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 31 383 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade