Baixe em PDF
Baixe em PDF
Antes de costurar o buraco, verifique a gravidade do rasgo, assim como o tipo de tecido em questão. Uma simples costura desfeita é muito mais fácil de consertar do que um buraco grande no meio do tecido. Se o buraco estiver entre a costura, será possível fechá-lo com linha de costura. Caso esteja no meio do tecido, ele pode ser fechado com costura ou tampado com outro pedaço de tecido costurado sobre ele. [1] X Fonte de pesquisa
Passos
-
Adquira um rolo de linha e uma agulha. Se possível, utilize uma linha da mesma cor do tecido a ser costurado. Se o ponto não for visível por fora da roupa, a cor da linha utilizada não importa. Você também pode escolher uma linha de cor vibrante para complementar ou dar contraste ao tecido.
-
Escolha a agulha ideal para o pano. Se o tecido for grosso e resistente (jeans, couro ou tecido com várias camadas), utilize uma agulha grande e afiada que possa penetrar sem exigir muito esforço. Caso o tecido seja macio ou fino, qualquer agulha serve, embora agulhas mais delicadas sejam recomendadas nesse caso. [2] X Fonte de pesquisa
- Agulhas mais leves são recomendadas para qualquer tecido fino e macio como algodão, nylon, seda, juta e fibras misturadas. A agulha pode ser de 2 a 5 cm ou mais longa se necessário. Agulhas com mais de 1 mm de grossura podem deixar buracos visíveis no tecido. Utilize um dedal para evitar furar o dedo durante a costura.
- Dê preferência a agulhas mais grossas para evitar quebrá-las. Se seus dedos estiverem doendo, use uma tábua para apoiar a peça enquanto costura. Alguns tecidos grossos (como o jeans) precisam ser apoiados em uma superfície sólida.
-
Verifique se possui linha suficiente. Se não tiver certeza, coloque a extensão da linha sobre a parte rasgada para ter uma referência. Retire 25 centímetros de linha a mais como garantia. O movimento de zigue-zague da costura gastará bastante linha. Além disso, você precisará de uma quantidade extra do tamanho da agulha quando for dar o nó final. Lembre-se: quanto mais grosso o tecido, mais linha será necessária. Pode ser uma boa ideia reservar o dobro do tamanho estimado se o tecido for mais grosso do que 5 mm.
-
Coloque a linha na agulha. Verifique se a ponta da linha está firme e não desfiada. Se a ponta estiver esfiapada, molhe-a e enrole-a com os dedos para que ela entre mais facilmente no buraco da agulha. [3] X Fonte de pesquisa Utilize um enfiador de linha manual se estiver com dificuldades. [4] X Fonte de pesquisa
-
Dê um nó na linha. Segure os dois lados da linha e faça um pequeno nó para evitar que a ponta saia da agulha após cada costura.
- Roupas de malha serão mais difíceis de costurar. Malhas e roupas de lã contêm orifícios muito maiores. Nestes casos, é necessário amarrar a linha de tal forma que ela fique no lugar e não escape da agulha.
Publicidade
-
Identifique a costura desfeita. Em comparação com um buraco no meio do tecido, uma costura desfeita é muito mais fácil de consertar. Ela significa que os dois pedaços de tecido estavam unidos por uma costura, porém se separaram, pois a linha unindo-os quebrou ou se desfez e deixou um buraco. Na maioria dos casos, é possível simplesmente costurar a linha de volta. [5] X Fonte de pesquisa
- Isso pode ocorrer no interior do bolso, fazendo com que seus trocos caiam no chão; ou na costura lateral da manga, deixando seu cotovelo à mostra.
-
Vire a roupa do avesso para expor a costura. Pode ser uma boa ideia passar a roupa com o ferro na temperatura apropriada e em seguida prender as partes descosturadas cuidadosamente com alfinetes.
-
Costure ao longo da linha de costura. Faça-o manualmente ou com uma máquina. Costure sobre a linha dando pontos pequenos e suaves para prender o tecido, passando por cima da costura original. Lembre-se de fazer nós firmes. Corte pedaços restantes de linha cuidadosamente ao terminar o trabalho.
- Às vezes será necessário lidar com costuras externas, como em decorações e bolsos. Nestes casos, escolha uma linha que tenha a mesma cor da original, pois ela ficará visível. Além disso, tente fazer pontos do mesmo tamanho dos originais.
Publicidade
-
Mensure o tamanho do buraco. Se ele for muito grande, precisará comprar pano para cobri-lo. Se os bolso também tiverem sido rasgados, terá que costurá-los. O pano usado deve ter a mesma cordo tecido original, além, claro, do tamanho adequado.
-
Examine o buraco no tecido. É mais difícil costurar buracos no meio do tecido - por exemplo no caso de rasgos no joelho da calça ou no cotovelo de uma jaqueta. Não tente costurar o buraco sem adicionar mais tecido. Isso apenas enrugará o tecido, alterando o formato da roupa e deixando-a irreconhecível. [6] X Fonte de pesquisa
-
3Utilize um remendo para fechar o buraco. Se o rasgo estiver próximo da linha de costura ou no meio do tecido, será necessário remendar a área. Corte um pequeno pedaço de tecido do mesmo tipo e cor da roupa a ser costurada. Coloque o pedaço sobre o buraco, com o lado externo virado para cima. Em seguida, una as extremidades do buraco o máximo possível umas às outras sem enrugar o tecido. Utilize uma máquina para costurar pequenos pontos em zigue-zague nas extremidades do buraco, atingindo o máximo de tecido possível (tanto do remendo quanto da roupa) para reforçar o remendo.Publicidade
-
1
- Esta solução não é "atraente", mas deixará a roupa utilizável. Se ela for casual, você pode comprar tecido em uma cor que contraste com a original e costurar remendos em várias áreas para que eles pareçam decorativos. Faça o remendo na parte exterior da roupa ou use decorações da mesma maneira para dar um pouco de estilo.
-
Reforce as extremidades rasgadas. Comece costurando cerca de 2 cm antes da área rasgada. Esse passo é particularmente importante se já houver uma costura solta ou rasgada no local. Costurar um pouco antes da extremidade evitará que o tecido continue rasgando. Passe a agulha pelo tecido e movimente-a cuidadosamente para dentro e para fora do pano. Para obter resultados mais consistentes, tente sempre manter uma distância de 2 mm entre cada ponto.
- Se o buraco estiver muito rasgado, tente reforçá-lo utilizando um selador de costura antes de emendá-lo para deixar a costura mais resistente.
- Pode ser que a costura quebre novamente quando a peça for vestida se a roupa for muito justa. Adicione outra camada de tecido na parte de dentro do buraco e costure-a para dar mais resistência à peça. Costure um botão no local se ele combinar com o tecido. Remende o buraco de forma que o espaço seja coberto por vários pontos entrelaçados.
-
Volte ao local do primeiro ponto e repita o processo até que todo o buraco esteja costurado.
- Se a roupa estiver muito rasgada, pode ser necessário reforçar ainda mais a costura utilizando uma prática conhecida como "overlock". Segure o tecido e costure-o de forma que a parte rasgada fique dobrada para dentro. Vire o tecido uma ou duas vezes, em seguida utilize um ponto para fechá-lo, evitando que ele rasgue novamente.
-
Termine o trabalho. Estique e pressione o tecido. Tome cuidado para que a linha não fique enroscada antes de formar o ponto. Pressione o tecido costurado entre os dedos. Em seguida, passe a mão sobre a costura para remover o ar das frestas e assimetrias do tecido. Por fim, faça um nó e corte a linha.Publicidade
-
Tente emendar tecidos mais pesados com um ferro de passar . Coloque o tecido extra sobre a parte rasgada, em seguida utilizando o ferro de passar quente o suficiente para que a emenda prenda no tecido. Costure em volta para reforçar o remendo. Corte as pontas das laterais, arredondando-as antes de passar o ferro. Tanto a costura quanto o arredondamento das pontas aumentarão a durabilidade do remendo. [7] X Fonte de pesquisa
- É mais recomendável utilizar o ferro de passar para remendar tecidos mais pesados como jeans e lona. No entanto, esse tipo de remendo pode distorcer tecidos mais finos.
-
Deixe o remendo discreto. Se o buraco estiver em uma parte visível da roupa, faça um remendo por dentro. Se não for possível, compre um tecido da mesma cor e do mesmo tipo da roupa. [8] X Fonte de pesquisa
- Você também pode fazer um remendo que se destaque. Algumas pessoas consideram roupas remendadas estilosas.
-
Remende tecidos mais finos manualmente. Primeiro, corte as linhas esfiapadas e passe selador de costura nas extremidades dos buracos. Faça dois remendos: um com qualquer tecido para a parte inferior e um com o mesmo tecido para a parte superior. [9] X Fonte de pesquisa Passe selador de costura nas extremidades do remendo inferior. Em seguida, vire uma pequena quantidade de tecido na extremidade do remendo superior e passe ferro sobre essa extremidade.
- Utilize a função de bordado livre da máquina de costurar. Coloque a parte inferior do remendo por baixo do buraco e costure com os pontos bastante próximos uns dos outros para prender bem as extremidades do buraco ao remendo.
- Costure o remendo inferior. Costure para frente e para trás, para cima e para baixo, criando um "tecido" de costura sobre o rasgo. Costure todas as extremidades do remendo inferior utilizando ponto reto para reforçar o conserto do buraco.
- Cubra o buraco com o remendo superior. Coloque o remendo sobre o tecido com as extremidades dobradas viradas para baixo, de forma que se estendam sobre toda a área de costura da máquina. Costure uma decoração à mão utilizando uma linha de cor que combine com o tecido. Passe a linha em volta várias vezes para deixar a costura mais resistente. Caso prefira um visual mais "rústico", você também pode usar um pano de cobertor para fazer o remendo.
Publicidade
Dicas
- Vire o tecido do avesso ao costurar. Desta forma, os pontos ficarão visíveis apenas do lado de dentro.
- Não use agulhas enferrujadas.
- Use um desmanchador de costura para remover costuras indesejadas em qualquer tecido.
- Guarde a agulha em um pacote, uma caixa ou enfiada horizontalmente em um pedaço de papel. Caso costume perder suas agulhas, amarre um pequeno pedaço de linha nelas para que seja mais fácil avistá-las.
- Seja persistente! A primeira tentativa de costura pode ser estressante, mas você melhorará com a prática.
- Use uma linha que combine com o tecido. Dessa forma, o "conserto" da roupa ficará menos óbvio.
- Se for costurar um tecido que esfiapa facilmente, passe uma pequena quantidade de selador de costura nas extremidades do buraco. Corte o excesso de fiapos quando o selador secar. Seladores de costura são vendidos em fábricas de tecido e artesanato, e são um ótimo complemento ao seu arsenal de costura.
- Se a agulha quebrar, enrole-a em um pedaço de papel e descarte-a. Não é necessário desfazer toda a costura se isso ocorrer. A parte da agulha com a linha ainda estará conectada ao tecido. Passe a linha por dentro e por fora da parte onde parou e amarre-a. Em seguida, quebre a linha e remova a agulha quebrada da roupa. Continue a costurar com uma nova agulha. [10] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Materiais Necessários
- Tesoura
- Agulha
- Linha
- Selador de costura (opcional)
- Dedal para evitar furar os dedos durante a costura (opcional)
Referências
- ↑ http://www.theguardian.com/lifeandstyle/2014/sep/22/how-to-mend-moth-holes
- ↑ http://www.sewmamasew.com/2009/06/sewing-machine-needles-how-to-choose-them/
- ↑ http://www.artofmanliness.com/2013/12/14/the-easiest-way-to-thread-a-needle/
- ↑ https://www.ifixit.com/Guide/How+to+Use+a+Needle+Threader/21024
- ↑ http://www.frugalupstate.com/frugal-living/fixing-a-split-seam/
- ↑ http://www.manmadediy.com/users/dan_e_t/posts/2651-the-diy-tailor-an-easy-way-to-fix-holes-in-your-jeans-and-other-garments
- ↑ http://www.flagpatchshop.com/ironpain.html
- ↑ http://www.dummies.com/how-to/content/mending-holes-and-rips-in-your-clothes.html
- ↑ http://www.urbanthreads.com/tutorials.aspx?t=patches+(in+the+hoop)
Publicidade