PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Remover ervas daninhas é praticamente um hábito da maioria dos jardineiros, sejam eles profissionais ou por hobby. Dá para fazer isso de vários jeitos (plantando culturas de cobertura, por exemplo) — mas, no fim das contas, você vai precisar remover essas plantas nocivas durante a época de plantio de todo ano. Comece identificando que tipo de erva daninha está crescendo, afrouxando a terra em volta e puxando tudo pela raiz. [1] Use luvas de jardinagem, ferramentas de cabo longo ou curto e outros equipamentos específicos. [2] E o processo não precisa fazer tão mal às suas costas!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se para remover ervas daninhas

PDF download Baixe em PDF
  1. É muito mais fácil remover ervas daninhas quando o solo está molhado. Por isso, tente deixar essa tarefa para logo depois de chover. [3] [4]
  2. Se possível, compre um par de luvas que tenham uma tira de velcro ou outro tipo de proteção no pulso. De modo geral, os acessórios devem ser confortáveis e duráveis. [5]
    • Em último caso, use qualquer par de luvas de jardinagem que você tenha em casa. O ideal é que elas tenham a tira de velcro no pulso, mas isso não é obrigatório.
    • Compre um par novo de luvas em alguma loja de jardinagem. Escolha um par de luvas que tenham o tamanho certo para as suas mãos, além de reforços nas pontas dos dedos, no pulso e afins. [6]
    • Se você descobrir que as ervas daninhas são abrasivas ou pontiagudas, como o cardo, use luvas de couro ou outro material mais grosso.
  3. Outra coisa que facilita bastante a remoção das ervas daninhas é ter as ferramentas necessárias, principalmente quando for o momento de remover a planta de um terreno mais duro (inclusive da calçada da sua casa, por exemplo). Lembre-se de que o processo costuma ser bastante cansativo, ainda mais sem o devido preparo. Junte ou compre as ferramentas ideais para o seu caso em particular. Por exemplo: quando for à loja, pense se você vai ter que ficar ajoelhado ou de pé e leve isso em consideração. [7] E prepare-se para ter que investir bastante em tudo.
    • Se você for comprar uma ferramenta de jardinagem nova, preste bastante atenção à afiação, ao material de que ela é feita (inox, por exemplo) e aos tipos de ervas daninhas que ela consegue remover. Tente pegar o equipamento com as mãos e sentir qual é o seu nível de conforto. [8]
    • Você pode comprar uma faca de cabo curto para remover as raízes mais superficiais de ervas daninhas. [9]
    • Opte por uma ferramenta mais específica se o seu jardim tem espaço limitado. [10]
    • Existem também ferramentas de cabo mais longo e circular, que são ideais para quem tem artrite ou problemas nos pulsos. [11]
    • Por fim, algumas ferramentas emitem chamas que matam as raízes das ervas daninhas de vez — e, assim, impedem que elas absorvam nutrientes do solo. [12]
  4. Use um chapéu ou boné e passe protetor solar. Remover ervas daninhas é um processo demorado e cansativo, e é melhor você proteger o rosto, o pescoço e outras áreas do corpo que estiverem expostas.
    • Passe um protetor solar com FPS 15 ou superior. Se a sua pele é mais clara, dobre o fator de proteção para 30. Lembre-se de que o número indica a eficácia do produto de acordo com o nível de exposição. [13]
    • Compre um protetor resistente à água e ao suor. Prepare-se para suar bastante quando você for remover as ervas daninhas. [14]
    • Este passo não é tão importante se você for remover ervas daninhas de dentro de uma estufa ou de uma horta ou um jardim coberto.
  5. Você tem que se hidratar enquanto remove as ervas daninhas! Tome bastante água antes, durante e depois do processo para não sofrer uma insolação por causa da exposição prolongada ao sol. [15]
  6. Antes de começar, dê uma olhada à sua volta e veja se há qualquer objeto ou estrutura que possa representar algum perigo: uma mangueira que esteja fora do lugar, um ancinho com as pontas afiadas viradas na sua direção etc. Tire tudo da área.
    • Fique de olho também na presença de folhas de urtiga, que podem machucar e inflamar a pele.
    • Veja também se não há animais perigosos (insetos ou mesmo cobras) na área antes de começar, sobretudo em dias quentes. De maneira geral, esse é mais um bom motivo para você usar luvas de proteção e até roupas de manga longa. [16]
    • Parece exagero, mas tente preparar um kit de primeiros socorros para o caso de você ser atacado ou sofrer algum corte enquanto remove as ervas daninhas. O processo não costuma ser perigoso, mas não custa se prevenir.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Identificando, soltando e removendo ervas daninhas

PDF download Baixe em PDF
  1. Passeie pelo jardim e identifique as áreas que estão sendo atacadas por ervas daninhas. Enquanto isso, tente também ver quais delas são comestíveis ou não fazem mal de verdade — como dente-de-leão, por exemplo. [17] Só comece o processo da remoção para valer depois disso.
    • Algumas ervas daninhas são comestíveis e caem muito bem em saladas e outros pratos. É o caso do dente-de-leão, que combina até com certos tipos de sopa. [18] Você pode experimentar algo do tipo mesmo se não tiver plantado as ervas por conta própria! Basta saber guardar e preparar tudo.
  2. Se você estiver usando uma ferramenta de cabo curto, ajoelhe-se na terra e prepare-se para fazer a extração. Se estiver usando algo de cabo longo, fique bem em cima da planta.
    • Tenha cuidado na hora de se ajoelhar. Não agache em cima de concreto ou de pedras sem joelheiras ou outro tipo de amortecimento.
  3. Fica bem mais fácil afrouxar o solo se ele estiver molhado. Se não for o caso, você vai precisar fazer um pouco mais de força. [19] Nesse caso, enfie a ponta da sua ferramenta na terra várias vezes para soltar partes dela aos poucos — até conseguir acessar a raiz mestra.
  4. Tente pegar o máximo que você conseguir da raiz mestra, ou a erva daninha vai crescer de volta. [20]
  5. Tanto faz se você usar a mão ou a ferramenta de jardinagem. Algumas pessoas preferem fazer a extração usando esse equipamento e um par de luvas por motivos de limpeza, mas há aquelas que gostam de se sujar — já que, na sua opinião, essa é a essência da jardinagem. Seja como for, segure a raiz da erva daninha e puxe da terra de uma vez. Tente extrair a planta em um ângulo reto, sem inclinar o movimento para nenhum lado. Repita o processo com todas as outras ervas.
    • Se você não conseguir extrair a raiz da erva daninha, use a sua ferramenta para escavar a terra mais a fundo.
    • Em caso de dificuldade para remover a raiz mestra, você pode usar a ferramenta para fazer cortes mais profundos no sistema de raízes como um todo.
  6. Se você tem uma composteira em casa, coloque as ervas daninhas nela! Dá para usar o solo processado no ano seguinte. Se não for o caso, não há muito o que fazer, a não ser descartar os restos das plantas.
    • Se você for colocar as ervas daninhas na composteira, separe as que têm raízes muito fortes e grudentas — pois elas podem criar um problema na estrutura.
    • Não jogue restos de ervas daninhas em terrenos baldios. Muitas delas são espécies invasivas e causam um impacto sério na terra.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando das suas costas durante a extração

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de você começar a remover as ervas daninhas, reserve 15 minutos para relaxar os músculos e preparar o corpo. Faça um alongamento lateral com as costas e os ombros; depois, incline o tronco para frente e trabalhe o peitoral e as pernas; e termine fazendo a postura da deusa deitada, da yoga, para relaxar os quadris. [21]
    • O alongamento lateral é ótimo para as costas e os ombros. Levante-se, junte os pés, coloque a mão esquerda no quadril e estenda a direita por cima da cabeça. Com o corpo ainda alinhado, incline-se para a esquerda. [22] Por último, inverta o lado do movimento.
    • Na hora de inclinar o corpo para frente, junte as mãos por trás das costas, com os dedos entrelaçados, e abaixe o tronco na direção dos joelhos. Enquanto isso, relaxe o pescoço e os ombros. [23]
    • Para fazer a postura da deusa, deite-se no chão, dobre os joelhos e encoste as solas dos pés. Você pode colocar os braços em cima da cabeça ao mesmo tempo, com os dedos encostando uns nos outros. [24]
  2. Endireite a coluna reta e estenda as pernas para frente, com os joelhos dobrados de leve. Tente apoiar bem os ossos da região dos quadris. Assim, você vai relaxar, conservar energia e evitar qualquer tipo de dor.
    • Se você tem problemas nos joelhos ou nas costas, é melhor se sentar em um tamborete ou outra estrutura mais elevada.
  3. Caso você esteja usando uma ferramenta de cabo longo, é melhor abaixar o corpo a partir dos quadris. Isso evita dores nas costas e conserva bastante energia.
  4. Se você costuma sentir muitas dores nas costas quando vai remover ervas daninhas (ou cuidar do jardim de forma geral), talvez seja melhor instalar canteiros mais altos para não precisar mais se abaixar na hora de cuidar das plantas.
    • Monte os canteiros elevados por conta própria. Você pode usar tábuas, tijolos, galhos, sacos de areia e outros materiais do tipo. Se isso não for viável, compre a estrutura já pronta em alguma loja de jardinagem local. [25]
  5. Você pode comprar joelheiras e tamboretes especiais para usar na hora de cuidar do jardim ou da horta.
    • Pesquise sobre outros tipos de equipamento de proteção na internet ou em lojas de jardinagem locais! O preço, assim como o estilo, varia bastante de caso a caso. [26]
    Publicidade

Dicas

  • Tente remover as ervas daninhas ainda jovens. Você vai ter menos trabalho e evitar danos sérios.
  • Não arranque as ervas daninhas por cima! As raízes vão continuar intactas e produzir novas plantas.
  • Se o seu jardim ou horta estiver infestado com muitas ervas daninhas, talvez seja mais fácil remover tudo com uma pá ou um forcado e replantar o que for necessário.
  • Em vez de remover todas as ervas daninhas de uma vez, avance aos poucos, com frequência, impedindo que elas criem raízes profundas.
Publicidade

Avisos

  • Tenha cuidado para não machucar as plantas sem querer.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Luvas de borracha.
  • Roupas confortáveis.
  • Pá, forcado e outras ferramentas do tipo.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 150 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade