Baixe em PDF
Baixe em PDF
Não importa onde você viva, o mofo e o bolor podem ser uma questão complicada. Algumas vezes você os vê, outras não. Eles muitas vezes são negros, mas às vezes também são brancos. Embora você possa comprar algum produto de limpeza para combater o mofo, provavelmente já há vários materiais domésticos em sua casa que darão conta do recado, talvez de forma até melhor.
Passos
-
Saiba que o mofo, em essência, é causado pela umidade. Se você limpar o mofo, mas não resolver o problema de umidade, então haverá uma nova reincidência mais tarde. Limpe e seque as áreas empoçadas ou danificadas pela água dentro de 24 horas do ocorrido, a fim de evitar o surgimento de mofo. [1] X Fonte Confiável United States Environmental Protection Agency Ir à fonte .
- O mofo muitas vezes surge no banheiro (por causa do chuveiro) e na cozinha (por causa da pia). Não se esqueça de limpar o excesso de água da sua pia e mantenha o basculante do banheiro aberto depois de tomar banho.
-
Se a área mofada tiver quase 1m² ou mais, chame um profissional. Se o problema de mofo for muito sério (com mais de 1m²), é melhor chamar um profissional para remoção e limpeza. [2] X Fonte Confiável United States Environmental Protection Agency Ir à fonte Eles serão capazes de usar agentes de limpeza altamente eficazes e terão uma proteção adequada contra a inalação dos esporos.
-
Considere jogar fora os materiais porosos ou absorventes. Se o mofo for muito grave, talvez seja preciso descartar esses materiais, como é o caso das telhas velhas. Como o mofo consegue penetrar nas pequenas rachaduras e poros desses materiais, pode ser difícil removê-lo completamente. Nesses casos, a limpeza inibe apenas temporariamente o crescimento dos fungos. A menos que você remova esses materiais completamente da sua casa, o mofo continuará a reincidir.
-
Não pinte ou calafete uma superfície mofada. Esse é um tratamento superficial e ineficaz. Se a parede ou azulejo em questão já tiver recebido pintura ou calafetagem antes, a nova camada do produto não resolverá muita coisa; ela vai acabar descascando e soltando, pois simplesmente não haverá uma superfície limpa para que possa aderir.
- Certifique-se de limpar e desinfetar a área mofada completamente antes da pintura ou da calafetagem. Por garantia, remova o excesso de umidade e espere um dia ou dois antes de realizar o procedimento.
-
Use equipamento de proteção adequado durante a limpeza. Como o mofo contém esporos, que são partículas transmitidas pelo ar, é muito importante usar proteção adequada ao limpar as superfícies mofadas. Na maioria dos casos, o mofo é inofensivo, mas há muitos tipos diferentes de fungos, alguns dos quais podem se tornar um perigo para a saúde em casos mais severos. Certifique-se de usar:
- Uma máscara respiradora N-95. Elas estão disponíveis em lojas de materiais cirúrgicos em todo o país, por um preço relativamente barato.
- Óculos para proteger seus olhos do contato com os esporos.
- Luvas
Publicidade
-
Experimente uma mistura de água sanitária com água morna. Misture uma xícara de água sanitária para cada litro de água morna. [3] X Fonte de pesquisa Pegue uma escova de cerdas médias, mergulhe-a na solução e esfregue mancha de mofo ou bolor. Não se esqueça de secar bem a superfície depois, pois a umidade promove o crescimento dos fungos.
- Para os lugares de difícil acesso, primeiro coloque a solução num borrifador pequeno e aplique diretamente no mofo ou bolor, pulverizando-o. Em seguida, esfregue normalmente com uma escova.
- Esta solução funciona melhor no mofo ou bolor presente em banheiros, cozinhas e outros cômodos domésticos com azulejos ou superfícies não porosas.
- A água sanitária é muito eficaz para matar fungos e esporos de mofo. O ingrediente ativo nela, o hipoclorito de sódio, também é o ingrediente principal de muitos produtos de remoção de mofo.
-
Use vinagre. Despeje vinagre branco ou de maçã em um borrifador, sem diluir em água. Pulverize a superfície mofada com o vinagre e esfregue a área afetada com uma escova. Seque o local completamente depois.
- Use o vinagre apenas em superfícies não porosas, tais como azulejos. Nunca use na madeira.
- Ao contrário da água sanitária, o vinagre é atóxico e não emite gases inebriantes. Suavemente ácido, o vinagre é considerado 80% eficaz na eliminação de mofo, bolor e de seus esporos.
-
Use uma solução de bórax para matar e inibir o crescimento dos fungos. Misture uma xícara de bórax para cada litro de água morna. Mergulhe um pincel ou uma escova na solução e esfregue todo o mofo vigorosamente. Remova o excesso de bórax e água com um pano limpo.
- Use o bórax apenas em superfícies não porosas. Os azulejos da cozinha e do banheiro suportam melhor o bórax do que as superfícies de madeira.
- Embora o bórax seja tóxico quando ingerido, trata-se de um produto de limpeza natural que não emite vapores nocivos e não contém substâncias químicas adicionais. Ele é eficaz na eliminação do mofo existente e para impedir o crescimento de novos fungos.
-
Faça um bom uso da amônia. Primeiro, verifique se a amônia que você usará é pura. Em seguida, misture uma parte de amônia em uma parte de água e despeje em um borrifador pequeno. Aplique a solução nas superfícies com mofo e bolor, esfregando até remover tudo. Remova o excesso de amônia com uma toalha limpa depois.
- Nunca misture amônia com água sanitária. Essas duas substâncias, quando misturadas, criam uma substância química tóxica chamada gás clorídrico. [4] X Fonte de pesquisa . Ele é prejudicial se ingerido ou até mesmo inalado.
- Para as manchas mais resistentes de mofo ou bolor, borrife a superfície com amônia e deixe agir durante várias horas antes de esfregar e limpar.
-
Tente usar bicarbonato de sódio, seja ele puro ou em pasta. O bicarbonato de sódio, além de suave — o que significa que ele é seguro para a sua família e os seus animais de estimação —, é eficaz. Ele é amplamente utilizado com material de limpeza caseiro e para eliminar odores (não é à toa que ele também é usado como desodorante!). Você pode usar o bicarbonato de duas formas básicas:
- Com água e vinagre. Coloque duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 250ml de água e misture bem. Despeje em um borrifador e aplique sobre a superfície mofada, tais como os azulejos do banheiro. Pegue outro borrifador cheio de vinagre e borrife sobre a mesma superfície (isso deverá causar uma reação química criadora de dióxido de carbono). O vinagre é frequentemente usado com bicarbonato de sódio, pois mata uma espécie diferente de mofo.
- Aplique o bicarbonato diretamente nas superfícies mofadas. Essa técnica funciona especialmente bem em superfícies porosas, como aquelas dos móveis de madeira e das paredes que não são feitas de argamassa. Deixe o bicarbonato de sódio penetrar na superfície úmida e, em seguida, remova-o com um pano limpo.
-
Use água oxigenada. Encontre uma água oxigenada de 10 volumes (daquelas para machucado, não use as de cabelo!) e transfira para um borrifador, sem diluir. Borrife a superfície mofada com água oxigenada, deixe agir por menos 10 minutos e, então, esfregue. [5] X Fonte de pesquisa Limpe o excesso de umidade para evitar que o mofo volte a se desenvolver.
- A água oxigenada é uma ótima alternativa à agua sanitária e a outras soluções de limpeza mais fortes que parecem tóxicas e que liberam gases nocivos. A água oxigenada também é eficaz na remoção de manchas causadas por mofo.
- A água oxigenada pode ser usada em diversas superfícies. Ela pode ser usada com segurança em roupas, pisos, luminárias, paredes e até mesmo em eletrodomésticos. Apenas certifique-se de fazer um teste antes de sair aplicando em tudo quanto é coisa, pois a água oxigenada pode desbotar roupas e outras superfícies.
Publicidade
-
Limpe o mofo ou bolor da roupa. Utilize uma escova para esfregar e remover o máximo de mofo possível. Faça isso do lado de fora, para não espalhar os esporos para outras partes de sua casa. Em seguida, lave a roupa. Se desejar, aplique um removedor de manchas ou mergulhe a peça em uma solução de água sanitária primeiro. Seque a roupa ao sol.
- Se a roupa não for lavável, leve-a até uma lavandeira, mostre o mofo e solicite uma limpeza a seco. Pergunte se podem remover o mofo também.
-
Limpe o mofo ou bolor do couro. Utilize uma escova para esfregar e remover o máximo de mofo que puder. Novamente, faça isso lá fora. Mergulhe um pano limpo numa solução composta por uma xícara de água e uma xícara de álcool desnaturado. Esfregue todas as áreas com o pano. Deixe secar completamente.
- Em vez de álcool desnaturado, você pode usar um sabão próprio para limpeza de selas de cavalo.
-
Remova o mofo ou bolor de livros e papeis. Certifique-se de que o objeto mofado esteja completamente seco. Se não estiver, coloque-o em uma área bem ventilada e deixe secar. Leve o objeto para fora de casa e use um pano seco para tentar remover o máximo de mofo/bolor que puder. Mergulhe o pano em uma solução de sabão (detergente neutro funciona muito bem) e torça o máximo possível. Use pano para acabar de limpar o item. Remova o sabão com um pano umedecido com água e coloque o objeto para secar.
- Se a água com sabão não funcionar, tente usar uma mistura de água sanitária ou vinagre com água.
- Se houver várias páginas de papel, separe-as para que não grudem umas nas outras. É uma boa ideia colocar o livro ou papel na frente de um ventilador para acelerar o processo de secagem. Para garantir que as páginas não gruden, polvilhe um pouco amido de milho entre cada uma delas enquanto o livro seca. Depois de seco, esfregue um pano para remover o amido de milho.
Publicidade
Dicas
- Usar vinagre em vez de água sanitária também elimina o mofo é muito melhor para o meio ambiente e para você. Além disso, você pode usar uma maior concentração da substância, pois o vinagre não causa dor de cabeça, nem faz mal para as crianças e os animais domésticos, ao contrário da água sanitária. E lembre-se: nunca use os dois ao mesmo tempo (veja o aviso abaixo).
- Se o mofo ou bolor for resistente, você pode adicionar 1/2 xícara de água sanitária ou vinagre à sua solução de limpeza.
- Você também pode borrifar um desinfetante nos azulejos e Glade nos tecidos com mofo. Deixe agir e remova o excesso com uma toalha ou lave com água.
- Para o cheiro de mofo que geralmente fica no banheiro, use uma pastilha para ralos no seu chuveiro (uma boa marca é o Ecobril).
- No Havaí, já sérios problemas com mofo, e muitas pessoas usam água sanitária para lavar a casa, as calçadas, etc.
Publicidade
Avisos
- Cubra todos os itens nos quais não queira deixar manchas de água sanitária!
- Nunca misture água sanitária com vinagre! Isso produz um gás letal. Use um ou outro, mas não os dois juntos.
Publicidade
Materiais Necessários
- Produtos de limpeza cotidianos e de uso doméstico
- Água
- Luvas
- Máscara
- Óculos
Referências
Publicidade