Todo mundo parece ter uma técnica própria para retirar um carrapato da pele. Ao contrário do que se acredita, sufocá-lo com vaselina ou esmalte de unha e queimá-lo com um fósforo fará apenas com que ele escape para pontos mais profundos da pele. A solução correta é também é a mais fácil: basta puxá-lo e retirá-lo de uma só vez. Siga os passos simples abaixo e em breve, o carrapato será apenas uma distante lembrança.
Passos
-
Encontre a cabeça do inseto. Ao olhar de perto, será possível ver a boca presa à pele, com o corpo repousando atrás.
-
Tente pegá-lo o mais próximo possível da pele usando uma pinça. Ela deve ter pontas finas, não largas, para que seja possível pegá-lo com firmeza.
- Não tente fazer isso com os dedos, já que será muito complicado pegar corretamente o carrapato.
- É necessário pegá-lo pela cabeça, aproximando a pinça o mais perto possível da boca dele.
- Não agarre-o pelo corpo. O carrapato injetará saliva ou sangue na pele, aumentando a chance de transmissão de doenças.
-
Puxe com firmeza e fazendo um movimento único para longe da pele. A boca do inseto se soltará da pele; evite torcer ou chacoalhar a pinça ao fazer isso, ou partes da boca dele continuarão presas à pele. Não é incomum que a pele também seja puxada para cima ao removê-lo, como ao tirar um pelo isolado no corpo.
- Quando partes da boca continuarem presas à pele, tente retirá-las com a pinça. Se elas estiverem muito profundas, basta deixar a pele cicatrizar, sempre verificando se há algum sinal de infecção. [1] X Fonte de pesquisa
-
Lave a região com sabão e água quente. Caso prefira, passe álcool, iodo ou peróxido de hidrogênio, limpando tanto a picada quanto as suas mãos. [2] X Fonte Confiável Centers for Disease Control and Prevention Ir à fonte
-
Consulte um médico se estiver com dificuldade em se livrar do inseto. Alguns carrapatos são tão pequenos que são difíceis de serem retirados com esse método; nessa situação, apenas um médico conseguirá removê-lo.Publicidade
-
Corte um pouco do barbante do fio dental. Escolha um que seja bem fino e sem cera, ou qualquer outro tipo linha não muito grosso; será simples desprender o inseto da pele mesmo sem uma pinça.
-
Enrole o barbante em volta da cabeça do carrapato. O fio dental precisa ficar o mais perto possível da pele.
-
Aperte o fio em volta da cabeça do carrapato usando as duas mãos até que fique tenso.
-
Puxe as pontas do barbante para cima com um movimento lento, mas constante. A boca do inseto se desprenderá da pele.
-
Lave o local (e suas mãos) com sabão e água quente. Iodo, peróxido de hidrogênio e álcool também podem ser empregados para evitar que doenças se espalhem e infecções surjam.Publicidade
-
Descarte corretamente o carrapato. Muito provavelmente, ele ainda estará vivo após ser solto da sua pele; jogue-o no vaso sanitário e dê descarga ou mergulhe-o em álcool para que não infecte nenhuma outra pessoa ou pet de sua casa. [3] X Fonte Confiável Harvard Medical School Ir à fonte
-
Pode ser uma boa ideia “poupar” a vida do inseto. Se souber que os carrapatos da região são conhecidos por transmitirem a Doença de Lyme, pode ser melhor não matá-lo, em caso de precisar fazer mais exames. Coloque-o em um saco ziploc, sele-o e guarde no congelador, levando-o a um laboratório que possa examinar o inseto [4] X Fonte de pesquisa ; procure por instruções sobre como enviá-lo para testes laboratoriais.
-
Analise se há sintomas relacionados ao ferimento deixado pelo carrapato. Procure por sinais da Doença de Lyme ou qualquer outra condição ocasionada por carrapatos durante as três ou quatro semanas após a picada. É preciso comunicar ao médico quando percebeu que o inseto estava preso à pele, quando ele foi retirado e as manifestações resultantes. Ao notar os seguintes sintomas se desenvolvendo, consulte um médico imediatamente: [5] X Fonte Confiável Centers for Disease Control and Prevention Ir à fonte
- Febre e calafrios são indícios comuns de doenças ocasionadas por carrapatos.
- Dores de cabeça e nos músculos.
- Uma mancha em forma de alvo. Esse é um sintoma característico da Doença de Lyme, bem como a Doença de Masters ou STARI (Southern Tick-Associated Rash Illness ou “Doença com Manchas Associada aos Carrapatos do Sul”), que é mais comum no sul dos Estados Unidos. Todas essas condições criam uma mancha em forma de alvo no local picado; fique atento a ela.
- Qualquer outro tipo de alergia. A febre maculosa também é transportada por esses insetos e pode acarretar em uma mancha que não parece um alvo.
Publicidade
Dicas
- Mantenha a grama aparada para evitar carrapatos; eles dão preferência a áreas com sombra.
- Tome um banho depois de passar por locais amplos e com grama alta para prevenir-se contra as pragas. Depois, faça um autoexame.
- Peça para que alguém remova os carrapatos, se não estiver conseguindo ou se sentir nervoso.
- O ideal é não deixar a cabeça dele na pele, permitindo que a cicatrização ocorra por cima. Retire-a com pinças ou vá ao médico.
- Também é importante procurar carrapatos nos pets.
- Escreva a data em que foi picado. Há risco de contrair a Doença de Lyme sem percebê-la, inicialmente, já que em alguns casos, os sintomas surgem apenas um ano após a picada. Ao registrar a data, o médico poderá levar isso em conta ao examiná-lo. A Doença de Lyme pode se tornar crônica após um certo período.
- Retire um carrapato da pele o mais rápido possível.
- Veja se há inchaço no local da picada após a remoção do inseto. Vá ao médico se ocorrer inflamação.
- Retirar o carrapato logo após a picada diminui bastante a chance de transmissão de doenças. É improvável que a Doença de Lyme seja contraída se ele ficar preso à pele por menos de 24 horas. [6] X Fonte Confiável Centers for Disease Control and Prevention Ir à fonte
Avisos
- Não tente sufocar o inseto com vaselina. Isso pode fazer com que ele acabe se prendendo com ainda mais força à pele.
- Outra forma de removê-lo que não é recomendada é a de queimá-lo com um fósforo. Provavelmente, o carrapato apenas se aprofundará mais na pele.
- Não tente puxá-lo com as mãos. A cabeça do inseto pode ficar presa à pele, acarretando possíveis infecções.
Materiais Necessários
- Pinças ou barbante;
- Bolinha de algodão;
- Álcool.
Referências
- ↑ http://firstaid.webmd.com/tc/how-to-remove-a-tick-overview
- ↑ http://www.cdc.gov/ticks/removing_a_tick.html
- ↑ http://www.health.harvard.edu/blog/matchless-strategy-for-tick-removal-6-steps-to-avoid-tick-bites-201306076360
- ↑ http://ag.umass.edu/services/tick-borne-disease-diagnostics
- ↑ http://www.cdc.gov/ticks/symptoms.html
- ↑ http://www.cdc.gov/ncidod/dvbid/lyme/Prevention/ld_Prevention_Avoid.htm
Sobre este guia wikiHow
A forma mais fácil e segura de se remover um carrapato é com uma pinça. Segure o carrapato com a pinça o mais próximo possível da cabeça dele, bem onde ele está preso na pele. Não aperte a pinça, ou você pode acabar levando o conteúdo do estômago do carrapato até a ferida. Puxe o carrapato rapidamente, removendo-o da pele, e descarte-o em um saco fechado. Se preferir, jogue-o no vaso sanitário e dê descarga. Limpe a mordida com sabão e água ou álcool isopropílico. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano, não use remédios caseiros como calor, esmalte ou vaselina para remover um carrapato. Caso apresente febre ou lesões no local após algumas semanas da remoção do carrapato, procure um médico. Continue lendo para aprender dicas com nossos revisores médicos sobre como usar fio dental para remover um carrapato!