PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Remover uma parede de gesso (drywall) pode ser necessário quando você for reformar um cômodo, consertar um local degradado ou quando precisar esvaziar uma casa após uma enchente. Aprender a fazer esse trabalho apropriadamente ajudará a fazer o trabalho com maior rapidez. Aprenda a preparar as paredes para remover e mais alguns passos simples para fazer o processo de forma eficiente.

Método 1
Método 1 de 2:

Começando

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você quiser remover uma parede de gesso, é muito importante desligar qualquer utilitário na área a ser reformada. Água e eletricidade devem ser desligadas na fonte antes de você iniciar o trabalho na parede. [1]
  2. Os pinos mais modernos virão com ajustes elétricos e tubos, isso quer dizer que você pode identificar e localizar todos os dispositivos que podem ter sido construídos na parede para desviar deles. [2]
    • Marque as áreas com pino ou coloque fita e trabalhe cuidadosamente ao redor das marcas, trabalhando os pontos sensíveis.
    • Se você não tiver um pino stud-finder, dê batidinhas na parede em todo o cômodo. Pontos onde o som é oco deve ser onde a parede está desobstruída, mas os pontos mais duros terão pregos e possivelmente encanamentos. Tome cuidado nessas áreas, trabalhando devagar nessa direção.
  3. Normalmente rodapés e molduras do teto devem ser removidas primeiro, antes de você poder ter acesso à parede e removê-la. Isto é feito com uma barra plana ou outra ferramenta de alavanca. Ambos os tipos de moldura são normalmente fixados com pregos e devem ser retirados das paredes lentamente, trabalhando de prego em prego. Faça a mesma coisa com qualquer moldura ou aparador ao redor de janelas e portas antes de você ter acesso à parede.
    • Use uma faca para marcar a “costura” (separação) entre as molduras e a parede. Essa costura é normalmente preenchida com tinta, calafetar, ou alguma combinação adesiva. Se você quiser reutilizar a moldura, marque o final da costura da parede para ajudá-lo na separação dos dois onde a moldura e a parede irão se dividir.
  4. Certifique-se que a energia está desligada nesses circuitos, em seguida, retire cuidadosamente a guarnição de quaisquer dispositivos elétricos na área, incluindo interruptores de parede, tomadas e termostatos. As placas da parede geralmente se encaixam em torno das caixas de dispositivos sob estas tampas. Desta forma, eles não são danificados durante a remoção da parede.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Removendo a parede

PDF download Baixe em PDF
  1. Dependendo da idade da casa em que você está trabalhando, a parede ou será pregada ou aparafusada nas vigas. Para remover a parede que é pregada, você vai simplesmente começar erguendo as placas da parede, pedaço a pedaço. Se, de outro modo, a parede está aparafusada nas vigas, você pode precisar de um pouco mais de tempo para remover os parafusos antes de erguer as placas para retirar. Parafusos que são colocados em composto podem ser bem difíceis de localizar e remover. [3]
    • Algumas paredes com parafusos só podem ser removidas com uma chave de fenda cabeça Phillips, mas dependendo da condição da parede, isso pode ser mais incômodo do que benéfico. Analise os parafusos e a própria condição da parede. Se eles estiverem fáceis de remover, vá em frente e remova-os. Isso representará menos trabalho pesado durante o processo.
    • Se a parede estiver molhada, ou os parafusos deformados, enferrujados ou difíceis de remover de outra forma, vá em frente e erga as placas da parede como se elas estivessem simplesmente pregadas.
  2. Instalações padrões de drywall são feitas usando painéis 10 cm x 15 cm. Essas são geralmente montadas horizontalmente com juntas tortas, com duas seções usadas para cobrir um padrão de 20 cm de parede. Essas são pregadas com pregos na vertical, reunidor em com intervalos de 40 ou 60 cm.
    • Para paredes sujas, use uma barra de alavanca para começar retirando a parte de baixo do painel dos seus parafusos, permitindo a remoção de toda a placa. Empurrar o finzinho da barra para cima sob parte do painel permitirá o uso prolongado, fazendo com que o uso inicial da alavanca seja mais fácil.
  3. Identifique a seção da parede aproximadamente 0,6 cm acima do chão e 20 cm do fim da parede, certificando-se de não atingir os pontos elétricos. Usando um martelo, faça uma série de buracos verticalmente. [4]
    • Basicamente, o que você precisa fazer é abrir algum espaço para agarrar a drywall e deixá-la frouxa. Não é nada científico: faça alguns buracos ao lado para ter onde puxar.
  4. Agarre nos buracos que você fez em cima e em baixo e puxe um grande pedaço da drywall para fora dos pregos nas áreas aparafusadas. Mantenha o movimento ao longo da parede, puxando os pedaços frouxos como anteriormente. Quando a parede quebrar em um prego, faça outro buraco em um espaço adjacente e continue removendo a parede com a mão. [5]
  5. Para paredes estragadas pela água, uma boa estratégia é abrir um buraco no meio com 35 cm de espaço entre os pregos. Usando uma marreta ou um aríete pode ser efetivo nessas circunstâncias. [6]
    • Se os estragos causados pela água atingiram os painéis superiores, a mesma ação normalmente consegue separar a parede do teto.
  6. Use a alavanca para afrouxar qualquer parafuso que ainda estiver preso nas vigas, ou cuide para desaparafusar os que estiverem presos na madeira. Uma barra alavanca ou uma martelo devem ser bons para esse trabalho. [7]
    Publicidade

Dicas

  • Em algumas situações, os pregos não estão claramente visíveis. Esfregue uma toalha para cima e para baixo na viga exposta para encontrar os pregos remanescentes.
  • Se quiser reutilizar dispositivos elétricos, remova-os primeiramente, usando uma chave de fenda.
Publicidade

Avisos

  • Certifique-se de que os serviços elétricos estão desligados no cômodo em que você vai remover a parede. Quando ficar em dúvida desligue o circuito geral.
  • Sempre use protetores nos olhos, luvas, capacete, e sapatos fechados/botas quando fizer uma demolição. Uma máscara de filtro também pode ser benéfica para diminuir a inalação de poeira.
  • Instalações de drywall antigas podem conter amianto ou serem pintadas com tinta de chumbo, ambos são materiais prejudiciais à saúde e requerem equipamentos especiais e treinamento para fazer o trabalho com segurança.
  • Parede de gesso é um material denso e pesado, e algumas vezes contém fibra de vidro reforçada que pode causar irritações se um equipamento apropriado não for utilizado.
  • Essas instruções são válidas apenas para placas de gesso instaladas em paredes. Remover placas do teto pode apresentar outros problemas e dificuldades não mencionadas nesse artigo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 64 794 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade