Baixe em PDF Baixe em PDF

Talvez você precise resumir um artigo para um trabalho ou para entender melhor as ideias do autor. Um resumo é um panorama dos argumentos e pontos principais de um texto. Antes de começar o seu, leia o artigo várias vezes e faça anotações nas margens. Depois, faça um esboço com as ideias centrais e, por fim, é só finalizar o trabalho e pedir a opinião de alguém antes de fazer os últimos ajustes.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Lendo o artigo

Baixe em PDF
  1. 1
    Releia as instruções do trabalho para entender as expectativas. Sempre leia as instruções duas vezes para ter certeza de que captou bem as exigências do professor. Sublinhe ou destaque os requisitos básicos para tirar uma boa nota. Ao finalizar a tarefa, dê mais uma olhada nessa folha e veja se fez tudo o que o professor pediu. [1]
    • Se tiver qualquer dúvida, fale com o professor.
  2. Antes de mergulhar na leitura, dê uma olhada rápida no texto para ter uma ideia do conteúdo e da estrutura. Veja se há seções com títulos ou subtítulos. Além disso, tente identificar o assunto principal (ou a proposição), os principais argumentos e a conclusão.
    • Sublinhe ou passe marca-texto na proposta ou no objetivo do texto.
    • Grife também os argumentos que embasam a ideia principal.
    • Destaque os títulos das seções.
    • Observe o método de estudo, se houver.
    • Sublinhe os achados, as conclusões ou resultados.
  3. Faça uma leitura lenta e detida para absorver as informações. Surgiu uma pergunta? Pare de ler e anote-a no canto da página. Na segunda leitura, tente encontrar as respostas para tais perguntas a fim de aprofundar a sua compreensão. Por fim, leia o artigo pela terceira vez para fazer anotações e começar a resumi-lo.
    • Se der, leia em voz alta para processar melhor as informações.
    • Repetir a leitura ajuda a entender melhor as ideias expostas. Às vezes, é difícil entender bem um texto logo de cara.
  4. Pense no que o parágrafo explica ou expõe. Em seguida, anote as suas ideias e a interpretação que fez da passagem com as suas palavras (essa parte é importante). Não basta só mudar a ordem das palavras originais para fazer uma paráfrase. [2]
    • Não tem problema escrever frases incompletas e fragmentos.

    Dica: com esse tipo de anotação, fica mais fácil escrever o resumo sem plagiar o artigo.

  5. Leia uma seção, pare e pense no que o autor diz. Identifique o argumento principal e sobre quais bases ele é construído. Resuma tudo isso em uma só frase, anotando-a no cantinho da página. [3]
    • Um exemplo é: “Lopez afirma que a lição de casa ajuda os alunos a guardar mais informações com base nas notas de avaliações e na percepção pessoal.”
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Esboçando o resumo

Baixe em PDF
  1. Informe ao leitor quem escreveu o artigo, as credenciais do autor, o título e a data de publicação. Depois, explique rapidamente qual é o tema do texto e por que ele é relevante. [4]
    • Você pode escrever: “Inez Lopez tem vasta experiência com o ensino, pois atou como professora de Ensino Médio e agora dá cursos sobre planejamento curricular voltados para docentes. O seu artigo “Lição de casa: por que é necessária para crianças” discute os benefícios que tarefas de casa regulares trazem para os alunos. A autora também faz uma distinção entre a lição de casa eficaz e a que só toma tempo, o que ajuda o educador a aprimorar suas aulas.”
  2. Esta deve ser a última frase da introdução. Concentre-se nas ideias do autor, nas suas hipóteses e nas perguntas que levanta com a sua pesquisa. Formule tudo nas suas próprias palavras, mas não inclua as suas ideias. [5]
    • Por exemplo: “Lopez defende a importância da lição de casa para reforçar o conteúdo aprendido em sala de aula, pois os alunos retêm mais informações, a aula pode ser aprofundada e os alunos recebem uma atenção mais individualizada do professor.”
  3. Releia as suas anotações no cantinho das seções, extraindo o principal de cada uma e escrevendo uma frase que resuma a reflexão do autor. Repita o mesmo para todas as seções. [6]
    • Um resumo curto tem uma página ou menos. Nesse caso, você deve escrever um parágrafo maior para a introdução, um parágrafo para o desenvolvimento e uma conclusão.
    • Escreva: “De acordo com Lopez, os alunos que fazem a lição de casa têm um desempenho melhor no geral.”

    Dica: em geral, os resumos tem cerca de ⅓ do tamanho do artigo original. Só dá para fazer um resumo de uma página se o texto não passar de três páginas.

  4. No caso de um artigo grande, é difícil fazer tudo caber em uma única página. Dessa forma, é melhor escrever um parágrafo com quatro a seis frases sobre cada argumento principal. Comece resumindo a ideia logo na primeira e na segunda frase. [7]
    • Quando um resumo passa de uma página, ele é considerado grande.
    • Um exemplo é escrever: “Em seu estudo, Lopez comparou duas turmas diferentes que faziam a mesma na mesma escola — uma com lição de casa e outra sem. A autora afirma que os alunos que fizeram as tarefas tiveram um aproveitamento maior da disciplina.”
  5. Os detalhes que complementam o resumo são os exemplos que o autor dá para embasar as suas conclusões. Identifique dois ou três exemplos desse tipo para cada argumento principal e apresente-os em uma ou duas frases no caso de um resumo curto ou em duas a quatro frases num resumo maior. [8]
    • Você pode dizer: “Para fundamentar as suas afirmações, Lopez explica que os alunos que fizeram as tarefas de casa tiraram notas 40% mais altas nas provas e participaram mais das aulas do que os alunos que não fizeram. As turmas com lição de casa concluíram as unidades 30% mais rapidamente do que as turmas sem.”
  6. Os métodos de pesquisa são os passos que o autor conclui para concluir o estudo. Descreva como a pesquisa foi pensada, como foi o processo e como os resultados foram avaliados. Se a pesquisa envolver pessoas, identifique-as e explique o que elas tinham que fazer. Inclua como o autor obteve os dados utilizados.
    • Por exemplo: “Na sua pesquisa, Lopez estudou duas turmas do mesmo ano que faziam a mesma matéria em uma escola. Em ambas as turmas, a quantia de alunos era a mesma, assim como o perfil socioeconômico e o apoio acadêmico recebido. Uma das turmas não recebeu lição de casa e a outra recebeu. A autora acompanhou quantos e quais alunos fizeram as tarefas, as notas nas avaliações, a participação em sala e o progresso em longo do mês. Além disso, ela realizou pesquisas curtas com os estudantes após cada exame.”
  7. Os resultados incluem os dados ou informações que o autor coletou durante a pesquisa e as conclusões incluem as ideias que ele teve a partir disso. Explique os resultados, a análise que o autor forneceu e as conclusões que tirou. Por fim, cite uma reflexão final se houver.
    • É possível escrever: “Inez Lopez coletou dados como as notas dos alunos, a incidência de participações na aula e a taxa de progresso ao longo de uma unidade. Ela também pediu para que os alunos avaliassem a própria confiança, o entendimento do conteúdo e o preparo para passar para a próxima unidade por meio de uma pesquisa depois de cada exame. Com base em tais dados, Lopez concluiu que os alunos que fizeram as lições de casa diariamente progrediram com 30% mais rapidez. Para melhorar o desempenho acadêmico, a autora recomenda que os professores passem tarefas para casa em todas as aulas.”
  8. Escreva uma conclusão breve de duas a três frases para o seu resumo. Na primeira frase, retome a introdução. Em seguida, explique rapidamente qual é a importância das ideias do autor para o campo no qual atua. [9]
    • Escreva: “Segundo Lopez, os alunos têm uma capacidade maior de compreender o conteúdo e progredir com rapidez quando existe a exigência de que façam lição de casa. O trabalho da autora fornece uma ferramenta útil para que os docentes promovam o sucesso acadêmico, além de conselhos e ideias de como utilizar a lição de casa com eficácia para auxiliar os alunos.”
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Fazendo um resumo eficaz

Baixe em PDF
  1. O objetivo é fazer um resumo curto e conciso sem abrir mão de esclarecer as ideias principais do artigo. Compare o seu trabalho com o texto original. Se ele tiver mais de ⅓ do tamanho, dê uma lida e veja o que pode ser cortado. Por outro lado, se ele estiver muito curto, adicione mais detalhes. [10]
    • Também não precisa fazer um resumo com esse tamanho exato. Essa é só uma média.

    Opção: sempre faça o que o professor pedir. Sendo assim, dê uma olhada na folha de instruções e procure especificações de tamanho. Digamos que a orientação seja fazer um resumo com 1.500 palavras. Respeite a regra para não ser penalizado na nota.

  2. Com citações indiretas, o leitor é constantemente lembrado de que as ideias apresentadas pertencem ao autor do artigo. Assim, você evita plagiá-lo sem querer. Sempre que quiser incluir detalhes do texto, use esse recurso. [11]
    • Açguns exemplos são: "Lopez acredita", "Lopez pensa que" e "Lopez afirma". Outras possibilidades válidas são: "segundo a autora", "conforme defende Lopez" ou "ela refuta esta ideia".
  3. O objetivo de um resumo e apresentar as ideias de um texto nas suas palavras. Se você ficar citando diretamente o tempo todo, não se trata de um resumo. É melhor fazer citações indiretas, como explicado acima.

    Aviso: copiar palavras e frases do artigo original é plágio. Se você estiver fazendo um resumo para entregar como trabalho, pode perder a sua credibilidade (e a nota) se não reescrever as ideias com as suas palavras.

    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Concluindo o resumo

Baixe em PDF
  1. Mostre o seu resumo para uma pessoa de confiança se quiser críticas honestas. Peça para ela procurar passagens que precisam ser refeitas e assinalar os erros. Depois, use esse feedback para melhorar a redação. [12]
    • Você pode pedir esse favor a um colega de classe ou um familiar.
  2. Volte a dar uma olhada na folha de instruções do seu professor e veja se fez tudo que foi pedido. Caso contrário, faça as revisões necessárias para atender às expectativas e tirar uma boa nota. [13]
  3. Com base no feedback recebido e na folha de instruções, faça as alterações. Reescreva as partes que quiser melhorar, corrija erros gramaticais, ortográficos e de digitação que passaram batido durante a escrita. [14]
    • Às vezes é preciso fazer várias revisões dependendo do propósito do trabalho. Se o resumo valer uma boa parte da média final, ele deve ficar excelente.
  4. Quando terminar o trabalho, leia-o com atenção mais uma vez para pegar os possíveis erros que sobraram. Corrija os problemas para não perder pontos à toa. [15]
    • Peça para outra pessoa fazer essa revisão final se for possível. Por fim, corrija os erros encontrados.
  5. Releia o artigo e releia o resumo em seguida. Confira se o seu trabalho reflete com precisão o que o autor diz no texto original. Além disso, veja se o resumo trata da ideia principal, dos argumentos centrais e das suas fundamentações. Por fim, apague as frases que emitirem a sua opinião ou análise.
    • Não inclua as suas próprias ideias, análises ou opiniões em um resumo. Concentre-se somente no que o autor diz.
    Publicidade

Dicas

  • Siga todas as instruções do professor à risca para garantir uma nota boa.
Publicidade

Avisos

  • Não deixe de colocar todas as ideias do autor nas suas próprias palavras para não acabar plagiando o artigo sem querer.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 58 328 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade