Baixe em PDF Baixe em PDF

Você provavelmente já ouviu o velho ditado "rir é o melhor remédio", mas sabia que ele tem um pezinho na realidade? Rir ajuda a aliviar o estresse e a tensão, aumenta a circulação de oxigênio e até fortalece o sistema imunológico. [1] Seja como for, todo mundo fica mais feliz quando dá algumas gargalhadas de vez em quando. Leia as dicas deste artigo e comece a colocar tudo em prática!

1

Sorria mais. [2]

Baixe em PDF
  1. Até forçar o riso de vez em quando traz mais alegria e, com o tempo, gera mais risadas. Crie o costume de fazer as coisas no dia a dia com um sorriso no rosto: trabalhar, estudar, praticar esportes, ler etc.
    • Tente sorrir para cada pessoa que cruzar o seu caminho no trajeto até o trabalho ou o ponto de ônibus, por exemplo. Além de ser um gesto de educação e simpatia, isso conta como treino para rir.
    • Se você não conseguir nem sorrir, pelo menos monte uma lista das coisas boas na sua vida. É mais fácil ficar alegre com elas em mente. [3]
    Publicidade
2

Dê algumas risadas forçadas. [4]

Baixe em PDF
  1. Faça esse exercício de vez em quando: sempre que você estiver sozinho em casa, no trajeto de carro até o trabalho etc. Não precisa nem pensar em algo específico que seja engraçado.
    • Comece repetindo o clássico "hahaha" várias vezes seguidas. Essas risadas vão ficar cada vez mais naturais.
    • Tente pensar em algo engraçado que já aconteceu com você.
    • Force a risada até quando alguém contar uma piada sem graça. A pessoa pode notar que a sua reação não é espontânea, mas talvez até isso seja motivo para gargalhar!
3

Veja alguns vídeos engraçados na internet. [5]

Baixe em PDF
  1. Clique no primeiro resultado de pesquisa do YouTube — não importa se é um vídeo de crianças ou um compilado de cachorros fofos. Você provavelmente vai estar com lágrimas nos olhos de tanto rir antes sequer de chegar ao fim.
    • Comece a acompanhar canais do YouTube com conteúdo engraçado, como Porta dos Fundos, Parafernalha, etc. Você também pode ver compilados de vídeos do TikTok, por exemplo.
    • Até vídeos de outras pessoas rindo servem!
    Publicidade
4

Veja filmes e séries de comédia.

Baixe em PDF
  1. Você pode até ser mais fã de drama ou terror, mas dê uma chance àquela produção cômica que todo mundo vem elogiando. Quem sabe ela não expande o seu gosto?
    • Por exemplo: veja um filme de comédia que tenha o seu ator favorito no elenco ou assista a um episódio daquela sitcom que todos os seus amigos estão elogiando.
    • Encontre um episódio clássico de Chaves na internet!
5

Invista nas coisas que você mais acha engraçadas. [6]

Baixe em PDF
  1. Sempre que você encontrar algo que lhe arranque gargalhadas, dê um passo além em busca de outras coisas que tenham a ver — como livros ou filmes dos mesmos autores e diretores. O seu repertório vai ficar cada vez mais extenso aos poucos.
    • Não tenha medo de experimentar coisas diferentes! Quem sabe você não descobre que é fã de um tipo específico de humor, como humor de improviso?
    • Talvez você chore de rir de vídeos mais antigos de programas de comédia como o Comédia MTV , que tinha Tatá Werneck, Dani Calabresa, Marcelo Adnet e outros no elenco.
    • Só não invista em programas de humor que façam piadas preconceituosas e com grupos minoritários. Por exemplo: Os Trapalhões é um clássico, mas não envelheceu nada bem.
    Publicidade
6

Aprenda a gostar do som da sua risada. [7]

Baixe em PDF
  1. O importante é que você ria das coisas certas. Não precisa se autocensurar! Além do mais, vai que as pessoas ficam admiradas com esse seu jeito?
    • Lembre-se: quanto mais forte for a sua risada, mais as pessoas vão se contagiar e rir também!
    • Vai ser difícil se divertir se você viver preocupado com o que as pessoas pensam da sua risada. Se os seus amigos tirarem sarro do seu jeito, talvez seja melhor trocar de grupo.
7

Viva rodeado de pessoas que façam você rir. [8]

Baixe em PDF
  1. Por isso, tente viver rodeado de gente que aumente a sua autoestima e tenha um senso de humor parecido com o seu.
    • Se você não conseguir trocar de companhia, pelo menos tente mudar o tom da conversa. Por exemplo: caso algum colega fique falando das coisas de que não gosta, passe a citar as coisas de que você gosta .
    • Quase todo mundo cai na risada quando passa tempo com crianças e animais de estimação!
    • Você não precisa tirar os amigos sérios da sua vida. Tudo tem hora e lugar! Não é errado ficar sério de vez em quando.
    Publicidade
8

Tente fazer outras pessoas rirem. [9]

Baixe em PDF
  1. Marque aquele cineminha em casa com alguns amigos e parentes e veja um filme de comédia recente ou clássico que você adora. Todo mundo vai se contagiar com a sua risada!
    • Você pode até planejar atividades que façam todo mundo rir, como jogar baralho ou Imagem e Ação (desde que ninguém brigue!).
9

Aprenda a rir das suas trapalhadas. [10]

Baixe em PDF
  1. Você vai ficar muito mais leve se aprender a transformar momentos de trapalhadas e confusão em lembranças engraçadas.
    • Todo mundo erra de vez em quando! Não é isso que define as pessoas. Ria de si mesmo e mostre que nada importa tanto assim.
    Publicidade
10

Tente não ficar pensando em coisas negativas. [11]

Baixe em PDF
  1. É muito mais difícil rir quando se vive preocupado. Tente se concentrar em coisas positivas, mesmo que seja complicado em determinadas ocasiões.
    • Por exemplo: leia as manchetes e as principais notícias do dia a dia, mas não passe tanto tempo só consumindo coisas ruins. Isso vai pesar muito na sua felicidade.
    • Quando você estiver enfrentando algum problema pessoal, tente pelo menos separar um tempo a cada dia para pensar em soluções.
    • Caso você não consiga parar de ler os jornais, no mínimo comece nas partes mais engraçadas e positivas antes de mergulhar nos fatos tensos. Alterne nos tipos de conteúdo para não ficar triste.
11

Tente rir todos os dias . [12]

Baixe em PDF
  1. Treine no caminho do trabalho, da aula, de casa e onde mais for possível.
    • Tente sempre ter algum tipo de material engraçado ao alcance da mão para quando o dia for pesado. Por exemplo: salve o link dos seus vídeos favoritos do YouTube ou compre um livro de comédia com piadas e notinhas engraçadas. [13]
    • Treine a risada como se fosse um músculo — se bem que o rosto tem diversos músculos mesmo.
    Publicidade
12

Experimente a yoga do riso. [14]

Baixe em PDF
  1. Assim como com a yoga normal, existem profissionais que ensinam essa variedade. A diferença é que ela trabalha a risada, não a flexibilidade física em si. Pode até parecer bobeira rir em meio a desconhecidos, mas isso traz uma série de benefícios ao corpo e à mente. [15]

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 62 381 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade