Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os relógios Rolex são símbolos de elegância e refinamento. É por essa razão que há um mercado importante para as réplicas. As diferenças entre um item verdadeiro e um falso nem sempre são óbvias, mas com algumas diretrizes simples, costuma ser possível determinar se o relógio provavelmente é real ou uma imitação barata. No entanto, para as réplicas de alta qualidade, pode ser necessário consultar um profissional. Para começar a aprender dicas eficazes para julgar a qualidade do seu Rolex, siga o passo 1 abaixo.
Passos
-
Ouça o famoso "tick, tick, tick" em vez de um som bem mais rápido. Nos relógios padrão, o movimento do ponteiro dos segundos é espasmódico e truncado, pois a maioria deles é de quartzo. O ponteiro muda de repente de uma posição para a próxima. Se você ouvir com cuidado, poderá escutar um "tick, tick, tick" baixo vindo desse movimento. Por outro lado, os Rolexes e muitos outros relógios finos têm ponteiros de segundos que se movem quase que de modo perfeitamente suave, pois seus movimentos são automáticos e não de quartzo. Por isso, o Rolex não faz barulho. Se você ouvir um som leve vindo do relógio, esse é um sinal claro de que não está usando um verdadeiro. O ruído que ouvir será bem mais rápido do que o de um item operado a bateria.
-
Veja se o ponteiro dos segundos se move de maneira abrupta. Como foi dito acima, os Rolexes têm ponteiros de segundos que passam de modo suave pela face do relógio em vez de pularem de uma posição para a próxima. Observe esse ponteiro com cuidado: ele passa com suavidade, traçando um círculo perfeito ao redor da borda do relógio, ou parece acelerar, ficar mais lento ou pular de posição? Se o movimento não for suave, seu relógio pode ser uma imitação.
- Na verdade, se você olhar bem de perto, o movimento do ponteiro dos segundos de um Rolex não é perfeitamente suave. Muitos modelos na verdade se movem a uma velocidade de 8 pequenos movimentos por segundo. [1] X Fonte de pesquisa Alguns têm até velocidades menores. Para o olho nu, porém, esse movimento costuma ser imperceptível, portanto parece que o ponteiro está se movendo de modo suave.
-
Procure por uma falsa ampliação da data. Muitos relógios Rolex, ainda que nem todos [2] X Fonte de pesquisa , têm um pequeno mostrador ou janela que mostra a data e que costuma ficar do lado direito da face, perto da posição das 3 horas. Para deixar esse mostrador mais fácil de ler, alguns Rolexes incluem uma pequena lupa, às vezes chamada de "ciclope", no vidro que fica por cima. Essa parte é difícil de falsificar, por isso muitos artigos falsos terão algo que pareça ser um painel de ampliação mas que, se inspecionado de perto, na verdade se mostrará ser só vidro comum. Se o painel de ampliação sobre o mostrador da data não parecer estar aumentando os números, você pode ter um relógio falso.
- As janelas de ampliação dos Rolexes verdadeiros devem aumentar a data em 2,5x, fazendo com que ela ocupe quase toda a janela. [3] X Fonte de pesquisa Algumas boas réplicas ampliarão a data um pouco, mas geralmente não até o ponto de encher toda a janela. A ampliação também não ficará centralizada sobre a data. Suspeite de uma janela de ampliação que pareça colada de forma imperfeita ou fora do centro.
-
Solte a coroa e role os ponteiros para trás para mudar a data. Ela deverá passar para a data anterior quando chegar à posição do 6, não à do 12. Essa característica é praticamente impossível de replicar. Se o relógio não fizer isso, ele provavelmente é falso.
-
Veja se o peso está estranhamente leve. Os Rolexes de verdade são feitos de metal e cristal, e por isso têm algum peso. Eles deverão parecer sólidos e firmes na sua mão e no seu pulso. Se o relógio for estranhamente leve, ele pode não ser da maior qualidade. Talvez estejam faltando alguns dos metais preciosos usados em muitos modelos de Rolex, ou ele pode ser feito somente de materiais de menor qualidade.
-
Veja se o relógio tem uma peça traseira transparente. Alguns Rolexes de imitação têm uma tampa traseira de vidro transparente que permite a você ver a parte interna do relógio. Essa peça pode ou não estar escondida atrás de uma capa de metal removível. Na verdade, não existem modelos atuais de Rolex com esse tipo de tampa, portanto se o seu relógio a tiver, ele não é verdadeiro. Apenas alguns Rolexes já foram feitos com peças traseiras transparentes, e eram todos modelos para exibição. [4] X Fonte de pesquisa
- Acredita-se que os falsificadores adicionam essa tampa transparente para ajudar os vendedores a vender relógios aos consumidores desavisados permitindo a eles observar o trabalho feito dentro do item. Os compradores inexperientes podem ficar maravilhados com a engenharia do objeto em vez de prestar atenção ao fato de que algo está errado.
-
Veja se a construção não foi feita em metal. Vire seu Rolex e examine a parte de trás dele. Ela deverá ser feita de metal de alta qualidade liso e não marcado. Se a pulseira não for de couro, ela também deverá ser de um metal de alta qualidade. Caso qualquer parte seja de plástico ou de um metal fino e que pareça barato, como alumínio, você está lidando com uma réplica. Essas características são sinais claros de que os cantos foram cortados durante a manufatura do relógio. Os Rolexes são feitos apenas com os materiais mais finos, e não se poupa gastos na criação de cada um.
- Além disso, se a tampa traseira do relógio parecer ser feita de metal, mas puder ser removida para revelar uma caixa interna de plástico, o produto não é genuíno.
-
Teste a resistência do relógio à água. Uma forma certeira de determinar se um suposto Rolex é real ou não é ver se ele é à prova d'água. Os relógios da marca são feitos para serem perfeitamente selados a vácuo. Se o seu deixar a água entrar, mesmo que só um pouco, ele provavelmente não é verdadeiro. Para ver se o item é à prova d'água, encha um copo, veja se a coroa está bem aparafusada e enfie o relógio no copo por vários minutos, depois retire-o. O objeto deverá estar funcionando muito bem, sem água dentro do mostrador. Caso o líquido tenha entrado, você tem um relógio falso nas mãos.
- Claro que, se o seu relógio for falso, esse teste pode prejudicá-lo ou até estragá-lo. Caso ocorram danos causados pela água, você pode ser forçado a levar o item para um relojoeiro com experiência ou até comprar um novo. Portanto, se não estiver confortável com essas possibilidades, procure confiar nos outros testes.
- Note que o Submariner é o único Rolex feito para uso em águas profundas. Embora os outros modelos da marca possam suportar o chuveiro e a piscina, sob condições aquáticas mais sérias, eles podem vazar. [5] X Fonte de pesquisa
-
Se tudo o mais falhar, compare seu relógio aos modelos reais. Caso ainda não tenha certeza de que seu Rolex é verdadeiro, comparar a aparência que ele tem à que ele deveria ter pode ajudar. O site da Rolex tem um catálogo de todos os relógios produzidos pela marca, com várias imagens de cada um. Encontre o modelo que você possui no site e compare a aparência dele às imagens de referência disponíveis. Preste atenção especialmente ao mostrador: todos os elementos estão onde deviam? Se o seu relógio tiver um mostrador extra, como um cronógrafo ou um mostrador de data, ele está no lugar certo? Todas as inscrições são idênticas? As letras são as mesmas?
- Caso possa responder "não" a qualquer uma dessas perguntas, provavelmente seu relógio é falso. A Rolex é famosa pela qualidade de sua manufatura, e os erros perceptíveis são extremamente raros.
Publicidade
-
Busque o número de série. Algumas réplicas feitas por especialistas não serão fáceis de distinguir dos Rolexes verdadeiros. Tente começar achando o número de série do objeto. Para tanto, você precisará remover a pulseira, o que geralmente pode ser feito empurrando a junta que a prende ao relógio para fora do lugar com uma tachinha ou outro objeto de tamanho parecido.Caso você não se sinta à vontade para fazer isso, também pode pedir ajuda a um profissional. O número de série deverá estar localizado entre as "presilhas" da posição das 6 horas do mostrador.
- As letras do número de série deverão ser perfeitas e precisas, com linhas finas. Alguns falsificadores usam um método de gravação com ácido que produz marcas com uma aparência "arenosa" perceptível com o uso de uma lupa. [6] X Fonte de pesquisa
- Entre o conjunto oposto de presilhas, deverá haver outra marca semelhante. Este é o número de referência da caixa, que será rotulado com as palavras: "ORIG ROLEX DESIGN." [7] X Fonte de pesquisa
- Note que é possível verificar a data de manufatura do seu relógio usando o número de série. Muitas fontes on-line (como esta ) podem ajudá-lo com a tarefa.
-
Observe a coroa na posição das 6 horas. Do início até a metade dos anos 2000, a Rolex começou a gravar a coroa da marca registrada no vidro dos relógios. [8] X Fonte de pesquisa Se o seu modelo tiver sido feito na década passada, mais ou menos, você poderá ver essa pequena prova de autenticidade. Use uma lupa comum ou de joalheiro para examinar com cuidado o vidro na extremidade das 6 horas do mostrador. Procure pelo logo de coroa da Rolex, o mesmo desenho do logo maior na extremidade oposta. A gravação pela qual você está procurando é muito pequena mesmo, e pode ser difícil de localizar. Talvez seja mais fácil jogar uma luz em ângulo na face do relógio.
- Alguns falsificadores tentam copiar essa gravação, mas é extremamente difícil duplicá-la com a precisão de um Rolex verdadeiro. [9] X Fonte de pesquisa Se ela for grande o suficiente para ser vista a olho nu com facilidade, você pode ter uma falsificação.
-
Procure pela inscrição gravada dentro da borda do mostrador. Outra marca de autenticidade é a gravação fina inclusa na borda dos mostradores da Rolex. Examine as letras com uma lupa comum ou de joalheiro. Elas deverão ser finas, precisas e elegantes, sem imperfeições. Além disso, deverão estar gravadas na borda de metal. Caso pareçam pintadas ou impressas, o relógio provavelmente é falso.
- Note que todos os relógios da série Rolex Oyster têm essa gravação. Os da série Cellini muitas vezes têm designs não padrão, como faces retangulares, e portanto talvez não a apresentem.
-
Procure por um logo de coroa de alta qualidade no mostrador. Quase, mas nem todos os relógios Rolex têm o logo de coroa da marca registrada localizados na parte superior do mostrador, perto das 12 horas. Examinar esse logo sob uma lupa pode às vezes revelar uma falsificação. Ele deverá parecer feito de metal de alta qualidade. Os círculos no final das pontas da coroa devem ter elevações. O contorno deverá brilhar com uma cobertura metálica diferente da parte interna. [10] X Fonte de pesquisa Se o logo da coroa parecer barato ou plano sob a lupa, ele indica manufatura ruim e provavelmente uma réplica.
-
Procure por letras perfeitamente precisas no mostrador. Os Rolexes são renomados pela perfeição. Até os defeitos pequenos e relativamente imperceptíveis podem ser indicativos de que o seu não é de alta qualidade. Examine as letras do mostrador do relógio com uma lupa comum ou de joalheiro. Cada uma deverá ser formada de modo perfeito e preciso, com linhas retas e curvas suaves. Os espaços entre as palavras e as letras devem ser consistentes. Caso note que alguma letra parece estar só um pouco desigual ou borrada sob ampliação, esse é um sinal de que o relógio foi feito com tecnologia de impressão abaixo do ideal, e de que ele provavelmente não é um Rolex.
- Também vale a pena mencionar que obviamente, qualquer erro de ortografia é um indicador claro de que o relógio é falso.
Publicidade
-
Cuidado com as embalagens baratas. Tudo em um Rolex deve ser elegante, digno e perfeito, o que inclui até a embalagem. Os Rolexes verdadeiros vêm em caixas de joalheria fina, que geralmente incluem um suporte para segurar e exibir o relógio, além de um pequeno tecido para limpá-lo e poli-lo. Toda a embalagem deverá conter o nome e o logo oficiais da Rolex. O relógio também deve vir com uma garantia e um manual. [11] X Fonte de pesquisa Caso o seu não contenha algum desses itens, ele pode não ser genuíno.
- Comprar um relógio na rua é arriscado, pois como não há embalagem, não é possível dizer se ele é autêntico.
-
Cuidado com locais estranhos. Ao comprar um Rolex, use o bom senso. Um joalheiro ou vendedor de relógios finos respeitável tem muito mais chance de estar vendendo produtos genuínos do que um vendedor de rua. Esses relógios podem custar milhares de reais, portanto é seguro acreditar que qualquer pessoa que os venda tenha recursos para abrir uma loja legítima. Caso não tenha certeza quanto à reputação de um vendedor, consulte a lista on-line de revendedores certificados da Rolex aqui .
- Os brechós de luxo são arriscados: eles podem ter Rolexes genuínos ou não, dependendo das pessoas de quem compraram os relógios. Alguns se esforçam para garantir que só vendam itens verdadeiros, enquanto outros podem fechar os olhos para réplicas. Caso não saiba se um brechó de luxo é confiável, tente encontrar resenhas on-line e opiniões sobre a loja antes de fazer sua compra.
-
Cuidado com os preços muito baixos. Quando se trata de comprar Rolexes, se algo parece bom demais para ser verdade, é porque provavelmente é falso. Esses relógios são artigos de luxo finos e produzidos para serem perfeitos, e portanto nunca são baratos. Os modelos mais caros do mundo são vendidos por milhões de dólares, enquanto alguns dos mais baratos podem custar R$12.000,00. [12] X Fonte de pesquisa [13] X Fonte de pesquisa Caso alguém lhe ofereça um Rolex por R$400,00, não importa qual é a explicação do vendedor: provavelmente há algo de errado com o relógio ou ele não é verdadeiro.
- Não aceite desculpas de vendedores inescrupulosos. Se alguém disser que esse relógio está sendo vendido por um preço barato porque foi encontrado ou dado como presente, vá embora. Assuma que não existem coincidências quando se gasta o dinheiro necessário para comprar um Rolex.
-
Em último caso, leve o relógio a um joalheiro com experiência. Às vezes, mesmo que você saiba pelo que procurar, é quase impossível saber se um relógio é verdadeiro ou falso. Nesses casos, um joalheiro ou vendedor de relógios confiável e com conhecimento poderá ajudar você examinando o item e procurando por qualidades que uma pessoa comum não consegue captar. Caso tenha uma boa relação com esse profissional, a autenticidade do seu relógio pode ser avaliada de graça. Se não, os serviços de avaliação de joias, ainda que não sejam baratos, são até pagáveis quando comparados ao preço de um Rolex.
- Por exemplo, alguns desses serviços podem ter um valor fixo por hora. [14] X Fonte de pesquisa Por isso, talvez você prefira levar vários itens para serem avaliados de uma vez só e obter o melhor valor possível.
- Use somente serviços de avaliação de joias que cobrem por hora, por peça ou por uma quantidade contratada com base no tempo necessário estimado. Nunca contrate avaliadores que cobrem uma porcentagem do valor da joia, pois essa é uma técnica para esquemas fraudulentos. [15] X Fonte de pesquisa
-
Isso é tudo.Publicidade
Dicas
- Leve o relógio a um fabricante da Rolex e deixe que ele o abra e diga a você se o item é verdadeiro ou não.
- Procure o modelo e os números de série no Google e compare as características do relógio com as do item que você tem.
- Se o relógio tiver uma caixa, veja se ela é falsificada; nesses casos, geralmente a madeira é de compensado e a almofada é de uma camurça de baixa qualidade.
- Preste atenção também na pessoa que está tentando vender o relógio. Cuidado se ela disser que o comprou fora do país ou o recebeu como presente, pois esses podem ser sinais de que o item é falso.
Publicidade
Avisos
- Não deixe que a face do relógio seja arranhada ao dormir com ele ou praticar esportes ou outras atividades mais brutas.
- Os Rolexes que sofreram alterações, como adendos de diamante nos mostradores e outros, não receberão manutenção da marca.
- Não perca seu relógio.
- Use-o em casa, mas lembre-se de removê-lo antes de tomar banho, a menos que ele seja resistente à água.
- Nunca remova a parte de trás da caixa você mesmo, pois pode danificar o relógio para sempre.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.bobswatches.com/rolex-blog/rolex-info/the-top-ten-ways-to-spot-a-fake-rolex.html
- ↑ http://www.rolex.com/watches/cellini.html
- ↑ http://www.crownandcaliber.com/watches/rolex/real-or-fake/
- ↑ http://www.qualitytyme.net/pages/rolex_or_replica.html
- ↑ http://www.rolex.com/watches/submariner/m116610lv-0002.html
- ↑ http://www.qualitytyme.net/pages/rolex_or_replica.html
- ↑ http://www.bobswatches.com/rolex-serial-numbers
- ↑ http://www.crownandcaliber.com/watches/rolex/real-or-fake/
- ↑ http://www.rolxcellence.com/fakes.html
- ↑ http://www.traxnyc.com/blog/is-my-rolex-real-how-to-tell-a-real-rolex-from-a-fake
- ↑ http://luxurytyme.com/en/rolex-related-articles/the-change-in-rolex-packaging-circa-2005/
- ↑ http://www.cnbc.com/id/101667407
- ↑ http://www.overstock.com/Jewelry-Watches/Mens-Watches/Rolex,/brand,/3434/cat.html?sort=Lowest+Price&TID=SORT:Lowest+Price
- ↑ http://www.jewelry-appraisal.com/FAQ.htm
- ↑ http://www.jewelry-appraisal.com/FAQ.htm
Publicidade