PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Algumas amizades são tão intensas que podem se transformar em paixão. Isso é natural quando existe muita afinidade e admiração entre duas pessoas e você ficará se perguntando se isso realmente está acontecendo ou se é engano de sua parte. Existem comportamentos e atitudes que indicam nitidamente que há um sentimento diferente surgindo e eles o ajudarão a descobrir se é namoro ou amizade.

Método 1
Método 1 de 3:

Observando mudanças comportamentais

PDF download Baixe em PDF
  1. Observe se ele é diferente com você do resto dos amigos quando estiverem em turma. Talvez ele seja mais carinhoso e atencioso ou faça comentários mais pessoais sobre seus relacionamentos.
    • Ele provavelmente não sente nada além de amizade se age normalmente com você e com outros amigos, mas repare se ele o trata como fazia com os ex-namorados. Isso pode ser um sinal de interesse romântico.
    • Esse é um bom parâmetro para saber se ele está sendo amigável ou se está apaixonado.
  2. Ele é seu melhor amigo, nada mais natural do que passarem tempo juntos. No entanto, veja se as coisas que fazem têm qualquer conotação romântica. Por exemplo, vocês vão ao cinema e depois saem para jantar? Quando isso acontece, são só vocês dois? [1]
    • Outro indício é vocês passarem muito tempo juntos. É natural querer passar muito tempo juntos quando há interesse romântico; se perceber que se encontram e conversam com mais frequência do que antes, a intimidade gerada pode passar a impressão de estarem em encontros e isso também pode significar que ele está apaixonado.
    • Se ele tem falado que gosta muito de ficar só com você, fique de olho. Ele pode estar tentando avisar que quer mais do que só sua amizade.
  3. Observe como ele fala sobre você para os outros e como ele age quando conversam. Todo mundo tem um tom de voz especial para flertar. Além disso, veja se ele gagueja, fica nervoso, corado e outros sinais de paixão.
    • Ele ri das suas piadas efusivamente, com mais frequência? Fazê-lo pode ser um sinal de que ele está a fim de ficar com você.
    • Não existe drama entre amigos. Com isso em mente, se ele fica sem graça e encabulado sobre alguns assuntos, pode ser que o veja como mais do que um amigo. Por exemplo, se ele fica introspectivo quando você fala sobre encontros e outras experiências pessoais suas, talvez seja porque gosta de você.
  4. É possível que ele esteja tentando demonstrar o que sente sutilmente, como falando de coisas românticas, perguntando se você está interessado em alguém, etc. Outra maneira de fazer isso seria aprofundar a intimidade através de questões pessoais, como sonhos, objetivos e desejos.
    • Ele provavelmente já presta muita atenção quando você fala só por ser seu melhor amigo, mas é possível que ele lembre de pormenores comumente ignorados (como a data de uma prova, entrevista ou consulta médica) e os use para desejar boa sorte ou até para saber que dia é hoje.
  5. Algumas pessoas são paqueradoras por natureza, mas se não é o caso de seu amigo, ele pode flertar para medir sua atração. Você terá que interpretar o que os modos dele revelam, mas conhecê-lo de antemão já é meio caminho andado. Observe se ele: [2]
    • O elogia com frequência.
    • Sorri e olha nos seus olhos quando estão conversando. [3]
    • Toca seus cabelos ou seu rosto durante o papo.
    • Ri de todas as suas piadas, mesmo as piores.
    • Tenta provocá-lo de maneira inofensiva.
  6. Veja se ele tem se arrumado mais do que o normal quando vocês se encontram, como escolher roupas que você gosta, usar peças de melhor qualidade, maquiagem ou fazer penteados mais elaborados, etc. Seu amigo se esforçará para ter a melhor aparência possível se estiver apaixonado por você. [4]
    • Se perceber que ele tem passado mais tempo que o normal em sua companhia e que se arruma melhor para vê-lo, as chances de estar apaixonado são grandes.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Observando a linguagem corporal

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem alguns gestos e trejeitos típicos quando alguém tem interesses românticos. Algumas são mais frequentes do que outras, mas alguns exemplos que você pode procurar são: [5]
    • Manter contato visual e observar você.
    • Sorrir inconscientemente quando estão conversando.
    • Tentar ficar perto de você e fazer contatos físicos sutis.
    • Ficar com os pés virados para você quando estão juntos.
    • Imitar sua linguagem corporal inconscientemente durante as interações.
    • Tocar seu cabelo e seu rosto enquanto você fala. [6]
  2. É comum uma pessoa que se sente atraída tocar a pessoa desejada com alguma frequência; vocês são melhores amigos, talvez passem de abraços esporádicos a diários. [7]
    • Além da frequência, o nível dos toques pode mudar e ele passará a acariciar seu ombro em vez de dar um soco de moleque. Talvez ele o abrace mais ou encoste os joelhos nos seus.
  3. O toque físico é natural e salutar entre amigos, mas se eles passam a acontecer regularmente e com mais carinho envolvido, é sinal certo de que seu amigo está caído por você. [8]
    • Por exemplo, ele pode esbarrar “sem querer” em você quando estão perto um do outro, talvez porque fica muito ansioso e inseguro para iniciar um abraço. Isso mostra que ele quer ficar ainda mais perto.
    • Você tem todo o direito de falar para ele parar se não estiver confortável com a quantidade ou intensidade de contatos físicos, mas seja delicado – ele é seu melhor amigo, afinal.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Avaliando o relacionamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Indague-se se também está a fim e se gostaria de começar um relacionamento com seu amigo. Afinal, você precisa saber o que quer para saber como interagir e reagir ao comportamento dele. [9]
    • Os indícios estão aí, tudo indica que vocês dois estão a fim. Seja honesto sobre isso e, se quiser, paquere-o de volta. Dê os mesmos sinais que ele ou pergunte se ele está saindo com alguém.
    • Diga algo como "Sabe Fulano, eu gosto bastante de você, acho até que mais do que de um amigo comum.”
  2. É possível que você esteja paquerando seu amigo sem querer. Gestos como tocá-lo no braço, ser carinhoso e se abrir sobre suas emoções podem ter uma conotação romântica e, se você não está apaixonado por ele, é melhor parar com essas coisas.
    • No entanto, se o interesse é real, continue com o flerte e veja aonde chegam.
  3. É possível que falar com eles o ajude a desvendar essa mistério se ainda estiver confuso. Talvez eles saibam de algo que você não sabe, como se o seu melhor amigo tem alguém em vista e se esse alguém é você.
    • É importante fazer isso do jeito certo, para evitar confusões e não parecer que você está fofocando pelas costas dele. Fale apenar com pessoas de confiança e que possam ter um ponto de vista interessante sobre a questão.
    • Outra opção é falar com um amigo dele. Pergunte casualmente, algo como “É, eu fiquei sabendo que o Beltrano não está mais com a Fulana. Ele está saindo com alguém?”.
  4. O único jeito de ter certeza se ele gosta de você ou não é falando diretamente. É claro que essa abordagem tem seus próprios riscos, como ele não querer pôr a amizade a perder.
    • Reflita seriamente sobre o que você quer desse relacionamento antes de perguntar qualquer coisa e, se descobrir que não quer nada além de amizade, deixe a ideia de perguntar para lá. Os sentimentos dele certamente passarão sozinhos se você não der abertura. Por outro lado, se ele tomar a iniciativa de paquerá-lo abertamente, use a oportunidade para esclarecer as coisas.
    • Caso decida seguir em frente com o romance, diga algo como “Eu posso estar errado, mas tenho a impressão de que estamos diferentes um com o outro e de que nosso relacionamento mudou um pouco.”. Assim, ele também se abrirá com você.
  5. Talvez seu amigo diga “O quê? Não, imagina! De onde você tirou isso?” e, nesse caso, o melhor é deixar para lá. Diga algo tranquilo como “Não, tudo bem, eu só estava curioso. Mas está tudo bem, não encana".
    • É possível até que ele diga essas coisas por timidez; talvez ele esteja muito inseguro para admitir que gosta de você. Tenha paciência e espere até que ele tenha mais coragem para falar. Não o pressione, tenha empatia pela situação dele.
  6. Fale que sua amizade é muito importante e que se importa com ele como pessoa. Talvez vocês fiquem juntos, talvez permaneçam amigos, o que importa é mostrar que essa é uma relação especial e que você não quer perdê-la.
    • Existe a possibilidade de que ele esteja apaixonado, mas você não. Nesse caso, será necessário que se afastem por um tempo, para que ele possa superar esses sentimentos e seguir com a própria vida. Essa situação é um tanto dolorosa, mas é o melhor a se fazer.
    • Diga algo como “Ciclano, sua amizade significa o mundo para mim. Você é meu melhor amigo e sou muito feliz por fazer parte da minha vida. Eu não sou apaixonado por você, mas espero de coração que possamos continuar melhores amigos.”
    Publicidade

Dicas

  • Seja você mesmo. Seu amigo é apaixonado pela sua essência, portanto não se comporte de maneira diferente quando estiverem juntos.
  • Aconteça o que acontecer, permaneça tranquilo e confiante. Mesmo que você não tenha um interesse romântico, é importante saber como ele se sente, ainda mais se observar que a postura dele mudou. Demonstre que você não o recriminará por estar apaixonado e diga que ele pode se abrir sem medo.
  • Faça um esforço para falar com ele pessoalmente, não só pelo Facebook ou WhatsApp.
  • Seja você mesmo e curta sua amizade!
Publicidade

Avisos

  • Falem sobre isso em um lugar privado, longe dos ouvidos dos outros. O que sentem diz respeito somente a vocês dois e o melhor é manter essa conversa na intimidade. A decisão de continuar a amizade ou começar a namorar não é da conta de ninguém.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 258 800 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade