PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Às vezes, até um amigo seu pode se deixar levar pela inveja e acabar entrando nessa onda. Se ele tiver inveja de você, há várias formas de perceber. Preste atenção às suas interações e analise se a pessoa tem menosprezado o que você diz e se tem ficado na defensiva. Fique atento ao comportamento de todos os seus amigos – se algum parecer pessimista demais, é provável que seja por inveja. Se for o caso, vocês podem conversar e resolver a situação. Uma amizade verdadeira pode sobreviver a esses sentimentos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Prestando atenção às interações

PDF download Baixe em PDF
  1. Um amigo invejoso pode querer se fazer de legal com elogios, mas a inveja transparecerá no que ele disser, pois os elogios podem ter outras intenções. Se você prestar atenção, pode perceber uma crítica disfarçada ali. Esse tipo de elogio pode ser um sinal de inveja.
    • Por exemplo, essa pessoa pode encontrar uma maneira de parecer elogiosa enquanto na verdade está o insultando. Digamos que você tenha conseguido um emprego novo. Um elogio dúbio pode ser algo do gênero: "Que ótimo! Eles não costumam contratar pessoas com tão pouca experiência, mas parabéns."
  2. Um invejoso geralmente se sente mal em relação a si mesmo. Sendo assim, ele tem a necessidade de diminuir a importância das conquistas das pessoas ao seu redor. Quando houver uma novidade boa, o seu amigo pode procurar um ponto negativo ou uma forma de dizer que você não mereceu tanto assim.
    • Imagine que você tirou 10 na prova. Essa pessoa pode falar: "Não se precipite. Ainda temos metade do semestre pela frente, então cuidado com o excesso de confiança."
    • Além de menosprezar as suas realizações, alguns amigos invejosos podem até dar um passo adiante e fazer comentários que ofusquem qualquer conquista sua. Eles podem enfatizar que já conquistaram algo melhor e mais importante, como: "Eu me lembrei daquela aula de cálculo. Era uma matéria muito mais difícil que essa e eu tirei 10 em todas as provas e trabalhos. Fiquei com a média mais alta da sala."
  3. Amigos seguros de si celebram as conquistas uns dos outros. Enquanto alguns podem parabenizá-lo com entusiasmo se algo der certo na sua vida, um amigo invejoso reagirá de forma diferente. Ele pode dizer algo curto e grosso, como: "Legal." Esse cumprimento não parecerá de coração ou verdadeiramente animado. [1]
  4. Um invejoso pode começar a tomar distância. Quando alguém tem inveja, pode passar a ver o seu sucesso como símbolo de tudo que ele não tem. Dessa forma, talvez você perceba que a pessoa está cada vez mais distante.
    • Uma pessoa que antes era muito presente na sua vida pode dizer que está "muito ocupada" e sempre dar desculpas para não se encontrar com você.
    • Você pode notar que ela arranja tempo para outras pessoas do seu círculo social, mas quase nunca tem tempo para você.
  5. Uma pessoa com olho grande se enjoa de ouvir sobre o sucesso alheio. Talvez você sinta que o seu amigo fica desinteressado sempre que você começa a falar do trabalho, da faculdade ou de um relacionamento novo. Ele pode olhar para outro lado, ficar no celular e não fazer comentários ou perguntas sobre a sua vida. [2]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Prestando atenção ao comportamento do seu amigo

PDF download Baixe em PDF
  1. As pessoas invejosas costumam ter uma perspectiva negativa de forma geral. Elas podem achar que os outros se dão bem sem se esforçar enquanto elas lutam e não conseguem muita coisa. Um amigo assim pode expressar pessimismo em qualquer tipo de conversa. [3]
    • Ele costuma não ligar muito para seus novos esforços. Digamos que você queira aprender algo novo. Ele pode fazer uma lista com motivos para não seguir em frente com a sua ideia.
    • Esse amigo também é pessimista em relação a si mesmo. Quando você sugerir uma solução para um problema dele, ele pode listar um monte de empecilhos para a solução não funcionar.
  2. A inveja também pode se manifestar na forma de imitação. Esse seu amigo pode tentar copiar algumas coisas que você faz para ter uma vida parecida. Ele pode se vestir como você, imitar os seus gostos e maneirismos, falar e brincar sobre os mesmos assuntos que você etc. [4]
    • Ele também pode tentar ser melhor que você ao imitá-lo. Digamos que você comece a correr 20 minutos por dia. Essa pessoa invejosa pode querer correr 30 minutos.
  3. O seu amigo com olho grande pode fazer reclamações constantes sobre a injustiça das coisas e situações. Por exemplo, ele pode falar: "É tão injusto que só você tenha sorte na vida. Você consegue todos os empregos que pagam bem e eu estou empacado nessa porcaria sem futuro." Preste atenção a esses lamentos e denúncias de injustiça, pois muitas vezes a pessoa culpa circunstâncias externas por não conquistar as mesmas coisas que você.
  4. Pessoas invejosas costumam querer a atenção alheia por natureza. Observe como o seu amigo se comporta perto de outras pessoas. Um invejoso sempre tenta ser o centro das atenções. [5]
    • Ele pode se exibir nas redes sociais, postando coisas muito boas e felizes sobre a própria vida, além de fazer amizade com amigos seus, pois está louco para obter aprovação das pessoas mais próximas a você.
    • Um amigo invejoso pode querer atenção em situações de grupo, contando as piadas de um jeito espalhafatoso ou criando as histórias mais engraçadas. Ele pode interromper a anedota de outra pessoa com uma ainda mais absurda e chamativa.
  5. O seu amigo invejoso pode tentar excluí-lo. Talvez ele saia com outras pessoas e não com você e os outros parem de convidá-lo para saídas e eventos. Pode ser que o seu grupo comece a dar o cano ou mentir, dizendo que estão ocupados com trabalhos ou lição de casa para na verdade saírem entre eles. [6]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Lidando com um amigo invejoso

PDF download Baixe em PDF
  1. Pense nos motivos pelos quais o seu amigo pode ter inveja e analise o estado emocional dele. Caso ele esteja vivendo uma fase ruim, pode ter mais tendência à inveja. Sem perceber, você pode estar falando demais sobre si mesmo e as suas conquistas, incentivando sem querer esse sentimento. Nesse caso, faça algumas mudanças pequenas de comportamento para deixar de se exibir tanto. Porém, a ideia principal é entender de onde vem tudo isso para que vocês possam conversar direito sobre o assunto.
    • Talvez o seu amigo esteja passando por dificuldades. Ele teve algum contratempo recente? Problemas no trabalho ou em relacionamentos românticos podem deixar uma pessoa mais inclinada à inveja.
    • Reflita sobre o seu papel. É claro que o seu amigo pode ficar feliz por você e todos os acontecimentos legais na sua vida, mas talvez tenha mais dificuldade de se animar abertamente caso esteja numa fase ruim. Talvez você esteja falando um pouco demais de si mesmo e das suas conquistas.
  2. Dê o seu melhor para ter compaixão e compreensão. É provável que ele tenha muitas inseguranças que expressa por meio do comportamento invejoso. Pode ser falta de autoestima, pouca autoconfiança e talvez até um toque de tristeza. Talvez ele nunca tenha tido as mesmas oportunidades na vida.
    • Em geral, quem se sente bem consigo mesmo tem uma autoestima maior e não costuma ser invejoso. No entanto, as pessoas que escondem inseguranças têm mais tendência a tal comportamento.
  3. Depois de se colocar no lugar da pessoa, fale com ela. Escolha um momento quando ambos estejam livres e diga que quer conversar, por exemplo: "Estou achando que você tem sido meio invejoso ultimamente. Queria conversar, pois valorizo a sua amizade." [7]
    • Encare a conversa com a mente aberta. Mesmo que o seu amigo não tenha um comportamento sensato, talvez ele expresse reclamações de acordo com o ponto de vista dele. Talvez você tenha sido insensível a algum problema sem se dar conta.
    • Depois de abrir o coração, ouça o que o seu amigo tem a dizer.
  4. Vocês estão dispostos a preservar o relacionamento? Então encontrem uma solução mútua. Fale para o seu amigo como ele deve mudar e se comprometa a mudar também caso esteja contribuindo para o problema.
    • Por exemplo, você pode concordar em perguntar antes de compartilhar uma notícia boa. Às vezes, o seu amigo não quer ouvir sobre o seu sucesso.
    • Ele pode topar confessar a inveja para que você não exagere ao falar das suas vitórias.
  5. Se o comportamento negativo persistir, é melhor dar um tempo. Você pode cortar o contato aos poucos ou confrontá-lo diretamente, dizendo algo como: "Acho que é melhor nos afastarmos um pouco por causa da sua inveja. Espero que você entenda." É triste perder um amigo, mas a inveja pode ser tóxica. Não tem problema querer a distância se for necessário.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 194 534 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade